Parede de fundo do palco

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Bom dia, galera.

Em minha igreja, a parede do fundo do palco é revestida por uma cortina, não muito densa, porém, bastante ondulada, o que me ajuda muito na acústica. Essa cortina faz com que o som dos retornos não reflita tanto na mesma direção dos PAs, o que é muito bom.

Vide fotos:
DSC08349-1.jpg


palcoatual.jpg


Por uma questão estética, estão dispostos a trocar essa cortina (que já está um pouco velhinha mesmo) por uma parede de gesso cartonado.
Mas resolveram fazer essa parede côncava. Imagino que isso vá causar um problema de reflexão dos retornos para a congregação...

Vide:
palconovo.jpg


Pelo que sei, a idéia é pintar, e não acarpetar.


Algum comentário sobre isso?
Será que vai mesmo causar problemas?
 
Olá Gabriel,

a cortina, como você já sabe, atua como um absorvedor sonoro, absorvendo as reflexões, melhorando o som no palco.

Por outro lado, o gesso (nem precisa ser acartonado) não absorve som, mas é uma boa idéia para isolar som. Por exemplo, em um cômodo já com paredes de alvenaria (atenuação média de 40dB, se não me engano), então pode-se fazer outra parede, de gesso acartonado (rápido, leve e barato em comparação com outra parede de alvenaria), levando a atenuação até 60dB (também, se não me engano).

Então, já tiramos uma conclusão: o som do palco vai piorar, já que vai haver mais reflexões.

Por outro lado, ao fazer as paredes atrás côncavas, você nada mais está usando de um artifício que os gregos usavam nos seus teatros, milênios atrás. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=178">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=178</a><!-- m -->

Ou seja, a idéia é boa sob um ponto de vista. Você vai poder direcionar o som do palco (cubos, vozes, etc) para o público, conseguindo um menor volume no PA (lembrando que os gregos não tinham equipamento de som). Vai montar um tipo de "concha acústica".

Por outro lado... imagine agora o som dos retornos batendo na parede de gesso e retornando para o PA. Problemas de fase, cancelamentos, tudo! Até microfonias no pregador vão acontecer por causa do som refletido de volta (se bem que isto depende do tipo de mic, mas independente disto, a chance de microfonia vai aumentar).

Acho que você está diante de dois caminhos:

- ou continua tudo do jeito que está, com outra cortina (tão grossa e ondulada quanto)

- ou coloca o gesso, mas tira os retornos (coloca monitoramento por fone de ouvido).

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Acho que você está diante de dois caminhos:

- ou continua tudo do jeito que está, com outra cortina (tão grossa e ondulada quanto)

- ou coloca o gesso, mas tira os retornos (coloca monitoramento por fone de ouvido).

Era o que eu imaginava mesmo (e temia).
Como argumentos técnicos nem sempre são válidos, a ponto de fazer os outros mudarem de idéia, vou orar para que não haja tantas reflexões.
Se houver, partimos para um fone sem fio.

Valeu
 
Bersan disse:
Ou seja, a idéia é boa sob um ponto de vista. Você vai poder direcionar o som do palco (cubos, vozes, etc) para o público, conseguindo um menor volume no PA (lembrando que os gregos não tinham equipamento de som). Vai montar um tipo de "concha acústica".

Por outro lado... imagine agora o som dos retornos batendo na parede de gesso e retornando para o PA. Problemas de fase, cancelamentos, tudo! Até microfonias no pregador vão acontecer por causa do som refletido de volta (se bem que isto depende do tipo de mic, mas independente disto, a chance de microfonia vai aumentar).

Acho que haverá mais prejuízos do que vantagens. Os cancelamentos e inversões de fase são muito difíceis de corrigir nestes casos.

gabriel_renascer disse:
Como argumentos técnicos nem sempre são válidos, a ponto de fazer os outros mudarem de idéia, vou orar para que não haja tantas reflexões.

Vou te dar alguns argumentos bem convincentes:

1) Em termos de condicionamento acústico, o gesso acartonado, se não for acompanhado por mantas de lã mineral, não serve para praticamente nada.

2) A parede côncava vai funcionar como uma parábola, direcionando todas as reflexões para o foco, que é onde os microfones, inclusive o do pastor, costumam ficar.

Bersan disse:
Acho que você está diante de dois caminhos...

Acho que há um terceiro: faça a parede de gesso acartanado sobre manta de lã mineral e a faça de forma convexa, para que, ao invés de concentrar a energia sonora num ponto, ela faça a difusão desta energia. Desta forma vc tira o som de cima dos microfones e não mata o palco.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Acho que há um terceiro: faça a parede de gesso acartanado sobre manta de lã mineral e a faça de forma convexa, para que, ao invés de concentrar a energia sonora num ponto, ela faça a difusão desta energia. Desta forma vc tira o som de cima dos microfones e não mata o palco.

[]'s

Nesse caso, a manta de lã mineral serviria como absorvente, certo?

Caso não seja possível a colocação da manta (pelo menos em um primeiro momento), fazer a parede com forma convexa já ajuda?
 
gabriel_renascer disse:
Caso não seja possível a colocação da manta (pelo menos em um primeiro momento), fazer a parede com forma convexa já ajuda?

Ajuda apenas a fazer a dispersão sonora, tirando o excesso de energia de cima dos microfones. Mas será muito interessante se vc conseguir colocar o revestimento para diminuir a quantidade de energia refletida.

Observe os valores dos coeficientes de absorção acústica abaixo, para um condicionamento usando o conjunto gesso acartonado + lã mineral de 2,5 cm de espessura:

125 Hz - 0,15 (15% da energia absorvida)
250 Hz - 0,30 (30% da energia absorvida)
500 Hz - 0,75 (75% da energia absorvida)
1 kHz - 0,85 (85% da energia absorvida)
2 kHz - 0,75 (75% da energia absorvida)
4 kHz - 0,40 (40% da energia absorvida)

Note que o rendimento não é lá essas coisas nas bandas mais baixas... os graves continuariam sobrando e provavelmente vc teria que pensar em absorvedores de banda larga ou bass traps.

No entanto, se vc usar o mesmo conjunto, mas aumentar a espessura da lã mineral para 5 cm, veja quais seriam os coeficientes de absorção:

125 Hz - 0,40 (40% da energia absorvida)
250 Hz - 0,80 (80% da energia absorvida)
500 Hz - 0,90 (90% da energia absorvida)
1 kHz - 0,85 (85% da energia absorvida)
2 kHz - 0,75 (75% da energia absorvida)
4 kHz - 0,70 (70% da energia absorvida)

O rendimento do sistema no grave melhora bastante, talvez o suficiente para dispensar outros tipos de dispositivos.

Vale destacar, que para o desempenho adequado do conjunto, o gesso deve ter 10% de sua área perfurada.

Veja a diferença nos coeficientes de absorção acústica para o gesso liso, sem as perfurações e a manta de lã mineral:

125 Hz - 0,02 (2% da energia absorvida)
250 Hz - 0,03 (3% da energia absorvida)
500 Hz - 0,04 (4% da energia absorvida)
1 kHz - 0,05 (5% da energia absorvida)
2 kHz - 0,04 (4% da energia absorvida)
4 kHz - 0,03 (3% da energia absorvida)

É praticamente um espelho. Pense bem e avalie o custo-benefício. Acho que vale a pena gastar um pouco mais e colocar a lã mineral.

[]'s
 
David eu não entendi uma coisa os ultimos valores que vc comenta que com o gesso liso se tornaria um espelho, seria ele sem a lã?
Os outros dados de absorção são com o gesso liso ou perfurado?

Abraços

Cassiano Ricardo
 
David Fernandes disse:
É praticamente um espelho. Pense bem e avalie o custo-benefício. Acho que vale a pena gastar um pouco mais e colocar a lã mineral.

Pois é David... Feliz ou infelizmente, o problema não é dinheiro, e sim a estética do tempo. Farei o possível por aqui.

Valeu pela atenção.
 
Cassiano disse:
David eu não entendi uma coisa os ultimos valores que vc comenta que com o gesso liso se tornaria um espelho, seria ele sem a lã?
Os outros dados de absorção são com o gesso liso ou perfurado?

São os valores dos coeficientes do gesso liso (sem perfuração) e sem a manta de lã mineral.

[]'s
 
Davi,

O gesso cartonado em conjunto com a lã mineral tem essa mesma eficiência para isolamento acústico? Estava pensando se ao invés de fecharmos estas paredes com tijolos fizéssemos o fechamento com gesso e lã mineral (vide foto). Parede à esquerda na área dessa colunas:

09-08-08_2149.jpg


E lá na frente estava pensando se pudéssemos perfurar 10% da área do gesso afim de absorver um pouco o som dos retornos, o que acha?

Desculpe pelo tamanho da foto, diminuí no site mas não resolveu

Abraço,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
O gesso cartonado em conjunto com a lã mineral tem essa mesma eficiência para isolamento acústico? Estava pensando se ao invés de fecharmos estas paredes com tijolos fizéssemos o fechamento com gesso e lã mineral (vide foto). Parede à esquerda na área dessa colunas...

Este conjunto é muito usado prá isso... na construção civil, alguns chamam de dry wall, mas vai depender do grau de atenuação que vc quer. Na verdade, um isolamento eficiente só funciona quando há massa. No caso que vc mencionou, acho que teria um desempenho legal. A atenuação imposta por este tipo de conjunto fica em torno de 30 dB. Como há a parede, a redução será maior ainda, o que deve ser suficiente para não gerar incômodos aos vizinhos.

MarceloCavic disse:
E lá na frente estava pensando se pudéssemos perfurar 10% da área do gesso afim de absorver um pouco o som dos retornos, o que acha?

Use a lã mineral com 2,5 cm de espessura e densidade em torno de 30 kg/m2. Acho que assim fica bom.

[]'s
 
Back
Topo