phantom power- adaptador p10-xlr

grpst

Well-Known Member
Vou comprar um behringer xenyx 2442fx (como se fala xenyx? é chenis ou cheniks)?

queria saber, como as entradas mics só são XLR e ela tem phantom power, se eu conectar um p10 no XLR atravez de adaptador, vai queimar o mic?
creio que sim...sendo assim é melhor fazer cabo XLR-XLR invÊx de comprar adaptador!
outra coisa...posso conectar o mics antes de ligar a mesa e deixar o phantom power no ON, e depois ligar a mesa, ou tenho que estar com a mesa ligada e os mics conectador pra ligar o phantom?
abração
 
Grpst,

sempre vi as pessoas falando "cheniks" mesmo.

Para trabalhar com Phantom Power, use obrigatoriamente cabos XLR.

Ao fazer as montagens, o correto é primeiro montar tudo (conectar todos os cabos) e só depois ligar o Phantom Power. Para desmontar ao final, o correto é primeiro desligar o Phantom Power, esperar um pouco (para a energia residual dos capacitores desaparecer) - cerca de 1 minuto - e só depois desmontar tudo.

Por não fazer isso, queimei 3 canais de uma mesa. Uma história que ainda não chegou ao seu fim, mas que um dia vou contar aqui.

Um abraço,

Fernando
 
Alerta

Permitam-me só fazer um alerta, até porque aconteceu comigo.

Sempre comprava cabos com um amigo de uma eletrônica, pois ele soldava muito bem e eu passava pra ele o material ele fazia a solda baratinho.

No começo eu pedia mais cabos mono para instrumentos->cubo ou de microfone XLRxP10, desbalanceado.

Recentemente compramos uma mesa Xenyx 2222FX, tudo bonitinho, prés excelentes (perto da nossa MXS) e Phantom Power. Peguei todos os cabos de microfone e revi um por um. Aqueles que eram balanceados, troquei só o conector P10 pelo XLR. Ou melhor, pedi pro meu amigo fazer isso.

Tivemos a oportunidade de testar dois microfones Samson C02, para o coral. O procedimento foi normal, primeiro fiz as ligações e graças a Deus, resolvi chegar mais cedo, então só tinha ligado mesmo os dois mics.

Tudo pronto, liguei a mesa, phantom power e... alguma coisa estranha, liguei a potencia e nada de sinal nos mics.

Resultado final: mics queimados pois o meu querido amigo havia feito a velha gambiarra - soldou o terra no negativo. Depois disso, eu costumo abrir todo conector plugado a uma entrada XLR antes de ligar phantom e verificar as especificações do cabo.
 
Olá Peligo,

uma pena. Prejuízo de aproximadamente 400,00 por causa de um erro.

Simplesmente fechou-se curto entre o positivo e o negativo. Isso causa queima do mic, dos canais da mesa ou mesmo dos dois.

Uma pena.

Sobre Phantom, padrões de pinagem e outras informações, leia:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo