Phantom Power

Lucas Braga

New Member
Pessoal,

Lá na Igreja temos um Direct Box de Rack.

Ultimamente temos ligado este aparelho através do Phantom Power da mesa.

Lembramos sempre de ligar todos os instrumentos e microfones na mesa antes de acionar esse recurso.

Apesasr disto, todas as vezes, quando acionamos o Phantom todos os canais da mesa "clipam".

Isto é normal? Pois estamos com medo de queimar os canais.

Abraço!
 
Normal não é, geralmente acende algum led verde de sinal mas o vermelho de clip não deve acender não. Voce pode tentar abaixar todo o ganho dos canais antes de acionar o phantom pra ve se melhora........................se não é algum problema da mesa.

Abraços!
 
Não é bem assim, lembre-se que não é nada recomendável ligar ou desligar equipamentos na mesa (na entrada de mic) com o Phantom Ligado!
Assim, se faz necessário pelo menos algumas poucas vezes ligar e desligar o phantom, sem contar que nessas mesas baratas (Behringer e similares) a fonte não é nada confiável - vai que ao se ligar a mesa mande um tensão ou corrente maiores que as necessárias?
Aí amigo, pode perder o que estiver conectado (e talvez até o canal da mesa, mas aí não sei...)

Abraços
 
Lucas, para voce não ter problema com phantow power, sempre tenha cabos balanceados ( com 3 vias +/- e o terra) de qualidade.

Sempre quando for colocar algum mic na mesa certifique-se que o phantow esteja desacionado e os ganhos sempre no mínimo, para não clipar a na mesa e com o tempo acabar estragando alguma coisa, e quando for desconectar o cabo ou o microfone, sempre desligue o phantow e espere uns 40 segundos antes de retirar, para evitar o mesmo problema já citado.

E também não deixe de ler o artigo do bersan "Quem tem medo de Phantom Power?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142</a><!-- m -->

Espero ter ajudado.

Abraços!
 
medrmf disse:
Olha, concordo com vc, mas nunca tive esse tipo de problema. Agora para ser realmente correto, deveria se desligar a mesa antes de conectar qualquer equipamento com phanton, pois geralmente, toda vez que se liga e desliga o phanton, gera-se ruído que também pode vir a danificar os falantes.

Uma vez ligaram o phantow com o canal aberto e com ganho considerávelmente alto, ai seis já viram........................ foi um estalo que nós pensamos que a caixa nem ia mais funcionar.

Abraços!
 
Olá,

Apesasr disto, todas as vezes, quando acionamos o Phantom todos os canais da mesa "clipam".

Sim, pode acontecer, principalmente os canais com ganho muito alto. É o transiente de energia que faz isto, mas é bem rápido, acredito que não vá dar problema em nada não.

Aqui na minha Behringer, em que usamos Phantom já há 5 anos, não dá problema nenhum não.

Entretanto, a Soundcraft tem um aviso muito interessante no manual: antes de acionar o Phantom Power, feche as saídas de som (os masters, os auxiliares), pois pode haver ruído nisto.

Historinha muito engraçada que aconteceu comigo agora em Julho, durante o último curso que dei.

Estava eu dando aula de mesas de som, e inclusive Phantom Power. Falei:

"gente, se você usa tudo balanceado, cabo balanceado, tudo no padrão correto, o Phantom Power não causa problema algum, nem em microfone sem fio. Querem ver?"

pois é... estava eu falando no headset da AKG quando apertei o botão do Phantom Power da mesa Ciclotron CSM, esperando que nada acontecesse, mas...

deu um tiro tão alto, um estrondo tão alto, um barulhão tão alto... que pareceu que o sistema todo tinha ido para o espaço! Todo mundo da sala ficou assustado, gente do lado de fora veio ver o que tinha acontecido....

quando o meu ataque cardíaco cessou (estava a 1m da caixa) e a voz parou de tremer, falei:

"e, não se esqueçam - sempre antes de ligar o Phantom Power, abaixem o volume!"

Foi uma gozação geral, imaginem.

Ah, uma outra sobre Phantom, mas agora é sério. Lá na minha igreja, mesmo com todo o cuidado teimam em chutar a tomada da mesa de som do chão, e olha que ela NÃO ESTÁ no caminho (mas próximo, não teve jeito). Bem, já aconteceu de, nos ensaios, quando o pessoal fica se movimentando , alguém chutar a tomada fora e logo depois colocar a tomada no lugar. Se fizer isto, dá um tiro de agudo, como se alguém arranhasse alguma coisa. O mesmo na minha Mackie.

É como se o banco de capacitores, que está sendo desenergizado pela falta de energia, não pudesse ser novamente re-energizado enquanto a tarefa anterior não tenha terminado.

Só um aviso, e nem tão importane, já que ninguém vai ficar ligando/desligando mesa.

Um abraço,

Fernando
 
Entretanto, a Soundcraft tem um aviso muito interessante no manual: antes de acionar o Phantom Power, feche as saídas de som (os masters, os auxiliares), pois pode haver ruído nisto.

Quando desligo o phantom, pelo menos na LX7 o ruído é bem alto e os masters "clipam".

Quanto a energia, usamos muita, muita fita crepe 3M, deixa bem firme... (mas como disse, nossa instalação não é fixa nunca...)

Abraços
 
Estive brincando com eletrônica esses dias. Multímetro nos pinos 1 e 2 da mesa,

Mesa Staner Bux 14 - Phantom acionado - em uns 5 segundos estabilizou em 48V. Phantom desligado, voltou para 0 V em uns 40 segunso.

Mesa UNIC MAC Pro - valores parecidos com os da Staner.

Mesa Ciclotron MAX 16 (antecessora das CSM) - 10 segundos para ligar (atingir 48V), e uns longuíssimos 4 minutos para zerar a tensão.

As Staner e UNIC usam capacitores único para todos os canais com Phantom, e não são grande coisa. A MAX 16 tem um circuitinho até complexo em cada canal com Phantom, vários resistores, diodos e 2 capacitores. Os capacitores demoram para encher, o que justifica o tempo, e não sei porque demoraram uma eternidade para zerar. Talvez com carga (um microfone condensador conectado) demore menos, mas sem carga levou uma eternidade.

E tem que esperar sim essa eternidade antes de desconectar tudo. Preserva o equipamento. Eu que queimei uma mesa por causa disto sei bem como é...

Um abraço,

Fernando
 
Para chegar aos 48V em algumas mesas ou seja em alguns circuitos não demoram tanto as vezes é questão de segundos, ou milésimos de segundos.

Para esvaziar os capacitores realmente demoram porque práticamente não há consumo um microfone por mais que seja consumidor de energia não costuma passar dos 10mA, e geralmente estes capacitores devido a fonte guardam em torno de 500mA um microfone B2Pro consome na teoria 3mA o meu não dá os 3mA na prática dá menos por isso a demora em esvaziar os capacitores.

Para esvaziar eu aconselho esperar, se for muito agoniado bote uma resistência em um conector e espeta na porta rapidinho vai esvaziar.

Érico Gustave
 
Todo circuito capacitivo possui um curva de carga e de descarga. Não me lembro exatamente a fórmula agora (a escola técnica já ficou a 10 anos para trás), mas a capacitância e a reatância capacitiva do circuito são as variáveis que determinam este tempo. Por isso que com o circuito em vazio (sem nada conectado) o tempo de descarga é maior.

Abraços,

Eduardo
 
Érico,

Para esvaziar eu aconselho esperar, se for muito agoniado bote uma resistência em um conector e espeta na porta rapidinho vai esvaziar.

Esse é que é o problema. Não dá para colocar nada no conector. O que acontece é que os bons fabricantes avisam para esperarmos algum tempo (o suficiente para os capacitores descarregarem) ANTES de desconectar qualquer coisa. A regra é a seguinte:

- CONECTAR TUDO QUE PRECISAR (mics, cabos), e só então desligar o Phantom Power.

Para desligar é o contrário...

PRIMEIRO DESLIGAR O PHANTOM, esperar algum tempo (pelo menos 1 minutos, é o que o manual da maioria diz), e só então desconectar cabos/fios.

Isto evita problemas de centelhamento, que é mínimo, mas que pode afetar os delicados circuitos eletrônicos. Eu sei bem isto, queimei uma mesinha exatamente por isto, a culpa foi toda minha.

Todo circuito capacitivo possui um curva de carga e de descarga.

Sim, um amigo que é técnico de automação industrial estava comigo e até rabiscou a fórmula e tentou fazer os cálculos. Mas na verdade, não achei isto importante. O "teste" também não foi grandes coisas, a Max 16 tem mais de década, a Bux está indo pelo mesmo caminho, só a UNIC que não sei dizer (e nem me importei), e mesmo a contagem de tempo não foi feita com cronômetro, mal mal contando 1,2,3...

O único detalhe realmente importante é: ESPERAR NO MÍNIMO 1 MINUTO, melhor ainda se puder esperar mais. Prevenir melhor que remediar.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo