phantom power

Então o problema de ruídos nos falantes pode ser resolvido mutando o canal. Mas e o problema do centelhamento? Isto irá acontecer mesmo com o canal mutado? alguém sabe dizer?
 
Renan Ribeiro disse:
Então o problema de ruídos nos falantes pode ser resolvido mutando o canal. Mas e o problema do centelhamento? Isto irá acontecer mesmo com o canal mutado? alguém sabe dizer?
Se tem algo centelhando apenas ao ligar o phantom, pode ter certeza que há algo MUITO ERRADO nas suas ligações.
Há anos trabalho usando PP, em diferentes mesas e instalações e NUNCA VI nada centelhar.
 
AH sim entendi!
Pra mim você estava tendo problemas com centelhas visíveis...

Apesar de ser perfeitamente gerar centelha com uma certa voltagem, no momento do encaixe do conector por exemplo com o PP ligado não acho tão preocupante.
Porque não? Porque esta conexão nao é frequente, geralmente liga-se tudo antes.
Isso acontece a todo tempo, com conectores como tomadas.
Ok, os circuitos da mesa são bem mais frágeis, mas não acho que isso seja tão crítico.
A centelha que pode ser ocasionada é tão pequena e rápida que nem é visível!

Mas como boa prática, ligue todos os cabos e o PP antes de ligar a mesa.
Em casos específicos, tente desligar a mesa para corrigir ligações, não sendo possível não se preocupe, é esporádico e todo mundo faz a todo momento e nunca ouvi falar de problemas ocasionados por isto.
 
pTjz disse:
Renan Ribeiro disse:
Então o problema de ruídos nos falantes pode ser resolvido mutando o canal. Mas e o problema do centelhamento? Isto irá acontecer mesmo com o canal mutado? alguém sabe dizer?
Se tem algo centelhando apenas ao ligar o phantom, pode ter certeza que há algo MUITO ERRADO nas suas ligações.
Há anos trabalho usando PP, em diferentes mesas e instalações e NUNCA VI nada centelhar.

Eliabe, como o phantom trabalha com 48v, há chance de centelhamento. Imagine um local com aterramento mal feito! Imagine que o referencial 0 esteja com 10v. Ao retirar o conector da carcaça pode haver centelhamento, visto que a carcaça está "aterrada" mas tem energia passando por ela.
Outro caso: Se alguma superficie que tenha energia estiver encostada na meduza já é o suficiente-Mas quem faria isso? Eu mesmo já fiz ushushaus O PSG da pentacústica tem energia na carcaça, aproximadamente 20v. Como os locais onde vou não possuem aterramento, a energia fica na carcaça mesmo. Nume dessas a carcaça ficou encostada na medusa. Nem utilizei Phantom, mas o pessoal reclamou de choque na boca! :shock: Tenso!
 
kkkkkkkkk
microfone dando choque,aqui na ihreja já aconteceu de tomarem choque.também,só pq os mic tem forma de sorvete nego que meter na boca rsrsrsrsrsrsrsrsrs :lol: :roll:
 
grpst disse:
Eliabe, como o phantom trabalha com 48v, há chance de centelhamento. Imagine um local com aterramento mal feito! Imagine que o referencial 0 esteja com 10v. Ao retirar o conector da carcaça pode haver centelhamento, visto que a carcaça está "aterrada" mas tem energia passando por ela.
Outro caso: Se alguma superficie que tenha energia estiver encostada na meduza já é o suficiente-Mas quem faria isso? Eu mesmo já fiz ushushaus O PSG da pentacústica tem energia na carcaça, aproximadamente 20v. Como os locais onde vou não possuem aterramento, a energia fica na carcaça mesmo. Nume dessas a carcaça ficou encostada na medusa. Nem utilizei Phantom, mas o pessoal reclamou de choque na boca! :shock: Tenso!
Meu post não foi dizendo que não há centelhas.
Ele falou “Mas e o problema do centelhamento?” eu imaginei que os cabos deles estivessem centelhando, tipo algo visível externo sei lá kkkkkkkkk.

Lógico que nas conexões vai existir um mínimo centelhamento não visível.
 
No manual da 01v96i:

• Certifique-se de que essa chave esteja desativada se a alimentação phantom for desnecessária.
• Antes de ligar a alimentação phantom, verifique se somente os dispositivos que exijam alimentação phantom (como microfones capacitivos) estão conectados. Fornecer alimentação phantom a um dispositivo que não necessite dela poderá causar mau funcionamento.
• Não conecte ou desconecte um dispositivo enquanto a alimentação phantom estiver ligada. Fazer isso poderá danificar o dispositivo ou o console.
• Para proteger seus alto-falantes, verifique se os amplificadores (caixas amplificadas) estão desligados antes de ligar ou desligar o phantom. Também recomendamos que todos os atenuadores de nível de saída sejam minimizados. Se você não tomar essas precauções, poderá ocorrer uma saída de volume muito alto, possivelmente danificando sua audição ou seu equipamento.
 
carlosecg disse:
No manual da 01v96i:

• Certifique-se de que essa chave esteja desativada se a alimentação phantom for desnecessária.
• Antes de ligar a alimentação phantom, verifique se somente os dispositivos que exijam alimentação phantom (como microfones capacitivos) estão conectados. Fornecer alimentação phantom a um dispositivo que não necessite dela poderá causar mau funcionamento.
• Não conecte ou desconecte um dispositivo enquanto a alimentação phantom estiver ligada. Fazer isso poderá danificar o dispositivo ou o console.
• Para proteger seus alto-falantes, verifique se os amplificadores (caixas amplificadas) estão desligados antes de ligar ou desligar o phantom. Também recomendamos que todos os atenuadores de nível de saída sejam minimizados. Se você não tomar essas precauções, poderá ocorrer uma saída de volume muito alto, possivelmente danificando sua audição ou seu equipamento.

Exatamente como disse. O correto é desligar as caixas e os amps, desligar o phantom, esperar estabilizar. Conectar o microfone, ligar o phantom, e eu, por costume, espero uns 30 segundos até que fique bem estável, ai eu ligo as caixas.

Um abraço
 
Re:

grpst disse:
é complicado mesmo!
agora tem na megadiconildo aqui no RIo, uns plugues de 4-8 reais...o preço é 7 mas sempre enrrolo o cara e ele bota a 4...mó bichão bonzão, botei nas caixas, que são o principal pra mim!

Qual nome dos plugs? Vou comprar pra ver se são bons... rs
 
Alguém já viu algum barulho ao ligar o phantom com o canal mutado, mas os amplificadores ligados? Eu nunca. Pesquisando, sobre o problema de conectar com o phantom ligado, vi pessoas falando de problemas com microfones de fita antigos, ou condensadores mal projetados. Fora isso, não consegui encontrar material. Eu sei o que o manual diz, mas estou pensando no que realmente acontece, e não no que o fabricante coloca por segurança para não ser responsabilizado depois.

Centelhamento, no meu entendimento, só vai ocorrer na hora de plugar se houver uma impedância baixa, como um capacitor descarregado no caminho. Na hora de desplugar, depende da corrente que esta passando. Até onde sei, a maioria dos aparelhos consome pouca corrente, mas não tenho tanta certeza. Alguém tem mais dados? De qualquer forma, em aparelhos que não usam phantom e possuem isolamento a transformador, não sei qual seria o problema.
 
Back
Topo