phantom power

grpst

Well-Known Member
phantom power ligado com microfones sem phantom o que acontece?
exemplo, um mic desbalanceado com o phantom ligado, queima o microfone?
e um microfone balanceado com phantom, queima?
phatom só serve mesmo se for um condensado que necessitecorreto?
abração
 
Grpst,

tá tudo explicado no artigo "Quem tem medo de Phantom Power". Disponível em:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=142</a><!-- m -->

Mas, vamos lá.

phantom power ligado com microfones sem phantom o que acontece?

Se for uma ligação toda dentro da norma, tudo balanceado, acontece absolutamente NADA! Funciona como se não houvesse Phantom. Aliás, daí o nome do negócio: fantasma.

exemplo, um mic desbalanceado com o phantom ligado, queima o microfone?

Sim, o microfone, o canal da mesa ou os dois. E não precisa ser mic desbalanceado (raros), cabo desbalanceado pode causar isso!

e um microfone balanceado com phantom, queima?

Acho que já deu para entender... o problema não é só os mics, mas principalmente os cabos.

phatom só serve mesmo se for um condensado que necessite correto?

Sim. Mics dinâmicos não precisam de phantom power.

"Não precisam" não quer dizer que vão queimar se receber phantom power. Desde que tudo seja balanceado, até mic sem fio funciona com Phantom sem problema. Eu uso os meus assim.

Um abraço,

Fernando
 
interessante, vou ler o manual amanhnã mesmo!
se por exemplo eu ligar o phantom power num mic que ta balanceado com XLR-P10 estéreo, será o mesmo de XLR-XLR? só vai fornecer se for u mic que preciso, ou P10 estéreo pra phantom não serve?
abraço
 
Prezado Irmão,

Precisa ver com a sua mesa lhe entrega o phanton power.
Normalmente os conectores para mics das mesas que possuem este recurso são XLR. Eu nunca vi mesa que você pluga microfone com P10 estéreo.

A paz,

Eduardo.
 
Eduardo,

Eu nunca vi mesa que você pluga microfone com P10 estéreo.

É verdade, e eu também não. Mas aqui no fórum teve o caso de uma placa de gravação de áudio que entregava Phantom via P10 TRS.

E como o P10 TRS atende à norma, nada impede que algum fabricante coloque isso em uma mesa, principalmente as pequenas.

Um abraço,

Fernando
 
lembrei de uma dúvida
na minha mesa tem um sub out..não é submaster, é subout, que compõe o painel master, tem out R/L, effect L/R, monitor e sub out, o monitor é pra retorno, e o sub?
abração!
 
Eduardo disse:
Eu nunca vi mesa que você pluga microfone com P10 estéreo.

Bersan disse:
É verdade, e eu também não. Mas aqui no fórum teve o caso de uma placa de gravação de áudio que entregava Phantom via P10 TRS.

O grande problema de usar conector TRS para phantom power é a enorme possibilidade de ocorrer curto-circuito. Se vc remover o plug do jack com o phantom ligado, já era...

grpst disse:
... na minha mesa tem um sub out..não é submaster, é subout, que compõe o painel master, tem out R/L, effect L/R, monitor e sub out, o monitor é pra retorno, e o sub?

O seu manual deve esclarecer esta dúvida, mas no meu entender, podem ser duas coisas:

1) uma saída direta do subgrupo; ou

2) uma saída para uma caixa de subgrave.

[]'s
 
se fosse direta do subgrupo seria submaster!
outros já me falaram que ia ser uma saída pra grave, no caso subout-amp-caixa, ou subout-caixa?
abraço
 
MarkAudio m12sx com o line do 1º e do 12º canal que não funcionam!
e o mic do último também não!
alguém sabe o que pode ser?
no line do ultimo, até pegavo o microfone pela entrada mic do 12º canal, conectei um plugue p10 normal e ele quebrou lá dentro do line, só ficou lá dentro a ponta(positivo) e o resto saiu, consegui tirar, mas agora não funciona nem o mic nem o line do 12º!
o que pode ser?
abração
 
Grpst,

vi umas mesas Mark Audio em uma loja da minha cidade. Elas tem uma saida para subgraves mesmo. No manual deve dizer o corte, mas não deve ser maior que 80Hz. Nessa saída você liga um subwoofer ativo ou um amp + subwoofer passivo.

conectei um plugue p10 normal e ele quebrou lá dentro do line

Nada como esses P10 de 1,50... Use St. Angelo ou Amphenol ou Neutrik ou Swiftcraft da próxima vez e isso não vai acontecer.

mas agora não funciona nem o mic nem o line do 12º!

Possivelmente alguma coisa ficou em curto. Um começo seria desmontar e trocar todo o jack (o P10 fêmea). Se não funcionar, assistência técnica, queimou o CI do canal.

Incrível o que R$ 1,50 pode fazer, não?

Um abraço,

Fernando
 
é complicado mesmo!
agora tem na megadiconildo aqui no RIo, uns plugues de 4-8 reais...o preço é 7 mas sempre enrrolo o cara e ele bota a 4...mó bichão bonzão, botei nas caixas, que são o principal pra mim!
guitarras e baixo to usando 2 santo angelo, livewire(minha tia trouxe dos EUA), e microfones 3 XLR, e tenho os reservar, que são XLR-P10!
o P10 fêmea da mesa é qualquer P10 fêmea ou é específico?
abração
 
Grpst,

o P10 fêmea da mesa é qualquer P10 fêmea ou é específico?

Abra a mesa, dessolde e retire o conector, e leve na loja para comprar outro igual. Aproveite e confira todas as soldas, veja se há algum curto.

Provavelmente é de plástico, da STCom.

Um abraço,

Fernando
 
ele é todo de plastico, com 3 pontas soldadas na placa que fica a sua esquerda!
no caso, se tiver curto, a solda vai estar preta, ou alguma coisa assim?
como identifico
hoje vou ver se a solda ta direitinha!
minha maquina de solda é uma porcaria, 1º ela parou de segurar a solda, ela derretia a solda e a mesma escorregava e caia no chão, agora ela derrete, e quando eu já encosto no metal, parece que a solda vira uma massinha, lá limpei com pano úmido estilete e nada
deixei ela esfriar e vou ver se tiro com estilete e ligo rpa ver funciona
um abraço galera
 
grpst disse:
... minha maquina de solda é uma porcaria, 1º ela parou de segurar a solda, ela derretia a solda e a mesma escorregava e caia no chão, agora ela derrete, e quando eu já encosto no metal, parece que a solda vira uma massinha...

Isso tá parecendo solda de má qualidade ou velha.

[]'s
 
Grpst,

no caso, se tiver curto, a solda vai estar preta, ou alguma coisa assim?

Não. Curto é algum fiozinho encostando onde não deveria... Não fica preto. Se bem que, quando a tensão é grande, estoura componentes e aí sim fica preto.

minha maquina de solda é uma porcaria

É máquina de solda mesmo? Eu nunca vi esse termo, só "ferro de solda" ou mesmo "ferro de soldar". Mas "máquina de solda"...

Qual a marca e qual a potência do ferro? Pagou quanto por ele?

David,

Isso tá parecendo solda de má qualidade ou velha.

Pouca gente sabe, mas solda tem prazo de validade, e após isso ela pode trazer os sintomas que o Grpst falou.

Na verdade, são alguns anos de validade (o rolo que uso tem 36 meses). Quem usa pouco deve comprar solda vendida nesses tubinhos de poucas gramas. Eu uso um rolo de 200g (acho que é isso), mas na hora de comprar na loja eu sempre olho para não comprar estoque velho.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
É máquina de solda mesmo? Eu nunca vi esse termo, só "ferro de solda" ou mesmo "ferro de soldar". Mas "máquina de solda"...

Fernando, pelo que sei, máquina de solda é um equipamento para unir metais através de arco voltaico. Em resumo: são equipamentos industriais.

Acredito que o grpst esteja se referindo à estações de solda como as das figuras abaixo.

EstacaodeSolda01.jpg


EstacaodeSolda02.jpg


São equipamentos onde vc pode regular a temperatura e adequá-la à sua necessidade. O primeiro modelo custa algo em torno de R$ 70,00, enquanto o segundo deve chegar perto dos R$ 300,00.

[]'s
 
Back
Topo