phantom power

essa mesmo!
paguei 21 reais, 27w!
agora ta tudo ok
ela é assim. se tiver ruim, spere esfriar, depois tira com estilete o excesso!
abração
vou ver a mesa hoje abraço
 
Mais uma coisa.
consegui dar jeito noplugue mic do canal 1, tinha uma caisinha fou´xa só apertei!
agora os canais mic e line do 12 não funcionam de modo algum, a solda ta ótima, nem um fio solto, só pode ter queimado mesmo!
alguém sabe se algum aparelho pode me dizer se está queimado ou não, e se, qual seria?
algumas entradas da mesa tão apertadas, uns eu boto o microfone e entra fácil, outras são duuras...por quê?
abração!
 
Grpst,

alguém sabe se algum aparelho pode me dizer se está queimado ou não, e se, qual seria?

Claro que existe. Um multímetro, um osciloscópio e um curso de Eletrônica aplicada.

Multímetro se compra até em camelôs, osciloscópio já é um equipamento caro, mas para saber utilizá-los bem, precisa do curso.

algumas entradas da mesa tão apertadas, uns eu boto o microfone e entra fácil, outras são duuras...por quê?

Plugues P10 tem diâmetro nominal de 1/4 de polegada. Bons plugues são feitos na especificação correta. Plugues "genéricos" muitas vezes tem largura excessiva, e acontece o que você descreveu aí. Os jacks onde "entra fácil" é porque já alargou, relaxou.

Um abraço,

Fernando
 
nem atravez de artigos da internet da pra eu saber como usar o multimetro para:
ver corrente elétrica nas tomadas(110-220)
testar se plugues ou cabos estão bons!

???

abração
 
Tem um artigo aqui mesmo que ensina a fazer isso:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=141">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=141</a><!-- m -->

Dá até para usar em manutenção básica de equipamentos. É relativamente fácil achar um caminho interrompido, por exemplo, ou mesmo um diodo ou resistência ruim. O problema é quando o defeito está no CI, aí multímetro não ajuda.

Fernando
 
Phanton power queima microfones?

R:

So os Leson ... um amigo fez a festa em todos da igreja dele... ate hoje nao entendi o que aconteceu.
Segundo um amigo tecnico os mesmo são montados de fabrica com os polos invertidos.
Como nunca tive esta curiosidade de ver um Leson por dentro continua um misterio para mim.

Sei que se for em AKG, ATH, Shure, sennheser... nao acontece NADA!
 
Jovaí S Lopes (JÔ) disse:
Como nunca tive esta curiosidade de ver um Leson por dentro continua um misterio para mim.
Olá Jô, acho que no caso dos Le Son, seu amigo deve ter usado cabos desbalanceados, se foi isso mesmo, nem Neumann aguenta.

Abraços.
 
Olá Jovaí,

os LeSon antigos, da década de 1990, eram feitos com o pino 2 negativo e o pino 3 positivo. Esse era o padrão adotado também pela Soundcraft, mas diferente de vários outros fabricantes, que usavam 2 (+) e 3 (-)

Em 1996 isso foi padronizado (norma IEC 268). O pino 2 agora é sempre positivo e o pino 3 sempre negativo. Tanto a LeSon quanto a Soundcraft já acertaram isso.

Já o Phantom Power encaminha o positivo tanto pelo (+) quanto pelo (-), ou seja, pelos fios 2 e 3. O negativo do Phantom vai pela malha, sempre pino 1, no padrão antigo ou no novo.

Logo, inverter as pinagens não causa danos. Mas já vi casos de cabos balanceados onde a malha estava trocada com o negativo. Pino 3 malha e pino 2 negativo. Aí... fechou curto... adeus microfone, se bobear até adeus canal da mesa de som.

Uso na minha igreja 11 LeSon, entre SM-58 Plus, B e BK, todos com mais de uma década (em 1995 compramos 20. Hoje sobraram 11 em bom estado). Mesa com Phantom Power ligada todos os dias. Sem problemas!

Um abraço,

Fernando
 
é verdade... 99,99% das mesas só disponibilizam o Phantom nos plugs XLR (balanceados, obviamente).


muito cuidado ao fazer essa ligação, procure sempre cabos de boa qualidade para isso...
 
Opá galera. Vou aproveitar o tópico aqui para esclarecer uma dúvida referente ao phantom que persiste mesmos após a leitura do artigo relacionado.

Se não posso desconectar os plugs com o phantom acionado o que fazer se durante a sonorização algum cabo falhar? (É claro que é necessário uma revisão antes da utilização dos cabos, mas imprevistos acontecem...)

E para plugar/desplugar e acionar o phantom a mesa deve estar desligada, com master e os canais do phantom todos desligados também? Como deve ser o procedimento passo a passo?

Me desculpe a ignorância mas não consegui encontrar aqui nada que esclarecesse estas dúvidas.
 
Renan, são recomendações de precauções. Um cabo quebrado é imprevisto, é claro, então o negócio é substituí-lo assim que identificado o problema.
No meu ponto de vista, não precisa desligar os equipamentos para conectar/desconectar. Basta desativar o recurso do phantom.

Agora, dependendo do diagrama de cada mesa, é necessário fazer "alguma coisa" para desativar o phantom. Depende se a mesa tem MUTE, só faders, ou nenhum desses.
 
gabriel_equalize disse:
Renan, são recomendações de precauções. Um cabo quebrado é imprevisto, é claro, então o negócio é substituí-lo assim que identificado o problema.
No meu ponto de vista, não precisa desligar os equipamentos para conectar/desconectar. Basta desativar o recurso do phantom.

Agora, dependendo do diagrama de cada mesa, é necessário fazer "alguma coisa" para desativar o phantom. Depende se a mesa tem MUTE, só faders, ou nenhum desses.

Quando ligo o phantom geralmente gera ruido na caixa, algo bem próximo do ruído/estalo que ocorre quando se liga a mesa com as caixas ligadas. Nesse caso do fio quebrado, zere o envio de som para o PA e retorno e faça a substituição, creio que amenize o problema. O melhor mesmo é desligar as caixas e depois o phantom, substituir, religar o phantom e as caixas- Menos chance de estalos!

Um abraço
 
Então tenho uma 01v e tem todos estes recursos citados(mute, Fader). Realmente a melhor opção seria desligar as caixas, mas isto é algo impossível de se fazer no meio de uma sonorização. Devo desligar com o mute só o canal que irei trocar o cabo ou desligar todos os canais com phantom e desativar ? Desligando os canais onde o phantom está sendo utilizado já posso desativar o recurso ou devo cortar o som do master também? (É complicado ter que cortar o som do PA) Após mutar os canais com phantom devo esperar um tempo para realizar a troca do cabo ou isso pode ser feito de imediato?
 
Desligando o PA você continuaria tendo problemas nas vias AUX.
Melhor é desligar o canal que o PP será ativado.
 
bom dia gente!!lendo o tópico me surgiu uma dúvida:no caso de uma mesa que só tem um botão de PP para todos os canais e eu TENHA DE LIGAR OU DESLIGARalgo que esteja usando o PP no meio do programa;como eu faço então.é
 
bom dia gente!!lendo o tópico me surgiu uma dúvida:no caso de uma mesa que só tem um botão de PP para todos os canais e eu TENHA DE RETIRAR OU PLUGAR algo que esteja usando ou vá usar o PP no meio do programa;como eu faço então.é que eu nunca trabalhei com phanton então surgiu a dúvida.
 
Não tem jeito, ou muta/zera os masters ou canais individuais.
Fora isso vai dar um barulho estranho na hora que ativa.

O ideal é ligar antes do evento, na passagem de som.
 
grande Eliabe!!!!!!!!
valeu pelas dicas.eu vinha estudando o assunto aqui pelos fóruns mas vendo este tópico apareceu esta dúvida!!
obrigado pelo esclarecimento e que Deus te abençoe!!
 
O problema do barulho que aparece ao plugar o cabo com phantom ligado é facilmente resolvido mutando o canal. Feito isso, não há necessidade de desligar os amplificadores ou as caixas, o sinal não vai chegar neles.

A recomendação de desligar o PP antes de plugar o canal não é para proteger as caixas, mas sim a mesa ou o microfone (ou qualquer coisa que esteja sendo plugada). No entanto, material sobre isso é difícil de achar, estou procurando. Alguns manuais de mesas incluem a recomendação. Na prática, desligar o Phantom Power na maioria das vezes é inviável - nas mesas onde o interruptor é global ou liga vários canais, não se pode para todo o som só pra colocar um microfone ou DI. Nunca tive problemas por plugar ou desplugar nada com o Phantom ligado.
 
Back
Topo