Phonic PAA3

R. Leal

New Member
Quem tem ou ja usou esse equipamento poderia fazer um mini-review ou descrever os prós e os contras dele?
Estou interessado em adquirir um e gostaria da opinião dos amigos do fórum.
 
Olá Raphael,

Veja isto:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/revista_artigo.asp?revistaID=1&edicaoID=144&navID=553" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.musitec.com.br/revista_artig ... &navID=553</a><!-- m -->

some a isto a possibilidade de calcular o RT60, que é a função incorporada no PAA-3, além de trabalhar agora com conexão USB junto ao Notebook.

Um abraço,

Fernando
 
Ok, valeu pela dica, ja tinha lido essa matéria.

Agora gostaria da opinião de usuários como eu e como a galera aqui do fórum. Bersan, se possível teria como você contar como ja usou ele nos Anfiteatros e demais ambientes?
 
Sério?

basicamente como RTA. Cálculo de RT60 sei que não adianta, ninguém vai tratar acusticamente mesmo... quem dera. Checar fase das minhas caixas foi fácil, mas as de Anfiteatro, eu passo. Sei que, se descobrir alguma com problema, sou eu que vou ter que consertar, e não sou muito bom com altura.

Simplesmente chego com ele e o note. A tela não é ruim, mas visualizar no note é muito melhor.

- Gero ruído rosa pelo CD de alinhamento (geralmente tem computador junto ao som)
- Levo o volume a 90dB SPL SPL
- Vejo o que está dando no RTA, e vou ajustando o equalizador do local até ter uma curva plana, com roll-off nos graves (de 100Hz para baixo, curva mais abrupta) e um suave roll-off nos agudos, a partir de 4KHz.
- Faço isso a partir do meio do salão, vazio, com as cadeiras dispostas e as janelas abertas como se fosse um dia de evento. Costumo me comunicar via rádio com o pessoa na mesa, já que quase sempre estão em local desfavorável.

Fiz isso também em um Anfiteatro grande, para 13.000 pessoas, com nada menos que 40 caixas de som (o salão era todo cheio de "puxadinhos" aqui e ali). Nesse caso, o RTA é feito para cada conjunto de caixas. Eles tinham 6 equalizadores lá.

Depois, coloco para tocar músicas que eu conheço bem e/ou outros sons do próprio CD de alinhamento (contrabaixo, guitarra, bateria, etc). Tem que ouvir tudo perfeito, e geralmente fica assim mesmo. Claro que o perfeito aqui não quer dizer PERFEITO em tudo, porque ainda tem a acústica, mas muito melhor do que estava antes.

Uma consequência direta também é que a equalização na mesa passa a ser muito menos exigida. Se antes você tinha que "tochar" alguma coisa na mesa, agora muitos canais já vão ficar bom com um mínimo de equalização.

Enorme vantagem: com o RTA, levo 15 minutos e tenho certeza do resultado. De ouvido, costumo levar muito mais.

Também pode ser usado para alinhamento de monitor.

Dá para usar ao vivo também. Sabe aquela hora em que o pregador está falando e sobra uma frequência, um iniciozinho de microfonia? Pelo RTA você descobre fácil o que está sobrando. Aliás, quem faz isto melhor ainda é o DEQ-2496, que tem função de comparação entre o som que sai dele (sem microfonia) e o que entra pelo microfone (com microfonia).

Detalhe: já comparei o RTA do Phonic com o DEQ 2496 com ECM8000. Não tive diferenças perceptíveis, mas como meu DEQ fica em um rack de 20kg, o Phonic nesse ponto é insuperável.

Um abraço,

Fernando
 
Só um detalhe:

bersan disse:
- Gero ruído rosa pelo CD de alinhamento (geralmente tem computador junto ao som)

O PAA3 possui gerador de áudio e produz ruído rosa, sinal senoidal com frequência ajustável e ruído impulsivo.

bersan disse:
Aliás, quem faz isto melhor ainda é o DEQ-2496, que tem função de comparação entre o som que sai dele (sem microfonia) e o que entra pelo microfone (com microfonia).

O novo PAA6 faz isso tb. Vejam:

im_PAA6_front600x440.jpg


im_PAA6_back600x143.jpg


[]'s
 
David,

no meu caso, por questões de espaço, deixo o CD de alinhamento (que aliás vem com o Phonic) no CD junto da mesa e vou para o meio do salão. Às vezes são 40, 50 metros para se esticar fio, e aí dá uma preguiça...

O PAA-6 é show, mas é muito caro (ou melhor, nós que somos pobres). O PAA-3 custa 400,00 dólares nos EUA, o PAA-6 custa cerca de 1.200,00 dólares.

Um abraço,

Fernando
 
Gente, acabei de comprar o PAA3, paguei US$368 com frete grátis! Deve chegar em alguns dias, assim que possível posto fotos e alguma descrição do aparelho.
 
Oba! Como eu não tenho mais tempo, advinha quem vai fazer um Teste de Equipamentos do aparelho?

Fernando
 
Chegou minha criança!!! Ainda não pude usar na igreja, talvez esse final de semana eu dê uma "fuçada" nele.

Segue as fotos...

Caixa lacrada
IMG_0965.jpg


Case com alça para cinto, fonte e adaptador para suporte de mic
IMG_0966.jpg


Ainda dentro do case
IMG_0967.jpg


Sistema inicializando
IMG_0969.jpg


Conectores de entrada e saída
IMG_0970.jpg


Aparelho ligado
IMG_0971.jpg


Menu principal
IMG_0974.jpg


Assim que possível farei um review sobre o aparelho.
 
Eu tava muito a fim de comprar um desses pra mim.

Mas acho que vou comprar o deq2496 + ECM8000, já que ainda não tenho equalizador pelo menos vem os dois aparelhos em um só e $$$$$$$ é mais viável.

Raphael, parabens pela aquisição, review nada, vai ser um teste ao melhor estilo do Prof. Bersan.
 
Olá Raphael!!

Por favor estou aguardando!!

Assim que possível farei um review sobre o aparelho.

Gostaria muito de saber como tu estas empregando ele no teu dia a dia..

Se possivel tu poderias passar para nós como é a maneira que voçe realiza o trabalho com o PAA.... tipo um passo a passo de cada função na prática...pelo menos as que tu mais usa!

Fico no aguardo

Um abração!!
 
Henrique Lopes disse:
Raphael Leal disse:
Ja realizei algumas medições com ele, mas ainda estou aprendendo. Assim que me famialirizar com ele eu faço um review.


Olá Raphael!

Continuo no aguardo do review!

Abração!
Pode me cobrar mesmo porque senão eu esqueço. :mrgreen: :mrgreen:

Dentro de algumas semanas eu estarei concluindo um trabalho na igreja ai terei tempo pra fazer o review.
 
Raphael Leal disse:
Henrique Lopes disse:
Raphael Leal disse:
Ja realizei algumas medições com ele, mas ainda estou aprendendo. Assim que me famialirizar com ele eu faço um review.


Olá Raphael!

Continuo no aguardo do review!

Abração!
Pode me cobrar mesmo porque senão eu esqueço. :mrgreen: :mrgreen:

Dentro de algumas semanas eu estarei concluindo um trabalho na igreja ai terei tempo pra fazer o review.
up!
 
Back
Topo