PIB Itaparica - Projeto Acústico

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

David Fernandes

Active Member
Olá pessoal.

Começamos a instalação dos difusores policilíndricos que foram indicados para o condicionamento acústico do nosso templo. Primeiro instalamos os componentes do fundo do templo. Abaixo seguem algumas fotos.

A galeria possui uma mureta e atrás dela um espaço cheio de vidro. Esta foto contém o primeiro difusor. Ele foi usado como referência para revestir os outros. Os difusores são feitos de tubos de papelão prensado coberto com um tecido sintético. A foto tb dá uma idéia de como era o espaço antes dos tubos serem colocados.

IMG097640x512.jpg


Estas fotos mostram como ficou o espaço depois da colocação dos difusores. Falta instalar os semitubos, que serão colocados na parte da frente da mureta e em outros locais.

PIBI-DifusorsPolicilndricos015.jpg


PIBI-DifusorsPolicilndricos016.jpg


Detalhes da parte de trás dos difusores, com o sistema de sustenção desenvolvido pelo pessoal da própria igreja.

PIBI-DifusorsPolicilndricos004.jpg


PIBI-DifusorsPolicilndricos011.jpg


PIBI-DifusorsPolicilndricos013.jpg


Detalhe do acabamento e do ótimo trabalho que está sendo feito pelo Carlinhos, o capoteiro responsável pela colocação do acabamento nos tubos.

PIBI-DifusorsPolicilndricos006.jpg


Somente com a instalação destes difusores já sentimos uma diferença na qualidade do som, principalmente na galeria, onde ficam os equipamentos.

Só prá lembrar: o projeto é assinado pelo meu xará David Distler.

[]'s
 
Nota dez ein!!!

E o pessoal da igreja, não reclamou conquanto modificar o projeto decorativo da igreja?
 
Show David!

Tem como você mostrar o RT60 antes e depois da instalação dos difusores?
Manda também uma foto dos difusores vistos "lá da frente"....
 
David deixa ver se eu entendi, vc tinha uma parede muito refletiva (vidros) então foi instalado nesta area os difusores? Só foi nesta area? Mostra o restante do templo como ficou e o RT60 antes e depois?

Esteticamente ficou bem legal.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
isinho disse:
E o pessoal da igreja, não reclamou conquanto modificar o projeto decorativo da igreja?

A escolha das cores do tecido de revestimento foi feita pelo pessoal da decoração da igreja. Não houve problema.

Cassiano disse:
David deixa ver se eu entendi, vc tinha uma parede muito refletiva (vidros) então foi instalado nesta area os difusores? Só foi nesta area? Mostra o restante do templo como ficou e o RT60 antes e depois?

Esteticamente ficou bem legal.

Exatamente, Cassiano. Mas este é apenas o início. Ainda não terminamos a instalação nem da galeria. Depois que terminarmos o fundo, vamos fazer o palco e por último as laterais. O RT60 anterior era de cerca de 5 segundos. Depois que terminarmos a instalação de todos os difusores, aí vou simular novamente.

[]'s
 
Muito bom David!

Que trabalhão deu pro pessoal fazer os suportes para a fixação. Já tem idéia de como serão fixados no templo? No templo serão somente semi-tubos, não é?

Abraço,

Marcelo
 
qdo vi a primeira foto me lembrei das fotos mostradas pelo Ray... Gostei pela eficiência e tb pq dão uma aparência legal...
 
Está ficando muito bom David.
As irmãs da igreja devem ter surtado quando viram a montagem na frente da janela.
Sentiu diferença na sonoridade do ambiente? Como estão os graves?
Abs
 
aldo disse:
Sentiu diferença na sonoridade do ambiente? Como estão os graves?

Fala Aldo.

Na verdade, o lugar mais beneficiado até o momento foi a galeria. Deu uma baixada legal nos agudos, que sobravam de forma irritante. Os graves, lá em cima, não são muito exagerados... o problema é na parte de baixo. Mas como ainda não começamos a montar a parte de baixo, ainda não sei.

[]'s
 
Olá de novo, pessoal.

Os semitubos que serão fixados nas paredes do fundo do templo já estão prontos e serão instalados durante esta semana. Abaixo estão algumas fotos de como foi o trabalho de acabamento.

A primeira foto mostra um tubo inteiro. Como eu já havia dito, é feito de papelão prensado e é bastante duro. Foi necessário uma serra tico-tico para cortá-los.

PIBI-DifusoresPolicilndricos024675x.jpg


Abaixo, as fotos mostram os semitubos cortados, revestidos e prontos para instalação. Observem os detalhes do acabamento.

PIBI-DifusoresPolicilndricos017506x.jpg


PIBI-DifusoresPolicilndricos019506x.jpg


PIBI-DifusoresPolicilndricos018675x.jpg


PIBI-DifusoresPolicilndricos021675x.jpg


PIBI-DifusoresPolicilndricos022675x.jpg


Lembram daquela mureta que existe na galeria e onde serão fixados alguns semitubos? Quando estiver pronto, vai ficar assim:

PIBI-DifusoresPolicilndricos025675x.jpg


Estes ainda não estão fixados. Coloquei-os encostados à parede para ter uma idéia de como ficaria o sistema pronto.

Show de bola, né?

[]'s
 
David, ta ficando show de bola!!

Dê uma pequena explicação de como vai funcionar esse sistema. Qual o prazo pra terminar o trabalho?
 
raphael leal disse:
David, ta ficando show de bola!!

Dê uma pequena explicação de como vai funcionar esse sistema. Qual o prazo pra terminar o trabalho?

O projeto acústico é todo baseado no princípio da difusão. O som incide sobre o difusor policilíndrico e é refletido em várias direções, com energia muito menor, reduzindo os problemas de cancelamento. Aliado a isso, o revestimento é feito com um tecido sintético com alguma capacidade de absorção, que deverá diminuir ainda mais a energia das freqüências difundidas.

Outro princípio que vamos usar diz respeito ao sistema eletroacústico: caixas altamente direcionais para evitar que grandes quantidades de energia sonora sejam projetadas sobre as paredes (mesmo com o tratamento). A idéia é usar caixas com ângulos de cobertura de 60º x 60º e projetar a maior quantidade de energia possível sobre o público.

A combinação da acústica com a eletroacústica deve nos proporcionar um som com qualidade e inteligibilidade.

[]'s
 
David Fernandes disse:
O projeto acústico é todo baseado no princípio da difusão. O som incide sobre o difusor policilíndrico e é refletido em várias direções

Essas várias direções receberão tratamento acústico? Digo no sentido de absorção e não em difusão.
 
Sempre ao lado de um difusor, há outro. A freqüência ficará sendo refletida entre os difusores e perdendo energia até não ser mais ouvida. Outro ponto é que o princípio de difusão é baseado no espalhamento das várias freqüências, de modo que elas não se encontrem com polaridade invertida, o que gera os cancelamentos. Ao bater no difusor, o som ao invés de voltar na mesma direção, é desviado para outro local onde existe outro difusor, que o desvia novamente para outro e mais outro... a cada desvio deste, o sinal perde energia até que não seja mais um incômodo.

[]'s
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Back
Topo