Planejando e organizando seu evento - Parte 1: o Rider Técni

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Planejando e organizando seu evento - Parte 1: o Rider Técnico, o Input List e o Mapa de palco
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=108

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>Imagine um artista relativamente conhecido, que viaja o Brasil todo fazendo shows ao vivo. Mas esse artista não tem um sistema de som próprio: ele loca (aluga) equipamentos das empresas de sonorização locais, para usar nos eventos. Muitos músicos brasileiros trabalham assim. São poucos (normalmente os grandes) os artistas que tem equipamento próp..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Bersan,

Mais uma vez, bom texto! Como fala um professor meu, que não planeja, planeja em falhar. Tenho por mim que um rider bem montado representa muito na vida de um artista sim, como diz o texto.

Depois eu escrevo aqui sobre o que as vezes eu percebo esta por tras de muitos riders. Vou ver se tomo coragem! rsrs...

Um abraço,
 
Poxa fazer um rider ajuda e muito!
É uma "mão na roda", ajuda mais que bem vinda.
Mas infelizmentenão é muito difundido no nosso meio.

O último que fiz, para um evento relativamente pequeno(um batismo),
planejei tudo, semanas antes(lógico que dentro da realidade atual, sem exageros). O irmão só me respondeu(e em cima da hora) :
Fica tranquilo tem tudo aqui...
Aí quebra qualquer um, o jeito foi ir assim mesmo.
O evento foi tranquilo. Mas como não tive tempo de chegar cedo, não vi como as caixas estavam ligadas no amp. Sobrou volume em vários lugares, não tinha como abaixar na mesa, estava tudo na mesma saída, o jeito foi testar atenuador por atenuador...
Fora que o retorno do púlpito ficou desligado por falta de tomada de AC!
É cada uma...:?

Aproveitando, eu fiz um curso na IATEC com o Pedruzzi, daí escaneei o rider que ele passou para a gente (da apostila). O rider é real, foi realmente utilizado nos shows da artista:

Rider_pedruzzi3.jpg


Rider_pedruzzi.jpg


Rider_pedruzzi2.jpg


Abçs
 
vamos fazer

vamso fazer rider sim mais com responsabilidade , pois tem pessoas q colocam até mesmo o q nao sabem usar isso se torna um problema ,por q o q adianta colocar no rider mesa dm2000 mais unca viu ,por q usar um RE 20 ,se um sm52 resolve? vamos lá com respns. abs !
 
Oi pessoal,

Eu participo também de uma banda e fomos convidados a tocar em um casamento em fevereiro. Acontece que a empresa de som pediu o "rider técnico". Até agora isso nunca tinha sido solicitado, até porque tocamos em igrejas e eventos onde particpam mais de uma banda. O evento é para 200 pessoas. O palco é em U e pequeno, nem sei se cabe todo mundo. E agora? Por onde começo? No artigo tem um exemplo, o que eu posso copiar? O que é possível reduzir?

Composição da banda:
02 vocalistas principais
03 back's
baixo
violão
guitarra
teclado
bateria
percussão

Se for necessário tenho duas fotos (não muito boas) do salão. (Não sei como colocá-las...errrr)
 
Olá Dan,

O exemplo que o Rafael forneceu na mensagem acima é bem completo e esclarecedor. Mas talvez um pouco exagerado para vocês. Então, vamos a um exemplo:

02 vocalistas principais - 2 pedestais - 2 Shures Beta 58
03 back's vocais - 3 pedestais - 3 Shure SM-58

Ou os microfones que vocês acharem melhor.

baixo / violão / guitarra:

nestes, indique que será ligado na mesa via Direct Box ou então solicite microfonação de cubos. Aí tem que indicar:
baixo - mic AKG D112 para o cubo
guitarra - mic Shure SM57 para o cubo

teclado - indique: Dois Direct Box para ligação estéreo.

bateria e percussão - se vocês estão acostumados a trabalhar com algum tipo de kit de mics, podem citar. A bateria deverá ter 7 mics, mas é necessário citar quantas peças de percussão e quais os mics para cada uma delas.

Você também pode indicar as mesas de som e os compressores, equalizadores, até mesmo as caixas que quer que usem. É bom oferecer sempre alternativas. Ou Yamaha LS-9 ou Mackie TT24, por exemplo.

Agora,

se for um casamento para pouca gente; se for um palco pequeno; se o estilo musical não exigir volumes altíssimos; se a platéia tiver muita gente idosa, que geralmente foge de som alto e o espaço também não for grande, então agradeça muito a oferta, e diga que pode ser tudo mais simples, só os mics dos vocais mesmo, e que nem precisa microfonar bateria e percussão.

Quanto mais simples, melhor para todo mundo, claro.

Mas acho que o que mais vai te ajudar é tentar conversar com o pessoal do salão para perguntar quais outras bandas já fizeram eventos lá, e peça os contatos, se possível. Pergunte a essas outras bandas como fizeram. É uma boa dica.

Um abraço

Fernando
 
Valeu as dicas.
Eu já participei de um retiro neste local.
O pessoal usou cubos sem microfone para a guitarra e o baixo.
Existe algum artigo que fale sobre posicionamento adequado dos instrumentos e das caixas?

Mas talvez um pouco exagerado para vocês
Que gentil! hehehe
 
Dan,

o posicionamento das caixas de PA (e dos cubos, caso não se use nada além disso) devem abranger a platéia.

Os agudos (um cubo de guitarra), como são muito direcionais, devem estar em posição alta. O cubo do baixo pode estar junto ao chão.

Mas leia este artigo, sempre bom:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=93</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
rider

Ola! boa noite á todos .
bom pra começar vc deve deixar por conta da empresa(se for uma seria)apenas colocando ou espondo quais os instrumentos vcs tem , lembrando q vc não aceita microfone lesom ou similares e nem mesa ciclotrom ou staner(a não ser a de série melhor) lembrando de dizer q querem retornos individuais para quem for necessario.
vc deve observar o que deu certo , qual o microfone foi usado ,etc..., depois vc tera como começar a montar o seu proprio rider(sem exageros).
pois é o q eu sempre digo não adianta pedir uma ferrari se não dá conta de dirigir um fusca, pois assim só irá fazer besteira.
abs!
 
sei que esse topico ja é antigo + como eu ja fiz um mapa de palco quis contribuir por quem tem algumas duvidas, + deixando claro que nao precisa colocar as fotos igaulzinhas dos intrumentos, rsrsrsrsrsrs. eu soh fiz por tava com tempo livre e quis de onda mesmo

esse ai foi o mapa de palco de um "louvorzão acustico"

MapadePalco-completo.jpg


a organização ficou por conta da minha igreja ( eu e meu irmão) e de outra igreja (quem montou mesmo foi soh um de lá).

MapasocomoPalco.jpg


o evento foi realizado num auditorio, com capacidade de +- 300 pessoas, o sistema de som foi a união da minha igreja e de outra e alugamos um cubo de baixo e um multicabo.

quem tocou foi: minha igreja com participão de alguns menbros de uma banda e a + 02 igrejas (cada uma com seu miniserio de louvor).


esse mapa foi + facil de fazer pq tinha conhecimento do local e de todos os equipamentos e instrumentos
+ tambem tenho um mapa de palco que fiz para uma banda de rock, quando passei um tempo "trabalhando" como rodie e tec de som e no que precisasse. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

vou dar uma olhada no meu pc e depois posto
 
Re: Planejando e organizando seu evento - Parte 1: o Rider T

Ressucitando...

Fui ler direito o topico e vi o rider da Zelia, ela pede 6 monitores!!!??? Meu Deus!!!
 
Back
Topo