Posicionamento dos retornos

ls.bastos

Active Member
Caixas de retorno podem ficar suspensas?

Qual motivo? O motivo é que não existe muito respeito com os equipamentos de áudio e sempre tiram as caixas de retorno do lugar.

Sds.
 
TB SOFRO COM ISSO ...

td santo culto eu tinha que arrumar os monitores no lugar...
ate q um dia eu nao arrumei!!! ai o pessoal do louvor começou a reclamar, eu falei o pq eles nao estavam ouvindo e depois coloquei no lugar, no final do culto eles disseram que estava ótimo.

ate agora os retornos nao sairam do lugar.
 
Já tive um caso extremo em que desmontei a caixa, parafusei-a no chão por dentro e pronto, meus problemas acabaram!

Mas sim, podem ficar em cima, no alto, direcionadas para o ouvido do músico. Se não reclamarem que ficou feio, o resultado sonoro da caixa em cima pode até ser melhor que no chão, onde em geral os retornos ficam direcionados para a perna ou outra parte do corpo, menos para os ouvidos.

Problema apenas se for usada com quem canta. O usuário tem sempre que usar o mic de costas para a caixa. Com a caixa no chão, costuma-se usar o mic em ângulo de 45º para baixo (mais natural), com a caixa em cima tem que usar 45º para cima!

Leia o artigo "Microfonia: como controlar este incômodo" e vai entender melhor sobre mics x retornos.

Mas eu não faria isso se a distância entre os músicos e as caixas de retorno for aumentar (que é o normal, você tem que escolher lugar no teto onde não fique feio). Se isso acontecer, pela "Lei do Inversos dos Quadrados" o volume vai diminuir, os músicos vão reclamar e aí o problema vai ser maior que antes.

Um abraço,

Fernando
 
Rapaz, a minha igreja antiga era um templo bem grande, e todo dia de manhã quando os irmãos faziam a limpeza eles tiravam o retorno do lugar. A minha idéia para não ter que ficar perdendo tempo arrumando seria passar uma fita marcando a posição dele no chão de modo que ele ficasse em cima da fita, assim os irmãos podiam limpar e tirar ele do lugar a vontade, só tendo que voltar ele para a marcação é lógico. Infelizmente não pude implementar isso, tive que ir para a igreja em um outro bairro. Acho que isso é válido para vc, a pessoa vai tirar a caixa do lugar, ver a marcação e acho que por bom senso colocar no lugar, certo?
Espero ter ajudado!
 
É, não tinha pensado na posição dos microfones em relação as caixas... no chão, os monitores ficam exatamente atrás para os microfones!

Acho que parafusar seria um extremo, mas colocar uma fita no chão pode ser uma boa!

Obrigado pelas sugestões!
 
Back
Topo