posso ligar power play com cubos dos instrumentos?

Gyulen

New Member
Olá a todos, gostaria de saudar a todos com a Santa e Gloriosa Paz do Senhor Jesus Cristo! Gostaria que dessem uma olhada no meu esquema:

Esquema para o P.A.:

Entra tudo na mesa→Saídas R e L da mesa→equalizador behringer FBQ3102, bandas 1 e 2→amplificador machine A3500, bandas 1 e 2→Caixas de P.A.(duas caixas da oneal, que ficam suspensas no teto)

Esquema para o retorno:

Mic s/fio shure sm58→canal 22 da mesa→auxiliares 3 e 4 (para o pastor ou dirigente se ouvir nas duas caixas de retorno)→equalizador behringer FBQ1502, bandas 1 e 2→
→compressor, bandas 3 e 4→amplificador oneal2300pseries, bandas 1 e 2→caixas de retorno 1, 2 e 3 (sendo a 2 de frente para o baterista, no canto da igreja);

Vocalistas 1,2 e 3→canais 1,2 e 3 da mesa→auxiliar3→equalizador FBQ1502, banda1→
→compressor, banda3→amplificador oneal2300pseries, banda1→caixa de retorno1 e 2 (como dito antes, a 2 de frente para o baterista, no canto da igreja);

Vocalistas 4 e 5→canais 4 e 5 da mesa→auxiliar4→equalizador FBQ1502, banda2→
→compressor, banda4→amplificador oneal2300pseries, banda2→caixa de retorno3;

Baixo→entrada 6 da medusa→canal 9 da mesa→auxiliar1→power play via1→caixa do baixo→fone do baixista;

Violão→entrada 7 da medusa→canal 10 da mesa→auxiliar2→power play via2→caixa do violão→fone do violonista;

Guitarra→entrada 8 da medusa→canal 11 da mesa→auxiliar7→power play via3→caixa da guitarra→fone do guitarrista;

Teclado→entradas 9 e 10 da medusa (estou tentando fazer o teclado ficar estéreo)→canais 25 e 26 da mesa→auxiliar8→power play via4→entradas direita e esquerda do teclado(não temos cubo para teclado)→fone do tecladista;

Inicialmente, quero agradecer a todos vocês aqui do fórum; o que tenho aprendido com vocês aqui não tem preço! Procurei em vários tópicos algum relacionado com ligação de pwer play em cubos de instrumentos (não sei se posso fazer isso) e não encontrei nenhum que sanasse minha dúvida, por isso esotu criando esse. Sou iniciante aqui do fórum (esse é o meu primeiro tópico) e penso em fazer o esquema mostrado acima para melhorar a qualidade do som da igreja de onde sou sonoplasta, principalmente para o retorno dos instrumentistas e vocalistas.
Bom, minha igreja tem um tamanho médio, prefiro não chutar as dimensões dela para não cometer erros grosseiros. Temos um púlpito de tamanho ideal, e a cabine de som fica na galeria da entrada da igreja. Com certeza o meu pastor não vai querer tirar a cabine de lá. Já tentaram invadir a cabine de madrugada, mas para a honra e glória do Senhor não conseguiram entrar na cabine e desistiram! Bom, a princípio vou fazer uma lista dos equipamentos que nós já temos e depois uma lista do material que pretendemos comprar.
Se vocês repararem, são 5 vocalistas e duas caixas de retorno para eles, por isso a caixa de retorno 1 fica direcionada para 3 vocalistas e a caixa de retorno 2 fica voltada para outros 2, acho que fica melhor para eles se ouvirem.

Já temos:

1. Mesa: behringer eurodesk SX3282, ela possui 32 canais e 6 auxiliares (na verdade são 8, mas até onde sei não dá para usar mais que 6 ao mesmo tempo);
2. Equalizadores behringer FBQ 3102 (usado para P.A.) e FBQ 1502 (usado para caixas de retorno);
3. Amplificadores Machine A3500 (usado para P.A.) e Oneal 2300P Series (usado para caixas de retorno);
4. Compressor Behringer MDXL 4600, com quatro vias de compressão; pretendo usar duas para P.A. e outras duas para caixas de retorno;
5. Microfones com fio da shure, muito bons e 1 sem fio da shure também (SM 58, não é o Beta), usado para o pastor, pregadores, solistas e dirigentes do culto;
6. Um fone de ouvido pra mim (LYCO LC PRO 200);
7. Uma guitarra, Um baixo, um teclado, um violão e uma bateria (peço desculpas, mas eu não verifiquei as marcas dos instrumentos, mas são muito bons);
8. Um cubo de baixo, cuja marca não me lembro, um cubo de violão da meteoro e um cubo de guitarra da marshall; pois é, não temos cubo para o teclado ainda. Todos os 3 cubos são bem potentes.
9. 4 caixas de retorno, sendo duas feitas por um irmão abençoado da nossa igreja, de qualidade igual ou até melhor que as outras duas caixas.
10. 1 direct box behringer DI 100 (não sei em qual instrumento usar ainda, mas se for preciso usar para mais algum outro instrumento ou mesmo para todos eles, pretendo comprar mais adiante).

Pretendo comprar:

1. 1 Power play da behringer, estou em dúvida se compro HA8000 ou HA4700;
2. 4 fones de ouvido Koss the Plug; sei que o porta pro seria melhor, mas não cabe no meu orçamento no momento rs;
3. Multicabo santo angelo de 8 vias, não para a medusa, mas para ligar os auxiliares às vias do power play, quero que o power play fique no púlpito para os instrumentistas regularem o próprio volume do fone;
4. Um bom aparelho de cd player para tocar os cds dos solistas e grupos, gostaria inclusive de saber o melhor cd player para igreja que custe menos de 1000 reais.

Juntando o que temos com o que pretendemos comprar, pude fazer o esquema acima.

A mesa tem auxiliares 1,2,3,4,5,6,7 e 8, sendo que o 7 e 8 parecem só funcionar se apertar o shift, que desativa os auxiliares 5 e 6. Acho melhor apertar o shift e usar os auxiliares 7 e 8, que posso usar como pré-fader. Os canais 1,2 são pré-fader, o 3,4,5 6 são pós, e o 7 e 8 posso escolher.
Quero usar os auxiliares 1,2,7 e 8 como pré-fader para o power play, não quero estourar o ouvido dos instrumentistas com o fone rs, e por isso vou ter que usar os auxiliares 3 e 4 (que são pós-fader) nas caixas de retorno (não é o ideal, mas vou tomar cuidado com isso).
No momento não temos condições de isolar a bateria, no caso seria o único instrumento independente da mesa e o baterista iria ouvir a equipe de louvor numa caixa direcionada pra ele, sem fones, como já havia dito.

Minhas dúvidas são:

1. Estou certo em usar os auxiliares como escrevi acima?
2. Dentro um custo benefício coerente, estou comprando os equipamentos certos?
3. Posso fazer essa ligação do power play (que vai estar no púlpito, não vai estar na cabine comigo) com os cubos sem o risco de queimar nem um nem outro? Como fazer essa ligação?
4. Uso power play HA8000 ou HA4700? Apesar do HA4700 ter as 4 vias, que parecem ser o suficiente, acredito que as vantagens do HA4700 serão supridas pelos cubos dos instrumentistas, não sei, gostaria de saber isso também(estou preferindo o HA8000, que tem mais 4 vias de sobra, caso me seja útil posteriormente);
5. Posso usar os fones da koss the plug? Não sei se seria o ideal para o HA8000, porque tem aquele lance das resistências mínimas de 100 Ω por fone, mas dizem que tem um ótimo isolamento;
6. Tem como mutar os cubos dos instrumentos pro púlpito, fazendo o som sair apenas para os fones e para as caixas de P.A.? A ideia é colocar um pouquinho de nada do som dos instrumentistas nas caixas de retorno para os vocalistas acompanharem, mas as caixas de retorno, com exceção da do baterista, são para os vocalistas, o pastor, os solistas com cd, os dirigentes e pregadores;
7. Se ao invés de eu comprar o multicabo santo angelo para ligar os auxiliares da mesa com o power play eu usasse fios elétricos, a qualidade piora?
8. Quais dos instrumentos (guitarra, baixo, violão e teclado) precisam do direct box? Como fazer essa ligação?
9. Essa ligação pro PA: mesa, equalizador, compressor, amplificador está correta? Ou coloco o compressor antes do equalizador?
10. Alguma sugestão para melhorar o esquema?

Agradeço pela paciência daqueles que leram, saiba que qualquer ajuda é muito bem vinda! Preciso de vocês, muito obrigado e fiquem na Paz de Jesus!
 
Re: esse esquema com power play é o ideal?

Primeiramente bem vindo ao SAV!
“Segundamente”, não precisa criar 3 tópicos para ser respondido!
Crie somente um no local adequado e aguarde as opiniões.
 
não li o tópico todo, mais vamos ver se é isso que você está querendo.

vou fazer umas perguntas, só me confirma e, pra ficar mais fácil, valeu

você tem 5 backs, Baixo, Violão, Guitarra, Teclado

Se for só isso mesmo, posso fazer um esquema de como ligar isso e ficar bem legar, sendo que, da seguinte forma, os músicos vão escutar a banda toda mixada e ter o volume individual do instrumento com a mixagem da banda e os backs com as mandadas de aux. independentes ( você manda para os backs o que você quiser ou o que eles querem ouvir)

com isso você vai precisar de uma mesa de 6 aux, o resto dos equipamentos vou precisar saber o que você quer fazer em termos de endereçamento para os fones, se é os músicos vai receber individual ou se os backs
 
É tipo isso, quero que só os instrumentistas usem fones de ouvido, sendo que cada um deles ouvirá toda a banda, inclusive os 5 vocais, mas tendo o seu instrumento mais alto que a banda no fone. Quanto aos vocalistas, acho que não iriam se adaptar aos fones agora, por isso deixarei duas caixas de retorno voltada para eles, também da mesma forma: jogarei um pouco de tudo(quase nada dos instrumentos) nessas caixas com a voz deles mais realçada. Reparou nas minhas perguntas no final do tópico? Se vc puder responder algumas daquelas dez perguntas que listei, principalmente se posso ligar o power play nos cubos dos intrumentistas sem risco de queimar alguma coisa, já seria uma grande ajuda. Quero comprar os equipamentos citados sem medo de jogar dinheiro fora. Fica na paz do Senhor amigo!
 
Para usar esse esquema, tem que ser o HA4700. O HA8000 não permite misturar o sinal que vem da mesa com o do cubo, ou é um ou é outro. Não há risco em ligar o instrumento direto no powerplay, mas pode ser que fique baixo o volume dependendo do instrumento, nunca testei.
 
Amigão, não pretendo misturar o som da mesa com o som do cubo no power play, vou jogar os sinais dos cubos nas mesas e aí sim da mesa mando tudo, inclusive o som que receberei dos cubos na mesa, para o power play. Isso dá certo? E outra coisa: não quero ligar o instrumento no power play, e sim o instrumento no cubo e o cubo no power play. E posso usar o Koss the plug como fone para os instrumentistas? Estou para comprar logo o power play, se vc me confirmar que não posso fazer isso que te expliquei agora com o HA8000, vou comprar o HA4700 mesmo; estava de olho no HA8000 por causa das 8 vias. E outra coisa, como faço essa ligação power play, cubos e medusa? estou pensando em ligar os instrumentos nos cubos, os cubos no power play,e do power play pras medusas e colocar os fones nos cubos, isso dá certo? Todos os insturmentistas vão ouvir todos (inclusive os vocais que não usarão o power play) com o fone ligado nos cubos?
 
Se cada instrumentista ligasse seu fone no seu cubo, só ouviria o seu instrumento, por isso quero ligar cada cubo em uma via do power play, sendo que o volume do cubo não sairia no púlpito, apenas nos fones e nas caixas de P.A., sendo nas ciaxas de PA tudo misturado. Também não vejo a utilidade dos cubos lá, mas acho que os intrumentistas não vão abrir mão deles, e no caso eles regulariam o som que querem ouvir no fone pela sua via no power play (que vai estar com eles e não comigo na cabine de som), e colocariam o efeito que quiserem, mais agudo, mais grave, mais treble, mais bass, pelo cubo que tem ao seu lado. Isso dá certo?
 
é exatamente o PHA8000 quando algum sinal é incertado no aux in, o sinal do master L e R é cortado automaticamente, vou fazer um esquema pra você com um PHA4700 e como você usa o teclado em estéreo vai ter que ligar 2 DIs um pra cada canal.

quais os cubos que tem saídas DIs ou direct out.

1. Estou certo em usar os auxiliares como escrevi acima? existem varas formas e ligações diferentes, então sua ligação pede ser assim
2. Dentro um custo benefício coerente, estou comprando os equipamentos certos? + / -, dentro do que você quer, vai precisar do só DI e do PHA
3. Posso fazer essa ligação do power play (que vai estar no púlpito, não vai estar na cabine comigo) com os cubos sem o risco de queimar nem um nem outro? Como fazer essa ligação? pra fazer a ligação dos cubos com o PHA, os cubos teriam que ter line out, mais não teria como ligar o PHA enviando o sinal para a mesa
4. Uso power play HA8000 ou HA4700? Apesar do HA4700 ter as 4 vias, que parecem ser o suficiente, acredito que as vantagens do HA4700 serão supridas pelos cubos dos instrumentistas, não sei, gostaria de saber isso também(estou preferindo o HA8000, que tem mais 4 vias de sobra, caso me seja útil posteriormente); o PHA4700 é mais indicado para fazer justamente esse tipo de ligação utilizando o aux. in
5. Posso usar os fones da koss the plug? Não sei se seria o ideal para o HA8000, porque tem aquele lance das resistências mínimas de 100 Ω por fone, mas dizem que tem um ótimo isolamento; eu uso os 2 modelos com fones porta pro da koss e não tenho problema, só tem que ser moderado na hora do envio de sinal
6. Tem como mutar os cubos dos instrumentos pro púlpito, fazendo o som sair apenas para os fones e para as caixas de P.A.? A ideia é colocar um pouquinho de nada do som dos instrumentistas nas caixas de retorno para os vocalistas acompanharem, mas as caixas de retorno, com exceção da do baterista, são para os vocalistas, o pastor, os solistas com cd, os dirigentes e pregadores; sim, com esse esquema cada instrumento vai ter seu volume independente, tanto no PHA quanto no cubo
7. Se ao invés de eu comprar o multicabo santo angelo para ligar os auxiliares da mesa com o power play eu usasse fios elétricos, a qualidade piora? vamos usar seu próprio multicabo, é só preciso ter 5 canais disponíveis (sobrando)
8. Quais dos instrumentos (guitarra, baixo, violão e teclado) precisam do direct box? Como fazer essa ligação? eu "eu" uso DIs em todos, nos DIs existem 2 canais outs, 1 de line e o outro já com o sinal balanceado (casador de impedância)
9. Essa ligação pro PA: mesa, equalizador, compressor, amplificador está correta? Ou coloco o compressor antes do equalizador? essa é umas das maneiras a ser ligado, você pode ligar pelo insert dos canais masters
10. Alguma sugestão para melhorar o esquema? sim

qual a mesa que vai ser usada

os cubos tem line out

quantas vias tem seu multicabo

responde essas 3 perguntas pra eu começar a fazer seu esquema, valeu
 
la na igreja eu uso a cubo do baixo (uma work) só pra apoiar o PHA4700 e uso em reuniões em que não usa o PA, e o cubo da guitarra (cubo fender) com um "retorno" para os ministros rsrsrrs, ainda não tirei, porque não quero dá uma de ruim foram muito caras rsrsrsrsrsrsrrs.

mais na hora do culto o volume é quase 0.
 
rs...é complicada a vida de sonoplasta né? não consigo agradar a todos rs.
A mesa que será usada é a behringer sx3282, ela não possui direct out, tem 32 canais, sendo 24 mono e possui 6 auxiliares, 4 pré e 2 pós (não é bem assim, mas posso fazer os auxiliares ficarem assim, 4 pré e 2 pós).
Se vc tiver tempo, gostaria que lesse minha primeira mensagem desse tópico, lá está muito melhor explicado e detalhado.
Vou verificar se os cubos têm line out na sexta feira.
Têm até mais que cinco canais sobrando na mesa, o problema é que contratamos um rapaz de fora que fez as soldagens na reforma do templo e ligou todas as vias do multicabo nas entradas da medusa. Mas não havia pensado nisso, vou ver se tem 5 canais sobrando "na medusa" e de lá mando pro power play o que acha?
 
na minha opinião, já que você vai usar as caixas, você deveria usar o sinal diferente, imagina, você perde um tempão pra pasar o som e um gaiato vai no cubo e desregula o som no qual levou um tempão pra regular, eu falo isso de esperiencia propria, acontecia isso na igreja onde trabalho o cara regulava o baixo e largava o aço no volume e o sinal no canal clipava direto, com o sinal diferente se o cara estrapolar você vai poder até desligar a caixa
 
estou terminando e amanhã te mando, farei com DIs separados, uns DIs que comprei e gostei mutio, simples barato e eficientes com um custo beneficio de R$70,00 cada na loja de um amigo aqui no rio.
 
R. Leal disse:
Se ha cubos no palco qual a utilidade do amp de fone? Desculpa mas nao consegui entender.
nao consegui entender²
Gambiarra das bravas... Se o cubo não joga volume para que cubo?
Compre monitores de fone individuais e faça algo descente...
 
Brigadão Alex Pereira, vc nao sabe o quanto está me ajudando! Tirou muitas dúvidas minhas respondendo algumas das 10 perguntas! Que Deus te abençoe!
Respondendo a última pergunta do pTjz, os cubos (já tenho os cubos, se não tivesse não iria comprar) lá só vão vão servir para os instrumentistas colocarem o efeito que desejarem, com recursos mais avançados do que num power play, inclusive jogando esse efeito pro P.A., e também para regularem seu próprio volume de fone no cubo sem ter que ficar andando pelo palco pra lá e pra cá regulando volume no power play. O único que nao tem cubo é o tecladista, mas os guitarrista, baixista e violonista têm.
Mas tipo, sou bastante leigo no assunto, quase tudo que tenho aprendido no som é com vcs aqui do site, o rapaz que entendia de som foi para outra igreja, e queria que o pessoal daqui me ajudasse a fazer o som ficar impecável com os recursos que tenho (listados na primeira mensagem do tópico) e mais o que pretendo comprar ou seja: power play (quase convencido que o HA4700 vai ser melhor que o HA8000, não sei ainda), mais os DI's para cada instrumento (acho que sendo 2 para o teclado para ficar estéreo) e 4 fones koss the plug (nao estou com dinheiro pra comprar porta pro e nem sei se o koss the plug vai funcionar). E talvez se precisar um multicabo (ou fios elétricos, se não alterar na qualidade da transmissão, queria que me ajudassem com isso também) só pra ligar os auxiliares ao power play.
 
Assim, sei que a realidade das igrejas quanto a estes investimentos são bem baixos...
Mais gostaria de fazer algumas resalvas.

1- Ao MEU ver a ideia dos cubos não é legal, pode dar certo? Sim, mais no final eles vão acabar é usando os cubos mesmo.
2- Se a ideia é cada um controlar seu volume use monitores individuais de fone como o powerclick.
3- Fones do tipo in ear não são feitos para serem compartilhados... Doenças podem ser transmitidas desta forma, ou compre fones do tipo externo ou peça cada membro para comprar seu próprio in ear.
 
"Assim, sei que a realidade das igrejas quanto a estes investimentos são bem baixos..."

Concordo com vc, mas até que pelos recursos que tenho disponível dá para fazer um bom som não acha?
Tudo bem que, a maioria dos equipamentos pro som, inclusive a mesa, são da behringer, mas isso não foi escolha minha, o rapaz saiu da minha igreja e deixou tudo na minha mão, eu não tive participação em nada na escolha dos equipamentos de som da igreja, as minhas primeiras escolhas são o power play, o fone e os DI's.

"2- Se a ideia é cada um controlar seu volume use monitores individuais de fone como o powerclick."

Concordo com vc, mas não tenho grana pra isso, tenho que usar os recursos que tenho em mãos, mas vc acha que se tirar os cubos tem como deixar o som dos instrumentos tão bons quanto como se tivessem com os cubos? É que os cubos deles tem alguns recursos que sao específidos para melhorar o som dos intrumentos, não sei se a mesa ou o power play dariam conta da ausência deles.

"3- Fones do tipo in ear não são feitos para serem compartilhados... Doenças podem ser transmitidas desta forma, ou compre fones do tipo externo ou peça cada membro para comprar seu próprio in ear.[/quote]"

Como são 4 instrumentistas a usar o fone (o baterista não posso colocar na mesa ainda), cada um terá o seu próprio fone. Só não sei se o koss the plug é bom pra isso, sabe me dizer?
 
O cubo vai servir de um MIXER, mais não quer dizer que o som será melhor ou pior.
Outra colocando grave/médio/agudo no cubo ele não mixará somente o fone, mais também mixará o PA caso você use o LINE do cubo para jogar o som na mesa, isso é péssimo pois ele vai mixar para o FONE não para o PA.
Outra, usando em linha com certeza o som não é o mesmo do AMP, você perderá em qualidade, a LINE não substitui um bom AMP, mais facilita muito sua vida ao mixar.

Quanto ao KOSS PLUG, ele é descente... Mais o baixista sentira falta de graves.
Para todo o resto é tranquilo, mais cai naquilo que falei, não aconselho ficar compartilhando este tipo de fone, mais se for fazê-lo tente sempre limpar BEM com álcool.

Mais meu conselho é tirar definitivamente o AMP do palco, só de te-lo ali e cara aos poucos começa a usar em volume baixo, e vai indo, esquece o fone em casa, rebenta e não compra outro, diz que não se adaptou e quando você ver está tudo como era antes.
 
"Outra colocando grave/médio/agudo no cubo ele não mixará somente o fone, mais também mixará o PA caso você use o LINE do cubo para jogar o som na mesa, isso é péssimo pois ele vai mixar para o FONE não para o PA."

Estou chegando a conclusão de que vou ter que tirar os cubos de lá, mas e se eu não usar o Line do cubo, que saída eu usaria para que a mixagem do cubo vá também para o PA?

Outra, usando em linha com certeza o som não é o mesmo do AMP, você perderá em qualidade, a LINE não substitui um bom AMP, mais facilita muito sua vida ao mixar.

Em linha vc quer dizer na mesa? Na mesa temos o amplificador da Machine e o equalizador da behringer, jogando para as caixas de PA que não lembro a marca mas é muito boa, vc acha que vou perder a qualidade jogando o som dos instrumentos na mesa?

Quanto ao KOSS PLUG, ele é descente... Mais o baixista sentira falta de graves.

Para todo o resto é tranquilo, mais cai naquilo que falei, não aconselho ficar compartilhando este tipo de fone, mais se for fazê-lo tente sempre limpar BEM com álcool.


Concordo com vc e já tinha pensado nisso antes, cada um terá o seu fone, e cada fone terá o nome do instrumentista colado nele. Qual fone mais barato que tenha um grave decente eu posso comprar pro baixista? Posso então comprar o Koss the plug para o tecladista, violonista e guitarrista?

Mais meu conselho é tirar definitivamente o AMP do palco, só de te-lo ali e cara aos poucos começa a usar em volume baixo, e vai indo, esquece o fone em casa, rebenta e não compra outro, diz que não se adaptou e quando você ver está tudo como era antes.[/quote]
Eles não levarão pra casa para não ter essa desculpe de que esqueceram, como cada fone terá sua identificação, eles podem ficar guardado comigo na cabine.
 
Back
Topo