Problema com Mesa Behringer MX9000

FLADEMIR

New Member
Por favor se algum puder me ajudar, comprei uma mesa Behringer MX9000, ao ligar-la não tive problema algum para testar o microfones só que percebi que quando eu toco e canto o som dá umas cortadas parecendo cabo com mal contato só que quando está apenas o microfone ligado isso não acontece alguem tem uma luz para me dar....
Aparelhos ligados a mesa: Mesa Behringer, duas potencias, dois equalizador, 4 caixas frontais e três retornos
Ah... alguém sabe como faço para ligar um nanoreverb da alesis nessa mesa????na minha mesa de som antiga uma ciclotom de 16 canais ela já vinha atrás da mesa insert effects com input e output e nessa eu não tenho nem noção como se liga isso obrigado......
 
Olá Flademir,

desculpe a demora em responder.

A MX9000 é a mesa top de linha da Behringer, pensada para estúdio. Mas, como toda Behringer, ela tem suas manhas.

Alemanha é um país de estradas excelentes, energia super limpa e estável e clima seco e frio. Os equipamentos são projetados, aprovados e testados lá, e não em um certo país de estradas esburacadas, energia super suja e totalmente variável, clima quente e muito úmido.

Assim, a primeira providência é providenciar um estúdio com um bom no-break e ar-condicionado para o equipamento. Aliás, esse seu problema de som cortando acredito que tenha tudo a ver com eletricidade.

Também atente para o fato de que os produtos da Behringer são fabricados em várias versões de fontes. Em vez deles terem produtos 110V/220V como a maioria aqui no Brasil, eles fazem produtos somente 230V, para o mercado Europeu, e somente 110V para o mercado americado (e, de quebra, brasileiro). Existem uns raros produtos (as SL2442FX) que são bivolts, na verdade 100~240V automático, no caso desta mesa.

Certa vez comprei um FQB-1502, um eq, que quando ligado e mais exigido deu problema semelhante ao seu. Só depois de pesquisar notei a besteira que fiz: comprei um produto 230V e liguei na rede 110V. Comprei usado, e só assim descobri que o cara trouxe de fora, de um país próximo, ali do lado do Paraná. Hoje o aparelho funciona perfeito, mas tenho que carregar um transformador 110V - 220V.

Agora, entendo que isso acontece em todos os canais. Se só acontece com um ou outro, é defeito.

Quanto ao fato de você ligar um módulo de efeitos, andei lendo os manuais. O em português não tem nada, desista. No manual em inglês, muito bonzinho, ele fala o seguinte:

Item 3.5 - página 10 final e início da 11 - Existem 6 auxiliares (4 utilizáveis por vez), que podem ser marcados como Pré ou Pós. Atente:

"For almost all FX Send purposes, you will want auxes to be post fader"

Ou seja, para módulos de efeito, deixe os Auxiliares como Pós Fader.

Na página 24, você tem os desenhos dos conectores de saída dos Auxiliares, por onde você vai enviar o som para o módulo, e os conectores de Aux Return, por onde o som vai voltar do Nanoverb para a mesa.

Na página 17 você tem a seção master dos Auxiliares e na página 18 você tem a seção de master e endereçamento dos Auxiliares Return.

É basicamente igual ao que existe nas mesas de qualquer marca, inclusive na Ciclotron. O detalhe é que a Ciclotron usa os diretamente as funções: Aux Mon 1, Aux Mon 2, Aux Mon 3 (saídas de monitor 1,2,3), Eff 1, Eff 2 (saídas para efeito 1 e 2), enquanto a Behringer (e muitos outros fabricantes internacionais) usam o nome original, Aux Pré (para monitor) e Aux Pós (para efeito). Mas a lógica é a mesma.

Um abraço,

Fernando
 
Fernando Obrigado pelo sua dica, mas não entendi apenas um detalhe, porque esse problema não acorre quando quando está ligado apenas o microfone?
 
porque esse problema não acorre quando quando está ligado apenas o microfone?

Um mic + um instrumento demanda maior "esforço" (mais energia) que apenas um mic.

Mas quero aproveitar para pedir uma melhor descrição do problema. A mesa é nova? Comprada no Brasil original Equipo ou "importabando"? Você tem 24 canais mas só está usando 2 (mic e instrumento)? Já testou em outros canais?

Eu posso usar essa mesma lógica de ligação do nanoverb para ligar os equalizadores?

Não. Auxiliares são feitos para Monitor (Pré) ou Efeitos (Pós). Equalizadores devem ser insertados (via conector de Insert, existente em cada canal ou nos subs ou no Master).

Um abraço,

Fernando
 
FERNANDO

só uma coisa kra

sobre o FBQ1502 que vc falou sobre a tensão, que vc usa um transformador 110V>220V..

quando eu comprei um aqui pra igreja, no PY, eu pedi em 110V, então o vendedor pegou uma chave de fenda, abriu o equalizador, e simplesmente mudou a voltagem mudando um simples fio no transformador interno...

não consigo te explicar direito as cores dos fios alterados, mas simplesmente tem um fio solto e isolado na parte do transformador, que ele substituiu pelo que estava no transformador...

sugiro vc a estudar um pouco sobre isso abrindo o equalizador, e fazer essa troca, que vai diminuir o peso de um transformador no seu equipamento...
qq coisa posso abrir o meu e te dar alguns detalhes sobre isso

Abraço
Rodrigo
 
Eu já tinha pesquisado isso.

Parece-me que os transformadores são únicos mesmo, servem tanto em 110V quanto em 220V, é basicamente a mudança do fio. Só que não mexo com isso, logo preferi comprar o transformador, que apesar de barato (20,00) é mais um trambolho.

O MarceloCavic já mexeu com isso, já trabalhou em empresa de montagem de transformadores. Ele talvez possa dar uma luz técnica sobre isso.

Mas vou adorar a idéia de me livrar de 1kg. Minhas costas agradecem, antecipadamente. Se puder abrir o bicho e tirar algumas fotos, implemento isso logo.

De qualquer forma, pode ter certeza: não foi produto comprado via importadora oficial, Equipo, e sim por outras vias.

Agradecido,

Fernando
 
ok
vou ver se consigo um tempinho essa semana, abro ele e tiro umas fotos e te explico certinho o procedimento

Valew
Rodrigo
 
Back
Topo