Problemas com acústica ao ar livre

Caro Paulo,

Os graficos que pedi para serem anexados (CADP2) dizem respeito apenas e tão somente a uma possivel visualização do qto iria "sobrar" de volume na area do viznho em condições absolutamente ideiais.
É muito mais facil ter uma noção VISUAL do que uma meramente NUMERICA. Foi essa a UNICA intenção dos graficos.

O problema do nosso amigo é pasivel de ser resolvido SIM, mas às custas de um investimento inversamente proporporcional ao que nosso amigo EVENTUALMENTE se dispoem a gastar.

Uma concha acustica seria inclusive um agravante para o problema, visto que mesmo com o uso de sub-scardioides, caixas altamente direcionais (POINT AND SHOOT), considerando-se a ação do vento, do silencio do local e todo o resto, ainda iria sobrar uma coisinha no vizinho ...

Qto ? Bem basta fazer as contas basicas, levando-se em consideração que não são raros volumes na casa de 125 dB A a cerca de 2 mts do PA em raves e congeneres, e a tendencia é de aumentarem (ou tentarem) o volume até a capacidade maxima dos amps ou DESTRUIÇAO dos disjuntores.

Abs
 
Paulo Lima,


Seja bem vindo ao SAV.


Primeiramente, entendo que este seja um fórum de discussão de idéias, resolução de dúvidas e, na medida do possível, proposição de soluções.

O SAV é, na verdade, uma excelente ferramenta de aprendizado.


Agora ... observe:

Arq. Paulo Lima disse:
Olá Eton ... Espero não estar respondendo muito tarde.

Quando li isto ... achei que você nos proporia algo interessante.

Entretanto, ao longo de seu post, foram enfatizados problemas, problemas e mais problemas.


Inclusive, você admite isto neste trecho:

Arq. Paulo Lima disse:
Meu caro Eton, sei que te trouxe mais preocupações do que soluções


Em relação a este trecho:

Arq. Paulo Lima disse:
Existe muita lenda nesse campo de acústica e creio que a única pessoa capacitada para te dar informações seja um Profissional experiente em Condicionamento Acústico.

Creio que você encarou as contribuições dos membros como "lendas".

Entretanto, existem entre nós profissionais extremamente capacitados.


Neste tópico, tivemos a contribuição (entre outros) do Ullmann.

Te aconselho dar uma lida neste artigo:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=228



Arq. Paulo Lima disse:
E para concluir, esses gráficos feitos no EASE ou no CADP2 não vão te ajudar em nada porque não estão levando em consideração os fatores que já mencionei.

Aqui você brincou ...



Arq. Paulo Lima disse:
PS.: Qualquer coisa me manda um e-mail ***** terei o prazer de responder!

Pelos mesmo motivos expostos acima, sugiro que você compartilhe suas idéias com todo o fórum.

Também teremos prazer em aprender através de suas contribuições.


Abraço!
 
Em primeiro lugar me desculpem acho que fui mal compreendido, ou me expressei mal ou eu fui arrogante no texto? PERDÃO em qualquer dos casos ou em todos eles!

Então vou tentar escrever melhor...

LUCAS, realmente eu sabia que não estava dando nenhuma solução, porque os dados sobre tudo é muito pouco a única coisa que temos é um terreno e uma casa a 200 mts. Seria interessante saber o relevo, o local, direção dos ventos coisas desse tipo entende? Trata-se de um situação extremamente dificil, mas não impossível! E quando eu falei sobre lendas na acústica, o profissional de acústica sabe do que eu estou falando, não se refere a nenhum informação dada neste tópico até porque no inicio do texto eu disse que havia lido as contribuições e, no geral, estavam corretas. E li sim a contribuição de Ullmann a melhor e mais sensata (por favor não diga que eu achei as outras insensatas). E tenha certeza eu não brinquei com os gráficos, mas graças a Deus Ullmann respondeu e ele entendeu o que eu falei, o gráfico foi feito em condições favoráveis, ou seja a situação lá pode ser bem pior!!!! Quanto ao meu e-mail já retirei, me desculpe é que eu demoro muito para acessar o forum!

Olá Caio, você abordou uma questão interessante, totalmente teórica, mas importantíssima para aprendermos os termos técnicos. Os termos Tratamento, Condicionamento e Isolamento não estão relacionados com recintos abertos ou fechados e sim com a atividade praticada. Deixa eu explicar se Eton conseguir a queda da intensidade sonora através da barreira acústica ele estará fazendo um isolamento acústico através de barreiras acústica de ruído aéreo urbano. Se você quiser evitar que o ruído saia de um recinto fechado também é isolamento. Condicionamento é dar determinado tratamento ao ambiente de forma que ele atenda ao conforto acústico a que se destina, seja ele externo ou interno. Mas termos técnicos são tão chatos que nem os teóricos de acústica se entendem. Agora o termo "tratamento" é que geralmente é usado errado no lugar de condicionamento... Mas como eu disse muda de teórico pra teórico!

Agora eu não sei se devo responder a "carlosecg" ele tá brincando né?? Caso não esteja eu vou ter que responder... mas só pra não perder o ritmo quando foi que eu disse que não havia profissionais aqui??? Acerca da legislação não falei nenhuma idiotice e sei o que estou falando, e quem trabalha com auditoria sabe o que eu estou falando tb. E só para concluir obrigado por me informa sua formação!

Vamos a problema real agora...


ULLMANN, eu te entendo perfeitamente e imaginei que tinha sido essa a intenção dos gráfico, mas nó sabemos que ela não é real. Se em condições favoráveis "o negoço" lá já esta ruim, imagine quando levar em consideração a real situação. Eu concordo com você que a melhor situação seria encapsular a festa e resolver o problema logo na fonte. Tb concordo "em termos" que uma concha acústica poderia intensificar o problema principalmente porque eu estou achando que o vento está soprando para a casa incomodada, apesar dele não deixar claro isso.

Mas caso não seja essa a direção do vento eu penso que poderia melhorar sim, veja se você concorda comigo: se ele fizer a concha ele tende a direcionar o som para o público isso se ele utilizar o revestimento correto, a forma correta da concha, o sistema se sonorização correto e fazendo isso ele tende a diminuir a intensidade do som na festa sem perde a qualidade, como ele mesmo falou que está chegando a 55 dB na casa do vizinho (crendo que foi medido corretamente com as distancias legais respeitadas e na intensidade normal de uso) então teremos apenas um problema de 10 a 15 dB para atenuar. Apesar de que eu acredito que não importa o dB incômodo é incômodo principalmente no sossego da chácara que até um grilo incomoda. Mas como ele não vai parar, pelo jeito, então é melhor tentar atenuar... e esperar a polícia! kkkkkkkkkkk

Outro fator que é muito interessante é o relevo que foi mencionado ele tende a ser também uma barreira acústica que parece que tem 5 metros, dependendo do caso (dependendo muito do caso) uma remoção de terra também poderia ser utilizada para ganharmos mais uns dois ou três metros de barreira... gosto de trabalhar com plantas de terreno... ficar só imaginando a situação é muito ruim.. nem que fosse um google hearth... kkkkkkk Mas só um estudo mais profundo poderia ver a viabilidade da remoção de terra (custo x benefício)

Certa vez em um caso parecido, antes de fazer qualquer coisa ligamos o som e marcamos os decibels e conversamos com o incomodado e perguntamos se aquela intensidade o incomodava, ele disse que sim realmente estava acima do aceito e fomos baixando até chegar no nível aceito e ele concordar que naquela intensidade poderia funcionar e marcamos um tempo de funcionamento. Feito isso marcamos quanto o vizinho permitiu chegar em sua residência e trabalhamos para atenuar o déficit. O reposicionamento das caixas, do palco, e diminuição da intensidade do som foram essenciais para o sucesso do projeto, além do uso de um pequena concha acústica em argamassa armada para direcionar o som para a platéia permitindo baixar a intensidade sem perder a qualidade. Nesse caso venceu o diálogo, em acústica existe um ramo mais difícil de lhe dar: a PSICOACÚSTICA!!! Vai por mim, um radiozinho de pilhas, as vezes, incomoda pra caramba.

Agora, porque eu não abandonaria o caso? primeiro porque eu não estive no local e nem vi uma planta do terreno... também Porque existem casos de barreira acústicas que atenuaram mais de 40 dB isso numa distância menor de 200 metros e numa pequena altura. A europa, os Estados Unidos, a Austrália estão cheias de barreiras acústicas de acrílico que atenuam 35dB utilizado em grandes rodovias (>80dB) que cortam áreas residenciais (<55dB), aqui no Brasil também colocaram essas barreiras mas com motivos acústicos meio duvidoso. Mas se for bem projetado e como eu disse no outro texto (não no intuito de desmerecer ninguém como insinuou nosso amigo) não por um arquiteto nem por um engenheiro de som... mas pelos dois juntos porque tanto o projeto quanto o sistema de som são importantes principalmente neste caso!

Espero dessa vez ter contribuído com alguma coisa...

E A TODOS obrigado pela recepção calorosa!

A Ullmann um agradecimento especial por ter sido extremamente profissional em sua resposta.

Paulo Lima
 
Paulo Lima, na sua primeira resposta tive a impressão de que estava desmerecendo os comentários para vender o seu peixe. Então peço desculpas se tive uma impressão errada.

Arq. Paulo Lima disse:
Agora eu não sei se devo responder a "carlosecg" ele tá brincando né??
Bom, você é novo no fórum. Procure minhas mensagens e veja se estou aqui apenas brincando. Em nenhum momento ofendi ou denegri a sua pessoa, e por esse motivo não vou aceitar que faça isso comigo. Se você não concorda com alguma coisa que falei, argumente. "Ele tá brincando" não serve.

Arq. Paulo Lima disse:
quando foi que eu disse que não havia profissionais aqui???
A sua resposta deu a entender isso. Não fui o único com essa impressão:
Lucas Braga disse:
Creio que você encarou as contribuições dos membros como "lendas".

Entretanto, existem entre nós profissionais extremamente capacitados.
Você mesmo reconheceu:
Arq. Paulo Lima disse:
Em primeiro lugar me desculpem acho que fui mal compreendido, ou me expressei mal ou eu fui arrogante no texto? PERDÃO em qualquer dos casos ou em todos eles!

Mas estou aqui para discutir ideias, e da minha parte esse assunto de cunho pessoal encerrou aqui.



Arq. Paulo Lima disse:
Acerca da legislação não falei nenhuma idiotice e sei o que estou falando
Muito bem. Eu também sei o que estou falando. Temos legislações especificando o nível máximo de ruído permitido de acordo com a zona e o horário. Não é um critério subjetivo, do tipo "me incomodei com o som, tenho o direito de reclamar". Posso colocar mais uma vez para todos do fórum algumas leis que tratam desse assunto. Não conheço nenhum município que tenha uma lei dessa forma, sem critérios objetivos. Caso você tenha algum por favor coloque aqui que reconheço que errei.
 
Paulo,

Com relação às barreiras acusticas utilizadas em rodovias, especialmente na Europa, cabe lembrar que elas são eficientes para o espectro do ruido (trafego) para o qual forma projetadas. O principio das mesmas tambem aplicado à ferrovias, por sua vez não tem a mesma eficiencia, justamente em razão do conteudo espectral do ruido em questão (ferrovia).

E no caso de musica a coisa fica um tantinho diferente, existem liocais utilizados para shows e aperesentações de orquestras que praticamente não incomodam aquela senhorinha de 102 anos que mora ali ao lado, mas no momento em que se resolve fazer uma RAVE nos mesmos locais a coisa muda completamente de figura, pois ai o problema é grave, literalmente, e no caso do nosso amigo a essencia para ser exatamente essa, musica eletronica ou no minimo com um conteudo mais parrudo nas baixas frequencias ... Nessa situação não há muito o que se faze, sem que se gaste uma boa grana ...

Abs
 
Olá, pessoal.

Primeiramente desculpe por retomar este tópico tão antigo, mas a situação que ocorre é a seguinte:
No passado, acabamos desistindo de resolver o problema e buscamos outro local. Depois de meses conseguimos um local que nos atendia perfeitamente.
Estamos funcionando por anos sem incomodar ninguém.
Porém há alguns meses foi iniciada a construção de um condomínio próximo (de novo, uns 200m...).
Então desta vez eu gostaria de contratar uma empresa para avaliar a nossa situação, porém não conheço nenhuma que seja da nossa confiança e temos medo de cair na mão de alguma empresa com pouca experiência ou com propostas milagrosas. Não queremos ir pelo caminho que fomos no passado.
Gostaria de algumas indicações de empresas da cidade de Curitiba que algum de vocês conheça pessoalmente, e que acredite ser confiável para avaliar o nosso caso, que é muito similar ao início do tópico.

Novamente, obrigado pela atenção de vocês.
 
Olá Eton. Bem-vindo de volta.

Comece procurando nesse tópico: http://somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=3101
 
Plante árvores em volta da área que vc realiza o som, de antemão faça uma projeção pra 5 anos, e o mais importante, faça amizade com o visinho. Daqui a 5 anos me diga se alguém tem som melhor que o seu na região.
 
Back
Topo