Problemas com acústica ao ar livre

eton2

New Member
Olá, pessoal.

Estamos com um problema complicado de resolver e gostaria de algumas dicas que ajudassem e minimizar as nossas dificuldades.

Temos uma chácara de eventos e frequentemente recebemos festas com som profissional em altíssimo volume, em torno de 100dB, o que acaba trazendo problemas com um vizinho localizado a 200 metros da chácara.
Então precisamos tentar construir algum tipo de parede que reduza o volume de som em direção a esse vizinho.

Nos deram duas idéias (nenhuma dada por engenheiro de som, somente amigos):

1- Montar uma espécie de parede com containeres de água ou areia e colocar espuma de alta densidade nas frestas que sobrarem.
Encontrei os tais containeres e eles tem 1m x 1m cada e são de plástico com uma grade de metal em volta.
A parede teria aproximadamente 30m x 4m e ficaria no fundo do palco, com o som direcionado para o lado contrário do vizinho.

Pergunto:
A água realmente segura o som? A areia também teria essa capacidade?
O grave que sai para trás das caixas é menor do que o grave que vai pra frente ou ele sai com a mesma força para ambos os lados?

2- Colocar o sistema de som com as caixas de frente umas para as outras (4 caixas de grave e 4 de médio/agudo), em distância de 17m uma da outra, em forma de X, de forma que a pista fique dentro dos limites das caixas de som.
A explicação foi que nessa distância, as ondas sonoras chegariam no centro e ali seriam canceladas, de forma que o som entre as caixas seria normal e quando chegassem no meio, morreria, o que diminuiria o som para o vizinho.

Não temos muito conhecimento do assunto, mas precisamos diminuir o som pro dito cujo do vizinho, senão a coisa vai começar a complicar pra nós....rs
Esqueçam acordos com o vizinho ou tentar fazer algo na casa dele pra reduzir o impacto do som, lá a gente nem pode pisar que já vem chumbo.

Eton
 
Seja Bem Vindo ao SAV Eton,

Amigo,

eton2 disse:
Temos uma chácara de eventos e frequentemente recebemos festas com som profissional em altíssimo volume, em torno de 100dB, o que acaba trazendo problemas com um vizinho localizado a 200 metros da chácara.
:shock: 200m e ainda estão encomodando??? Simplesmente É SOM DEMAIS!!!
As caixas podem estar mal posicionadas e vc's podem estar disperdição energia sonora, muito provavelmente em direção a casa do vizinho! :roll: Reveja o posicionamento das caixas. Depois disso tente baixar o som e trazer o público mais pra perto (se é que não já tem algum doido com os ouvidos colados em caixas produzindo mais de 100dB :roll: )
Nos deram duas idéias (nenhuma dada por engenheiro de som, somente amigos):
1- Montar uma espécie de parede com containeres de água ou areia e colocar espuma de alta densidade nas frestas que sobrarem.
Encontrei os tais containeres e eles tem 1m x 1m cada e são de plástico com uma grade de metal em volta.
A parede teria aproximadamente 30m x 4m e ficaria no fundo do palco, com o som direcionado para o lado contrário do vizinho.
:shock: :shock: :shock: Amigo, sua conta de água vai ser uma loucura!!! Você não deu a outra medida do container, mas pelas minhas contas vc vai gastar ai uns 80m³ de água!!! OBS: NÃO ERRE O LOCAL DOS CONTEINERS!!! Vai ser um pouco difícil movimentar 80 toneladas de água dos conteiners! :shock:
Eton, Procure solução profissional. Vc poderá ter soluções mais práticas (e mais leves) e com certeza com mais eficiência.
O resto do pessoal deve chegar logo mais ai com opiniões valiosas.
Abraços,
 
eton bom dia, da uma olhada nesses artigos derrepente irão te ajudar.
A "Lei dos Inversos dos Quadrados" e o Áudio
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148</a><!-- m -->

sobre cancelamentos:
viewtopic.php?f=5&t=3877

vc já cogitou a possibilidade de diminuir a quantidade de caixas e faça o que o Túlio disse já deve melhorar bastante.
 
É verdade Gabriel, nem tinha me apercebid disso...

Segundo a Lei dos Inversos do temos uma "perda" de 3dB toda vez que dobramos a distância. Como o vizinho fica a 200m teríamos ai uma diferença de quase 30dB do local da festa pra casa do vizinho.

Será que não ta chegando os 100dB que ele disse na casa do vizinho??? :shock: :roll:
 
Túlio talvez nem tenha tanto som assim, o problema e que zona rural e pouco ruidoso então vc escuta o som muito longe mesmo sem colocar muito SPL, ainda mais em campo livre...

O ideal seria medir a pressão sonora na casa do vizinho para se ter uma ideia de quanto precisamos atenuar.
O primeiro passo e rever as inclinações das caixas, posicione de forma que cubra somente o lugar do evento.
Não monte o palco de frente para a casa do vizinho.

O mais dificil de segurar são os graves por ser ominidirecionais.
Em ultimo caso, a opção sera construir uma barreira entre a parte de traz das caixas e a casa do visinho.
Minha sugestao e que faça uma parede dupla, no espaço entre as paredes coloque um desses materiais:
Lã de rocha, lã de vidro ou manta acrilica.
Caso seja duas paredes de tijolos, acho que pode usar areia entre as duas.

Mas não espere muita coisa, pois o som da a volta na parede.

Túlio Nóbrega disse:
Segundo a Lei dos Inversos do temos uma "perda" de 3dB toda vez que dobramos a distância.
3dB caso seja usado Line Array.
Sistema convecional 6dB a cada dobra de distancia.
 
Olá gente,

primeiro, só para corrigir, a perda causada pela aplicação da Lei dos Inversos dos Quadrados é de -6dB a cada dobra de distância.

Tem uma fórmula para isso, citada lá no artigo, mas vou demonstrar de outro jeito aqui:

Se temos 120dB a 1 metro de distância, então temos:
114dB a 2m
108dB a 4m
102dB a 8m
96dB a 16m
90dB a 32m
84dB a 64m
78dB a 128m
A 250m teríamos 72dB, então vou considerar 75dB a 200m.

Veja então: a queda, dada pela distância, é de 45dB. (120-75). Ora, sabendo desse problema, o correto é atuar da seguinte forma:

- ver o que é razoável de volume medido na casa do vizinho. Como para ele provavelmente 0dB seria o ideal, o bom mesmo é estudar a legislação, ver o que se aplica.

Imaginemos que o limite legal seja de 55dB, medido na casa dele. Então 55+45 = 100dB medidos a 1 metro da caixa de som. Um bom valor para quem entende de som, não produz fadiga auditiva, etc, etc, Mas, na prática, o pessoal vai reclamar que está baixo...

Eu acredito que duas simples ideias podem ajudar e muito:

O grave que sai para trás das caixas é menor do que o grave que vai pra frente ou ele sai com a mesma força para ambos os lados?

Sim, uma das ideias é fazer com que as caixas de som estejam de costas para os vizinhos. Os médios e agudos são muito direcionais, então só o que vai chegar no vizinho serão os graves. Ok, os graves vão incomodar também, mas vão incomodar MENOS, BEM MENOS.

Isso vai exigir mudança do palco, mas não é tão complicado de fazer.

Outra ideia é plantar muitas árvores entre sua casa e a do vizinho. Árvores de vários tamanhos. Vão atuar como dispersores de som, atenuando o som.

Também não é complicado de fazer, mas vai levar anos até as árvores crescerem.

------------------------------

Quanto ao muro, conteiner, qualquer coisa, pode ser feito, mas tem que ter 17m de largura por 17m de altura. Já imaginou? 17m de altura = prédio de 6 andares!!!! Isto porque é a medida a partir da qual as ondas sonoras não conseguem mais "dar a volta" no obstáculo.

Como isso é impraticável, construa pelo menos uma parede atrás das caixas, também vai ajudar.

-----------------------------
A solução, acredito, será uma série de fatores em conjunto:

- Abaixar o volume
- Mudar posição do palco e das caixas
- Construir muro atrás das caixas
- Plantar muitas árvores entre seu local e casa do vizinho.

Mas existe um porém nisso tudo: seu vizinho pode estar tanto reclamando do som quanto da quantidade de pessoas que frequentam o lugar. Ele usa o som como motivo para brigar. Acho que a melhor solução é comprar o terreno dele!

Um abraço,

Fernando
 
Eton

Conforme a localização da tal chacara, so existe um conselho : Desista das festas em alto volume !

Até existem soluções para seu problema, mas nenhuma delas é barata, e o complicomentro é que conforme a prefeitura do municipio onde estiver localizado a necessidade de se adequar à NBR 10.151 é muito alta.
No momento em que vc cair na classificação de :

Area de sitios e fazenda : Diurno 40 dB / Noturno 35 dB

Simplesmente não existe escapatoria, multa, interdição e sei la o que mais.

Considerando as regiões de São Roque / Ibiuna / Cotia e se houver denuncia, vc esta lascado. Portanto vc pode :

1 - Diminuir o volume
2 - Construir um salão

Não há paliativos no seu caso.

Abs
 
Em tempo :

O unico consolo no seu caso, é que dados os valores envolvido 40 e 35 dB o nivelç de SPL tera que ser o mesmo tanta a um metro da porteira da sua chacara, quanto na porta de seu vizinho ou no quarto dele, ou onde ele peça para que aconteça a medição.
 
Numa área urbana, os ruídos externos são altos, já numa área rural, qualquer barulhinho é mais perceptível. Nossa igreja tem um sítio para eventos num lugar muito silencioso e de longe agente escuta uma conversa comum entre 2 pessoas. Uma vez agente estava montando um som num galpao neste sítio para um culto no dia seguinte e depois um amigo que estava em uma reunião a uns 200 metros disse que escutava nossa conversa. E um grupo de amigos conversando tem em média 55 dBs.
 
O pessoal já falou muita coisa. Em área rural o ruído de fundo é muito baixo, e uma intensidade sonora de 100 dB é percebida de forma diferente do que em um centro urbano.

Mas veja bem. Se o local é aberto, construir uma parede não irá mudar muita coisa. A onda sonora sofrerá difração e chegará ao vizinho. Atenuada, mas chegará.
4e71e018ccd0d7216a1ddbb155c95241.jpg

d5b9a6cfd9faa428c324b3d0935f8787.jpg


Para manter em local aberto, acredito que a solução é volume mesmo. O problema é reduzir a intensidade sonora quando já estão acostumados com som alto.

Mas estou supondo que o terreno seja de certa forma regular. Dependendo da geometria, soluções diferentes.
 
Bom pessoal, em primeiro lugar agradeço e muito porque é a primeira vez que posto aqui e fiquei surpreso com tamanho interesse e envolvimento de vocês. Só aí já me valeu a postagem.
-Lendo todas as idéias e encaixando na situação atual que é:
-Se reduzir o som, temos reclamações do público;
-O limite no município para meio rural é 45dB;
-Verifiquei novamente e o som produzido na base da caixa é de 120dB de máxima;
-O som que incomoda ele são somente os graves mesmo e o volume que chega lá é muito baixo, mas ao longo do tempo, ele se irrita;
-O vizinho não vende o terreno e não gosta de festa...;

Então pensamos no seguinte, observando as dicas aí:
-Montamos o palco de costas para o vizinho, encostado em um morro que deve ter uns 5 metros de altura (num aclive de uns 40 metros até chegar nessa altura e começar a descer no sentido do vizinho);
-Atrás do palco montaremos uma parede de concreto em formato de concha acústica, curva em cima e dos lados (pra isso vou buscar pessoal especializado aqui, inclusive pra definir que materiais colocar de revestimento, se for necessário);
-Os cubos d´água também serão decorativos (consigo água lá praticamente gratuita e temos uma empilhadeira disponível de um amigo, porém lembro que a água só entra quando o cubo está na posição correta), com iluminação interna ligada numa mesa DMX, então eles ficarão entre a parede e as caixas (o que acredito que vai segurar ainda mais o grave);
-O máximo de tamanho que posso colocar nessa parede ou concha, é de 18m x 4m de altura, devido à algumas outras limitações, mas nesse caso acho que o som só passaria por cima e ainda assim diminuido pela curva (ou não? isso já é opinião minha...rs)
-Para frente o som pode ser em qualquer volume, porque temos a primeira residência há mais de 1Km, com floresta e morros na frente;
-Mudaremos também a entrada de acesso à chácara, para diminuir a quantidade de carros passando em frente à cada dele (posso desviar o trânsito para o outro lado da estrada que tem saída lá.

Pergunto:
-Com a concha, eu conseguiria diminuir o volume do som e mesmo assim manter o volume em frente ao palco, devido ao formato da concha?
-O ideal seria uma concha de concreto, densa, ou com blocos vazados no meio, pra ter ar por dentro?

Um abraço,
Eton
 
Pergunto:
-Com a concha, eu conseguiria diminuir o volume do som e mesmo assim manter o volume em frente ao palco, devido ao formato da concha?
-O ideal seria uma concha de concreto, densa, ou com blocos vazados no meio, pra ter ar por dentro?

A concha vai atrapalhar seu sistema de som principalmente se faz shows, pois uma superficie concava tende a concentrar o som reletido.
A lei da massa diz que quanto maior a massa, maior o isolamento. Isso que dizer tambem que vai gastar mais, porem podemos usar materiais mais eficientes entre as paredes aumentando a absorção. Por exemplo em uma parede de tijolos vc constroi uma de drywall na frente usando lã mineral entre as duas, assim vc aumenta o rendimento e diminui a massa (peso).

Logo logo o pessoal aparece ai para confirmar e ate postar uns desenhos
 
Em relação à concha, não conheço o suficiente para poder opinar.

O vizinho fica atrás do morro? Então paredes ou qualquer outra barreira para o som simplesmente não terá quase efeito nenhum. Mas, claro, posso estar enganado. É apenas uma suposição baseada no pouco conhecimento que tenho, e sem fazer uma análise mais completa.

Sendo assim, concordo com o Ullmann. Para manter o evento em ambiente aberto, tem que reduzir o volume. É mais barato e mais eficiente do que qualquer obstáculo para as ondas sonoras.

Off: Ainda bem que você não é meu vizinho :D Eu entendo a posição dele, morando em área rural eu ia querer sossego mesmo.
 
Sinceramente, em se tratando de area rural, não insistiria em paliativos. Ou faria um local fechado ou trabalharia em volumes mais baixos.
Abs
 
Ullmann,

Se ele virar o palco de costas para o vizinho, e usar, quem sabe, uma configuração de sub cardióide, poderia ajudar nessa situação ? (já que o problema é com os graves, além de diminuir um pouco o volume, claro)

Abraço.
 
Christian
O maior problema nesse caso são os valores maximos permitido / recomendados pela norma :
Diurno : 40 dB
Noturno : 35 dB
Curva A

Nada que ele venha a fazer vai ficar dentro do permitido.

Abs
 
Back
Topo