Problemas com o som

Eu entendi, ficou claro. Quis dizer que nunca testei a guita direto p/ ver se aparece o excesso de agudos. Fato é que ele ñ apareceu com o sinal passando pelo set (aqui são todos pedais analógicos, individuais; por sinal, tb todos Boss).


Abraço.

Tailan
 
Na ciclotron que usei por algumas vezes, não consegui equalizar na mesa, não dava jeito de ficar bom, na behringer nunca tentei, sábado vou pedir para o guitarrista desligar o eq do pedal e vou tentar equalizar direto com os do canal pra ver como fica.

Tambem tem guitarra que possui mais de um captador, quanto mais perto da ponte ele for mais grave o som fica, nestes casos uma boa opção seria o guitarrista usar este captador, já daria uma grande ajuda.
 
A PAZ

Gente não complica, microfona a caixa que de imediato ele resolve logo dois problemas, um que o som vai ficar melhor no PA e segundo na provável mesa ciclotron não tem tanto auxiliar assim e ele microfonando ficará com um retorno individual deixando para o retorno outros instrumentos.
Recentemente tive a oportunidade utilizar uma meteoro para baixo e uma staner para guitarra, foi bom, consegui diminuir o volume do pulpito pois nos retornos ficarão apenas teclado e vozes. O único senão deveu-se o baixista ser iniciante e já viu vá gostar de notas graves assim ..... enfim, é uma grande pedida para quando ainda não temos os retornos por fones.



Heriberto
 
Olá a todos,

Voltando ao problema inicial:

eu sou guitarrista e utilizo um amplificador meteoro na minha frente quando toco para retorno e dele ligo uma saida na mesa. Porem o som que sai nas PA eh muito mais agudo que o do meu amplificador, e na mesa de som esta tudo o grave e sem nada de agudo e ainda assim fica muito gritante, o que pode ser? A mesa eh uma wattsom MXSD 16 II

Alguém já parou para pensar que o problema pode ser a caixa de PA?

Explico. A mesa é daquelas bem simples, bem baratas mesmo. As caixas com certeza não devem ser "aquelas coisas". Em caixas baratas, principalmente as montadas à facão, é extremamente comum vermos apenas capacitores, sem o uso de atenuadores nos falantes de agudos, o que deixa a caixa exatamente como descrito: muito agudo e graves paupérrimos.

Mesmo compensando na equalização da mesa, o problema pode continuar ocorrendo. Se bem que chamar o Agudo/Médio/Grave de uma MXS de equalização é ser, no mínimo, bonzinho.

Sugestão minha para o problema: tire a guitarra do PA, deixe apenas no cubo mesmo. Sério!

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Alguém já parou para pensar que o problema pode ser a caixa de PA?...

Vixi, nem atentei p/ isso... Bad, bad operator! No donut for me!
Valeu pelo toque!!


Abraço.

Tailan
 
Ae galera, esse domingao passado agora tirei o cubo da mesa, usei só ele e melhrou consideravelmente o som, melhorou muito...agradeço pelas dicas...

Abraço
Fiquem com Deus
 
Então cara.. tbm toco guitarra na igreja...

Eu não li todos os posts, mas se vc quer resolver esse problema microfone o falante da caixa, fica muito bom.

Alguns amps não tem a saída fiel tão fiel, pois o falante influencia no som que vc está ouvindo, e oq vc manda pra mesa é simplesmente o som de linha.

Mesma coisa para as pedaleiras, a não ser que vc tenha uma com ótima qualidade, a saiída dela dificilmente será como a do amplificador.

Tenho mais dois amigos que tocam laá.

Um toca com uma POD XT-Live, é um pedaleira profissional, então pegamos o som direto no canal de saída dela, como ela tem duas saídas, vai uma para a mesa e uma para o amplificador dele, só pra ser retorno.

Tenho um amigo que tem pedais, o som dele fica melhor se microfonarmos o falante do amplificador.

Faça esse teste.

Abração!
 
entao lucas...o certo seria mesmo eu microfonar mesmo o amplificador, mas la na igreja estamos com carencia de microfones, os que funcionam bem ainda estao sendo usados, e os que funcionam mais ou menos tambem estao sendo usados :p :D saca?? rsrsrsr...
e minha pedaleira eh uma simplezinha, uma zoom g1x..entao minha melhor alternativa foi utilizar somente o amplificador, e fiz isso e melhorou muito meu som...

Abraço
 
com carencia de microfones, os que funcionam bem ainda estao sendo usados, e os que funcionam mais ou menos tambem estao sendo usados

Ah... como imaginei. Se os mics estão assim, imaginem as caixas de PA, como devem ser.

Um abraço,

Fernando
 
entao, as PA ate q nao estao ruim pq o tecnico de som la dexa elas em dia sempre com a manutenção...o problema nosso é com mics mesmo...

vlw
 
sei o que é isso ... ...
mas se arranjar um mic legal.. não microfona o amplificador não.. o barulho da ventuinha vai atrapalhar no PA""" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: rsrs .. o falante pode ser
parte dos problemas da guita da nossa igreja resolvemos assim... conseguimos fazer funcionar um leson ( que tem +-15 anos de uso), e mic um cubo, diga-se de passagem, bem velho da meteoro. conseguimos amenizar o volume dela nas primeiras fileiras, e com q o som chegasse até o fundo da igreja.. o guitarrista vai trocar um cubo, vai pegar um melhor e trocar a 505 II ( mais simples q a sua).
mas q DEUS os abenço e q consigam comprar uns mics.. e como to tentando fazer e o pessoal instrui aqui.. faz um esforço.. segura um pouco, planeja e ja tenta comprar uma coisa..boa.. q dure, te dê qualidade, nem q tenha q esperar um pouco mais.
blz!!!??!! a[]
 
Então cara.. jaá passei por isso tbm!

Essa questão do som sair ruim para as P.As., é normal em amplificadores "simples", o som não sai tão fiel ao som emitido pela caixa, pois vários fatores "mudam" o som que vc ouve pelo falante, como a qualidade do próprrio alto falante, etc..

e quando o som sai pelo canal out direto pra mesa ele saí antes de passar por essas mudanças, a mesma coisa acontecia quando eu usava minha pedaleira, o som não sai tão legal saindo direto dela. ( Principalmente nas distorções néa?!?!)

Uma solução seria usar o pedal de equalizador, o DI tbm ajuda muito como nosso amigo falou!!


Mas pra mim o ideal é microfonar BEEEM o cubo! Tanto que se vc for ver por aí os grandes guitarristas, Steve Vai, Petrucci (The best), Satriani, Malmsteen e toda essa trempa, eles microfonam as saídas dos cubos.
Mas vc pode me dizer..

-Mas eles tem Marshall JCM900, Mesa Boogie e Carvin Legacy e os Mics tops!.

Mas essa é a meneira mais fiel de fazer todo mundo ouvir O MESMO TIMBRE que vc escuta no amp.

Não que o timbre seja excelente, pois isso vem com equipamentos e com pegada tbm, (além de saber regular os equipamentos que se tem), mas vai ser o mais próximo possível.

Meu amigo tira um som com uma RP-10 que me deixa envergonhado. É só saber regular.!
 
philip disse:
faz um esforço.. segura um pouco, planeja e ja tenta comprar uma coisa..boa.. q dure, te dê qualidade, nem q tenha q esperar um pouco mais.
blz!!!??!! a[]

CERTÍSSIMO!!!

Melhor gastar um pouco mais e comprar o "caro" uma vez só do que comprar o "barato" agora e daqui 6 mes trocar pelo "caro" pq o som não está mais te agradando.

Se vc sabe oq quer mesmo.. compre algo que vai te satisfazer por pelo menos uns 2 anos. No começo é caro e tal, mas no final das contas sai mais barato e vc tem um equip. de qualidade.
 
Lucas,

Vc ta certo.. a solução que coloquei foi pra amenisar 2 problemas. o sinal de linha desse cubo q não da pra manda á mesa e o problema do volume alto na frente e baixo atras. Fizemos isso pq Tinhamos esse Sr Mic ( senhor não pela qualidade mas pela idade) .
Melhorou digamos q a pegada geral de algumas musicas. eu gostei e por algum milagre recebemos elogios de vários membros. ( pra ELE )

e Microfonação de instrumentos pelos cubos, combos.... é muito legal, é um mundo bem interessante.

..ps... desculpa irmos pra competição d quem é pior.. meu irmão toca bem, muito bem.. ele usava uma Digitech mais velha q essa RP... meu pra ligar ela era soco era chute... era pisão...até q ela foi chamada ao lixo!!!! ...
esqueci.. ela tem uns ef muito legaias msm... sinto saudade da sonoridade dela.. mas não dos apuros q ela nos dx ( tipo para de funcionar no meio de uma musica no meio do louvor, no meio de um solo)
 
philip disse:
Lucas,


..ps... desculpa irmos pra competição d quem é pior.. meu irmão toca bem, muito bem.. ele usava uma Digitech mais velha q essa RP... meu pra ligar ela era soco era chute... era pisão...até q ela foi chamada ao lixo!!!! ...
esqueci.. ela tem uns ef muito legaias msm... sinto saudade da sonoridade dela.. mas não dos apuros q ela nos dx ( tipo para de funcionar no meio de uma musica no meio do louvor, no meio de um solo)

VIXE cara! que osso!!

poh.. eu tenho uma RP-80 e hj uso ela no violão... então fica mais delay, reverb, equalizador, compressor, SIMULADOR DE CAPTADORES HUMBUQUIN E SINGLE (fica massa)!! e o próprio simulador de violão.. com meu violão é aço, quando uso esse efeito fica MUITO parecido com um violão nylon! HEHEHE

essa pedaleira ja tem uma saída um pouco mais legal para o P.A., mas quando eu tocava guitarra era pior, e pior ainda nas distorções! MUITO PIOR!

E o mundo de microfonação é mesmo muuuito doido! Já leu sobre microfonação de baterias???? PRINCIPALMENTE CAIXA E BUMBO!

É doido cara!
 
ja li sobre microfonação de bumbo..
de caixa só imagino pq parte do msm principio de td instrumento...
cada lugar q vc toca a "pegada" é diferente.. bem como no violão se vc dedilha ou palheta mais proximo do braço ou da pestana... no baixo o q da o punch, na caixa é complicado pq se o batera for bom msm tira cada som na caixa q faz diferença!!!!

.... eu ja vi foto de um cara gravando uma guitarra.. não q eqpamentos usou.. mas tinham três mics, dois próximos aos falantes, um mais afastado axo q +-40 ou 50 centímetros, e pegou o sinal de linha, gravou 4 pistas da '''' mesma coisa'''''. como ficou eu não sei não ouvi mas pra gravação o que tem de manhas é muita coisa.
 
O cara da PIB de curitiba grava a guitarra em 4 canais!

Ele grava a saída do amp.
A saída da pedaleira.
Microfona o amp.
E ainda pega o sinal limpo da guitarra.

Depois ele mixa tudo, de acordo com o timbre que ele quer.!



-Esse mic que fica mais longe do amp. é pra pegar a ambiencia né, ja vi o Jojo Mayer tocando batera na rua pro DVD de dele e o cara microfonou com 1 mic só.. e pegava todo o som da bateria, e muito bem por sinal.

Mas como era um mic de ambiencia ele pegava o som dos carros passndo perto e até das pessoas conversando era muito massa!
Teve uma que ele gravou na praça e ficou de fundo o som da fonte que tinha lá. muito legal!
 
jojo meyer é retardado!! :lol: :lol: :lol: :lol:
não conheço muito dele mas o q ví é espetacular.
da PIB ele te falou?? oou em algum tópico.. devo ter panguado, não vi.. é o Guilherme q sei q é da Pib ele posta aqui tb, mas deu uma sumida.

não sei se é de ambiência... eu guardei a foto no computador qdo chegar em casa vejo se acho....
 
Soh pra esclarecer e corrigir um pouco!hehe :D

Metal disse:
Tambem tem guitarra que possui mais de um captador, quanto mais perto da ponte ele for mais grave o som fica, nestes casos uma boa opção seria o guitarrista usar este captador, já daria uma grande ajuda.

O cap da ponte tem um timbre mais agudo ou brilhante do que o do meio e/ou o do braço.
Desculpa, mas o guitarrista tem que ser livre pra escolher q cap ele quer usar!O problema não está na escolha do captador!

Lucas Ferreira disse:
Alguns amps não tem a saída fiel tão fiel, pois o falante influencia no som que vc está ouvindo, e oq vc manda pra mesa é simplesmente o som de linha.

Mesma coisa para as pedaleiras, a não ser que vc tenha uma com ótima qualidade, a saiída dela dificilmente será como a do amplificador.

Tenho mais dois amigos que tocam laá.

Um toca com uma POD XT-Live, é um pedaleira profissional, então pegamos o som direto no canal de saída dela, como ela tem duas saídas, vai uma para a mesa e uma para o amplificador dele, só pra ser retorno.

Acho q vou trocar meus pedais por essa POD...aff... q som...!
O que acontece eh que o woofer do amplificador vai influenciar no timbre se for uma POD ou som direto(de pedais ou da guita msm) a diferença eh que pedaleiras como a POD tem as simulações de amplificador taum ultra boas que o som delas tirado da saida pra a mesa vai ficar maravilhoso de qualquer jeito, que eh INFINItAMENTE superior aos de pedaleiras de baixo custo tipo a RP80(Principalmente distorções) que ja tive e me deixou na mão horas antes do congresso de louvor aqui a uns 3 anos atras!!! Ainda bem q mandei ela pastarr :D nunca mais quero ve-la na minha vida... hehhhehuahheuhee :lol:
 
algume menaha dessas POD, pode me explicar melhor e suas impressões... ( faz tempo q estou desatualizada com esses baratos de pedais etc...)
Vlw Vitor não tinha me atentado a citação do lucas quanto as pedaleiras que ja tem simuladores de amp ( sabia q existe mas nunca vi ou usei, ou vi usando).
Quanto a saída de linha é complicado, se vc tiver um cabeçote bom, dois modelos de caixas ou duas marcas diferentes poderá notar o quanto o woofer implicara no resultado final. Por mais simples que o conjunto q o guitarrista use, o que ele faz de música, e faz para ter a resposta na caixa dele e não no PA, então fica livre a timbragem ( se existir essa palavra) que ele prefere.
Eu gosto do baixo e da Guita nos cubos, caixas ou seja la o que for. Mas na maioria das vezes perdemos o controle do volume no palco. O que é proveitoso ou não, só com os cubos, não temos como corrigir um problema que é meu, e em muitas outras igrejas, com volume alto na frente por causa do palco e pouco atras ( ou o suficiente atras). Por isso microfonei a guitarra e por isso vou comprar um DI pro baixo. os proximos passos são a troca da mesa e implementação de FONES...... e quem sabe o guitarrista comprando uma pedaleira que ja tenha simulação de amp, não consigo tirar aquele cubo velho...rsrs!
 
Back
Topo