ATENÇÃO: É o mesmo tópico de tempos atrás, mas editei o título p/ fins de clareza.
Pessoal, acho que agora vai. Vamos finalmente montar nosso sistema de som novo. Como a mudança ñ é pequena (envolve tudo, da instalação elétrica ao posicionamento do operador), ñ é algo barato, então vai ser devagar, gradual. Mas com fé em Deus tudo vai ser feito corretamente.
Então quero pedir a vcs 2 coisas.
1º: Alguém sabe de um engenheiro/empresa de qualidade que trabalhe com tratamento acústico (e mesmo com projetos de som, ñ só acústica) aqui em minha área (Feira de Santana/BA)? Essa pega um pouquinho, hein?
2º: Deem algumas sugestões, dicas, pitacos, etc sobre o que fazer aqui na igreja. Vai ser basicamente um projeto do zero, pq eu ñ vejo chance de aproveitar o equip. atual, e ainda tem a necessidade de se montar a estrutura certa p/ receber um equip. de qualidade (eletricidade, local físico de montagem, etc.).
Nosso templo é pequeno. De certa forma facilita, pq a potência necessária ñ é muito grande (embora uma reserva ñ faça mal a ninguém ). Mas dificulta algumas coisas, como o "palco", que é bem pequeno. As medidas aproximadas do templo: 13,5(c)X9,7(l)X2,9(a). O porém é que ñ é um retângulo perfeito: tem um "prolongamento" num dos cantos, que deve ser fechado. De qq forma, como informação (é um desenho bem fajuto, fora de proporção, mas tudo bem):
O "prolongamento" é esse aí à esquerda. Com ele, o comprimento (dessa parte, claro) vai p/ aprox. 16,5 m. Mas, como eu disse, deve ser fechado, ficando um retângulo.
Nosso equipamento atual: mixer MXSD 16, da Ciclotron :x ; eq. EQS 15, da Voxman; amp. OP1800, da Oneal. Desses, eu acho que só se salvaria o amp., p/ eventualmente usar p/ retorno (apesar de eu querer instalar fones).
As caixas pedem explicação extra: 1º, são duas diferentes! Uma é Tabajara, feita a facão. A outra é uma gambiarra mais estranha ainda: era uma PRC 500, da Ciclotron; mas alguém queimou o amp da caixa, e fez um esquema p/ aproveitar o alto-falante com um amp. externo. O conjunto acústico já nem é o original: tiraram os tweeters originais (ñ são mid-ranges???) e colocaram um outro (ou um supertweeter, ñ sei).
Quando assumi o posto, já tava tudo assim. Só me restou tentar melhorar a forma de trabalhar, educar o povo, e por aí vai.
A acústica nem chega a ser uma porcaria total (nunca fiz cálculos), mas a meu ver (ouvir!) precisa de tratamento. Ainda mais se formos instalar qq coisa de 1ª, não?
Hoje temos umas 5 ou 6 vozes, teclado, 2 violões, mais pregador/dirigente. Mas obviamente a possibilidade de expansão (p/ suportar tudo: baixo, guita, bateria, etc.) deve ser considerada.
Como deu p/ ver, ñ temos nenhum sistema de monitor. A vontade que tenho é de instalar fones, até pq o templo é pequeno e mais caixas jogando som ñ seria uma boa ideia. Contudo, p/ voz (e apenas p/ voz) talvez seja bom manter algumas caixas de retorno. Aliás uma pergunta: como lidar com essa questão dos fones quando vier mais gente cantar/tocar? Ter fones extras? Caixas?
O templo suporta umas 150-180 pessoas sentadas, creio.
Infelizmente as informações ñ estão muito precisas. Mas ñ se preocupem, só quero dicas. Ñ precisa fazer um projeto baseado nessas informações (bom, se quiser, pode ). Abaixo vão algumas fotos (ñ estão boas, mas acho que é possível ter uma ideia):
Visão da entrada (porta) do templo. Vejam que colunas chatas.
Visão à esquerda (sem o "prolongamento", como se já estivesse fechado).
À direita.
"Palco", da esquerda p/ a direita (na verdade o povo fica embaixo). É pequeno! E notem tb que o "centro de controle" do som fica lá na direita, no 1º banco. Lugar terrível!
O mesmo, agora visto da direita.
Vista do púlpito.
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Agora, curiosidades:
"PROFESSIONAL"?? Dá p/ processá-los por isso? Hehehe
Caixa Tabajara (pelo menos os woofers são Selenium...)
Maravilha da engenharia gambiarrística...
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O fato de haver 3 fileiras de bancos dificulta as coisas?
É isso. Postem suas dicas, pitacos, etc.
Obrigado.
Abraço!
Pessoal, acho que agora vai. Vamos finalmente montar nosso sistema de som novo. Como a mudança ñ é pequena (envolve tudo, da instalação elétrica ao posicionamento do operador), ñ é algo barato, então vai ser devagar, gradual. Mas com fé em Deus tudo vai ser feito corretamente.
Então quero pedir a vcs 2 coisas.
1º: Alguém sabe de um engenheiro/empresa de qualidade que trabalhe com tratamento acústico (e mesmo com projetos de som, ñ só acústica) aqui em minha área (Feira de Santana/BA)? Essa pega um pouquinho, hein?
2º: Deem algumas sugestões, dicas, pitacos, etc sobre o que fazer aqui na igreja. Vai ser basicamente um projeto do zero, pq eu ñ vejo chance de aproveitar o equip. atual, e ainda tem a necessidade de se montar a estrutura certa p/ receber um equip. de qualidade (eletricidade, local físico de montagem, etc.).
Nosso templo é pequeno. De certa forma facilita, pq a potência necessária ñ é muito grande (embora uma reserva ñ faça mal a ninguém ). Mas dificulta algumas coisas, como o "palco", que é bem pequeno. As medidas aproximadas do templo: 13,5(c)X9,7(l)X2,9(a). O porém é que ñ é um retângulo perfeito: tem um "prolongamento" num dos cantos, que deve ser fechado. De qq forma, como informação (é um desenho bem fajuto, fora de proporção, mas tudo bem):
O "prolongamento" é esse aí à esquerda. Com ele, o comprimento (dessa parte, claro) vai p/ aprox. 16,5 m. Mas, como eu disse, deve ser fechado, ficando um retângulo.
Nosso equipamento atual: mixer MXSD 16, da Ciclotron :x ; eq. EQS 15, da Voxman; amp. OP1800, da Oneal. Desses, eu acho que só se salvaria o amp., p/ eventualmente usar p/ retorno (apesar de eu querer instalar fones).
As caixas pedem explicação extra: 1º, são duas diferentes! Uma é Tabajara, feita a facão. A outra é uma gambiarra mais estranha ainda: era uma PRC 500, da Ciclotron; mas alguém queimou o amp da caixa, e fez um esquema p/ aproveitar o alto-falante com um amp. externo. O conjunto acústico já nem é o original: tiraram os tweeters originais (ñ são mid-ranges???) e colocaram um outro (ou um supertweeter, ñ sei).
Quando assumi o posto, já tava tudo assim. Só me restou tentar melhorar a forma de trabalhar, educar o povo, e por aí vai.
A acústica nem chega a ser uma porcaria total (nunca fiz cálculos), mas a meu ver (ouvir!) precisa de tratamento. Ainda mais se formos instalar qq coisa de 1ª, não?
Hoje temos umas 5 ou 6 vozes, teclado, 2 violões, mais pregador/dirigente. Mas obviamente a possibilidade de expansão (p/ suportar tudo: baixo, guita, bateria, etc.) deve ser considerada.
Como deu p/ ver, ñ temos nenhum sistema de monitor. A vontade que tenho é de instalar fones, até pq o templo é pequeno e mais caixas jogando som ñ seria uma boa ideia. Contudo, p/ voz (e apenas p/ voz) talvez seja bom manter algumas caixas de retorno. Aliás uma pergunta: como lidar com essa questão dos fones quando vier mais gente cantar/tocar? Ter fones extras? Caixas?
O templo suporta umas 150-180 pessoas sentadas, creio.
Infelizmente as informações ñ estão muito precisas. Mas ñ se preocupem, só quero dicas. Ñ precisa fazer um projeto baseado nessas informações (bom, se quiser, pode ). Abaixo vão algumas fotos (ñ estão boas, mas acho que é possível ter uma ideia):
Visão da entrada (porta) do templo. Vejam que colunas chatas.
Visão à esquerda (sem o "prolongamento", como se já estivesse fechado).
À direita.
"Palco", da esquerda p/ a direita (na verdade o povo fica embaixo). É pequeno! E notem tb que o "centro de controle" do som fica lá na direita, no 1º banco. Lugar terrível!
O mesmo, agora visto da direita.
Vista do púlpito.
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Agora, curiosidades:
"PROFESSIONAL"?? Dá p/ processá-los por isso? Hehehe
Caixa Tabajara (pelo menos os woofers são Selenium...)
Maravilha da engenharia gambiarrística...
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O fato de haver 3 fileiras de bancos dificulta as coisas?
É isso. Postem suas dicas, pitacos, etc.
Obrigado.
Abraço!