power som
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São símbolos utilizados para denominar os fatores da corrente elétrica (também).
AC= Alternate Current (corrente alternada)
DC= Direct Current (corrente contínua)
como eu havia comentado
Entenda os motivos e o porquê de alguns problemas que a garantia do seu alto-falante não cobre
Uma grande parte da galera do som automotivo já deve ter passado por ocasiões constrangedoras com seus equipamentos, que tende a dar defeito quando você mais precisa, e a garantia não cobre, um bom exemplo disso são os alto-falantes. A maioria dos brasileiros já tem um pré-conceito, e logo de cara vão colocando a culpa no fabricante, sendo que nem sempre a culpa é deles. A Som Automotivo Brasil fez uma pesquisa com alguns fabricantes, e chegamos à conclusão de que 97% dos defeitos em woofer e subwoofer são causados por erro do usuário, ou seja, má instalação, falta de cuidados do usuário, transporte inadequado, e até mesmo o uso do controle de longa distância aliado a bebida alcoólica (quando embriagado temos a tendência de aumentar o volume no máximo, evite ficar bêbado, experiência própria) entre outros.
A Som Automotivo Brasil, quer que você entenda os motivos e o porquê de alguns problemas que a garantia do seu alto-falante não cobre
Bobina descolada da membrana:
Este problema acontece quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada. Nessas condições a bobina gera muito calor e não tem excursionamento coerente à dissipação de calor da bobina, carbonizando-a.
Bobina queimada em uma extremidade:
Ocorre quando há clipping assimétrico (apenas parte da bobina está queimada) ou, DC na saída do amplificador, aonde a bobina sai parcialmente do gap em apenas um dos sentidos (Para dentro ou para fora dos entre ferros). As espiras perdem esta proximidade com os entre ferros do conjunto magnético e não tem seu calor devidamente dissipado, queimando o verniz da mesma.
Fadiga mecânica:
O alto-falante apresenta visível descoloração do cone, afundamento da borda e centragem. Este é um desgaste natural causado por tempo excessivo de utilização.
Cordoalha queimada:
Geralmente acontece quando se tem excesso de potência aplicado no alto-falante onde a cordoalha nesta situação, funciona como um fusível, e fica inutilizável.
Bobina queimada com espiras soltas no GAP:
Problema causado quando o alto-falante é submetido a um nível muito alto de distorção ocasionando a queima do verniz da bobina, comprometendo a estrutura da mesma e soltando o enrolamento do GAP.
Centragem ou borda cortada:
Decorrente da não observância do corte mínimo de frequência recomendado pelo fabricante, extrapolando o Xmax do alto-falante, onde o mesmo excursiona demais ocasionando a ruptura da centragem ou da borda, também podendo ocorrer em caixa fora de sintonia ou mal projetada.
Cone dobrado ou cortado na base da bobina:
Este problema também está relacionado ao corte de frequência (frequência muito baixa), causando um excursionamento em excesso, o que provoca o rompimento do mesmo.
AC= Alternate Current (corrente alternada)
DC= Direct Current (corrente contínua)
como eu havia comentado
Entenda os motivos e o porquê de alguns problemas que a garantia do seu alto-falante não cobre
Uma grande parte da galera do som automotivo já deve ter passado por ocasiões constrangedoras com seus equipamentos, que tende a dar defeito quando você mais precisa, e a garantia não cobre, um bom exemplo disso são os alto-falantes. A maioria dos brasileiros já tem um pré-conceito, e logo de cara vão colocando a culpa no fabricante, sendo que nem sempre a culpa é deles. A Som Automotivo Brasil fez uma pesquisa com alguns fabricantes, e chegamos à conclusão de que 97% dos defeitos em woofer e subwoofer são causados por erro do usuário, ou seja, má instalação, falta de cuidados do usuário, transporte inadequado, e até mesmo o uso do controle de longa distância aliado a bebida alcoólica (quando embriagado temos a tendência de aumentar o volume no máximo, evite ficar bêbado, experiência própria) entre outros.
A Som Automotivo Brasil, quer que você entenda os motivos e o porquê de alguns problemas que a garantia do seu alto-falante não cobre
Bobina descolada da membrana:
Este problema acontece quando se ultrapassa o nível de potência do amplificador (Clipando), gerando onda quadrada. Nessas condições a bobina gera muito calor e não tem excursionamento coerente à dissipação de calor da bobina, carbonizando-a.
Bobina queimada em uma extremidade:
Ocorre quando há clipping assimétrico (apenas parte da bobina está queimada) ou, DC na saída do amplificador, aonde a bobina sai parcialmente do gap em apenas um dos sentidos (Para dentro ou para fora dos entre ferros). As espiras perdem esta proximidade com os entre ferros do conjunto magnético e não tem seu calor devidamente dissipado, queimando o verniz da mesma.
Fadiga mecânica:
O alto-falante apresenta visível descoloração do cone, afundamento da borda e centragem. Este é um desgaste natural causado por tempo excessivo de utilização.
Cordoalha queimada:
Geralmente acontece quando se tem excesso de potência aplicado no alto-falante onde a cordoalha nesta situação, funciona como um fusível, e fica inutilizável.
Bobina queimada com espiras soltas no GAP:
Problema causado quando o alto-falante é submetido a um nível muito alto de distorção ocasionando a queima do verniz da bobina, comprometendo a estrutura da mesma e soltando o enrolamento do GAP.
Centragem ou borda cortada:
Decorrente da não observância do corte mínimo de frequência recomendado pelo fabricante, extrapolando o Xmax do alto-falante, onde o mesmo excursiona demais ocasionando a ruptura da centragem ou da borda, também podendo ocorrer em caixa fora de sintonia ou mal projetada.
Cone dobrado ou cortado na base da bobina:
Este problema também está relacionado ao corte de frequência (frequência muito baixa), causando um excursionamento em excesso, o que provoca o rompimento do mesmo.