Rack Virtual

Acho que não é não Amarildo, olha só:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ableton.com/demo-live-le?a=more-links">http://www.ableton.com/demo-live-le?a=more-links</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ableton.com/products">http://www.ableton.com/products</a><!-- m -->

É o demo da versão lite - e o link pra comprar...
 
isinho disse:
Acho que não é não Amarildo, olha só:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ableton.com/demo-live-le?a=more-links">http://www.ableton.com/demo-live-le?a=more-links</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ableton.com/products">http://www.ableton.com/products</a><!-- m -->

É o demo da versão lite - e o link pra comprar...
... pois eh, falei baseado no que li na materia ... ele vem em algumas placas de audio.

[ ]'s
 
Pensando aqui com meus botões...o que é um processador de efeito? É um mini-computador com um software instalado e com uma interface de audio integrada que tem entradas e saídas. O que está sendo proposto nesse tópico é a mesma coisa só que separados fisicamente.
Pensei certo ou falei bobeira?
 
Minha interface é uma Tascam US122L, são apenas 2 canais de entrada. Ja fiz o teste com o GuitarRig, meu cunhado que tocou, ele disse que deu atraso, mas não mexi em nada na configuração pra tentar tirar esse delay.
 
gabriel_renascer disse:
COM CERTEZA era um Mac (não esses MacBook de brinquedo que tem por aí)

Não subestime o equipamento. Parece que você nunca experimentou fazer isso com um mac.

Já fiz essa experiência com meu macbook "de brinquedo". Interface Alesis Multimix 12, processamento de 12 canais. Usei equalização no strip de cada canal, compressão, simulador de amplificador para o violão e o baixo, e mais um ou outro plugin que não me lembro agora. No ensaio a latência era quase imperceptível. Como iria gravar ao vivo os 12 canais no hd do notebook, na hora da apresentação desliguei tudo e deixei apenas a gravação.

Tenho certeza que com mais memória ele aguenta muito mais e com sobra. E o meu é modelo antigo, memória DDR2 de 667 MHZ. Os de hoje estão mais potentes, mas não tem porta firewire.

Para apresentações ao vivo no Mac tem também o MainStage, da própria Apple: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.apple.com/br/logicstudio/mainstage/">http://www.apple.com/br/logicstudio/mainstage/</a><!-- m -->

Na minha opinião são muitas desvantagens. A latência pode ficar alta, é ruim operar tudo com teclado e mouse, e o custo: hardware + interface de qualidade + software.

Também já fiz experiências mais ou menos parecidas em meu "home studio". De vez em quando gosto de pegar a guitarra e acompanhar algum arquivo multipista que tenho por aqui. O processamento é o seguinte: equalização e compressão individual nos vocais, baixo, teclado, bateria e outras guitarras. Na canal da minha guitarra uso compressão, equalização e o amplitube, com simulação de pedais e amplificadores.

Como interface uso minha mesa Alesis, às vezes a pedaleira Zoom G7 via usb em bypass, e até a entrada integrada. Acompanho as músicas "sem" latência. "Sem" porque a latência sempre vai existir, mas é imperceptível.

Esse meu brinquedo foi uma das minhas melhores aquisições até hoje!
 
medrmf disse:
a questão é a configuração do soft com sua máquina e interface de áudio, tem que descobrir as configurações ideias para ele funcionar bem.

Para Windows, é essencial instalar o driver ASIO4ALL..
 
Galera fujam do Ableton Live, ele é software para DJ, seu forte não é isso que está sendo discutido aqui, já brinco com isso há um tempinho.



Para Windows, é essencial instalar o driver ASIO4ALL..
Asio4all é um driver asio para quem não tem placa de som com suporte ao driver ASIO(semi/profissional) que é quem faz o processamento do ádio junto com a placa. O funcionamento do ASIO4ALL é para quem tem placa de som onboard(convencional ou soundblaster), onde ele retira capacidade da memória ram e usa exclusivamente para processar o áudio, correndo o risco do sistema travar por falta de memória.



Vídeo do reaper sobre como usar o processamento em tempo real, usando a voz do locutor e um vocoder, em tempo real, onde ele explica como fazer:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=F_T8GD-yau0&feature=related">http://www.youtube.com/watch?v=F_T8GD-y ... re=related</a><!-- m -->

Este é o site dop orkut só com especialistas do tipo Bersan e David no software Reaper, lá explicam tudo e de um software que tem 5 megas de arquivo de instalalação, que roda em processador de 64bits e instalado consome 80 megas de ram.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=90569793">http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=90569793</a><!-- m -->



Se quiserem eu monto a configuração com o Reaper ou o Nuendo pra voces testarem na máquina que vocês quiserem.



Minha interface é uma Tascam US122L, são apenas 2 canais de entrada. Ja fiz o teste com o GuitarRig, meu cunhado que tocou, ele disse que deu atraso, mas não mexi em nada na configuração pra tentar tirar esse delay.
A latência que for para um canal vai ser para todos, em algo de 7 milisegundos com uma placa de som, com asio4all você pode chegar a isso, mas consumindo todos os gigas de ram que você tiver e na hora do pico a máquina travar.
Na placa de som você pode ajustar o buffer para que a latência fique menor.


Hoje a coisa do uso do computador está tão complexa que você pode monitorar uma pessoa cantando e o software (reaper) converter o sinal da voz em MIDI e ao mesmo tempo você utilizar o midi criado em um instrumento virtual, por exemplo uma string e o software executar a voz junto com a string com 7 milisegundos de atraso.
Outra coisa, para quem trabalha ao vivo com metronomo você pode criar o arquivo midi da música em questão (somente o click) e determinar a harmonia ou os tons que serão cantados em cada trecho e em tempo real o autotune(afinador de voz) ou melodyne(outro afinado), afinarem a voz do canal em questão de acordo como escrito e o cantor ficar afinado, lógico que não adianta pegar aquele irmão com voz de taquara rachada e querer fazer milagre que não vai dar né, só Deus faz milagre. rsrsrsafinado.
 
Tutorial Reaper

Galera segue o tutorial do Reaper para processar em tempo real

Observações: O arquivo de instalação do Reaper tem 5 megas, então fica muito fácil de baixar e instalar, comparado aos outros softwares enormes que tem por ai.

Baixe o reaper, instale e o abra. <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.reaper.fm/">http://www.reaper.fm/</a><!-- m -->

Dê um CRTL+T para abrir uma track nova.
Na track criada clique em ARM e depois em OFF.
A direita do botão OFF selecione a entrada de sua placa de som, caso ela não esteja aparecendo, vá em: OPTIONS > PREFERENCE > AUDIO DEVICE e escolha sua placa tanto para entrada quanto para saída.

Depois de feito, na própria trilha criada clique em FX escolha dentre os plugins que já vem nele e pronto, já está funcionando.

Dicas: Para cada entrada de sua placa você deve colocar uma entrada, para monitorar em MONO, se quiser estereo, basta ao selecionar a entrada, você escolher um canal estereo.
Os plugins do Reaper são feios(visual) mas bons na sonoridade
Na caixa que abre ao apertar o botão FX, se você primeiro colocar um equializador e na sequência colocar um reverb, será esta a sequencia de processamento, primeiro EQ e depois REVERB e assim por diante.
Na parte inferior do software temos o mixer, onde você poder ajustar volumes e também inserir os efeitos na mesma sequencia da tela FX.

Segue abaixo a configuração de dois canais com alguns efeitos já instalados e basta apenas selecionar a entrada da tua placa e por pra funcionar.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://rapidshare.com/files/275956097/dois_canais.RPP.html">http://rapidshare.com/files/275956097/d ... s.RPP.html</a><!-- m -->

Estarei indo vagabundar na Santa Efigênia agora e quando voltar se alguém precisar de mais alguma coisa é só dar um toque.


Lembrando que existem softwares para tudo hoje, basta baixar e ao instalar os novos plugins, você colocá-los dentro da pasta do reaper:
C:\Arquivos de programas\REAPER\Effects


Abraços !
 
unformed disse:
Asio4all é um driver asio para quem não tem placa de som com suporte ao driver ASIO(semi/profissional) que é quem faz o processamento do ádio junto com a placa. O funcionamento do ASIO4ALL é para quem tem placa de som onboard(convencional ou soundblaster), onde ele retira capacidade da memória ram e usa exclusivamente para processar o áudio, correndo o risco do sistema travar por falta de memória.

Obrigado pelo esclarecimento, só ouço falar muito desse driver mas não uso Windows para esse fim.

unformed disse:
em tempo real o autotune(afinador de voz) ou melodyne(outro afinado), afinarem a voz do canal em questão

Autotune não é muito processamento para ser usado dessa maneira? O Melodyne não funciona em tempo real. Aqui com o Logic o autotune nativo nem aparece para usar com o MainStage. Você conhece algum plugin que faça isso em tempo real, seguindo um arquivo midi por exemplo? Até hoje não encontrei, não para o Logic...
 
unformed disse:
Galera fujam do Ableton Live, ele é software para DJ, seu forte não é isso que está sendo discutido aqui
... aqui vc se equivocou amigo ... software moldado para DJ eh parecido com o Traktor DJ (da Native Instruments), Virtual DJ, o que nao eh o caso do Live ... ele eh um software multipista, assim como o Reaper que vc indicou.

já brinco com isso há um tempinho.
... se quizer me mande seu e-mail via MP que te passo as materias da AMT onde eles demonstram como usar o Live ao vivo ... quem sabe voce passe a brincar com ele tambem :lol:

[ ]'s
 
[/quote]... aqui vc se equivocou amigo ... software moldado para DJ eh parecido com o Traktor DJ (da Native Instruments), Virtual DJ, o que nao eh o caso do Live ... ele eh um software multipista, assim como o Reaper que vc indicou.
Amarildo, generalizei demais na expressão DJ, mas ele é extremamente utilizado por DJ´s que usam ele com loops, por isso o termo de DJ. Me passe a matéria para eu dar uma lida. <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
Autotune não é muito processamento para ser usado dessa maneira?
Não é não !! Rola tranquilo sim.
Sobre o Logic num posso falar, mas eu imagino que o autotune funcione com ele em tempo real sim, já que o Logic é tido como um dos GRANDES softwares do gênero. Talvez o autotune não apareça pelo local onde ele está instalado, o problema é que o Mac não trabalha diretamente com VST e sim com RTAS se não me engano, então não sei se a instalação seria igual ao PC, colocando os DLL do plugins na pasta VSTPLUGINS
 
... os melhores para mim, pelo que tenho lido e pego referencias com profissionais:

Producao Musical - Logic;
Gravacao - Protools.

... para criar racks virtuais qualquer um soft multpista atual serve ... sugiro direcionarmos as dircurssoes para os softs que seriam mais em conta (gratuitos/mais baratos) e que poderiam ser em algum momento usados nas igrejas/shows/apresentacoes das bandas aqui do forum ... achei o Reaper que o unformed citou muito bom e com baixo custo.

[ ]'s
 
unformed disse:
Não é não !! Rola tranquilo sim.
Sobre o Logic num posso falar, mas eu imagino que o autotune funcione com ele em tempo real sim, já que o Logic é tido como um dos GRANDES softwares do gênero. Talvez o autotune não apareça pelo local onde ele está instalado, o problema é que o Mac não trabalha diretamente com VST e sim com RTAS se não me engano, então não sei se a instalação seria igual ao PC, colocando os DLL do plugins na pasta VSTPLUGINS

É verdade, o Logic não aceita diretamente plugins VST e outros, somente AU. Mas o autotune não funciona no MainStage, o aplicativo próprio para performance ao vivo. Mas se eu abrir o Logic e ativar a monitoração do canal, ele funciona. Talvez na versão nova funcione, mas não tenho para testar :?
 
Atualizando, testei a versão nova do MainStage (aplicativo do Logic), e o autotune funciona em tempo real. No Logic 8 não, mas no 9 sim.
 
Li tudo e fiquei boiando...

Isto é outro mundo para mim, um mundo que desconheço. Sei quase nada de estúdio. Aliás, nada!

Fernando
 
bersan disse:
Li tudo e fiquei boiando...

Isto é outro mundo para mim, um mundo que desconheço. Sei quase nada de estúdio. Aliás, nada!

Fernando
... modestia bersan :) ... muito que sei hoje de estudio foi oriundo de som ao vivo, mesmos principios ... eh soh tecnologia a mais, operacao de softwares ... tudo hoje eh software.

[ ]'s
 
sempre tive a vontade de testar um "rack" desses... o tecladista do grupo de louvor trabalha com produção musical e tem uma maquina muito boa rodando o Logic...
 
Back
Topo