Relação: Amplificador x Cabos + Caixas

andrebk

New Member
Gostaria de saber se há alguma relação no produto final entre IMPEDANCIA de entrada dos amplificadores com os cabos e caixas de som.Pois sei que os amplificadores tem uma impedancia de entrada seja ela de 2,4,8 ohm e o valor do alto-falante está ligado diretamente a impedancia do amplificador.
Mas minha duvida é: quando meço o valor da impedancia do falante nele dá (é claro) o valor próximo ao indicado nele, mas quando acrescento um cabo para ligar no amplificador e dependendo do tamanho dele o valor da impedancia medida na ponta do cabo muda, e ai é que tá, se eu fizer uma associação de falantes no resultado somado ao cabo que ligo no amplificador pode ser muito baixo ou muito alto e isso pode alterar no resultado final? poder ficar tão baixo por causa do tamanho do cabo e da bitola (mesmo com o alto falante certo) que pode causar uma queima do amplificador? ou posso ter uma perda de potência?

Grato desde já.
 
Andrebk, Seja Bem Vindo ao Som Ao Vivo!

Andrebk escreveu:
Pois sei que os amplificadores tem uma impedancia de entrada seja ela de 2,4,8 ohm e o valor do alto-falante está ligado diretamente a impedancia do amplificador

Associando esta frase ao que foi escrito abaixo, você se referiu a impedância de saída...

Andrebk escreveu:
Mas minha duvida é: quando meço o valor da impedancia do falante nele dá (é claro) o valor próximo ao indicado nele, mas quando acrescento um cabo para ligar no amplificador e dependendo do tamanho dele o valor da impedancia medida na ponta do cabo muda,

Sim o valor é próximo, pois na verdade você não está medindo a impedância e sim a resistência elétrica da bobina que somada a impedância mecânica do alto falante chega ao valor nominal segundo o fabricante e modelo.

Que tipo de cabo você está usando para ligar as caixas ao amplificador? E qual é o comprimento? Pois está medição não deveria alterar tanto.

Recomendo a leitura de dois artigos muito bons disponíveis aqui no fórum, escritos pelo Fernando Bersan: Amplificadores, Caixas Acústicas e uma tal de Impedância partes 1 e 2. Abaixo estão os links:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=189

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=190

Após a leitura destes faça o download de um artigo que acompanha uma tabela que relaciona perdas ao dimensionamento de cabos AC e Caixas escrito por Rosalfonso Bortoni e Ruy Monteiro. Clique no link abaixo e procure por Dimensionamento de Cabos AC e de Caixas Acústicas

http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3

Coloque suas dúvidas aqui pra gente poder te ajudar, quanto a:

Andrebk escreve:
poder ficar tão baixo por causa do tamanho do cabo e da bitola (mesmo com o alto falante certo) que pode causar uma queima do amplificador? ou posso ter uma perda de potência?

Não, se sempre utilizar o alto falante certo o amplificador não vai queimar, mesmo que o cabo seja bem curto, o que vai acontecer é que você perderá bem menos potência em algumas frequências, uma vez que o fator de amortecimento está diretamente relacionado a impedância do conjunto em reproduzir certas frequências, um bom dimensionamento de potência e cabos pode mudar seu som da água para o vinho!

Abç,
 
Perfeito Marcelão!

Andrebk,

sim, você pensou certo. O amplificador enxerga na sua saída a impedância total do sistema, ou seja, caixas e cabo inclusive.

GERALMENTE, a impedância do cabo é irrisória perante a impedância da própria caixa. Mas ela existe, e depende da bitola do cabo (quanto maior a bitola, menor a impedância, e vice-versa) e do tamanho do cabo (quanto maior o cabo, maior será a impedância). Se você somar então um cabo fino (pequena bitola) e muito grande, dezenas de metros, terá realmente alguns bons Ohms a mais no sistema.

O resultado disso é bastante conhecido. Por causa de um cabo mal dimensionado (fino demais, comprido demais, fino e comprido demais), você tem perdas de potência na ordem de até 30% entre a potência que sai do amplificador e efetivamente chega na caixa. A diferença é toda perdida na forma de calor nos cabos.

Por causa disto, existem algumas regras muito úteis na ligação entre amplificadores e caixas passivas:

1) SEMPRE USE O CABO MAIS GROSSO POSSÍVEL

2) SEMPRE USE O CABO MAIS CURTO POSSÍVEL.

Essas regras são sempre válidas e devem ser atendidas de acordo com a possibilidade. Claro que aí vai entrar a questão de bom senso. Numa instalação fixa, usar cabos 4mm² é tranquilo. Mas para instalações móveis 4mm² é pesado demais, ficando melhor o uso de 2,5mm², por exemplo, sacrificando-se qualidade em prol de praticidade. Já quanto aos amps, as locadoras os mantém ao lado das caixas, mas isto nem sempre é possível por questões de segurança/cuidado com o equipamento.

Um abraço,

Fernando
 
AndreBK,

vi que você postou também na Audiolist:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=49292#49292">http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?p=49292#49292</a><!-- m -->

Os textos citados lá explicam totalmente suas dúvidas. Só ler e estudar.

Administrador.
 
bersan disse:
O resultado disso é bastante conhecido. Por causa de um cabo mal dimensionado (fino demais, comprido demais, fino e comprido demais), você tem perdas de potência na ordem de até 30% entre a potência que sai do amplificador e efetivamente chega na caixa. A diferença é toda perdida na forma de calor nos cabos.
Se ajuda o nosso novo amigo andrebk, essa tabela eu retirei daqui do forum mesmo e explica essa perda:
perdadepotnciadecabo-793061.jpg
 
Eu agradeço as respostas e a compreensão de todos.

Eu tinha postado no audio list tbm e vi que em varios trechos da minha pergunta existem diversos erros, mas é errando que se aprende.
Como eu sou novo na area e aqui tbm espero aprender com todos aki.

grato.
 
Gostaria de aproveitar este tópico aberto, pois tem haver com minha dúvida. Passemos ao caso:

Na minha igreja há 04 caixas NCA (8 ohms cada+de 160 w cada+woffer de 12"), sendo que 02 são usadas como PA direcionadas para a pláteia; 01 é utilizada como retorno e 01 é utilizada no 2º andar do templo, que possui galeria, que é uma espécie de mezzanino.

Possuímos dois amplificadores, um LL áudio de 500 w, 4 ohms por canal (2), com conectores P10 e borners; e um Stanner que não é muito utilizado, eu não me recordo das especificações deste, só sei que ele só tem conectores P10 e dois canais;

Bem em um canal do amplificador LL áudio, fazemos a ligação em paralelo (bornes) das duas caixas PA, 8/2=4 ohms no canal L da mesa (que por sinal é uma ciclotron MXS 10III);
No canal R da mesa fazemos outra ligação em paralelo ligando desta feita a caixa que serve pra retorno e a que atende quem está no 2º andar do templo.

Eu gostaria de ter controles de volumes individualizados, principalmente nas caixas q atendem dois ambientes distintos (o retorno do púlpito e o 2º andar da igreja). Peço vossas opiniões e sugestões.

Desde já, grato.
 
Olá Helder,

na verdade sua dúvida não tem muito a ver com o tópico não. Mas tudo bem, sem problemas.

Você tem diversas caixas atendendo diversos ambientes, e gostaria de ter volumes individuais para cada uma delas. Foi isso que entendi, ok?

Vou abrir a sua pergunta em duas, para melhor entendimento mesmo:

1) MESMO SOM EM TODAS AS CAIXAS, VOLUMES DIFERENTES

Bem, há várias soluções possíveis, mas acho que você já tem uma solução pronta: usar os volumes dos amplificadores. Você poderia simplesmente ter cada canal de amp ligado a uma única caixa, e então controlar os volumes das caixas pelo volume do canal do amplificador.

2) ALÉM DE VOLUMES DIFERENTES, SONS DIFERENTES NAS CAIXAS! Por exemplo, na caixa de retorno você quer jogar um som diferente da caixa do público, e no 2o. andar outro som ainda mais diferente dos outros.

Você precisará da solução acima (cada caixa em um canal de amp), mas também precisará de uma mesa de som com diversos Auxiliares Pré-Fader (Monitor). Por estas saídas que você poderá jogar sons distintos para cada caixa.

Sua MXS não tem Auxiliares Pré-Fader, tem que trocar de mesa para isto.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
1) MESMO SOM EM TODAS AS CAIXAS, VOLUMES DIFERENTES
Bem, há várias soluções possíveis, mas acho que você já tem uma solução pronta: usar os volumes dos amplificadores. Você poderia simplesmente ter cada canal de amp ligado a uma única caixa, e então controlar os volumes das caixas pelo volume do canal do amplificador.

Dada as suas opções, acredito que esta atenda mais ao que quero; porém, tenho dúvida em como fazer as ligações da mesa X amplificador; As caixas que servem como PA podem ficar em um mesmo fader da mesa (canal L) e num mesmo canal do amplificador; daí gostaria de individualizar o volume das caixas de retorno do púlpito e as que ficam no 2º andar; Então, deixa ver se entendi, pra caixa do retorno, usaria o canal "Eff send" da mesa e o segundo canal do amplificador 1, certo? e para a caixa que fica no segundo andar, usaria o canal R da mesa e o canal 1 do amplificador 2; é isto?

Obrigado pela atenção!
 
Olá Helder,

cada jeito terá uma ligação diferente.

Se o objetivo for apenas ter caixas de som com o mesmo som e volumes diferentes, então você liga a mesa em um amplificador, e deste cascateia o sinal para outros diversos amplificadores.

Isso é fácil, pois a grande maioria dos amplificadores tem, em cada canal, 2 entradas, geralmente P10 ou XLR (ou até XLR/P10).

Entre em uma, mande o sinal para o próximo amp pela outra.

Pronto, caixas com volumes separados.
--------------------

Se o objetivo é ter sons diferentes em volumes diferentes, novamente lhe digo: a mesa MXS, por não ter Aux Pré (tem sim Aux Pós, Eff, mas não é adequado), não é indicada. Mas sim, o esquema de ligação seria esse o proposto por você.

Fernando
 
Então ficaria assim:
canal L da mesa vai para o canal A do amplificador 1 e o canal R da mesa vai para o canal B do amplificador 1; daí nas saídas do amp 1 concectamos as primeiras duas caixas e nas outras saídas casquetamos com o amplificador 2; já no amp 2, concectamos nas saídas para as caixas restantes.
Seria isto? Se for, as potencias dos amp irão ser somadas?
 
Tenho mais uma dúvida,
gostaria de saber, se é possível ligar a mesa na entrada 1 do canal A do amplificador, em seguida pegar um cabo e conectar a entrada 2 do canal A com a entrada 1 do canal B deste mesmo amplificador; ligando para saída de caixas apenas as do canal A. Sendo que este amplificador não apresenta a chave "Mono-stereo". Este procedimento queimara algo? somará as potências dos dois canais?
 
Para isto que os amp's tem duas entradas em paralelo, pode fazer sim.

Mas cuidado para não mandar sinal já amplificado.
 
Outra dúvida:
Quando juntamos duas caixas amplificadas, por exemplo de 160 W e 8 Ohmns cada, em um canal do amplificador; diminuímos a impedância, que neste exemplo será de 4 Ohmns, mas também aumentamos a potência, ou seja, 160+160=320 W; é isto? ou o amplificador continua a visualizar 160 W mesmo com as duas caixas?
 
Helder,

quando juntamos as caixas em paralelo, as potências são somadas e a impedância cai à metade. Então, de caixa, você terá 320W @ 4 OHms.

O amplificador, por sua vez, terá um aumento de potência no canal, pois na fórmula temos que:

Potência (W) = Voltagem² / Impedância.

Note que com a impedância caindo à metade, a potência dobrará. Isso na teoria. Na prática, nem sempre isto acontece (quase nunca...), por isto os manuais informam a potência em cada impedância.

Por último, repare bem: o amplificador não "visualiza" potências. Ele só enxerga impedâncias!

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado, desde já, pela socialização do conhecimento, tão caro nos dias atuais, principalmente, no meio cristão.

Então, pelo q tenho lido aqui no SAV, o ideal é que se tenha o dobro da potência, que neste caso seria de 640W, certo? quais os principais problemas (ou danos) se um aplificador trabalhar abaixo dos 320W iniciais, correspondente a soma das potências das caixas de 160W?

PS: É verdade, que não posso cascatar dois amplificadores de potências diferentes???
 
Helder Roberto disse:
PS: É verdade, que não posso cascatar dois amplificadores de potências diferentes???
Contanto que ãon cascateie sinal amplificado td bem.

Só tome cuidado com a estrutura de ganhos, devido aos níveis de sensibilidade diferentes nos amplis(alias pq não padronizaram isto?) um ampli pode parecer falar mais que outro.
 
Back
Topo