Renkus Heinz - Iconyx

Eu digo isto sobre cobertura mais fechada ser melhor para a realidade da maioria das igreja que são retangulares como a minha com a largura menor do que o comprimento...
e como normalmente se usa L e R nesses sistemas de coluna, nunca vi um central...
 
Olá Pessoal,

Em termos de usar a MA12 para bandas é muito relativo.

Já usei as caixas MA12 para bandas no passado sem problemas e já tive situações aonde não eram as caixas adequadas (a pressão sonora não era o suficiente para a banda).

A caixa MA12 tem um píco de 113 dB que é um volume aceitável para diversas aplicações, porém o PDC II cria uma curva de equalização que empurra bem mais os médio-agudos e agudos na caixa tornando disproporcional a resposta e o ganho de certas freqüências...é por isso que a utilização da MA12 para bandas depende muito da fonte sonora ou estilo musical.

Em geral (na minha opinião), é bom pensar da seguinte maneira...para coisas mais leves (voz, violão, até teclado, etc.) as caixas MA12 funcionam bem. Para shows maiores com bandas completas, não seria a escolha ideal. Inclusive, um dos maiores problemas que tivemos quando efetuamos a sonorização no Tagima Dream Team era que o técnico de som não conseguia a cobertura e pressão sonora ideal para o ambiente pois era além do que as MA12 conseguiam fazer.

Como outra pessoa mencionou, todo sistema tem o seu limite.

A 802 já é uma caixa feita para uso com som ao vivo. Na minha opinião, para shows de 100-150 pessoas, é uma ótima escolha (juntando um sub, é claro).

Abs,

Diego
 
Olá Deneripr,

Exatamente, são nestes casos mesmos que é melhor ter uma cobertura horizontal maior pois, tipicamente, a localização das caixas na Igreja é nas paredes laterais e, geralmente, a distância entre as caixas e a audiência é pequena (2-5m em média). Se vc tiver uma caixa com uma abertura horizontal mais estreita, isto geralmente deixa um buraco de cobertura no meio da Igreja (primeiras 3-6 fileiras bem no centro) pois a caixa não consegui abrir o suficiente na distância curta entre sua localização e a audiência...

Se quiser, posso te mostrar uns calculos de cobertura em EASE para demonstrar mais claramente o que estou falando.

Abs,

Diego
 
Detalhe tem que ver se essa cobertura de 150 graus vai ter muita alteração de SPL,pois de nada adianta ter uma caixa com 150 graus de cobertura ,se o angulo 150 tiver "falando" em -12db e o angulo 0 tá "falando" 0 DB,se é que deu pra entender,é uma queda brusca de resposta e de SPL no sistema.

AMI_Music disse:
A caixa MA12 tem um píco de 113 dB que é um volume aceitável para diversas aplicações

Pera ai,tem que ver que é uma só dessa caixa,somente uma,lá na igreja deve ter umas 10 no templo,2 no delay e mais 8 no principal,4 alimentam a parte de baixo e 4 alimentam a galeria,ai já é um ganho brutesco por dobro de ar se deslocando e dobro de potencia.

AMI_Music disse:
um dos maiores problemas que tivemos quando efetuamos a sonorização no Tagima Dream Team era que o técnico de som não conseguia a cobertura e pressão sonora ideal para o ambiente pois era além do que as MA12 conseguiam fazer.

Quer o que,acho que não tem bixo mais surdo que Guitarrista. :mrgreen:

AMI_Music disse:
A 802 já é uma caixa feita para uso com som ao vivo. Na minha opinião, para shows de 100-150 pessoas, é uma ótima escolha (juntando um sub, é claro).

Já vi muitos casos,em que,essas caixas são usadas como line array compactos,a Batista filadelfia daqui de Tagua tem um Mini line,2 em cada lado da igreja.(formato retangular,haja cobertura)
 
Como já disse aqui no forum o MA12 lá da igreja distorce um pouco sim,mas eu realmente não sei do porque,era pra dar um SPL brutesco,creio que seje a configuração do EQ grafico da LS,mas achoq ue distorce mesmo só quando tem muito SPL em jogo,muito mesmo,igreja lotada e tem que empurrar no minimo 110db na parte da frente.

Mas quando embola ,eu jogo essa batata quente para a banda.
 
AMI

Qual a função daquele processador da bose nos sistemas da bose?

Pois lá tem uns 3,eu nunca mexi,só pra ligar e desligar mesmo.

Quanto aos subs,só pra deixar a galera ligada é 2 ciclotron sub 600a,quanto ao som,é um SPL de assustar e uma qualidade muito boa.
 
AMI_Music disse:
A única coisa que eu não entendi foi sobre o steering da RCF. Como funciona o steering? Ele cria raios da maneira que a IC Live cria? Se for, até quantos raios pode criar...tentei achar estas informações no site da RCF mas não consegui. Qualquer ajuda é bem-vindo.

Nao é nao.Na se FORMAM raios.Desde o significado to termo "steerable" é CONTROLAVEL irradiacao do sistema TTL11H é INCLINAVEL controladamente .
Inclusive com poucos elementos acusticos da TTL11 seria imposivel de alguem afirmar possibilidade de formacao de "raios".Isso é visivel.Tambem visivel o fato que qualquer tipo de "brincadeira" com fase dos multiplos elementos so possivel dentro de uma certa faixa das frequencias.No caso de R&H nao é nem um pouco diferente pois infringiria as leis da eletrodinamica: tem muitos elementos precisamente manipulaveis dentro de faixa das frequencias relativamente estreita :)!
http://en.wikipedia.org/wiki/Beamforming (nao achei em portugues , mas a linguagem é bem tecnica :))

Abrcs,
andry110
 
A ultima informacao: uma torre (TTL11+TTS26) custara em torno de R$30 mil .disponibilidade - a partir de Maio deste ano.
abrcs,
andry110
 
Olá Andry,

Legal, infelizmente, não deu para entender tudo que vc disse, mas, achei interessante.

De qq maneira, eu estava apenas tentando traduzir a palavra "beams" da melhor maneira que conheço. Infelizmente, portugues não é minha primeira lingua então com certeza existem diversos erros nas minhas traduções.

Agradeço sua ajuda, qual seria a palavra correta para "beams" em portugues? Como vc pode ver pelo seu próprio artigo, é sobre as formações de "beams" que estou falando, ou "beam forming".

Abs
 
Beam seria algo como coluna, na construção civil seria coluna de sustentação.

Mas ligado à sonorização pode ser algo como feixe ou raio.
 
AMI_Music disse:
De qq maneira, eu estava apenas tentando traduzir a palavra "beams" da melhor maneira que conheço. Infelizmente, portugues não é minha primeira lingua então com certeza existem diversos erros nas minhas traduções.
Agradeço sua ajuda, qual seria a palavra correta para "beams" em portugues? Como vc pode ver pelo seu próprio artigo, é sobre as formações de "beams" que estou falando, ou "beam forming".

Bom , imagine que conicidencia.A minha lingua nativa tambem nao seria portuguesa :lol: :lol: .
Porem traducao mais proxima do nosso amigo seria correta."Feixe" ou "raio" .
Acontece que ondas acusticas nao sao muuuuuito diferentes das ondas eletromagneticos de ponto de vista de propagacao (desconsiderando impossibilidade de ser transmitido no vacuo :wink: ).
Por tanto tranquilamente se aplicam as regras de soma e subtracao de fases e , consequentemente, podem ser formados "raios" de iradiacao . E exatamente esse fenomeno usam BOSE,R&H,RCF e outros grandes fabricantes neste classe dos sistemas.'E a mesma fisica.Nessa tecnologia nao ha segredos . Somente now-how e patentes e MERCADOS a concuistar e defender e etc,etc,etc...
A questao nao 'e so "raio acustico".Entender a tecnologia levara ao aplicacao CORRETA!
Exemplo : de que adiantaria colocar um sistema desses num estadio de futebol? :mrgreen: :mrgreen:
Pois 'e...
Neste forum , neste topic o nosso amigo tonreb "plantou" :lol: mais duvidas que a gente poderia imaginar e .. resolver em curto prazo.


Abrcs,
andry110
 
AMI, por favor explique " ... tratamento acústico nas laterais do local pois a maioria das refleções eram benefícas e resultaram em um som mais homogêneo. "

BEAM FORMING a melhor tradução (adaptação) creio ser mesmo FORMAÇÃO DE FEIXES (de raios).
Cultura inutil, o termo é usado aqui, pois as faixas de frequencia a serem tratadas e as caracteriticas dos ambienets (tamanhos) implicam no uso de ACUSTICA GEOMETRICA onde as ondas sonoras são tratadas de forma GEOMETRICA / OTICA

Esse controle do angulo de cobertura na maioria dos sistemas se da em função da manipulação dos fase e delays entre grupos de elementos distintos. Digamos que uma caixa com 16 elementeos, usando 4 amps digitais para cada grup de 4 ele/tos. A medida em que se mexe nesses parametros consegue-se a variação do angulo de cobertura. Lembrando que frequentemente esse controle da cobertura, feito dessa forma, atua tambem na resposta de frequencia do mesmo, para cima ou para baixo.

Ao que me consta a EAW com a serie DSA foi a primeira a aplicar essa tecnica.

Abs
 
andry110 disse:
Neste forum , neste topic o nosso amigo tonreb "plantou" :lol: mais duvidas que a gente poderia imaginar e .. resolver em curto prazo

hehehehehe
Estamos aqui para isso!!!rs
 
Olá Andry,

OK...então, "beam forming" pode ser "formação de raios ou feixes", correto?

Quanto a Bose, neste caso em particular, eu posso afirmar que eles não fazem "beam steering" (trabalhei com a marca por diversos anos) A Bose cria a onda cilíndrica (na caixa MA12) como diversos outros line arrays físicos, mas, não possui controle de abertura vertical variável digital nem angulação variável digital, muito menos a capacidade de criar diversos feixes ou raios. A caixa mais próxima da RH a MA12 seria a IC7.

Abs,

Diego
 
Prezado Walter (para quem não conhece, o Walter é um expert na área de projetos de sonorização),

Neste caso, eu estava falando da maneira em que line arrays mecánicos como a MA12 reagem em ambientes típicos (retángulos com comprimento maior que a largura horizontal). Em geral, com line arrays mecánicos que possuem uma dispersão horizontal grande (como a MA12 com seus 145 graus de abertura horizontal), apesar da dispersão horizontal grande, é mais importante colocar tratamento acústico por volta do altar/palco e na parede de fundo do que nas paredes laterais.

É claro que, como tudo, existem exceções (colunas e materiais das superfícies podem afetar isto significativamente), e isto não significa que tratamento nas paredes laterais não pode ajudar também, mas, em geral, não é essencial para obter um STI de qualidade no local (considerando que um STI de qualidade seria no mínimo acima de 0.55 com 0% da audiência presente).

Como mencionei, sempre existem exceções, e isto é apenas uma das razões que as pessoas sempre deveriam efetuar um projeto de sonorização personalizado para o seu ambiente.

Abs
 
AMI_Music disse:
Neste caso, eu estava falando da maneira em que line arrays mecánicos como a MA12 reagem em ambientes típicos (retángulos com comprimento maior que a largura horizontal). Em geral, com line arrays mecánicos que possuem uma dispersão horizontal grande (como a MA12 com seus 145 graus de abertura horizontal), apesar da dispersão horizontal grande, é mais importante colocar tratamento acústico por volta do altar/palco e na parede de fundo do que nas paredes laterais.

A Bose nao usa controle .Mas poderia implemetar pois dentro de um sistema "multi-elemento" sempre ha uma possibilidade.So que o preco final (qua ja 'e caro!) seria ASTRONOMICO com toda aquela politica de vendas deles :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ...
Podemos debater e rebater , mas a questao de relacao entre disperçao horizonatal e tratamento acustico deve ser analisado em funcao de "ambiente vs despesas"!
Voce pode ter um otimo rendimento por menos dinheiro se usar equipamento adequado.Correto!?
Uma coisa realmente me intrigava 'e "Porque os modelos de LineArray acusticos (verdadeiros LineArray acusticos) do mercado Brasileiro quase sempre sao de 100 graus de disperçao ou mais ?". A resposta veio sem procurar muito : 'e porque principal publico e consumidor dessa tecnologia HOJE sao locadoras (empresas) que cuidam de eventos grandes .Ao mesmo tempo muitos fabricantes possuem versoes dos mesmos Line's com cobertura mais estreita.Exemplo : Turbosound TFA-600HDP (FlexArray) - 75x16 graus.
Ou seja , como ja comentei antes 'e sempre uma questao de escolha certa ...

Abrcs,
andry110
 
Olá Andry,

É um pouco mais complexo, para ter o tipo de controle que a RH possui nos seus line arrays digitais, a Bose teria que colocar amplificação individual para cada driver (no caso, as caixas da Bose são passivas então com certeza não seria possível).

A Bose Europa tentou fazer uma modificação em uma MA12 desta maneira, amplificando cada driver individualmente e usando um controle externo, mas, infelizmente, não deu muito certo e eles abandonaram a ideia.

Tudo é possível, mas, eles teriam que desenvolver praticamente uma nova caixa no lugar da MA12 para obter este nível de controle.

Abs,

Diego
 
AMI_Music disse:
Olá Andry,
A Bose Europa tentou fazer uma modificação em uma MA12 desta maneira, amplificando cada driver individualmente e usando um controle externo, mas, infelizmente, não deu muito certo e eles abandonaram a ideia.

Tudo é possível, mas, eles teriam que desenvolver praticamente uma nova caixa no lugar da MA12 para obter este nível de controle.

É isso mesmo.E com preco da BOSE :mrgreen: !
Abrcs,
andry110
 
Back
Topo