Reverberação em biombo.

pTjz

Moderator
Moderador
Bom dia amados.

Como o tópico anterior aqui citado, em minha igreja também tivemos problemas com os vizinhos porque quando ensaiavamos a bateria os incomodava...
Idealizamos um biombo, o botamos em pratica e tivemos bastante sucesso, isolamos praticamente 95% do som.

Eis uma breve imagem do projeto:

biombosj9.jpg



As paredes do biombo tem 15cm, são feitas de Madeirite 20mm, em seu interior tem uma espuma ortopedica de 10cm de maior densidade e o resto do interior foi preenchido com Lã de vidro. Funcionou muito bem para isola :)

Mais o som la dentro reverberava demais, em vista que ja tinhamos gastado muito, revestimos a parede com isopor de 10mm e em cima do isopor colocamos uma forragem de carro, ele tem um revestimento bonito, tem uma camada de espuma de uns 3mm e duas camadas de pano bem densas.
O som melhorou bastante mais ainda temos um pouco de reverberação... E na hora de microfonar a bateria não fica tão bem definida, eu gostei do resultado amis acho que pode ficar muito melhor.

Melhor descrição do biombo:

biombo2ab3.jpg




Alguma sugestão para limpar mais o som la dentro?
Grato :)
 
Ptz,

acredito que todo aquário de bateria precisa ter elementos para absorção de parte do som interno, sob pena de acontecer exatamente o que você falou: reverberar.

Você está certo em colocar forração com espuma. Só que espumas são ótimos absorvedores de médios e agudos, mas absorvem muito pouco os graves.

Procure pela Internet projetos de "Bass-Traps", acredito que são a solução para o seu caso.

Um abraço,

Fernando
 
As espumas ja estão colocadas...
Elas fizeram um belo trabalho... A reverberação la dentro melhorou muito, os pratos nao agridem mais tanto, deu para ajudar bastante, mais eu acho que grande problema da microfonação está ainda na resonancia de cada peça, o ton1 acaba pegando o ton2, o 2 pega o 3 e por ai vai...
Para ter uma idéia nem botei MIC no Hit-Hat porque a caixa pega sobra dele e sai perfeitamente... E o over também ta uma complementada.

Por falor no over, eu cortei todas frequencias que pegam tons, bumbo o som limpou pak's, ele pega um pouquinho da caixa mais ai eu tirei um pouco do propio volume da caixa e compenssei ficou bom.

Mais ainda gostaria de limpar mais o som para ficar mais profissa, o povo de Deus merece.
Vou tentar construir uns bass strap e por la...
Você acha melhor o que? Por eles nas paredes? ou pro eles no teto?
Por ex, posso por eles no teto e fazer um tipo de "rebaixamento", isso pode melhorar a reverberação não!?


abraços!
[]s
 
Oi pTjz,

na igreja que faço parte temos como um de nossos objetivos a contrução de um aquário para bateria. Já sabemos como iremos contruir, agora falta o dinheiro. A idéia do projeto foi toda tirada da discussão abaixo.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=152">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=152</a><!-- m -->

O que falta no seu projeto são os módulos absorvedores. No link acima, Edu Silva (mestre) cita como construir, onde colocar e a quantidade de paineis.

É ler, entender e pôr em prática.
 
Na minha igreja aconteceu a mesma coisa.

Pelo aquário ser no meio do palco (não é uma salinha), todas as paredes são de vidro, o que impediu (esteticamente) que eu colocasse superfícies de absorção como as suas espumas.



A solução que eu consegui foi a instalação de um compressor: Behringer MULTICOM PRO-XL MDX4600.
behmdx4600.jpg


No compressor você pode definir a quantidade mínima de sinal necessária para o microfone iniciar a captação, minimizando assim a captação de peças indesejadas em alguns microfones.
Comprimi Caixa, Bumbo e Ton1.

Sem dúvida a qualidade dessas peças melhorou 1000000%.

No caso do Ton2, Ton3 e Hi-hat, segurei o ganho bem baixo, e melhorou.
[/img]
 
Na verdade não é o compressor que tem essa função, e sim o Gate, nesse caso esse compressor tmb tem gate, mas não são todos, preste atenção...
 
Gabriel.

Vc resolveu o problema da captação, mas não da acústica no interior do aquário... o baterista deve continuar sofrendo. Para problemas acústicos as soluções devem ser acústicas. Vc pode construir painéis móveis e colocá-los no interior do aquário... vai melhorar bastante.

[]'s
 
Na verdade eu não sofro, porque meu fone isola muito bem sons externos e porque o som da sala não esta esse desastre todo...

Quanto o uso do compressor eu utilizo no bumbo e na caixa para evitar picos... Mais não gostaria de ter que usar deste recurso em todas peças da bateria, até porque são 3 tons e 2 surdos, seria um absurdo o que eu gastaria de compressores kkkkkkkkk.

Vou tentar construir uns painéis para por dentro do biombo, porem tenho 1 problema. Em minha cidade não encontro lã mineral de vidro pedra, simplesmente não tem!
Posso usar a lã de vidro normal, aquela branquinha? Ou há algum outro material semelhante e que se aplique melhor?


Abraços!
[]s
 
Painel revestido?

Bom dia Galera,

Vi e li um pouco dobre os paineis helmholtz, bass strap, etc...
Então comecei a orçar quanto ficaria para construir os mesmos, porem achei que o custo x benefício + trabalho :roll: não seria muito aproveitavel...

Então orcei com a rockfibras esses paineis:

PSE-48 50mm AP
Painel revestido para tratamento acústico

DESCRIÇÃO
Painéis em lã de rocha THERMAX® aglomerados com resinas especiais, revestido em uma das faces com filme de alumínio perfurado.

COEFICIENTES ABSORÇÃO ACÚSTICA (ISO/R 354 e ASTM C 423)
-------------------------------------------------------------------------------------
Produto | Espess. (mm) | Freqüência (Hz) |
-------------------------------------------------------------------------------------
| | 125 | 250 | 500 | 1000 | 2000 | 4000 |
-------------------------------------------------------------------------------------
PSE-48 AP1 | 50 | 0,26 | 0,70 | 1,08 | 1,02 | 0,76 | 0,63 |
-------------------------------------------------------------------------------------

Obs.: Valores superiores a 1 são previstos em norma. Para efeito de projeto, utilizar valor igual a 1.






O que acham?
 
pTjz,

-------------------------------------------------------------------------------------
Produto | Espess. (mm) | Freqüência (Hz) |
-------------------------------------------------------------------------------------
| | 125 | 250 | 500 | 1000 | 2000 | 4000 |
-------------------------------------------------------------------------------------
PSE-48 AP1 | 50 | 0,26 | 0,70 | 1,08 | 1,02 | 0,76 | 0,63 |
-------------------------------------------------------------------------------------

É importante saber "traduzir" o que está escrito.

Produto: PSE-48 AP1
Espessura (mm): 50
Atenuação por frequência:
125Hz - 0,26
250Hz - 0,70
500Hz - 1,08
1KHz - 1,02
2KHz - 0,76
4KHz - 0,63

Quanto mais próximo de 1, melhor absorve. O valor de 1 equivale a, de modo grosseiro, ter uma saída de ar (de som) para fora do ambiente, no tamanho de 1m² (uma janela de 1m²)

Note que a atenuação de 250Hz para cima é muito boa, e adequada para bateria, mas muito pequena na faixa dos graves do bumbo.

A esta solução você deveria montar bass-straps (armadilhas de graves) específicas para sons graves.

Um abraço,

Fernando
 
Na frente do bumbo tem uma caixa de madeirite.
1,30m x 1,30m de 20cm de expressura.

Ela tem por dentro espuma ortopédica da mais densa que encontrei (cinza) preenchendo todo interior, e na tampa da caixa pus um euxatex com furos de 10mm com espaçamento de 1,5cm.

Para "limpar" mais o som da sala, vocês acham que 6 placas desse painel (o citado acima da rockfibras) ajudaria a sala?
Meu objetivo é microfonar com mais qualidade a batera pois está sobrando demais outras peças indevidas nos MICS, sobra tanto que desliguei meus overs e os pratos continuam rensonando bem.
Então para resolver um pouco, fiz uns cones para o MIC tampando as laterais e parte de cima com um plastico grosso, parecido com uma garrafa PET, melhorou bem, mais ainda não é o que quero, a bateria está sem definição, e não quero tratá-la com compressores ou efeitos quero resolver o problema da acústica com tratamento acústico.


Abraços
[]s
 
Olá irmãos!
Tô com um BAITA problema. Seguinte fizemos o bendito aquário de vidro 10mm ficou lindo o negócio, testamos só ele no culto, parece q a bateria aumento o volume, claro ela está só no aquario. Bom o q me interessa e sei q talvez vcs já estão cansados de responder.
Tenho uma parde atrás dela de alvenaria 2,20 A por 2,00 comprimento o q devo fazer com ela? E no teto? Colocar alguma coisa na frente do bumbo? Me dêem uma solução é que lutei tanto para este aquario falei que ia funcionar a igreja liberou a verba, sei que precisa de um tratamento acustico dentro dele e peço a ajuda de vcs.
Um abraço e desculpe o BAITA texto...
 
Rafa,

as mensagens acima tratam exatamente disso. Não basta colocar o aquário, tem que tratar o aquário.

Em geral, cobre-se a frente do aquário até a metade (altura dos tons, por exemplo), cobre-se também a parede dos fundos.

Deve-se usar material tipo Sonex, que proporcionará boa absorção de médios e agudos. E construir bass-traps (armadilha de graves), para absorção dos graves.

Não é fácil. Pesquise, há algumas mensagens sobre o assunto.

Um abraço,

Fernando
 
Valew Besan Só uma dúvida, "colo" a espuma em toda parede atrás no teto e metade do aquário? É isso?
 
Dê uma lida em tudo antes, pesquise antes de gastar dinheiro. Não saia metendo qualquer espuma, em qualquer lugar. O resultado pode ficar bem aquém do esperado.

Fernando
 
Gente!!!!! Dei uma lida em alguns tópicos sobre acústica e segui as dicas do Fernando de ler mais sobre o assunto. Nós fizemos o aquario da batera com vidro de 10mm e fizemos o tratamento com "espuma" acústica, kra ficou SENSACIONAL a igreja e o Pastor acharam excelente o batera tava sentando a mão ontem no culto e não se ouvia praticamente a batera (isso que ele tava sentando a mão) graças a Deus e ao Som ao vivo pelas dicas conseguimos vencer esse gigante. Agora vamos equalizar ela e colocar o retorno de fones para o ministério.
Um abração e obrigado a todo as pelas dicas!!!!!!!!!
 
Puxa, ficamos felizes em saber do resultado.

Tem como postar umas fotos aqui sobre como ficou seu aquário e sua igreja? Se puder, seria ótimo.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo