Reverberação + Reverb - pareçe incrível...

sobjak

Member
Alguem pode me explicar como isso acontece?

O seguinte, aqui na igreja tem 2,8 segundos de reverberação, verdadeiramente um caixa de sapato (pior fica qunado o ar-condicionado está ligado), que facilmente deixa o som embolado caso o equalizador não fique 100% reguladinho (100% de chance de ele não estar.. EUSAIhaseui), mas por mais incrível que pareça, quando eu coloco um reverb na voz (plate ou concert da mesa behringer) o som pareçe que fica mais inteligível, por mais que demore um pouquinho mais pra sumir, mas fica aquele som legal ao meu gosto, e alguns membros da igreja falaram assim: "pow fico legal esse eco que tem no microfone, parece que dá pra escuta melhor"... Estranho, não? Com o reverbzinho na voz, sem exageros, claro, mas a ponto de apenas dar uma ênfase no microfone, o som fica melhor na acústica péssima que tem aqui..

e então? quem se habilita a falar?

- Aproveitando o tópico, para tentar resolver a acústica, e juntamente a estética, estamos montando um painel de madeira que vai cobrir toda a parede da frente da igreja, que pretendo pedir para deixar afastas 0,5 cm da parede para poder vibrar e talz.. e ainda falta pensar no que fazer para o fundo, ou até laterais...
 
Vamos entender o que acontece...

Em campo aberto, uma caixa de som projeta seu som em um determinado ângulo (chamado de ângulo de dispersão). O som se espalha e "some". Na verdade, ele continua seu caminho em linha reta até perder força, "sumir".

Em um ambiente fechado, as coisas funcionam diferente. Imagine uma igreja em formato retangular (a maioria é assim). O som é projetado a partir de um dos lados do retângulo (onde fica o altar, palco) por caixas acústicas.

Parte desse som incide sobre superfícies refletoras (teto, chão, paredes, vidros de janelas, etc) e, em vez de seguir um caminho livre, é refletido de volta para dentro, ficando "preso" ali.

Muitas vezes a reflexão é inclusive contínua. A onda sonora refletida bate em uma superfície, é refletida para outra, para outra, e assim continuamente, até perder força e "sumir".

Isso é a reverberação: as ondas refletindo-se dentro do ambiente.

propagacao.jpg


O tempo que o som fica reverberando dentro de um ambiente até "sumir" é chamado de RT60. 60 é relativo a 60dB, ou seja, é o tempo que o som leva para perder 60dB.

Assim,

aqui na igreja tem 2,8 segundos de reverberação, verdadeiramente um caixa de sapato (pior fica qunado o ar-condicionado está ligado), que facilmente deixa o som embolado

Na verdade, 2,8 segundos é o seu tempo de RT60. Mas um tempo alto assim demonstra um local com acústica muito ruim, onde o som fica embolado.

E porque acontece a embolação?

Nossos ouvidos tem uma característica. Se 2 sons chegarem com até 20ms de diferença, entendemos como sendo um único som. A partir disso, começamos a entender como dois sons distintos.

Repare o desenho que eu coloquei. A onda sonora que sai da pessoa diretamente para o ouvinte percorre uma distância X. Já a onda sonora que sobe, bate no teto e retorna percorre outra distância, muito maior. Ou seja, o ouvinte ouve o som direto + sons indiretos, que chegaram a ele por meio da reflexão (reverberação), e chegam em tempos diferentes.

Qual resultado disso? Um pouco de reverb é legal, dá a impressão que estamos em um ambiente diferente do real. Mas em excesso, os vários tempos de atrasos das ondas refletidas causam embolação! Pura e simplesmente. Nossos ouvidos percebem não mais um, mas vários sons diferentes, e fica muito difícil entender o que está sendo falado/cantado/tocado.

Viram? Reflexão dá origem a reverberação que, em excesso, vira embolação!

Quanto ao "mistério" do efeito de reverb que melhora o som, pense comigo: existem reverbs que dão ênfase em um tipo de frequência só, e me parece ser esse o caso. Assim eu diria que o tipo de efeito que está sendo utilizado dá um acréscimo nos médios e agudos, os sons que afetam diretamente a inteligibilidade. Os grandes responsáveis pela embolação são os sons graves.

Para confirmar, teste o efeito em um ambiente aberto (praça, campo de futebol, etc), e verifique se o reverb se dá mais em um tipo de frequência (agudos e/ou médios) que outro (graves).

Por último,

Aproveitando o tópico, para tentar resolver a acústica, e juntamente a estética, estamos montando um painel de madeira que vai cobrir toda a parede da frente da igreja, que pretendo pedir para deixar afastado 0,5 cm da parede para poder vibrar e talz.. e ainda falta pensar no que fazer para o fundo, ou até laterais...

É incrível como todo mundo pensa em fazer isso no palco, que é o local onde menos há problema de acústica! Física de 2º grau, Ondas. A onda (luz ou som, som é onda) é refletida no mesmo ângulo em que incidiu sobre a superfície.

Isso quer dizer o seguinte: provavelmente você tem caixas acústicas próximas da parede do palco, jogando som para o fundo. As ondas sonoras que incidirem sobre chão, teto ou paredes laterais também jogam o som para o fundo. Resultado: o fundo da igreja é o local com a menor inteligibilidade, é onde todas as reflexões vão parar (parar não, vão refletir de volta)!!!

Logo, se querem fazer tratamento acústico, não começem pela parede do palco, mas pela do fundo!!!!

Desculpe a mensagem um pouco longa.

Um abraço,

Fernando
 
Por favor Fernando, quando estiver dando aulas não peça desculpas, pois não apenas vc tirou as dúvidas do sobjak como tambem nos orientou caso venha ocorrer o mesmo.

Heriberto
 
Concordo com o Heriberto...

O Som Ao Vivo tem abençoado a minha vida e a nossa igreja...!!!

Em nossa igreja temos o mesmo problema, caixas próximas do palco, a não ser quando o som no palco está mais baixo, ai sim é possível entender o que está sendo falado ou tocado!

Futuramente usaremos um equalizador p/ as caixas do palco(retorno), pra tentar "clarear" o som.

Deus continue abençoando a todos.

Um grande abraço.
 
Back
Topo