Roland M48: O sistema de fones perfeito!

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
Bom pessoal, como já compartilhei aqui no fórum, pretendo comprar o sistema Roland V-Mixing para minha igreja até Maio desse ano. Tenho trabalhado para isso, e Deus tem me honrado.

Roland_M400.jpg

Roland M400

Entre pesquisas, pesquisas, curiosidades e mais pesquisas, vi um novo produto lançado pela Roland, como complemento para o sistema V-Mixing (M400), e achei interessante compartilhar aqui no fórum. Trata-se da M48:

top_L.jpg

Roland M48

Não é nada mais que uma micromesa-de-som digital, que assim como a M400, trabalha com o protocolo REAC (transmissão de dados por pacote de dados, como uma rede de computadores).

Ela suporta 16 canais configuráveis, ligada na extensão Backup da M400. Na prática, é uma excelente solução para retornos In-Ear. Assim, cada músico tem em sua mão a mixagem, incluindo alguns "luxos" como microfone de ambiência, equalização simples, volumes e saídas de gravação (conforme a mixagem do retorno).

Coisas legais e interessantes:
1- Não precisa de alimentação de energia. O cabo do REAC já leva uma voltagem DC suficiente para seu funcionamento.
2- Possui microfone de ambiência interno.
3- A Roland também fornece os fones, mas são opcionais na compra.
4- Pode ser usado um cabo de rede comum (aqueles azuisinhos mesmo) para ligá-los.
5- A Roland se preocupou até em fazer um suporte para encaixar a M48 em pedestais de microfone ou ferragens de instrumentos.

Para ligar várias unidades desse produto (uma para cada músico, no caso), é necessária a compra do S-4000D, que mais parece um hub, mas ainda não sei se pode ser substituído por um D-Link comum, por exemplo.

Quanto ao preço, ainda não sei. Estou aguardando retorno do responsável pela Roland na minha cidade.

Espero ter falado alguma novidade, hehehe.
 
Deve ser um ''concorrente'' dos sistemas AVIOM, uma bela novidade da Roland, dei uma pequena pesquisada por aqui mas ainda nao achei preços na net.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://lib2.roland.co.jp/rec/RSG/en/M-48/">http://lib2.roland.co.jp/rec/RSG/en/M-48/</a><!-- m -->
 
Perfeito??? Já imaginou quanto vai custar cada caixinha desta aí??? E é uma por músico!

Fernando
 
Prefiro uma mesa de som de verdade com auxiliares suficientes... mais barato, mais flexível, suporta mais canais, tem eq e periféricos, entre outros.
 
gabriel_renascer disse:
Para ligar várias unidades desse produto (uma para cada músico, no caso), é necessária a compra do S-4000D, que mais parece um hub, mas ainda não sei se pode ser substituído por um D-Link comum, por exemplo.

Pelo que vi no site da Roland, não pode. O S-4000D, além de distribuir o sinal para o M-48, também provê a energia para que ele funcione.

gabriel_renascer disse:
Quanto ao preço, ainda não sei. Estou aguardando retorno do responsável pela Roland na minha cidade.

Não deve ficar muito barato não. Vamos imaginar uma banda com setup básico: bateria, baixo, violão, guitarra e teclado... sem levar em considerção os backs, são cinco vias. Então precisaríamos de um S-4000D, cinco M-48, cinco fones e mais os cabos de rede. Para os backs podemos colocar apenas um M-48, pq ele tem uma saída estéreo para caixas de monitor comuns (amplificadas)... então seriam seis M-48. Duvido que isso saia por menos de R$ 15.000,00.

Mas eu adoraria ter um sistemas desse... entregar a mixagem na mão dos próprios músicos e me preocupar apenas com o PA é um sonho de consumo.

[]'s
 
rafaellerm disse:
Prefiro uma mesa de som de verdade

Faremos 1 minuto de silêncio.


David Fernandes disse:
Não deve ficar muito barato não. Vamos imaginar uma banda com setup básico: bateria, baixo, violão, guitarra e teclado... sem levar em considerção os backs, são cinco vias. Então precisaríamos de um S-4000D, cinco M-48, cinco fones e mais os cabos de rede. Para os backs podemos colocar apenas um M-48, pq ele tem uma saída estéreo para caixas de monitor comuns (amplificadas)... então seriam seis M-48. Duvido que isso saia por menos de R$ 15.000,00.

Sinceramente, não tenho a MÍNIMA noção do preço. Já pedi um orçamento para o Aldo, e ele vai me retornar hoje a tarde. Espero que seja algo acessível. E usar com caixa amplificada também é uma excelente idéia, no caso de backs ou nipe de metais, por exemplo.


David Fernandes disse:
entregar a mixagem na mão dos próprios músicos e me preocupar apenas com o PA é um sonho de consumo.

Nem fale cara. Todos os ouvidos e neurônios dedicados a agradar a congregação, sem se preocupar com o gosto de cada músico.
 
Eu já trabalhei com este sistema, e afirmo: é muito bom e muito prático.

Barato? Aí depende.

Este "mixer pessoal de retorno" - assim a Roland o denominou e é bom lembrar que é de fato um mixer digital simplificado - Custa perto de 3 mil reais! Se for para comparar com aquele famoso par de caixas para cobrir todo palco regulado apenas pelos auxiliares da console do PA, com certeza vai parecer muuuito caro.

Devemos, porém, considerar que o dever do técnico é diminuir a distância entre o real e o ideal. É possível ter uma console de PA de 32 canais de 2 mil reais? Sim! Mas não tente comparar com uma digital que poderá custar de 8 a 80 mil reais, mas trará muito mais recursos e muito mais qualidade.

Qual seria o ideal no palco / retorno? Sem dúvida seria in ear s/ fio p/ todo mundo, cada um controlando com ampla liberdade o que vai ouvir! Por que? Porque fones de ouvido não ocupam espaço, não causam influência sobre o PA e quando cada um controla o que escuta facilita muito o trabalho dos técnicos e deixa os músicos satisfeitos.

O Roland M-48 é uma "solução" em monitoração pessoal para quem busca resolver tais questões., com direito aos já mencionados mic de ambiencia, EQ, reverb, etc.
Mas é bom lembrar que não precisa necessariamente de um para cada um. O vocal provavelmente ficará satisfeito se você conectar uma M48 a um sistema "in ear". O vocal define se quer mais teclado, menos violão, mais batera, etc. Não tem ainda dinheiro para tudo? Pegue as caixas de retorno q vc já tem e ligue numa saída de linha da M48!

Na banda segue-se o mesmo conceito. Pode dar uma M48 pra cada músico ou um pra todos, conforme orçamento. Pode ligar um amplificador de fones e ligar em caixas.

Enfim, as possibilidades são muitas. Caro? Creio que não. Mas você precisa ter o dinheiro...

Espero ter ajudado!
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.megadisconildo.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=3447">http://www.megadisconildo.com.br/Produt ... utoID=3447</a><!-- m -->

Por R$ 3.199,00 ou em 10x de R$ 319,90 sem juros
 
Bom...

6 unidades do M-48 = R$ 19.194,00; 1 unidade do S-4000D deve custar algo em torno de R$ 5k; total = R$ 24.194,00. Cada um tire suas próprias conclusões.

[]'s
 
Pra quem tiver grana sobrando... :D
Tirando os altos valores, é interessantíssimo!!!!!!!!!
Eu como operador já gostei, como músico eu iria me emocionar, juro!
 
Olá pessoal

já tenho a M-480, perfeita!
tenho a intenção de fazer a monitoração via M-48, a pergunta é simples, o S4000D é um switch, se eu usassem um comum da Dlink que beem mais em conta, não faria o mesmo efeito??
a outra pergunta é simples tbm, posso controlar a 480 com vários Ipads?? usando um para cada músico, assim eliminaria o uso do m48.

abs
 
Imagino que não, o digital Snake trabalha com o protocolo REAC e os switchers convencionais com TCP/IP.
E um iPad pra cada músico pra controlar a mesma mesa resultaria em uma bagunça.
Faria sentido se existisse um software pra iPad que fizesse a mesma função do M-48, "distrinchando" o sinal, mas não controlando a própria mesa.
 
Elias Ojeda disse:
tenho a intenção de fazer a monitoração via M-48, a pergunta é simples, o S4000D é um switch, se eu usassem um comum da Dlink que beem mais em conta, não faria o mesmo efeito??
a outra pergunta é simples tbm, posso controlar a 480 com vários Ipads?? usando um para cada músico, assim eliminaria o uso do m48.
meninodosom disse:
Imagino que não, o digital Snake trabalha com o protocolo REAC e os switchers convencionais com TCP/IP.
E um iPad pra cada músico pra controlar a mesma mesa resultaria em uma bagunça.
Faria sentido se existisse um software pra iPad que fizesse a mesma função do M-48, "distrinchando" o sinal, mas não controlando a própria mesa.

Na verdade, switches não trabalham com IP, mas sim em uma camada abaixo, no Ethernet. Então é uma questão de saber se o REAC usa ou não o Ethernet. Segundo esta página, funciona sim, mas existem algumas especifica~]oes a serem seguindas. No entanto, essa página fala somente sobre o REAC e não de maneira específica sobre o M-48, talvez haja alguma outra particularidade. Uma que vejo é que o switch da Roland também é capaz de alimentar os M-48, então se usar um switch diferente vais precisar de alimentação para cada um. Como envolve compra de equipamento, é bom confirmar que funciona com a assistência da Roland primeiro.

O software para controle iPad seria bom, embora o custo também fosse ficar bastante alto. Já a ideia de um software que fizesse a mixagem do sinal é puramente irreal - as limitações do dispositivo são simplesmente enormes.
 
REAC é a sigla para Roland Ethernet Audio Communication, portanto, ele funciona sim com roteadores e switchs Ethernet. A recomendação da Roland é que sejam Gigabit. No entanto, para a utilização com o M-48, não se pode usar um switch comum, pq o S4000 fornece energia para os mixers. Se não estou enganado, o M-48 não aceita outro tipo de alimentação.

[]'s
 
Na realidade fiz um teste com dois iPads, não trabalham em conjunto mesmo, somente um que fica habilitado, quanto ao Switch prefiro não arriscar.
 
Ah tá, resposta precipitada. Agora quanto aos iPad realmente não faz sentido assim.
A menos que eles tivessem um software que simulasse o M48.
Agora vejam aí, eis uma grande utilidade. O músico poderia ter a partitura/cifra, metrônomo(que já usam) e a monitoração num equipo só.
Mas os fabricantes não devem viabilizar isso...
 
Back
Topo