Ruído nas caixas

samuel souza

New Member
Pessoal primeiramente, gostaria de parabenizar a existência deste fórum,muito bom mesmo!!!
Esse é o meu primeiro post e me perdoem se tiver postado errado, mas tenho uma dúvida um pouco urgente pra resolver com o som da minha igreja.Na verdade eu não sou sonoplasta, sou baixista da igreja e agora estamos começando a investir no som, compramos o equipamento chamado medusa e a instalamos hoje na igreja, deu uma melhorada, porém uma coisa nos incomoda muito: O ruído nas caixas de som, não sei o que possa ser, ainda não fizemos o aterramento da mesa de som, nós ligamos a mesa e o amplificador em um no-break, contudo não sabemos como fazer o aterramento para que se elimine o ruído no som, não sei se faço o aterramento direto na mesa ou no no-break, ou se devo comprar um outro equipamento para se fazer o aterramento e ligar o som, já ouvi falar que existe um transformador que a gente faz o aterramento nele e liga o som nesse transformador, porém não sei que tipo de transformador é este ou o quanto custa, então se vocês puderem me ajudar ficarei grato a vocês.

abs.
 
Samuel, Seja bem vindo ao SAV..

Ligando sem a medusa ( multicabo) o ruído continua? Antes não tinham esse problema? Comprou feito ou montaram a medusa?

Talvez te ajude.
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=3792&start=0&hilit=ru%C3%ADdo+medusa" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=4&t=3792&start=0&hilit=ru%C3%ADdo+medusa</a><!-- l -->
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=2626&hilit=ru%C3%ADdo+medusa" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=2&t=2626&hilit=ru%C3%ADdo+medusa</a><!-- l -->


a[]
 
O ruído sempre existiu e colocamos a foi colocada hoje pelo técnico, eu não estava presente, pois estou no trabalho, porém me informaram que o ruido persiste, o técnico falou que o aterramento deve ser feito direto em um transformador daí depois de feito isto, devemos ligar os aparelhos no transformador, Bom foi isso que ele disse pra o meu pai que estava lá com ele.
 
Samuel, Bem Vindo ao Som ao Vivo!

Rapaz esse é um problema muito comum infelizmente, mas pra gente ajudar melhor conte pra nós como está ligado o seu sistema. Abaixo uma perguntas básicas:

O ruído começou depois que vocês instalaram a medusa?

Qual a marca e modelo da sua mesa de som?

ainda não fizemos o aterramento da mesa de som, nós ligamos a mesa e o amplificador em um no-break, contudo não sabemos como fazer o aterramento para que se elimine o ruído no som

Vocês precisam providenciar o aterramento o quanto antes, pois ele garante a integridade de todos os usuários e operadores do sistema, sem contar que ajuda a proteger os equipamentos, aliás fabricantes só cobrem a garantia se os equipamentos estiverem instalados de acordo com o manual e normas vigentes.

Existem no breaks específicos para áudio, mas custam muito caro, no breaks comuns podem inserir o tal ruído indesejado, porém isso é um fato raro.

ou se devo comprar um outro equipamento para se fazer o aterramento e ligar o som, já ouvi falar que existe um transformador que a gente faz o aterramento nele e liga o som nesse transformador,

Esse outro equipamento que você se refere deve ser um filtro de linha ou gerenciador de energia. Mas vamos com calma, se o no break está aterrado, com aquela tomada de 3 pinos e todos os equipamentos também possuem a tomada de três pinos, automaticamente seu sistema está aterrado, mas não é só isso que eliminará o ruído.

Ruídos geralmente tem duas fontesque são mais comuns, cabos e medusas de longo comprimento e desbalanceados ou estrutura de ganho errada, os ganhos da mesa podem estar tão baixos que não ultrapassam o nível de sinal/ruído do equipamento. Vou indicar alguns artigos pra você entender melhor:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=172

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=173

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=176

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=191

Para entender melhor sobre balanceamento de sinais vá no link que te leva até a sessão de Downloads do site e baixe o artigo Balanceamento de sinais do David Fernandes:

http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3

Abç,

Marcelo
 
Continuando...

Não instale e nem aceite que ninguém instale transformador nenhum, eles também podem inserir ruídos, assim como reatores de lâmpadas fluorescentes e lâmpadas fluorescentes compactas, é necessário que tudo esteja aterrado.

Um transformador somente transforma um nível de tensão em outro nível de tensão, para mais ou para menos, em alguns casos específicos pode isolar, mas isto é um assunto longo e não aplicável agora.

Transformadores sem blindagem eletrostática podem inserir mais ruído no sistema. Faça um check up em todos os cabos, leia os artigos e tópicos indicados, peça ao pessoal paciência e vá postando suas dúvidas aqui pra gente tentar te ajudar.

Abraço,

Marcelo
 
O ruído sempre existiu, antes e depois da medusa, a marca da mesa de som é Wattsom, às vezes eu penso que o barulho são dos PAs, porém não tenho certeza. Penso que com o aterramento o ruído será eliminado, estou certo?!
A outra informação e que ligamos a mesa e o amplificador tudo no No Break que por sua vez é ligado direto na tomada. Não sei se o aterramento correto seria direto na mesa, ou em outro equipamento, para que houvesse a eliminação desses ruídos.

abs
 
Olá Samuel,

O aterramento deve ser feito na instalação elétrica geral e não num equipamento específico somente. Quando a instalação é aterrada, todas as tomadas passam a ter o 3° pino, então automaticamente todos os equipamentos que possuem tomadas neste padrão já serão aterrados. É bem simples assim.

Quanto ao ruído, elimine de imediato o no break, vale muito mais a pena ter uma instalação adequada e se possível em conjunto com um condicionador de energia.

Sugiro o seguinte teste: ligue apenas o amplificador, sem a mesa. Se quiser, ligue um CD PLAYER diretamente na entrada do amplificador. Assim você verá se o ruído é proveniente da mesa.

Qual o modelo da Ciclotrom? É aquela com as entradas dos canais com conectores P10 (banana)? Se for, mandar fazer medusa para ela foi prejuízo.......

Dá maiores detalhes sobre seu sistema aí!

Abraços,

Eduardo
 
A mesa é tem 16 conectores p 10 e 16 entradas "femea" para microfone.
Quer dizer que eu devo eliminar o No Break?? Devo ligar direto então???
Li os artigos e achei muita coisa interessante lá, bacana mesmo

Vlw Abs
 
nós ligamos a mesa e o amplificador em um no-break
Ola amigo, bom acho que no-break não é indicado pra esse tipo de equipamento.
por causa dos circuitos em serie existentes.
esperimente usar sem no-break e depois me diga o resultado.
enquanto ao aterramento, ele é necessario sim vai evitar muita coisa...

abraços!!
 
Olá gente,

deixem-me sugerir outra abordagem para resolver o problema.

O ruído sempre existiu

É um ruído do tipo "hhhuummm" (grave) ou "hhhhiiiissss" (agudo)?

Se "hum", é problema elétrico. Pode ser fruto de falta de aterramento, cabos com pinagens erradas, ou até mesmo defeito em algum equipamento. Até instrumentos (e o baixo é danado para isso) costumam causar esse problema.

Se "his", um chiado agudo constante, pode ser fruto de problemas de estrutura de ganhos. Esse é fácil de verificar:

- desconecte todos os canais de entrada da mesa. Microfones, instrumentos. Pode até desconectar a medusa.
- mantenha os faders dos canais e os ganhos do jeito que você costuma usar, levantados mesmo.
- se o hiss permanecer, é erro de estrutura de ganhos mesmo.

Para melhorar isto:
- no seu amplificador, em vez de deixar os volumes deles no máximo, diminua um pouco, experimente colocar na posição -6dB.
- o som ficará mais baixo, mas é só compensar aumentando um pouco os faders dos canais da mesa.
- o ruído deverá melhorar um pouco e seu volume não será prejudicado.

------------------------------------
Outra abordagem:

que tal descobrir a origem exata do ruído? Acho que seria uma boa... Faça o seguinte: DESMONTE TUDO. Tudo mesmo! Agora, vamos remontando aos poucos, de trás para frente.

1) ligue as caixas no amplificador, e ligue o amplificador somente (somente com os cabos amp-caixas)
Se ruído aparecer, pode ser amp com problema ou caixa com problema. Se "hum", é amp, se "hiss", é caixa com desequilíbrio, tweeters/drivers não corretamente atenuados.
Só lembre que um pouquinho de ruído é normal, principalmente se você fizer este teste com a igreja vazia. Não pode é ser incômodo mesmo com igreja cheia.

2) Ligue agora o que vem antes do amplificador, um compressor ou um equalizador, por exemplo. Se tiver os dois, ligue um de cada vez
Se "hum" aparecer, problema no equipamento (incluindo falta de aterramento). Se "hiss", é problema de configuração errada. No compressor, excesso de Output pode causar isto. No equalizador, excesso de reforço nas faixas acima de 10KHz pode causar o mesmo problema.

3) Ligue agora a mesa de som, sem nada nos canais, com os faders baixos.
Se "hum" aparecer, problema no equipamento (incluindo falta de aterramento).

4) Agora, aumente todos os faders das mesas de som. Você notará que o chiado "his" aumentará bem, é normal, mas ainda dentro do aceitável. Se estiver muito forte, comece fechando um fader por vez, do canal 1 até o último, depois os masters, até descobrir se em algum canal o chiado abaixa muito. Se isto acontecer, encontrou o canal com problema.

5) Se até aqui está tudo bem, então o problema não é o seu equipamento de som. Daqui, temos dois caminhos: ou é erro na montagem da estrutura de ganhos (como visto acima) ou então defeito em algo que se conecta à mesa. Teste agora todos os seus cabos, de instrumentos e microfones. Ligue o cabo na mesa, sem nada na outra ponta (mic ou instrumento). Aumente o volume do canal e dos masters. O chiado "his" deverá aumentar um pouco, mas não muito. Teste todos. Um cabo com problema pode causar isto.

6) Repita a mesma operação com a medusa.

7) Finalmente, teste microfone por microfone, instrumento por instrumento. Sempre teste em um único canal, tendo cuidado de abaixar o fader quando fizer a troca.

Espero ajudar, e aguardo seus comentários após os testes.

Um abraço,

Fernando
 
Ah sim...

já ouvi falar que existe um transformador que a gente faz o aterramento nele e liga o som nesse transformador

Acho que você está falando de um Direct Box. Para comentar mais sobre isto, seria necessário saber:

- marca/modelo exato da sua mesa de som... Ciclotron modelo _________
- tamanho do multicabo e quantidade de canais.
- tipo de conectores usados no multicabo (P10, XLR) e quantidades de cada um
- o que vocês ligam no multicabo

Um abraço,

Fernando
 
Olha, vou seguir esse procedimento que o Fernando deixou na próxima vez que a mesa apresentar ruido. Nesse passo a passo fica fácil pra pegar em qual equipamento está o defeito.
 
Alguem poderia orientar sobre o seguinte problema:

Aqui na rádio uso NO BREAK no computador, mas produz um HUMMM. Quando desligo o no break e ligo o PC no estabilizador comum, nao tem o HUUMM, mas é necessario usar o NO BREAK ja que funcionamos 24hs!
Se alguém tiver como orientar para resolver esse problema, agradeço muito
 
Back
Topo