SISTEMA DE MONITORAÇÃO IN EAR

G

Guest

Guest
Estou prestes a montar um sistema de monitoração por fones de ouvido e gostaria de esclarecer algumas pequenas dúvidas antes de adquirir o seguintes equipamentos :

02 power play da behringer
04 fones de ouvido porta pro (batera,guitarra,teclado e baixo )
05 fones de ouvido koss the plug (para os vocais)
01 ultra di 800 da beringer (para os intrumentos )

Eu crei que isso ira resolver o problema de volume alto na Igreja. OQUE VOCES ACHAM TA BOM ?

MInha dúvida é quanto a ligação desses equipamentos para uma MESA SL2442 FX PRO DA BEHRINGER:

1º) Como interligar os dois power play para pluga-los na mesa , pois eu so quero usar um auxiliar o outro vou usar para monitoramento do microfone da pastora.

2º) Como posso ligar o ultra DI800 na mesa para que o som possa sair nos fones dos musicos através do power play isto é possível ? há outra maneira ?

3º) Tenho que colocar capacitores nos plugs dos fones de ouvido para liga-los no power play devido a impedância , como faço isso ? qual a marca e modelo do capacitor e qual a impedância que devo usar ?


Bom pessoal é isso ai quem pode me ajudar a tirar essas dúvidas ? eu lhe agradeço em Cristo Jesus pela sua ajuda Deus te abençoe....


Mario Sergio
 
Olá Mário,

aqui no fórum isso tudo já foi discutido, se bem que em mensagens esparsas. Mas sua pergunta foi boa para podermos "juntar tudo".

Vamos lá, da mais simples para as mais difíceis:

3º) Tenho que colocar capacitores nos plugs dos fones de ouvido para liga-los no power play devido a impedância , como faço isso ? qual a marca e modelo do capacitor e qual a impedância que devo usar ?

Não precisa. Impedância dos fones = 64 Ohms, impedância mínima do PowerPlay = 8 Ohms.

2º) Como posso ligar o ultra DI800 na mesa para que o som possa sair nos fones dos musicos através do power play isto é possível ? há outra maneira ?

DI800_big.jpg


Os instrumentos são ligados no jack P10 chamado Input na frente do DI800. Deste aparelho, você deve ligar através de cabo XLR-XLR na mesa de som (saídas traseiras do DI800). Lembrando que provavelmente você terá que acionar o botão de atenuação (-30dB PAD), já que sinal de instrumento é exagerado para entrada de microfone (mesa de som).

Para jogar o som dos instrumentos para o PowerPlay, na frente do DI 800 há um jack P10, chamado LINK. Você deve ligar (via cabo P10-P10) na entrada Aux IN existente na frente do Powerplay. Use cabos curtos, desses modelos para interligação de pedais.

Ah, antes que esqueça, o Powerplay para os músicos precisa ser o HA 4700. O HA8000 não serve para músicos, mas pode ser usado para os vocais.

HA4700_medium.jpg


1º) Como interligar os dois power play para pluga-los na mesa , pois eu so quero usar um auxiliar o outro vou usar para monitoramento do microfone da pastora.

Para interligar um no outro, saiba que por trás do HA4700 há entradas (sinal que vem da mesa) e saídas (para interligar em outro HA4700 ou HA8000). Seria só "emendar" um no outro. O sinal sai da mesa e vai no HA 4700, e deste para o HA8000. No HA8000 não há essa saída para ligação em outro.

Essas foram às respostas a suas perguntas. Agora, algumas considerações:

- você já deve ter algum sistema de retorno (caixas, amps, etc). Você terá bons resultados de diminuição de volume ao utilizar o retorno por fones para os músicos, que são a maior fonte de volume dentro da igreja. Os vocais você pode manter com caixa de retorno mesmo, economizando um PowerPlay e 5 The Plug. No futuro, achando que está tudo muito alto ainda, aí sim você implementa.

Lembre-se que implementar por partes sempre é bom: minimiza os riscos do pessoal não gostar (se não der certo, o prejuízo é menor) e, se der certo, você ganha "moral" para implementar o restante.

- do jeito que foi proposto acima, os músicos poderão escolher entre ouvir o sinal vindo da mesa e/ou o seu próprio instrumento, através do controle de Balance no Powerplay.

A melhor idéia seria ter uma mesa com diversos Aux Pré, de forma que o contrabaixista, por exemplo, diga: quero ouvir só bateria, baixo e teclado. O guitarrista, por exemplo, vai dizer: quero só o meu instrumento e teclado, por exemplo. Neste caso, você enviaria cada Aux Out da mesa de som para um Aux IN do Powerplay, nem precisaria do Direct Box (não para esta função).

Mas, na falta de mesas com diversos auxiliares (acima de 4 Auxiliares Pré entramos nos grandes e caros consoles - mesmo os Ciclotron nessa faixa não vão custar menos que R$ 5.000,00), esta situação de poder mixar o som da mesa com o próprio instrumento já será muito melhor do que deve ser hoje.

Mas falando nisso, é importante ver qual o sinal que você vai mandar para o Powerplay. Há duas idéias:

a) mandar uma cópia do sinal master (via Saída Mono, por exemplo, que sua mesa tem. Desta forma, os músicos vão receber cópia do sinal que é enviado ao PA. Vozes, pregadores, tudo. Eles vão poder escolher entre tudo e o próprio instrumento.

As vantagens desta forma é que o músico ouve tudo, até mesmo orientações dos pregadores. Por outro lado, fica meio que "embolado" para eles, e vão compensar isso com mais volume no ouvido deles.

b) mandar sinal dos Auxiliares. Neste caso, você pode escolher o que vai ser enviado para os músicos, o que permite deixar o sinal mais "limpo". Por exemplo, se você tem violinos, que são acústicos e não precisam de retorno (ok, dependendo da surdez do músico precisam), você pode não enviar o sinal para os músicos que precisam de retorno.

Mas dá mais trabalho para o operador, já que esta será praticamente outra mixagem, e levará algum tempo até vocês chegarem ao que realmente precisa do que não precisa ir via Auxiliar. Por algum tempo você terá inclusive reclamações do tipo:

"eu errei porque não ouvi as vozes (os violinos, o qualquer coisa)", e você terá que aguentar tal situação.

Acho que tudo isso responde.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
a) mandar uma cópia do sinal master (via Saída Mono, por exemplo, que sua mesa tem. Desta forma, os músicos vão receber cópia do sinal que é enviado ao PA. Vozes, pregadores, tudo. Eles vão poder escolher entre tudo e o próprio instrumento.

As vantagens desta forma é que o músico ouve tudo, até mesmo orientações dos pregadores. Por outro lado, fica meio que "embolado" para eles, e vão compensar isso com mais volume no ouvido deles.

Mas a desvantagem desta configuração é que tudo que vc alterar no PA, vc também vai alterar nos fones e isso não é muito bom.

[]'s
 
Não tenho nenhume solução boa e imediata para a questão de haver menos auxiliares do que vias de retorno, mas um conselho posso dar: use sim os dois auxiliares da mesa para os músicos, e a saída Mono para o retorno do pregador. Durante a pregação, só haverá a voz no pregador no PA (geralmente), muito mais tranquilo.

E não esqueça que não dá pra usar a guitarra direto na direct box, dependendo de como ela for tocada, já que o timbre do cubo faz toda a diferença. Se não usar cubo mesmo, encontre algum periférico para simular isso (algumas pedaleiras têm, e existe a GI100 da behringer, mas nunca usei para saber como fica)
 
Então vamos aproveitar para acrescentar um pouco...

Na falta de uma mesa com vários auxiliares, situação que tornaria possível atender cada um dos músicos individualmente, é interessante ter pelo menos 2 auxiliares Pré-Fader disponíveis para o Behringer HA 4700.

Isto porque ele, em cada um dos seus canais, permite o usuário escolher entre ouvir o sinal que entra no L, no R ou nos dois (estéreo). Há chaves na frente que possibilitam esta escolha.

Enviando dois Aux Pré, o operador amplia as possibilidades de regulagem. Por exemplo:

- envia do Aux 1 Send da mesa para a entrada "L" do Powerplay o contrabaixo, bateria e teclado, e só um pouco de guitarra e vozes.

Tal regulagem atende bem ao baterista, contrabaixista e talvez o próprio tecladista.

- envia do Aux 2 Send da mesa para a entrada "R" do Powerplay o teclado, guitarra e vozes, e só um pouco de baixo/bateria.

Tal regulagem atende bem aos outros instrumentos.

Desta forma, os músicos poderiam escolher ouvir mais um ou outro tipo de instrumentos.

Isso é importante quando analisamos que cada tipo de instrumento tem uma função dentro da música:

Bateria e baixo = ritmo
Teclado (em geral) = base harmônica
Guitarra (em geral) = melodia

A base (teclado) sempre deve estar presente para todos os músicos (e até mesmo cantores). Já os outros músicos podem querer ouvir mais uma função (ritmo) ou outra (melodia).*

Já para cantores, é interessante que tudo é importante: base, ritmo, melodia. Literalmente tem que ouvir tudo.

Levando-se pelo menos dois Aux Pré para o PowerPlay HA 4700, um com mais ritmo e outro com mais melodia, damos ao músico a opção do que ele quer ouvir: L (ritmo), R (melodia) ou L/R (tudo).

e a saída Mono para o retorno do pregador. Durante a pregação, só haverá a voz no pregador no PA (geralmente), muito mais tranquilo.

Boa idéia, mas é necessário ter um cuidado. Se no meio da pregação existir um hino, será necessário abaixar o volume no retorno do pregador, lembrando de aumentar novamente após a pregação.

Um abraço,

Fernando

*essa parte não é bem minha praia, se alguém quiser corrigir e melhorar alguma coisa, agradeço.
 
Mário,

olhe também este tópico. Há fotos bem interessantes ao longo do texto:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=5163">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?p=5163</a><!-- m -->

Fernando
 
Ai pessoal valeu pelas orientações são muito boas vou analisar tudo e colocar em pratica...enquanto ao orçamento dos cabos e conectores ainda não havia pensando nisso ...vou começar a minha pesquisa de preço voces tem alguma dica,,,,
 
Eu uso e ate agora nao tive problemas com os conectores WireConex, uma empresa do grupo Attack.

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.wireconex.com">www.wireconex.com</a><!-- w -->

[]´s
 
Bom pelo menos parecem bons conectores, eu não sabia mas eu uso XLR da Wire conex, descobri agora olhando o site deles, até agora aki na minha roça só achei pra vender os XLR, assim que achar os P10 tbm vou comprar para testar.

Ah, até agora não deram problema, pareceram ser bons até, então fica aí a dica pra quem não tem muito pra gastar e quer coisa boa...
 
Aqui em Americana e em Sao Paulo (Santa Efigenia) cada XLR macho ou femea sai 5 reais.

Tem tambem a Projeta Multicabo que faz conectores alem de outras coisas, mas esses eu nunca usei. Vi na Expomusic 2008 e desmontei alguns. Pareceram muito robustos e bem feitos. Os cases tambem sao muito bem construidos.

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.projetamulticabo.com.br">www.projetamulticabo.com.br</a><!-- w -->

[]´s
Andre Bustillos
 
Back
Topo