Sistema de PA multi-uso para DJ

marcelokpz

New Member
Oi pessoal, tudo bom?

Eu sou DJ aqui no Rio de Janeiro e costumo fazer festas para públicos de 80-120 pessoas, em média, tanto em lugares fechados (apartamentos) e abertos (casas). Atualmente tenho um PA composto de 2 caixas de 12" passivas (cada caixa com um falante de 300W da Oversound e o driver de TI de alguma marca que eu não me lembro, e cada caixa pesa 23 Kg) e um amplificador Cygnus SA-5 de 1500W RMS (deve pesar uns 50 Kg).

Estou querendo trocar por um SETUP que seja um pouco mais LEVE e COMPACTO, e também que ao mesmo tempo me proporcione um GRAVE um pouco mais FORTE que o que eu tenho atualmente. Minha idéia é poder continuar fazendo festas pequenas (para 80 pessoas), mas também poder "flexibilizar" um pouco e poder eventualmente colocar um som para até 150 pessoas.

Desta forma, gostaria de saber se trocando tudo isso (as 2 caixas + o amplificador) por 2 caixas de 15" ATIVAS (ou seja, sem SUB adicional) de qualidade já faria uma grande diferença. Meu objetivo é usar só 2 caixas de 15" ATIVAS, sem precisar carregar também um SUB.

Se fosse o caso, então, quais seriam as caixas de 15" ATIVAS no mercado com o melhor resultado em termos de grave, mas que ao mesmo tempo também proporcionem bons médios/agudos como as de 12"? Qual a marca/modelo que proporcional maior potência/volume de som? Estou aberto a criticas e sugestões de qualquer tipo, mesmo porque sou bem leigo no assunto.

Obrigado,
Marcelo.
 
Murilo, não tenho um orçamento pré-definido, mas... Digamos que um possível "teto" seria o valor de um par de JBL EON 515XT, por exemplo. Aqui no RJ um par destas está custando uns R$ 7 mil. Mas estou aberto a ouvir opiniões de qualquer valor.

Abs, Marcelo.
 
Bom dia

Tem no mercado hoje alguns sistemas de pa compactos, no rio já vi em lojas em cascadura e no centro, são caixas tipo torre fina normalmente duas e um sub leve, nunca fiz um teste pois nunca me interessou, mas já passei e escutei funcionando me agradou bastante a sonoridade, mas como disse é melhor vc ir e pesquisar, testar etc

dá uma olhada neste da bose, nunca vi em lojas mas já toquei em um local que usavam um sistema bose com 8 tripes e 2 caixas encima de cada cada caixa cerca de 30x30x40 (não medi to so supondo pelo tamanho) e me impreseionei com a qualidade sonora e tamanho reduzido
não era este mas é so pra compararar
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.rivermusic.com.br/ecommerce_site/produto_4056_5177_SISTEMA-DE-PA-PORTATIL-BOSE-L1-COMPACT">http://www.rivermusic.com.br/ecommerce_ ... L1-COMPACT</a><!-- m -->

tem outros no mercado já vi da behringer, staner, roland etc (não conheço nenhum)
 
Se a sua clientela for de no máximo 100 pessoas as bose matam a pau no quesito estética, não sei se tem volume para todo mundo, mais essas torrezinhas deixam a galera de queixo caído...
 
marcelokpz disse:
Murilo, não tenho um orçamento pré-definido, mas... Digamos que um possível "teto" seria o valor de um par de JBL EON 515XT, por exemplo. Aqui no RJ um par destas está custando uns R$ 7 mil. Mas estou aberto a ouvir opiniões de qualquer valor.

Abs, Marcelo.

Opcao 1 : um par de Milan M15 da Turbosound.
Opcao 2 : sistema Amico da FBT.
fbt_amico-achterz.jpg

fbt_amico-10usb.jpg


Estao dentro da faixa do seu orcamento..
Abrcs,
anrdy110
 
Srs., obrigado por todas as opiniões. Está bastante interessante ouvir o que todos têm a dizer.

O que me pareceu mais próximo do que eu realmente preciso, pelo menos até o momento, é a Turbosound Milan M15 (ATIVA), pois parece ter uma resposta de grave bem interessante, e tem o mesmo peso da minha atual caixa de 12" PASSIVA. É algo nessa linha mesmo que eu estou precisando (uma caixa de 15" que tenha um excelente grave). Se tiverem outras sugestões como esta, por favor mandem.

Obrigado,
Marcelo KPZ
 
deneripr disse:
olá Andrei passa o link das especificações pra gente conhecer melhor esse sisteminha...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fbt.it/ENG/PAE/PRODOTTI/SPEAKER-SY/AMICO/Amico-10US/">http://www.fbt.it/ENG/PAE/PRODOTTI/SPEA ... mico-10US/</a><!-- m -->

Abrcs,
andry110
 
Sei não,eu trabalharia com um sub,DJ sem sub é meio complicado,a não ser que você vá forçar as frequências de sub graves no EQ,o que é errado.
Realmente as m15 falam muito bem,porém tem toda essa questão do subgrave forte,dependendo do ambiente as m15 empurra som pra até 250 pessoas ou mais.
 
Assim Luiz,nunca ouvi,mas não creio que um falante de 15 consiga ser um sub tocando alta ao mesmo tempo,só o que eu acho,pode ser diferente,tem que ver,mas já me falaram que o som que ela produz é realmente muito alto.
 
Luiz? Bebeu?

huahauhua

Cara, ela tem muito grave!
Não precisa de sub não. Até porque pra até 150 pessoas vai tranquilo.

Ah, e indicar Bose pra DJ só pode ser piada né...
 
isinho disse:
Luiz? Bebeu?

huahauhua

Cara, ela tem muito grave!
Não precisa de sub não. Até porque pra até 150 pessoas vai tranquilo.

Ah, e indicar Bose pra DJ só pode ser piada né...

Já ia citar as bose,essa só serve de amplificador para musico,de resto,serve pra muita coisa não,até mesmo pelo spl máximo de 113db com uma caixa só,ae já se viu.
 
Até agora as informações que colhi sobre as melhores caixas de 15" foram essas abaixo. Não coloquei faixas de preços porque algumas delas nem consegui descobrir essa informação. Se alguém quiser complementar, por favor fique à vontade.

Mackie SRM 450 v2 (400W) - Marca super reconhecida no mercado, pelo que andei percebendo. Este me parece ser o melhor projeto da Mackie, com grande destaque no site deles. Ela tem amplificadores separados para o woofer e o driver. Deve ser um bom custo/beneficio, apesar de ser uma caixa de 12". É bem levinha também (portabilidade). Talvez toque de igual pra igual com uma caixa de 15" do mesmo nível. O preço não deve ser TÃO caro assim porque essa marca tem bastante à venda por aí.

RCF ART 315-A (350W) / 514-A (400W) / 715-A (750W) - Parece ser uma marca séria também, e a 715-A tem a maior potência de todas as caixas de 15" que vi até agora (750W). Mas não vi essa marca à venda em lugar nenhum até agora, deve ser difícil de achar, e se der problema deve ser difícil de consertar. O preço também deve ser bem caro.

Turbosound Milan M15 (450W) - Também parece ser uma boa opção em função da potência que gera. Também não vi à venda em lugar nenhum aqui no RJ, e não tenho idéia de preço.

JBL EON 515xt (625W) - Mais leve de todas (15kg), e por isso mesmo acho que pode ser uma FURADA em termos de GRAVE. Se vocês procurarem na internet a foto do falante dela vão entender o que eu estou falando: o ímã praticamente não existe (pra deixar a caixa mais leve). Não acredito que vá bater um grave muito bom. Mas deve falar muito bem os médios e agudos. Coloquei aqui na lista, mas não acho que deva ser uma boa opção para quem procura uma caixa de 15" com bom GRAVE.

Selenium 1502A (200W) - Me parece um pouco de "propaganda enganosa" essa questão da potencia dela, já que "sozinha" (sem caixa escrava, ou seja, 8 ohms) ela dá 200W somente, mas no mercado os caras falam dela como se fosse uma caixa de 400W (com caixa escrava, ou seja, 4 ohms). Fiquei meio ressabiado com essa questão. Nunca vi essa caixa tocando. Também coloquei na lista só pra constar, mas não acho que seja uma boa opção.

Abs, Marcelo.
 
andry110 disse:
deneripr disse:
olá Andrei passa o link das especificações pra gente conhecer melhor esse sisteminha...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.fbt.it/ENG/PAE/PRODOTTI/SPEAKER-SY/AMICO/Amico-10US/">http://www.fbt.it/ENG/PAE/PRODOTTI/SPEA ... mico-10US/</a><!-- m -->

Abrcs,
andry110

Gostei das especificações 130 dbs, e um sistem ultracompacto e todo pronto, idéia muito interessante...

Qual o valor desse sistema?
 
Eu acrescentaria nesta lista a RCF 725-A
Tmbre maravilhoso, pressão sonora incrivel, e um grave excepcional.
 
Metal, é verdade... É que eu acabei colocando só os modelos da linha ART que têm um único driver de TI cada, pra ficar no mesmo "patamar" das outras. Mas de fato essas séries 3, 4 e 7 têm alguns modelos com dois drivers, devem "falar" um pouco mais sim.

E o resto da galera, o que acha dessas caixas aí? Alguma opinão divergente? ALguma outra de 15" ATIVA que seja boa, a acrescentar na lista?

Abs.
 
Back
Topo