SKY 600? 700? Sub?

Na igreja tenho dois Subs Antera LF 1000 A e P. A frequencia de corte é 80 Hz e eles estão a uma distância de +/- 70 cm.
Essa distância está correta?

Como calcular o comprimento de onda?
 
Velocidade do Som em m/s dividido pela frequência em Hz...

Ou seja Corte em 80Hz e velocidade do som (varia com a temperatura, humidade) vou usar o padrão de 340 m/s:

C= 340/80
C= 4,25 metros

Isso vale como distância Máxima onde há o acomplamento, sendo que o ganho máximo por acoplamento é de 3dbs (a cada dobra de caixas)... o ideal é que estejam o mais próximo possivel...

Deixando um pouco afastadas pode influênciar a dispersão e causar outros "problemas"...
 
Quero obter o maximo de rendimento dos Subs porque tenho somente 600 W nos subs e 1200 W nas aereas ( 4 Attack Versa 206 ).
 
Novamente, não use comparâmetro de comparação a POTÊNCIA... e sim o SPL...

Cada Versa 206A tem SPL de 123 de Pico...


Os subs Antera tem 102 dbs de sensibilidade cada, portando os 2 juntos tem uma sensibilidade de 105 dbs e calculando o SPL com os 600W de amplificação:

600 log = 2,77

2,77 x 10 + 105 = 132 dbs
 
Certa vez não lembro quem informou, mas ele dizia o seguinte, Se temos uma caixa A B, e se ambas receber o mesmo sinal de A, então ai teremos o acréscimo de mais 3 dB, mas se Caso recebermos o sinal do canal para A e canal b para Caixa B, então ai não poderemos calcular esse 3 dB a mais.
Está correta essa afirmação?
 
Posso até estar errado - mas creio que não vai fazer diferença. As caixas vão receber a mesma potência em ambas as situações.

Você diz sinais diferentes?
Creio que ele se referiu a alimentar os dois canais com o mesmo sinal de entrada, ao invés de ligar duas caixas em paralelo no mesmo canal.
 
deneripr disse:
Velocidade do Som em m/s dividido pela frequência em Hz...

Ou seja Corte em 80Hz e velocidade do som (varia com a temperatura, humidade) vou usar o padrão de 340 m/s:

C= 340/80
C= 4,25 metros

Isso vale como distância Máxima onde há o acomplamento, sendo que o ganho máximo por acoplamento é de 3dbs (a cada dobra de caixas)... o ideal é que estejam o mais próximo possivel...

Deixando um pouco afastadas pode influênciar a dispersão e causar outros "problemas"...

Meu Deus que no deu na cabeça kkkkkkkkkkk
 
Não tem nó não... vamos por partes rsrs

Vou colocar com exemplos para ficar mais fácil o entendimento:

01 Caixa de Graves "A" passiva (8 ohms) com potência nominal de 600W rende 120 db SPL...

O que aplicando a fórmula SPL= Potencia (log) * 10 + Sens.

120= 600(log)*10 + sens
Sens= 120 - 600(log)*10
Sens= 120 - 27,78
Sens= 92,22 db SPL 1W/ 1m



Se eu adicionar outra caixa junto dessa, as duas se comportarão como uma única caixa mas com 3 dbs a mais de sensibilidade pela dobra de area que "empurra" o ar...

Então bem... vamos aos exemplos


Caso 1:

Coloco cada uma dessas caixas em um amplificador de 300W, teremos um total de 600W de amplificação então...

SPL= 600(log)*10 + 95,22
SPL= 27,78 + 95,22
SPL= 123 dbs

Ligando as duas em um mesmo canal de amplificador com 1200W ou em dois canais separados alimentando cada caixa com 600W....

SPL= 1200(log)*10 + 95,22
SPL= 30,79 + 95,22
SPL= 126,01 dbs


Vejam que só se ganha os 6 dbs quando além de se juntar as caixas, cada uma receba a mesma potência que quando sozinha...

Vou usar como exemplo alguns amplificadores que não fornecem exatamente o dobro da potencia com a queda pela metade da impedância:

Se ligar as duas caixas em paralelo em um canal de amplificador que em 8 ohms fornece 600W mas em 4ohms SÓ fornece 1000W ao invés de 1200W...

SPL= 1000(log)*10 + 95,22
SPL= 30 +95,22
SPL= 125,22 dbs e não os 126 dbs...

Espero que assim fique claro a todos...
 
Quanto ao acoplamento de até 1/3 do comprimento da onda, serve para tudo - relação entre driver e falante, dois falantes em uma caixa, conceito de line array, etc
 
Exatamente.... tanto que é também um dos fatores que fazem com que os Lines ERREI da vida continuem sendo ERREI, pois na maioria das vezes não fazem o calculo de distânciamento dos centro-acústicos entre AFs drivers e principalmente entre AF e AF..


Esse calculo é o que deveria definir os cortes de frequencia de cada via....
 
É só comparar os dados técnicos dos dois... para tal o Sub da StudioR precisaria render 6 dbs a mais de SPL do que os antera...
 
Dener não entendi,]
pois pelos meus calculos, o sub1800 dará 131 db spl continuo sem ser de pico
os dois subs da antera juntos irão gerar 132 dB SPL não sei se é de pico ou continuo pois não informa. E entendi que é 102 dB já calculado com a ativa e a passiva, pois dificilmente seria 102dB em um falante de 18"
Se esse 102 for de dB de pico e já a soma das duas caixas, como usualmente agem os fabricantes nacionais, me tire essa dúvida, pois os falantes nacionais que encontrei o mais perto que chegou foi o keybass que tem 99 dB SPL a 1 m/W, os eros são abaixo e os oversound tem um com 99 mais potencia bem maior.
 
Neste caso é a sensibilidade DA CAIXA e não DO FALANTE, essa é a questão...

No caso dos Antera são Band-Pass em que a característica dessas caixas é ter um ganho de eficiência, porém em uma faixa útil estreita... não sei colocar os valores corretos mas creio que esse ganho seja na ordem de 3 ou 4 dbs... então um AF de 98 ou 99 dbs de sensibilidade montado num caixa assim rende esses 102 dbs facilmente... não sou perito nesse assunto o Walter seria o mais indicado pra precisar os dados...

É a mesma situação dos subs da Db Tec. Acústica, que tem alta sensibilidade, que é devida ao tipo de construção, e não propriamente do AF, mas como tem uma potência nominal bem maior pode-se extrair muito mais SPL do que no caso das Antera por exemplo...
 
Esses dias vi um projeto que rendia de 106 ou 108db de sensibilidade com o falante próprio.
:shock:
 
Como em áudio TUDO é cobertor curto, sempre se tem que abrir mão de algo pra conseguir outra coisa.. rsrs

No caso das Band-Pass se tem ganho acústico mas a faixa útil é bem estreita... São conhecidas como caixas de uma nota só.... (lembrando que falo de modo geral existes projetos e PROJETOS)

No caso das Caixas da Db por ex, não tenho os dados ao certo mas o ganho é entorno de 9 dbs... por exemplo as nossas que temos da igreja tem uma corneta de 2,1 metros ali dentro rsrs só pra ter uma idéia... Como efeito do cobertor, pra se ter o máximo desempenho no corte inferior é necessário o uso de 4 caixas agrupadas... No nosso caso pra descer o corte de 40hz pra 30hz....
 
Por exemplo, uma BP 6ª ordem geralmente tem faixa "útil" de uma oitava - ex.: de 40 a 80hz.

Fiz meu BP 4ª pra sala de casa, e ficou um acontecimento pra música, mas pra filme ficou bom - não excepcional. Justamente por conta dos efeitos sonoros geralmente usarem frequências mais altas (70 - 12hz)
 
Back
Topo