Solução milagrosa pra um problema quase sem solução!

brunolw

Member
Vamos lá!

Uma igreja tá reformando a parte de som lá e me chamaram pra gerenciar.

O problema é que eles pensam que o som embolado, estranho e etc é culpa dos equipamentos. Mas nota-se facilmente que o problema lá é acustica. Os equips não são grande coisa (e o que não é bom será trocado) mas o problema maior lá não será resolvido com equip.

O Som é muito embolado, graves pra tudo quanto é lado, cancelamentos e etc. Pra "ajudar", a igreja tem teto muito alto, uns 5 mtrs. O chão é granito e o fundo da igreja é um paredão com janelas de vidro que não são abertas por causa do ar condicionado.

Essa foi a melhor foto que eu achei:

igreja.jpg

Essa foto é antiga.

Essas caixas todas pretas não são da igreja. Foram colocadas aí nesse evento. As da igreja são essas brancas. 2 na frente e 2 lá pelo meio. Sempre na lateral.

--------------------------------------

O problema maior é: De cara eu pedí para que fizessem um projeto de acustica com um tecnico do ramo. Mostrei algumas coisas que poderiam ser colocadas no fundo da igreja, pra absorver ou refletir. Pra resumir a história, descartaram totalmente a idéia. Nem por decreto eles vão fazer qualquer coisa na parede do fundo. Vou ter que dar um jeito que não inclua essa alternativa.

-------------------------------------

Uma solução milagrosa que eu creio que ajudará muito, e peço a ajuda dos colegas do forum, para saber se estou certo, meio certo ou errado é:

(primeiramente, essa possibilidade, com um jeitinho, eles disseram que pode)

Colocar as caixas descendo do teto. 2 na frente e 2 no meio. Bem inclinadas, num angulo de uns 50 ou 60 graus em direção ao povo.

Os bancos são estofados. Juntamente com o povo sentado, isso deve absorver bastante o som, evitando a reverberação que hoje existe devido ao fato das caixas estarem de frente para o paredão de trás. E o restante da reflexão que sobrar, vai espalhar bastante, devido à superfície irregular do povo sentado e ao fato do som vir de cima, a reflexão natural seria para cima e não de volta para o povo como quando as caixas estão na horizontal.

As caixas são direcionais, então a amplitude maior do som não chegaria às paredes laterais!

--------------------

E aí pessoal? faz sentido?

Eu sei que resolver definitivo não vai, até pq é impossivel com teto tão alto. Mas essa minha idéia pode melhorar consideravelmente comparado com o que está feito hoje?[/img]
 
Bruno, pelo que sei de nossas igrejas e de som te digo o seguinte:

Coloca um cluster central com duas caixas, sem delay (particularmente não acho que o pior problema é a acústica, mas direcionamento, essas coisas).
Essa angulação que falou (50~60) é demais, não pode ser tão assim, afinal suas orelhas são pra frente e não para cima... (mas depende do eixo que está falando também...)

Use caixas de duas vias (drive + falante) e da melhor qualidade que conseguir; por já, não implemente sub.

Outra coisa, qual a profundidade da igreja?
 
Olha, a profundidade eu não sei. Não medí! Mas desse ponto aonde a foto foi tirada, tem uns 3 metros a mais para trás.

Daki a pouco eu vou lá e vou tirar fotos melhores, e vou medir tudo.

Quanto ao angulo, chutei 50 ou 60, mas creio q pode ser menos. Tudo depende da altura das caixas tambem né.

Mas creio que o maior beneficio será o fato de que como o angulo de cima pra baixo, a reflexão natural será para cima, mandando para o teto lá em cima e já chegaria lá com força insuficiente para ser mandada para baixo novamente. A reflexão maior com certeza não ficaria na linha do ouvido do povo.
 
Cara, então nem inventa de por caixas no meio da igreja...
Só colocaria em igrejas beeem mais fundas...
 
Como faria então?

Colocar 2 caixas de cada lado em angulo, formando um mini-line-array?

Pra só uma, tenho preocupação quem estiver sentado logo abaixo da caixa, só vai ouvir o grave embolado.
 
Bruno,

Duas caixas frontais em line seria bem interessante. Realmente acredito não ser necessário caixas no meio do templo.

A altura e angulação das caixas você calcula pelo Teorema de Pitágoras. Dá uma consultada no artigo "A lei do inverso dos quadrados".

Vocês vão usar estas caixas mesmo? Se sim, lembre-se de fazer um reforço interno com ferragem para suspendê-las.

Quanto a absorção, as pessoas absorvem mais as altas frequências. As baixas frequências, que são as causadoras do som embolado, não são fáceis se serem absorvidas, por isso que se utilizam os Bass Traps, que ao invés de absorvê-las, tiram sua intensidade. Estude a opção de instalá-los ao fundo do templo.

Possuem equalizador? Se sim, como está configurado? Se não, é uma das primeiras compras.

Abraços,

Eduardo
 
Bruno, primeiramente eu compraria outras caixas!
Parece ser ruim, mas essas (na minha opinião), sem condições...
Eu faria um cluster central e não caixas separadas, caixas separadas podem gerar muitos cancelamentos (pode ficar bom, mas acho que cluster fica melhor).

Mas se possível, poste outras fotos, e fotos do rack e mesa também.
 
As caixas até que não são ruins. São caixas feitas por um profissional muito bom aqui da cidade.

Elas tem falante de 15 da oversound, o modelo top de linha tanto do woofer quanto do driver TI.

Tem divisor de frequencia bom tambem, litragem correta e etc.

Não acho que uma caixa nova nas mesmas configurações vá trazer alguma melhora significativa. A não ser que fosse feito num novo layout, como line array, full-range ou coisa do tipo.
 
Line array não é layout, é um engenharia completamente diferente (e ela já é full range), agora se for usá-las, fala um bom suporte metálico, pois elas não possuem suporte para fly...
 
Estou com muitas dúvidas sobre os conselhos de vcs.

Eu medí lá e a igreja tem exatos 20 metros de comprimento.

Se eu colocar um conjunto de caixas na frente, se eu colocá-las numa altura maior (o que seria aconselhável para o pessoal do fundo) quem está em baixo da caixa não vai ouvir nada.

Se eu fizer o contrário, vai dar quase na mesma, já que o angulo de projeção será muito parecido com o que tenho hoje, não alterando muita coisa na acustica.

Não entendo qual seria o problema de colocar caixa no meio. Vamos considerar a pior das hipóteses, de que houvesse reflexão plena. Pelo angulo, o som bateria primeiro no chão/povo, seria refletido em angulo na parede de trás, que por sua vez refletiria em angulo para o teto. Até lá o som já morreu.
 
Minha sugestão é derivada da ideia do Isinho. Um par de caixas com woofer 12" e formato trapezoidal para se acoplarem lá na frente como um mini cluster.
 
Mas creio eu que colocar na vertical vai dar mais problemas ainda. Boa parte do som vai ser jogado diretamente na parede. E aí sim vai virar uma zona.

Fora o problema de quem está em baixo!
 
Vertical, mas com inclinação...
Achei a imagem
<!-- m --><a class="postlink" href="http://i106.photobucket.com/albums/m262/somaovivo/igrejas/fly_central4.jpg">http://i106.photobucket.com/albums/m262 ... ntral4.jpg</a><!-- m -->
 
Outra coisa ... nessa foto existem 3 fileiras de banco. Hoje só existem 2, com um corredor enorme no meio. (amanha eu juro que posto fotos melhores)

Um cluster central nessas condições seria bom?
 
Na foto só tem duas fileiras, e ainda sim acho que lhe servirá bem.
E não vai ficar mal coberta a frente não...
 
Back
Topo