SOM COM 4 GRAVES DE 18 E 4 MEDIO GRAVES SUGESTÃO

dingovsti

New Member
TENHO UM PEQUENO SOM COM 2 GRAVES WPU 1505 E 2 WPU 1205 UM DRIVE D305 2 TWEETER ST 304.

QUERO AUMENTAR PARA 4 GRAVES DE 18 (SELENIUM 1805) E 4 MEDIO GRAVES DA OVERSOUND O QUAL VCS ME INDICAN MEDIO GRAVES DE 10 OU DE 12? DRIVE TI OU DRIVE + TWEETER

É PARA SHOW PUBLICO 200 A 300 PESSAS.
MINHA BANDA TE 4 COMPONENTES TECLADO SA GUITARRA E VOCAL

TENHO 3 POTENCIAS UMA SA-5, UMA M1000 E UMA CICLOTRON 720
 
A CICLOTRON não da a sa 5
da 1500 w totais ...talvez de para os graves a m 1000 também daria para os medios graves e agudos claro com Titanium ,para um corte perfeito usaria um crossover para cortar os subs das caixas altas e segure a mao para não clipar os amps ....
 
dingovsti

Use a SA-5 da Cygnus pra os 4 graves (1500watts) , a M1000 (900watts) pra os Médios graves e a Ciclotilde DBK720 (180watts) para os médio-agudos. Mas não se esqueça de seguir a orientação de Raphael Andrade que é usar crossover ativo
e não deixar clipar os amplificadores (já que estão subdimensionados).
 
Ola Dingovsti.. seja bem vindo ao forum..

Uma dica..
Se possivel use letras minusculas, pois as GRANDES, dá impressao de estar gritando;
E coloque uma assinatura com seu nome, isso ajuda..

[]'s.
 
A PAZ


VCS ME INDICAN MEDIO GRAVES DE 10 OU DE 12?

Devido a transição ser a partir do falante de 18 acredito que o correto será o de 12" pois o de 10" é bem superior o corte. O corte do 18" deverá ficar entre 100 a 120 Hz certo? a maioria dos falantes de 10" a ressonancia é em torno de 90 Hz, então o corte deveria ser entre 150 e 180Hz, então quem melhor ficaria seria o de 12" pois a primeira oitava após a ressonancia ficaria entre 90 e 120Hz. ou seja dentro da faixa do corte do sub
Amigos, será que estou certo no desenvolvimento deste raciocinio?
 
Outra pergunta é as caixas serão cornetadas ou BR?

Ao que indica voces não são DJ'S, então o ideal será mesmo usar TI, e um Driver bem robusto, de acordo com os cortes que voce irá utilizar. Lembrando sempre que os TI'S de 1" os cortes são a partir 1,5Khz .
 
no meu caso não é para musica eletronica. é show com banda poucos componentes vcs q são mais entendidos no assunto do q eu sugerem ti ou drive + tweeter? no caso se eu vou usar 4 wpu 1805 seria melhor usar medio grave de 12 polegadas?

quem vcs acham melhor wpu 1205 ou o oversound MB 12-450


obrigado galera vcs estão me ajudando muito..........
 
A PAZ

Quem vai te indicar será a sensibilidade do DRIVER, pela sensibilidade dará para saber qual o falante que melhor se encaixa.
 
Médio Grave de 12 polegadas :mrgreen:

Sobre a sensibilidade do drive, independente de qual por vai ter de atenua em alguma faixa, por isso disponha de um Equalizador e crossover.

Abraço
 
é o seguinte eu uso um drive selenium d 305 + tweeter qual drive ti da oversond pode substitur a altura ou com superioridade?

vlw......


_________________

Cledson

muritiba (BA)
 
Ola dingovsti,

Para que voce possa ter um bom acomplamento entre os falante, é de extrema importancia verificar o grafico de resposta de cada um para ver a melhor faixa de repsordução dos mesmos, sendo estes paramentros que vão determinar a melhor faixa de trabalheo e corte. Alem do mais e importante seguir o que o fabricante recomenda com cada transdutor. Outra coisa e o nivel de pressão sonora que cada transdutor vai lhe oferecer. Por ex: se tiver um Alto falante de 18" com sensibilidade de 98 dB 1W/1metro e um alto falente de 12" com sensibilidade de 101 dB/1W1metro, vai necessitar:

a) dois AF de 18", ou
b) trabalhar com o dobro da potencia no de 18", ou
c) reduzir em 3dB no crossover eletronico

Emfim não uma coisa simples de fazer tem que informar como é o seu set completo.

Sds
 
Show! Esse cara é bom! Perfeita a resposta HydLoyola.

Mas só para completar (evitar dúvidas)

"c) reduzir em 3dB no crossover eletrônico a via do falante de 12"

Fernando
 
Não concordo em partes com os amigos acima, pois um falante de sensibilidade acima de 99db certamente é em frequencias mais altas, com isso, não adianta atenuar ele, você vai perder outras faixas.

Nesse caso um bom EQ preferencia 31bandas daria conta.

Abraço
 
obrigado galera vcs estão me ajudando muito, tô aprendedo muito com vcs


meu periferico tem um eq,compressor , crossover uma mesa behringer 2442fx , um efeito midiverb alesis sendo q tô usando o efeito da mesa mesmo ele da conta.


no meu som atual tenho 2 caixas com 2 wpu 1505 e uma tree way com 2 falantes 1205 um drive d305 e 2 tweeter st 302. quero mudar os medio graves para oversound vou botar 4 MG400 e os graves 4 1805 selenium agora o drives não sei se vou de 2ti ou 2 fenolicos + 4 tweeter.

esses alto falante da oversound são bons mg 400?

outra coisa medio grave de 10 e 8 so fica bom com sistema line array é?




_________________

Cledson

muritiba (BA)
 
Lucasoliveira.

Não estamos falando de frequência e sim de Sensibilidade do transdutor transformar potência e sinal sonoro. O equalizador vai funcionar para corrigir a faixa de frequência em que atua cada transdutor para se ter uma resposta o mais plana possível de acordo com o ambiente que esta instalado. Então nesse caso quando temos um transdutor que tem o dobro de eficiência, no caso 3 dB você terá algumas opções que foi citada por mim acima. O equalizador dará ganho ou redução nas frequências que o transdutor não reponha de forma plana. Só como um exemplo para reforçar se tiver um de 100 dB 1W/1metro e outro 103 dB 1W/1metro pode como disse:
a) incrementar mais um de 100 dB, no caso dois com a mesma potencia = 103 dB
b) mantendo somente um de cada e trabalhando com crossover passivo limita-se a potência em 3 dB do de 103 dB ficara igual ao de 100 dB
c) mantendo somente um de cada e trabalhando com crossover eletrônico limita-se o sinal em 3 dB a via do transdutor que esta com 103 dB, então ficará com 100 dB.
Então, para obtermos uma resposta plana do sistema, necessitamos que as respostas acústicas de cada via se comportem como as curvas de um filtro Linkwitz-Riley de quarta ordem. Mais ainda, que estejam em fase umas com as outras nas frequências de transição e que os centros acústicos dos falantes estejam alinhados verticalmente.

Fazendo tudo isto, ai sim entra com o equalizador corrigindo as deficiências de cada via para obter uma resposta acústica plana no seu sistema em relação ao ambiente que esta.
 
Olá Hydloyola,

acho que o que o LucasAlvarenga quis dizer é que sensibilidade de um falante é apurada por média, e sim, algumas frequências terão que ser ajustadas posteriormente por equalizador.

Na verdade, acredito que vocês dois estão certos. A sensibilidade média maior de um será compensada na via do crossover, e o equalizador fará o ajuste fino.

Atenciosamente,

Fernando Bersan
 
O uso do Equalizador+Crossover é indispensável.

Mas eu aqui em casa, uso apenas um EQ 15 bandas xing ling :mrgreen: Para atenuar as vias em que meu drive e twiter se sobre sai no meu falante.

Meu falante possui sensibilidade 95db, já meu drive 107+corneta, e o twiter tem 105 eu acho.

Bem apenas atenuo pouco em 1khz, 2khz, e algumas faixas adiante. Ficando assim bem equilibrado, não precisando negativar a sensibilidade.

Abraço
 
Back
Topo