Som embolado...culpa da acustica ?

Victor

New Member
APDS mestres do Som ao Vivo me ajudem.. e podem escaldar se quiserem!hhehe!
Bom, eu sou de Salvador/Ba de uma igreja batista, recentemente fiz um topico sobre os ret de lah! graças a Deus e a vcs boa part resolvido ! So que temos um problema de muitos( q serão em nome de Jesus resolvidos) eh com o resultado do som lah no fundo da igreja e ate mesmo na frente onde ficam as caixas de PA, embola legal o som tentamos fazer uma regulagem q atenda as nescessidades mas ainda fica muito abafado lah no fundo !n temos um op de som lah, somos nos mesmos q operamos e tocamos(jah tocamos a algum tempo) por isso a "aparelhagem" fica na frente das caixas!
Penso q seja por causa da acustica a grande culpada, o q vcs me dizem? Fizemos ate um prospecto de projeto de isolamento acustico pra lah so q saiu pra mais de 60 mil com tudo mesmo! e a nossa igreja fica no suburbio e nao temos condições pra isso, alem do ar condicionado.
Preciso de uma solução q seja barata ( se eh q existe hehhee )e q pelo menos melhore alguma coisinha na embolação do som ! :cry:

Nossa "aparelhagem" e ainda tem um eq EMC 10 e um amp dbs 2000!
DSC00043.jpg


Esperei terminar o culto pra tirar as fotos!A dir com madeira amarela serah a futura sala de controle!
DSC00044.jpg


A galeria! Toda a lage da igreja eh de isopor iso ajuda no som neh ?
DSC00045.jpg


Visão da metade do templo
DSC00046.jpg



Visão do fundo
DSC00047.jpg


1° Teto encima do altar
DSC00048.jpg


Visão do fundo do altar
DSC00049.jpg



As medidas são : 8x6m(LxA) do altar, templo tem +/- 20 contando com o altar, o 2° teto q eh o mesmo da galeria tem 9m de altura! Desculpem pela qualidade das fotos, foram do meu cel! minha cam tah barriada!! hehe! Me ajudem por favor !!!
 
Vitor,

Como seu templo está em construção, é complicado abordar qualquer coisa em termos de acústica agora. Tudo será paliativo, tudo será gasto de dinheiro para no futuro, quando tiver os acabamentos, mudar.

Você falou do isopor, achando ele "bom". Infelizmente isopor não é bom. Ele é isolante térmico, mas não é um bom material para tratamento acústico.

Mas acho que seu problema pior é este:

!n temos um op de som lah, somos nos mesmos q operamos e tocamos(jah tocamos a algum tempo) por isso a "aparelhagem" fica na frente das caixas!

Desculpe, mas é impossível regular o som dessa forma, "tocando e operando". Vocês precisam ter uma pessoa própria para operar.

E esta pessoa tem que se situar em um lugar bom para operar (lá atrás, como vocês estão fazendo). Mas aí na frente, no meio dos músicos, é dificílimo. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=48">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=48</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Fala Bersan,

concordo com tudo o q disse!! realmente eh complicadissimo operar e tocar, ou dou acorde ou eu levanto fader hahhahheeheheehe!! o negocio eh q n temos uma pessoa q tem pelo menos uma percepçãozinha pra musica e som !! ai fica realmente dificil!
O isopor n eh bom pra acustica... Jesus de nazareh.... tammo ferrado entaum !! sera q isso ajuda?!!!pensando na acustica deram uma sujestao( quando estavam contruindo as paredes ) fizeram a parede de bloco dobrado!

eu tava lendo no audiolist o lance do difusor de frequencia, aquele de papelao sera q dah pra fazer ?
 
Victor disse:
Fala Bersan,
O isopor n eh bom pra acustica... Jesus de nazareh.... tammo ferrado entaum !! sera q isso ajuda?!!!pensando na acustica deram uma sujestao( quando estavam contruindo as paredes ) fizeram a parede de bloco dobrado!

Pelo menos os seus vizinhos não vão reclamar e o interior da sua igreja QUANDO o Ar estiver ligado vai manter o ambiente climatizado por muito mais tempo.


Para absorção das ondas tem outros materiais como carpete, espuma, plantas, as proprias pessoas e por ai vai ....
 
Só um comentário...

Que galeria funda ein!!!!

Ultrapassa a profundidade da igreja... Acho que só um par de caixas na frente não vai resolver seu problema, vai precisar de caixas pra galeria. (Eu acho)
Mas espere a conclusão do templo pra ver o que é melhor ser feito.

Abraços

Israel
 
Olá Victor.


De qualquer maneira, a caixas do P.A. estão muito baixas. Seria melhor colocá-las em um lugar mais alto e direcioná-las para o povo. Assim você terá um melhor cobertura.

Acho que só um par de caixas na frente não vai resolver seu problema

Concordo. Acredito que você terá que colocar um reforço tanto em cima quanto em baixo da galeria. Não precisa ser caixas grandes, e seria interessante colocar um delay (atraso), devido à distância.

Como seu templo está em construção, é complicado abordar qualquer coisa

No fim das contas, é díficil mesmo. O jeito é esperar e vermos como termina a construção da sua igreja Victor.

Um grande abraço.
 
W. Christian disse:
Olá Victor.
Concordo. Acredito que você terá que colocar um reforço tanto em cima quanto em baixo da galeria. Não precisa ser caixas grandes, e seria interessante colocar um delay (atraso), devido à distância.

Teria necessidade de se preoculpar com o delay? Não é tão grande assim a Igreja, veja que tem 10 bancos mais a área com as cadeiras, isso deve dar uns 20 metros, teria necessiade de tanta caixa assim? Visto que terá o PA mais o reforço para a galeria .. ?!?!?!?!?! :?: :?: Junta ainda os retornos dos instrumento (cubos ou caixas) mas o som acustico como da bateria, violões, etc ...
 
Vixi...

Aí já não sei, mas acho que sim...

Vel. do som = 340 metros por segundo

Comprimento (até a galeria?) = 20 metros

Continha => 340 / 20 = 0,06 segundos

Portanto, acho que precisa sim, mas não sei...
Tem que ver com quem manja mais. - Eles logo respondem também

Israel
 
Na verdade não...

O volume de som não afeta sua velocidade, e sim a distância que conseguirá percorrer.
340 metros por segundo é a velocidade do som a 20 graus; o que afeta, é a umidade relativa do ar, mas de forma desprezível, pelo menos na nossa aplicação. Aliás, com um número maior de caixas a potência requerida individualmente diminui e assim você distribui o som de forma mais homogênea, sem ter um volume muito alto a frente, e um muito baixo atrás...
 
Eu sou adepto a teoria que distribuir é a melhor solução. Se tem uma distribuição melhor, com volume menos "agressivo".
Como é um lugar fechado nao sei, tem pouca absorção das ondas.
Deixando a PA o mais proximo do início do templo possivel um pouco mais alto e fazer o teste, apesar da teoria, mas a pretica na minha opnião é a melhor opção, como eu sempre digo, "nada mais diferente que duas caixas e amplificadores iguais", rsrs
 
Rafaelrb,

Os nossos ouvidos tem uma característica interessante da forma de ouvir: há influência do tempo!

Até 20ms (milisegundos, ou 0,002 segundo) de diferença entre dois sons (duas fontes sonoras diferentes ou duas caixas acústicas em diferentes localizações), o nosso ouvido percebe um único som. Ou seja, se você tiver no tempo 0,000 emitido uma frequência A e no tempo 0,002 emitido outra frequência B, ouvimos A+B como se fosse um som só.

Acima disso, o ouvido já começa a perceber uma certa diferença entre um som e outro (diferença percebida na prática como embolação!).

Levando em consideração que o som percorre 340 metros em 1 segundo (tal valor depende da temperatura, mas não vamos complicar), então temos:

Regra de três:

1) se em 1 segundo percorre 340 metros, então qual a distância que o som percorre em 20 milisegundos?

1000 = 340
20 x

1000x = 340 x 20 => x = 6800/1000 = 6,8 metros (7 metros, arredondando)

Matemática vista, vamos colocar isto na prática:

a) se tivermos, na igreja, duas caixas de som situadas até 7 metros uma da outra, os sons emitidos por ambas serão entendidos pelos nossos ouvidos como sendo um só.

b) a partir de 7 metros, já começa-se a perceber certa diferença entre os sons. Quanto maior a diferença (distância entre as caixas), mais perceptível a diferença de sonoridade (embolação).

Ou seja: colocando um aparelho que corrija o tempo (o delay, a diferença de tempo) entre uma caixa e outra, estamos melhorando a inteligibilidade, e até mesmo a acústica local.

Evidente que há diferenças e diferenças. Entre 20ms e 40ms (ou entre 7m e 14metros), a "embolação" é pouco percebida. Um delay pode e vai melhorar o som, mas seria a última compra a ser feita. Compensa mais investir em tratamento acústico do local.

Já em algum local com caixas situadas a 14 metros ou mais uma da outra, por exemplo, a diferença é bem perceptível. Neste caso, um aparelho de delay já passa a ser uma das primeiras coisas a comprar, faz uma boa diferença.

Infelizmente, o uso de delay é pouco difundido no Brasil. Poucos são os aparelhos que fazem isso, e menos ainda são os operadores de igreja que implementam tal uso.

Um artigo que está na lista, e esse vai dar o que falar.

Um abraço,

Fernando
 
Vlw galera! q legal meu topico virou uma aula ! hahaehe!

Ultrapassa a profundidade da igreja... Acho que só um par de caixas na frente não vai resolver seu problema, vai precisar de caixas pra galeria. (Eu acho)
Mas espere a conclusão do templo pra ver o que é melhor ser feito.

agente jah tinha pensado nisso mas será q essas duas no meio do templo mesmo com um volume menos agressivo naum aumentaria o nivel de volume totalno templo junto com as do PA?? essa eh nossa preocupação, com os vizinhos exatamente!!

b) a partir de 7 metros, já começa-se a perceber certa diferença entre os sons. Quanto maior a diferença (distância entre as caixas), mais perceptível a diferença de sonoridade (embolação).

acho q a distancia das caixas de hj ate o começo da galeria devem dar uns 5 m ou um pouco mais !!

Entao com tudo q foi falado aqui n tem jeito mesmo de dar uma melhorada na embolação com pouca verba ???

abs!
 
agente jah tinha pensado nisso mas será q essas duas no meio do templo mesmo com um volume menos agressivo naum aumentaria o nivel de volume totalno templo junto com as do PA?? essa eh nossa preocupação, com os vizinhos exatamente!!

Não ficará muito alto porque assim, você distribui mais uniformemente o som, podendo até diminuir a quantidade de volume total. Assim, você diminui bastante as frontais, de modo a suprir a frente e suprir um pouco do fundo, e com as centrais, vc incrementa esse volume. Assim não tortura quem está na frente e não falta volume pra quem está no fundo.


Entao com tudo q foi falado aqui n tem jeito mesmo de dar uma melhorada na embolação com pouca verba ???

Eu esperaria o templo estar terminado pra começar, senão, a chance de gastar duas vezes é muito alta...
Se fosse trocar, trocaria a mesa, por exemplo, que hoje é de doer e dá pra usar depois. Contando sempre com sobra de canais pra não faltar depois.
 
isinho disse:
agente jah tinha pensado nisso mas será q essas duas no meio do templo mesmo com um volume menos agressivo naum aumentaria o nivel de volume totalno templo junto com as do PA?? essa eh nossa preocupação, com os vizinhos exatamente!!

Não ficará muito alto porque assim, você distribui mais uniformemente o som, podendo até diminuir a quantidade de volume total. Assim, você diminui bastante as frontais, de modo a suprir a frente e suprir um pouco do fundo, e com as centrais, vc incrementa esse volume. Assim não tortura quem está na frente e não falta volume pra quem está no fundo.

Eu gosto de trabalhar com volumes idividuais pra cada caixa, ou por tesouras, assim vc consegue ter um controle melhor das "zonas".

isinho disse:
Entao com tudo q foi falado aqui n tem jeito mesmo de dar uma melhorada na embolação com pouca verba ???

Eu esperaria o templo estar terminado pra começar, senão, a chance de gastar duas vezes é muito alta...
Se fosse trocar, trocaria a mesa, por exemplo, que hoje é de doer e dá pra usar depois. Contando sempre com sobra de canais pra não faltar depois.

Mas apenas detalhes como lugar das caixas, posição de onde ficará a mesa, instrumentos, etc .. isso é fundamental ver no início da obra, pra ja deixarmo embutido os dutos, lugar pra multicabo, etc ...
Até mesmo ter um projeto, se possivel.
 
Pessoal.

O momento para se pensar num projeto acústico é este, já que os acabamentos ainda não foram feitos. Se houver necessidade de cortar, quebrar etc, agora é a hora. Depois que tudo estiver pronto, quero ver quem convence a liderança da igreja que vai precisar quebrar um pedaço do piso, ou fazer um recorte na parede, ou mesmo mudar a forma de alguma coisa.

A hora é agora!

[]'s
 
O momento para se pensar num projeto acústico é este, já que os acabamentos ainda não foram feitos. Se houver necessidade de cortar, quebrar etc, agora é a hora. Depois que tudo estiver pronto, quero ver quem convence a liderança da igreja que vai precisar quebrar um pedaço do piso, ou fazer um recorte na parede, ou mesmo mudar a forma de alguma coisa.

A hora é agora!

o pior q eh !! esses projetos saum cariissimos, acho q agora jah era pq jah meteu o reboco nas paredes todas e foi um orçamento de lascar hehhe! duvido q se faça mais alguma coisa em relação a quebrar algo! fiz o top pq li o negocio do difusor de frequencia ( acho q eh assim ) e pensei se seria possivel ter uma coisa dessas pra acustica sem gastar muito sabe !!
 
Não estou visualizando as fotos, pois estou acessando do trabalho, mas vou dar uns palpites.

Para que vocês irão construir uma "Sala de Controle"?

O operador deve estar inserido no ambiente que ele está monitorando, de forma a ouvir o mesmo que a congregação. Prefira um rack bem posicionado dentro do templo, na galeria por exemplo.


O som está embolando apenas no fundo? Embaixo da galeria?

Sua construção certamente tem uma deficiência acústica. Acho que você precisa de absorção na faixa dos graves e médios graves, o problema é que são as frequências com maior dificuldade de absorção e para piorar, vocês usam ar-condicionado!

Parade de bloco dobrado não ajuda na absorção, apenas no isolamento, ou seja, seu problema de inteligibilidade continuará o mesmo.

A solução mais barata é contratar um consultor nesta área, para gastar certo de uma vez só. Esta solução a primeira vista parace cara, mas certamente é mais barata do que o método da tentativa e erro, que no final, após várias tentivas e vários gastos menores, acabam tendo um gasto total maior do que a consultoria. Mas se optar pelo método do "Faça você mesmo" procure comprar um bom livro sobre o assunto para estudar antes de implementar uma solução. Indico o Manual Prático de Acústica, do Sólon do Vale.

Explique isso a sua liderança, diga que as sugestões para a acústica dadas até agora não serviram de nada, portanto, para um final triste faltará pouco se continuarem assim. Terão um templo bonito, onde a congregação não entenderá a mensagem transmitida.

Sds,

Eduardo
 
Victor disse:
... fiz o top pq li o negocio do difusor de frequencia ( acho q eh assim ) e pensei se seria possivel ter uma coisa dessas pra acustica sem gastar muito sabe !!

O problema é que sempre queremos gastar pouco. Gastamos pouco hoje, gastamos pouco amanhã, gastamos pouco depois de amanhã etc. Quando colocamos na ponta do lápis, gastamos uma fortuna e não resolvemos o problema.

A consultoria não é tão cara quanto se imagina e no final das contas, o consultor economiza uma boa grana prá igreja. Prá vc ter uma idéia, na minha igreja vamos gastar entre R$ 8.000,00 e R$ 10.000,00 com a consultoria, aquisição de material e instalação do condicionamento acústico. Só prá lembrar: minha igreja tem um RT60 = 5,2 segundos.

Na minha opinião, tudo é questão de prioridade. Não é uma crítica a vc, Victor... apenas um alerta.

[]'s
 
David e turma

Concordo com o que David falou, a hora é agora, pois não apenas farão mudanças principalmente cortar pisos e revestimentos, pois como trabalho em material de construção bem sei que se cortar não encontra mais o piso do mesmo tamanho e tonalidade.
Vamos dar uma parada aqui, e vejamos, é fácil em nossas igrejas os lideres fazerem investimento em som? Eu dou como exemplo o que acontece em nossa congregação, começamos campanha para o som, no final aparece uma quantia pifia que talvez desse para comprar uns dois microfones bons, mas mesmo assim preferiram revisar a bateria. Por que faço este desabafo, devido ter acompanhado vários tópicos aqui e sempre vemos os lideres esquecerem de procurar um consultor, pois com o consultor teriamos a oportunidade de implementar de acordo com as possibilidades das igrejas e seria uma solução duradoura e não um tapa buracos.
O David Distler uma vez fez uma pergunta se os pastores aceitariam que o avião fosse pilotado do banheiro, isto devido a mania dos pastores de nos colocarem em ambientes fechados e isolados da igreja. Então aproveitando o gancho eu faço uma pergunta muito radical, será que os pastores aceitariam que as nossas escolas dominicais os professores fossem pai de santo de candoblé? a minha pergunta se prende pelo simples fato deixarmos procurar consultores balizados que existem em nosso meio para procurarmos vendedores ou donos de lojas que na maioria das vezes não tem especialização nenhuma.
Desculpem a bronca, mas é puro cansaço de bater cabeça,,,mas continuarei em oração, pois continuo crendo que DEUS é maior e pode resolver tudo.

Heriberto
 
Back
Topo