Subgrupos

ls.bastos

Active Member
Pessoal,

Tem com fazer os subgrupos atuarem junto com os auxiliares?

Quando comprie a mesa fui todo empolgado endereçar os mics para o subgrupo 1, aí quando abaixei o volume do subgrupo, só abaixava no PA, no Aux1 continuava a mesma coisa, mesmo sendo pós-fader!

Todas as mesas são assim?
 
Pelo menos na linha SL da Behringer é assim tb.

ele é pós ou pré em relação ao fader do canal e nao dos subs ou main.
 
Imagine os Auxiliares, os Subgrupos, o Mono Out e o L/R como estradas (tecnicamente isso é chamado de barramento ou bus ou ainda mandadas).

Todas essas estradas se originam no canal. Algumas antes do Fader (Aux Pré), outras depois do Fader (Aux Pós, Subs, L/R, Mono Out).

Temos que dizer ao nosso sinal que caminho tomar - o endereçamento! Podemos até copiar o sinal para vários endereçamentos diferentes: endereçar um sinal para o L/R e para o L/R, simultaneamente, por exemplo.

Mas cada uma dessas estradas leva a um caminho diferente - existe uma saída para L/R, cada sub tem suas saídas correspondentes, os Aux. É verdade que do Sub podemos pegar um "atalho" para o L/R, mas somente isso, e é uma opção do usuário fazer isso ou não.

Após essa explicação,

Tem com fazer os subgrupos atuarem junto com os auxiliares?

Não. São caminhos diferentes, que apesar de terem um início comum (depois do fader do canal), não se cruzam mais.

Um abraço,

Fernando
 
e na verdade, apenas pra complicar um pouco, e caso alguem um dia pegue uma mesa dessas, há um feito sim de se controlar com um 'sub' o canal por completo. esse 'sub' é o vca.
hj é feriado e tá tarde, prá não perder o raciocínio, vou mandar o post daqui...amanha, sexta termino, ok??
a patroa tá chamando aki em casa...rsrsr
 
Entendi...!

Minha idéia é quando atuasse no fader do subgrupo, tanto a saída ST com a AUX fossem atuadas também.

Obrigado.
 
e na verdade, apenas pra complicar um pouco, e caso alguem um dia pegue uma mesa dessas, há um jeito sim de se controlar com um 'sub' o canal por completo. esse 'sub' é o vca. o vca é chamado pelo pessoal de eletrônica de 'amplificador controlado por tensão', que em inglês vira o VCA ('voltage controled amplifier'). quando vc direciona um canal prum vca, ele passa a controlar o canal em todos os seus sentidos, como se fosse o proprio fader do canal. lembrando sempre que se vc usa auxiliares pré fader, não adianta nada, pois como o nome já diz, ele não vai sofrer alteração por se alterar o fader do canal.
agora, o melhor mesmo, até pra vc ter o controle total, é ir mutando os canais um por um.....e deixar o sub como sub pro master mesmo...rsrs
abçs
 
Back
Topo