SubWoofer, como usar nas igrejas?

TEO

Member
Olá pessoal,

Eu sou assim, fico um bom tempo sem aparecer no forum quando eu chego ja surge um monte de perguntas hauhau...

Bom é o seguinte, ja a muito tempo eu venho falando que seria interessante ter uma caixa de grave na minha igreja porque eu sinto falta de graves em nosso som, a alguns anos atraz quando era outra pessoa que cuidava do som na igreja ele sempre falava que eu era muito fanatico em graves e tal, falava do meu carro porque nele eu tenho som bem grave, ah verdade é que eu gosto mesmo, eu acho que a frequencia que da um diferencial na musica sempre foi o grave, houve uma musica em um som normal e depois a mesma musica com um som mais pesado, é outra coisa, e no caso da igreja é ainda pior porque as posicoes das nossas caixas sao no alto, mais ou menos uns 5 metros de altura, e isso atrapalha bastante o som grave nao é? mas ai sempre falam pra mim, "mas cara, se voce fazer isso, os velhos da igreja vao achar ruim, e tambem voce vai ter muito problema com microfonias de graves e coisas do tipo". a minha igreja é Batista, daquelas tradicionais entao tem realmente aqueles mais velhos q nao curte muito uma bateria, um baixo, guitarra hauhau, mas os jovens gostam, temos de sabado culto so para os jovens entao, isso acho que nao tem muito a ver neh.

Então vem a questão, alguns de voces utilizam subwoofer em igrejas? recomendam? quais os pros e contra utilizar este tipo de caixa?

So para deixar uma obs. la na igreja sempre alugamos o templo para pessoas do fora da igreja para casamentos e uma vez um cara que alugou achou tb q precisava de mais grave, entao este cara trouxe 2 caixas de graves e nossa, o som ficou uma maravilha, em alguns momentos chegava a tremer as janelas da igreja hauhau, mas isso foi num teste que fizemos hauahu... porem realmente houve um problema com microfones, foi necessario mais atencao a equalizacao, mudou bastante a forma de utilizar o ganho e de ouvir até o som, mudou muito, mas como foi apenas em um casamento, nao deu para tirar muitas conclusoes.
 
Olá Teo,

você mesmo chegou à várias conclusões corretas.

a alguns anos atraz quando era outra pessoa que cuidava do som na igreja ele sempre falava que eu era muito fanatico em graves

É uma questão pessoal, tem gente que gosta mais de agudos.

mas cara, se voce fazer isso, os velhos da igreja vao achar ruim

Pessoas mais velhas tem deficiência de agudos, um negócio chamado Presbiacusia (tem um artigo sobre isso aqui no SomAoVivo). Agora imagine elas ouvindo do que você gosta de ouvir. Para elas, será uma embolação total.

eu acho que a frequencia que da um diferencial na musica sempre foi o grave

Graves dão sensação de "poder" e "peso" ao som. Agudos dão inteligibilidade ao som, você consegue entender o que está sendo falado pelos agudos, não pelos graves.

e tambem voce vai ter muito problema com microfonias de graves

Sons graves são ominidirecionais, se espalham por todo o ambiente e sim, podem causar problemas de microfonias. E são bem mais difícieis de controlar que sons agudos, que são altamente direcionais.

as posicoes das nossas caixas sao no alto, mais ou menos uns 5 metros de altura, e isso atrapalha bastante o som grave nao é?

Além de serem ominidirecionais, são também dificilmente absorvidos em roupas, pessoas, etc. Na verdade, os graves são facilmente refletidos.

Costumamos ver subs colocados no chão para que o som possa "bater" no chão e voltar, dando a impressão de mais volume ainda (as reflexões ajudam a dar mais volume). Mas existem PAs onde a caixa de sub fica no alto, sem problema algum.

Um outro problema dos graves é o volume. A gente só percebe bem os graves com volumes mais altos, é uma característica do ser humano. Em volume baixo, o som não é percebido. 20Hz, por exemplo, só começa a ser sentido com 80dB de volume. Por causa disso, para ouvir o "pancadão" que você tanto gosta, o volume tem que ser de 100dB para cima, em geral considerado MUITO ALTO.

mas os jovens gostam, temos de sabado culto so para os jovens

Bem, para jovens, que ainda não sofrem de Presbiacusia, que gostam de volume alto, esse é o dia para você aumentar o volume dos graves.

Então vem a questão, alguns de voces utilizam subwoofer em igrejas? recomendam? quais os pros e contra utilizar este tipo de caixa?

Agora é você que vai responder a esta pergunta. Qual o estilo musical? Qual o tipo de público da igreja (jovens, velhos, crianças)? Qual o volume médio dentro da igreja? Há problemas com vizinhos?

Diante dessas respostas é que você poderá usar ou não um sub dentro da igreja.

E sobre o casamento,

em alguns momentos chegava a tremer as janelas da igreja

Você chegou a fazer uma "pesquisa de opinião" sobre se as pessoas gostaram ou não? Acho que a maioria se assustou quando tudo começou a tremer.

Quer uma sugestão? Compre um fone Koss Porta Pro, e ouça o culto por ele, não diretamente pelas caixas. O Porta Pro tem um reforço de graves, você vai gostar, e não vai incomodar ninguém.

Um abraço,

Fernando
 
Teo.

A caixa de subgrave é uma excelente opção quando se tem instrumentos musicais que precisem dela, como por exemplo o bumbo da bateria, o baixo e o teclado. Se vc não possuir estes instrumentos no set de sua igreja, esqueça o subgrave.

No entanto, há subs bem compactos, alguns até com falantes de 12" que podem complementar de forma eficiente a resposta de freqüência do seu sistema e ainda ter o volume controlado. Uma boa opção para isso é usar um auxiliar para o sub.

Mas não compre o primeiro sub que aparecer. Pesquise e aprenda sobre eles, verifique se realmente ele é necessário, veja os modelos disponíveis no mercado, depois disso, decida-se.

[]'s
 
Ja ouvi falar sobre utilizar o sub pelo aux. mas nao li muito sobre o assunto, teria como vc falar mais um pouco sobre isso pra gente David???
 
Raphael.

A utilização do sub pelo auxiliar é um recurso interessante, mas um pouco controvertido. Alguns não gostam de usá-lo pq dizem que acaba dando mais trabalho.

Vc pode implementar um sub pelo auxiliar de duas formas básicas:

1) Tirando o sinal do auxiliar direto para o amplificador do sub, ou diretamente para ele no caso de ser amplificado. Neste caso, o sub precisará ter um crossover interno para fazer o corte de freqüência necessário. Depois é só abrir nos canais da mesa que vc quer endereçar par o sub, o auxiliar correspondente.

2) Tirando o sinal do auxiliar e endereçando para um crossover ou gerenciador de sistema, no qual será feito o corte para o sub. Daí para o amp ou para o sub amplificado. Neste caso, a caixa não precisa ter crossover interno.

Na verdade é bem simples, mas vc precisa de uma mesa com bastantes auxiliares para não perder na monitoração. É interessante tb usar um auxiliar pós-fader, para que vc não precise ficar alterando o potenciômetro do auxiliar do sub. Ajuste-o para o nível de operação e controle o volume por meio do fader do canal.

Vc ainda pode usar um sub tb via subgrupo. Enderece para um subgrupo os canais que vc deseja no sub. Não enderece este subgrupo para o LR. Retire o sinal na saída do subgrupo e envie para o subgrave, igual a como vc faria com o auxiliar. Tome cuidado para não endereçar para o LR os canais que vc quer no sub. O controle de volume tb será feito nos faders dos canais.
 
Pessoal,

Todos nós sabemos que na região dos sub-graves as frequências são mais sentidas do que ouvidas, é algo que deve ser obedecido, afinal, esta no domínio da psicoacústica, não temos como mudar isto.

Como disse o David, se temos instrumentos que trabalham nesta região de frequência, associar caixas que respondam, fará que estes instrumentos "cheguem" como devem, o que não acontece com sistemas simples.

Agora, quanto a operar isto, é algo que deve ser feito com técnica e não com gosto pessoal. Aprenda a nivelar corretamente as vias, aprenda a alinhar corretamente, respeite a acúsitica do lugar e opere com responsabilidade.

Já vi igrejas usando subs em que o baixo não estava plugado na mesa e nem a bateria, um desperdício. Tb já operei som em igrejas em que tive que corrigir tudo. Na busca do famoso pancadão se tinha de tudo menos som.

Já operei som em congressos de senhoras em que tinha em mãos um sistema completo, máxima linearidade entre 40HZ e 16KHZ, e nem por isto agredi as irmãs. No outro extremo, tb já operei som em congresso da juventude batista em BH com presença de 800 jovens em um sítio e não precisei de chamar os graves para transmitir algo a eles.

Pense em sub não como para produzir adrenalina nos ouvintes, como em boates, mas na tentativa de alcançar fidelidade no que é produzido pelos instrumentos e máxima linearidade na resposta de frequência.


Abraços,
 
É pessoal... o Spurgeon tocou num ponto realmente importante.

Não pensem que é só chegar, colocar um sub em qq lugar no templo e pronto! É só abrir o gás...

A instalação do sub vai precisar do corte de freqüências certo, de alinhamento dos centros acústicos das caixas do PA com o sub para não gerar cancelamentos de fase (especialmente se forem mais de um sub), dentre outros cuidados.

É o que disse antes:

David Fernandes disse:
Pesquise e aprenda sobre eles, verifique se realmente ele é necessário, veja os modelos disponíveis no mercado, depois disso, decida-se.

[]'s
 
Raphael disse:

Ja ouvi falar sobre utilizar o sub pelo aux. mas nao li muito sobre o assunto

Muita gente usa, pela vantagem de se ter um controle separado. É possível aumentar os graves independente das outras frequências.

Por outro lado, se você tem um sistema alinhado e bem equilibrado, para que ter um controle de volumes que só afeta os graves? Corre-se o risco de aumentar uma coisa além do que deveria, perdendo o equilíbrio. O uso de Aux Pós minimiza a chance, mas não elimina essa situação.

Entendo que o uso de Subs pelo Aux é colocar gosto pessoal onde não deveria haver. Eu não usaria, apesar de saber que é um recurso bem comum.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Por outro lado, se você tem um sistema alinhado e bem equilibrado, para que ter um controle de volumes que só afeta os graves? Corre-se o risco de aumentar uma coisa além do que deveria, perdendo o equilíbrio. O uso de Aux Pós minimiza a chance, mas não elimina essa situação.

Entendo que o uso de Subs pelo Aux é colocar gosto pessoal onde não deveria haver. Eu não usaria, apesar de saber que é um recurso bem comum.

Acho que não é bem assim (lembram que eu disse que este assunto era controvertido? Aí está... rsss). Mesmo com um sistema bem equilibrado, onde vc possua um crossover (analógico ou digital) para fazer o corte do sub, se vc aumentar demais os faders dos instrumentos que geram grave, vc vai desequilibrar a mixagem do mesmo jeito. Tudo é questão de bom senso.

[]'s
 
entao, na verdade é o seguinte, eu gosto de "pancadao" porem não tenho a intençao de instalar um sistema de grave na igreja apenas por opiniao propria, eu acredito que realmente falte um sistema desse, temos na igreja, bateria eletronica, teclado, piano eletrico, baixo, e até violaocelo, nao que o som hoje esteja ruim, mas eu acredito que poderia ser melhor, quando usamos playback por ex. ligando em um aparelho em casa que tem sub mesmo que fraco, ja se percebe alguns sons que na igreja nao se ouve tao bem... mas até ai tudo bem, da para ouvir o som...

A questao é a seguinte, eu acho que a acustica da minha igreja não é muito apropriada para som graves, ou seja, é necessario um reforco, mas eu nao entendo muita coisa de acustica, isso foi o que ouvi de algumas pessoas que ja passou por la, por ex. a altura é um problema, sao mais ou menos 10 metros, pelo que sei quanto mais baixo o teto mais grave é o som... tanto é que na galeria da igreja que fica bem mais proximo ao teto, em torno de 4 metro o som fica mais grave...

Na verdade eu gostaria mesmo é de opiniao de voces, para pensar num futuro, porque sei q montar um sistema desse é muito caro, pois alem das caixas, teria que ter uma potencia boa e crossover e etc. ligar na mesa eu acho que daria para ligar numa saida mono que tem na makie 24.4, inclusive acho que serve para isso mesmo.
 
Vamos voltar a um assunto:

sons graves são ominidirecionais (se espalham por todo o ambiente) e dificilmente são absorvidos, sendo facilmente refletidos.

A maioria das igrejas tem problemas com os graves exatamente por causa desseas características. Igrejas muito fechadas (vidros, paredes lisas, ar-condicionado, etc) tem muitas superfícies de reflexão, e os graves "ficam presos" dentro da igreja, gerando reverberações que atrapalham a inteligibilidade.

Se não é o seu caso, então podemos dar uma ênfase nos sons graves.

Você poderia conseguir emprestado por 1 semana um sub, e fazer uns testes. Você pode pegar o canal mono da Mackie, jogar em um Sub que já tem crossover interno (alguns da Leacs e da Staner eu sei que tem) e testar como fica. Apesar de não ser recomendável, faça o alinhamento (a quantidade de graves) "de ouvido". Começe com poucos, vá subindo até encontrar uma quantidade de graves suficiente.

Por causa das características de ominidirecional, pode usar um sub só mesmo. Também pode ser no chão, mas tente colocá-lo alinhado (na mesma linha) fisicamente com as primeiras caixas do PA.

Muitas lojas aceitam emprestar equipamentos para testar e, caso fique bom, a igreja compra depois. Procure algum lojista.

Um abraço,

Fernando
 
A Paz

Acredito eu que um dos grande motivos de usar os sub's pelo aux. é que colocaria apenas os instrumentos tais como contrabaixo, teclado e bumbo bateria, deixando o restante pelas TOP'S desafogando e muito todo o sistema, estou certo?
 
Heriberto,

se você monta um sistema bem alinhado, de 3 ou 4 vias, faz os cortes direitinhos no crossover e manda para cada faixa exatamente o que lhe compete, então você pode fazer isso pelo L/R mesmo, pois cada faixa só receberá o som que lhe compete.

O sub, por exemplo, só receberá contrabaixo, bumbo e teclado porque são esses instrumentos que tem sons na faixa dos sub-graves.

Ou seja, direta (L/R) ou indiretamente (Aux), o sub só receberá os sons que ele consegue responder. Posso mandar um violino para o sub via L/R ou via Pré, mas de um jeito ou de outro, o sub não vai "falar" nada do violino, porque o som do violino não consegue ser reproduzido pelo subwoofer.

Entretanto, se você quer uma "incrementada" nos graves do bumbo sem mexer nas outras faixas de áudio, apenas no sub, tirar o som do sub pelo Aux pode ser uma boa solução.

Um abraço,

Fernando
 
TEO disse:
... temos na igreja, bateria eletronica, teclado, piano eletrico, baixo, e até violaocelo, ...

Você tem todos os instrumentos obrigatóriamente ligados na mesa, e caraca se vc puder voce deixa realmente tudo tremendo.
O teclado com o violaocelo faz qualquer amante de grave chegar ao apice do prazer auditivo (experiencia propria) mas cuidado pra não embolar, o que é muit facil.

TEO, eu tb adoro grave, tenho no meu carro uma caixa com falante de 12 que treme o carro todo, mas é somente para eu ouvir, quando tem outras pessoas dentro do carro a não ser que a pessoa goste não utilizo os graves com tanta vontade.

Boas caixas que atendam a sua necessidade e que tenham um bom equilibrio serão a melhor opção para voce ter uma boa definição e poder até mesmo usar um pouco mais dos graves.
 
hoje praticamente 100% de tudo na igreja é ligado na mesa porque nos gravamos os cultos e tambem transmitimos os culto aovivo pela internet, entao tenho que ter tudo ligado ah mesa, outro motivo é que o pessoal que usa os instrumentos em cubos ou eles ficam baixos de mais ou alto demais, entao a ideia foi ligar tudo na mesa e eles usariam os cubos como retorno para eles, ai o volume seria o que eles quise-sem, claro que nao poderia ser muito alto, mas como deixo o cubo do lado deles nem tem como... ai ficou assim, da mais trabalho para montar, operar e tudo porem o som fica muito melhor, mas pessoas ouvem melhor agora ja que na frente da igreja (palco, aonde o pessoal toca) fica no mesmo nivel dos ouvintes ou se bobiar até mais baixo...

A ideia do sub não é para deixar todo mundo tremendo e essas coisas, a minha ideia é para melhorar mesmo o som, porque quando tem um baixo por ex. voce ouve bem mas os graves mais baixos voce ouve melhor pelo cubo do que nas PAs, eu comentei que eu gosto de graves e tal mas eu sei dozar bem isso, como voce disse Rafael, quando estou sozinho no meu carro eu deixo do jeito que eu gosto mesmo, mas qualquer um que entra nele ja nao gosta e tenho que baixar, para comecar com minha esposa, mas ela mesma me diz que gosta do som do carro por causa do grave mas moderado...
 
Ola pessoal, vejo que esse tópico é antigo, mas vou deixar a minha opnião.

Na minha igreja temos 2 Subs da Ciclotron de 1000 Wats RMS cada um, mas não usamos tudo não.rsrsrs

Olha o grave deve ser usado de maneira inteligente, deve ser usado para dar qualidade ao som.

O bumbo, o baixo, o teclado, e ateé mesmo algumas vozes emitem frenquencias que as caixas "normais" não podem emitir.
Se vc faz uma mixagem na mesa grave, para tentar dar peso ao som, provavelmente vai embolar o som, tirar a inteligigibilidade do som e não vai obter o resultado esperado, (e eu tbm acho que a vida util do seu P.A. vai diminuir.)

O bumbo fica lindo nos Subs, pois o peso fica com os subs.. e o Kick sai pelas caixas de cima, mesma coisa com o baixo, separamos o peso, e agudos (slaps e notas mais agudas), etc etc...

Clonclusão, não se trata de volume e nem potencia, mas sim de qualidade. nenhum dos idosos reclamam do som na minha igreja, é só ser sensato, e não deixar o grave explodir a cabeça dos irmãos!
HAHAHAHAHA... deve ser agradável.

Pra mim, se a sua igreja tiver la umas 250 pessoas, já é legal pensar em colocar sim. Pra definir as coisas.

Obrigado, e me corrijam se eu falei besteira.!

Abraços
 
Na minha igreja eu tenho sub grave, para mim e tudo novo porque venho de um sistema bem simples, agora
demos uma mudada a empresa estalou o som em equalizador FBQ 3102 e o sub grave e ligado nele eu queria fazer,
uma equalização em que o sub só entrasse em ação para os instrumentos teclado,baixo,guitarra porque da forma em que eu
estou utilizando na hora da mensagem principalmente sobra grave.
 
faz por auxiliar pre que vc consegue escolher quais instrumetos vão passar e seus respectivos volumes, e ainda sim tem o som desses mesmos instrumetos nas altas só com as frequencias altas(ex. Kick do bumbo) de acordo com o corte que vc fez no seu crossover


Abraço
 
ola pessoal recente mente minha igreja adquiriu um sistema novo de som e foi instalado 2 subwoofer, todo o som do PA e ligado
em um equalizador da behringer FBQ 3102 e e usado uma banda o equalizador para equalizar retorno, mais estou com algumas
duvidas;
Tem como eu equalizar a banda dos retornos para não sair som no sub?
Como faço para que o som do Subwoofer ser utilizado para teclado,baixo,bateria etc?
 
Olá pessoal,

Eu sou assim, fico um bom tempo sem aparecer no forum quando eu chego ja surge um monte de perguntas hauhau...

Bom é o seguinte, ja a muito tempo eu venho falando que seria interessante ter uma caixa de grave na minha igreja porque eu sinto falta de graves em nosso som, a alguns anos atraz quando era outra pessoa que cuidava do som na igreja ele sempre falava que eu era muito fanatico em graves e tal, falava do meu carro porque nele eu tenho som bem grave, ah verdade é que eu gosto mesmo, eu acho que a frequencia que da um diferencial na musica sempre foi o grave, houve uma musica em um som normal e depois a mesma musica com um som mais pesado, é outra coisa, e no caso da igreja é ainda pior porque as posicoes das nossas caixas sao no alto, mais ou menos uns 5 metros de altura, e isso atrapalha bastante o som grave nao é? mas ai sempre falam pra mim, "mas cara, se voce fazer isso, os velhos da igreja vao achar ruim, e tambem voce vai ter muito problema com microfonias de graves e coisas do tipo". a minha igreja é Batista, daquelas tradicionais entao tem realmente aqueles mais velhos q nao curte muito uma bateria, um baixo, guitarra hauhau, mas os jovens gostam, temos de sabado culto so para os jovens entao, isso acho que nao tem muito a ver neh.

Então vem a questão, alguns de voces utilizam subwoofer em igrejas? recomendam? quais os pros e contra utilizar este tipo de caixa?

So para deixar uma obs. la na igreja sempre alugamos o templo para pessoas do fora da igreja para casamentos e uma vez um cara que alugou achou tb q precisava de mais grave, entao este cara trouxe 2 caixas de graves e nossa, o som ficou uma maravilha, em alguns momentos chegava a tremer as janelas da igreja hauhau, mas isso foi num teste que fizemos hauahu... porem realmente houve um problema com microfones, foi necessario mais atencao a equalizacao, mudou bastante a forma de utilizar o ganho e de ouvir até o som, mudou muito, mas como foi apenas em um casamento, nao deu para tirar muitas conclusoes.
 
Back
Topo