Sugestão de Aplicações de equipamentos específicos Parte II

G

Guest

Guest
Senhores,

Venho mais uma vez compartilhar meu problema para q me ajudem a encontrar a melhor solução.

Temos duas mesas, uma ao lado da outra CMC 40 XLIS & CSM 32 (modelo antiga):

1-Atualmente, ligamos os violinos e o cello na mesa menor, e enviamos um sinal para a mesa maior, para depois enviar para os PA's... Muita gente fala mal da Ciclotron, então, cada vez q passa uma mesa para a outra, perdemos qualidade. Pretendo ligar tudo na mesa maior e deixar só as vozes na mesa menor, enviando para a mesa maior 4 sinais (soprano, contralto, tenor e baixo)...

2-Fazemos a mesma coisa com a bateria, ligamos os microfones em uma ciclotron de 12 canais, enviamos 2 sinais para a mesa maior, e depois para o PA's. Quero mudar isso também para poder aproveitar melhor o novo equipamento (compressor, limiter e gate).

3-Observe na mesa de 40 canais, os últimos dois canais da mesa são diferentes... qual a utilidade??? Caso eu queira usar para ligar uma peça da bateria ou violino, por exemplo, eu posso???

4-Outra coisa, o equalizador tem uma regulagem q ninguém sabe quem configurou e porque configurou. Vou colocar tudo ao centro e regular conforme artigo q li no SomAoVivo. O nosso equalizador é um Ciclotron TGE 2313 S;

5-Vou ligar o efeito da Roland (conforme citei no forum e a maioria achou melhor usar esse do que o Virtualizer) para tentar regular um reverb melhor... não sei ainda se consigo utilizar dois efeitos, um para o L e outro para o R (aux return 9 e 10). Aceito sugestões;

6-Os retornos também estão ligados na mesa menor. Vou transferí-los para a mesa maior - auxiliares;

Abraços.
 
Re: Sugestão de Aplicações de equipamentos específicos Parte

dennis.crc disse:
3-Observe na mesa de 40 canais, os últimos dois canais da mesa são diferentes... qual a utilidade??? Caso eu queira usar para ligar uma peça da bateria ou violino, por exemplo, eu posso???

Abraços.

Dennis, eu também tenho uma cmc 40 xls na igreja, assim, as pessoas falam que ela é ruim e tal......, eu até concordo ela tem uns vazamentos que as vezes atrapalham, por exemplo: uma vez colocaram um CD no cd player, e do nada com o canal mutado e tudo mais o Cd começou a sair no retorno, (observação o canal estava mutado), mas é claro a musica estava saindo baixo, mas não era para estar saindo..........

Eu não posso falar mal da sonoridade dela porque eu nunca coloquei uma mesa melhor no sistema, mas ela nunca me deixou na mão está mais de 10 anos na igreja e nunca passou por revisão ou deu algum problema, em questão de durabilidade ela é dez!

E voltando ao problema 3 que vç citou os ultimos dois canais, eles são azul né? São para ligar algum cd player ou qualquer aparelho que mande som em estéreo, e também serve para ligar um teclado, ou qualquer instrumento que prescise de ligação em estéreo. Para ligar um microfone já não é indicado por que o sinal de microfone é muito baixo, e as entradas não amplificam o sinal sulficiente. Essa essas entradas também serve para ligar um processador de efeito, se não me engano, só não lembro como funciona, se vç tiver o manual da uma lida que ele explica.

Se vç não tiver o manual da mesa, vai no site da ciclotron que tém pra baixar: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br">www.ciclotron.com.br</a><!-- w -->

As outras dúvidas o pessoal te explica melhor

Abraços!
 
denis.crc

frontal_cmc40xlis.jpg



Porque você nao usa somente a CMC 40 XLIS?

40 canais estão sendo pouco ?!

Usar uma mesa só iria facilitar as coisas e até melhorar a qualidade ffinal do seu som[/img]
 
digosoul disse:
Porque você nao usa somente a CMC 40 XLIS?

40 canais estão sendo pouco ?!

Tamtém foi a primeira coisa que pensei, fala ae tudo que você liga nas mesas...
Liga uma na outra é interessante seguindo o raciocínio que acaba funcionando como sub-grupos, mas o resultado final ficará melhor se ligar tudo na maior.
 
Agora que vç's falaram que eu percebi......vai ve que ele prefere junta os mic numa mesa e depois manda para um canal só, pra ele pode ser mais comodo....

Mas eu prefeira ligar tudo numa mesa só além de melhorar o som economizaria espaço e bastante cabos.

Abraços!
 
Posso adiantar pra galera que o "input list" dele é bem grande. Se me lembro bem são 20 mics pro grupo de louvor.
 
Meu Input List - não significa q na mesa está na mesma ordem:

Obs.: Raphael, é o que pretendo implantar esse final de semana conforme contatos.

Aceito sugestões:

Vozes Soprano (6 microfones)
Vozes Contralto (6)
Vozes Tenores (5)
Vozes Baixo (5)
Teclado
Baixo
Violão
Viola
Sax (2)
Trompete (2)
Trombone (1)
Clarineta (1)
Flauta Transversal (2)
Bateria (8 )
Violinos (5)
Microfones Púlpito (4)

Na próxima semana vou postar fotos de nosso equipamento.

É referente ao Maanaim de GV.
 
Sobre aqueles dois últimos canais da mesa.

Foi comentado acima q pode-se usar teclado... mas quem tem teclado geralmente liga nesses canais???
 
Realmente seu Input List ta maior que eu imaginava, faltam 9 canais para voce poder usar apenas uma mesa.

1ª sugestão: ligar os mics do GL na mesa auxiliar e mandar o sinal pra CMC40.

2ª sugestão: sei que é meio fora de cogitação mas vi num site de BH vendendo uma Yamaha M2500 com 56 canais, 16 aux e 8 mix, usada, bem conservada por R$10.000 divido assim: R$3000 entrada + 7xR$1000.
 
dennis.crc disse:
Vozes Soprano (6 microfones)
Vozes Contralto (6)
Vozes Tenores (5)
Vozes Baixo (5)
Teclado
Baixo
Violão
Viola
Sax (2)
Trompete (2)
Trombone (1)
Clarineta (1)
Flauta Transversal (2)
Bateria (8 )
Violinos (5)
Microfones Púlpito (4)

Eita lasquera da braba!
 
meninodosom disse:
raphael leal disse:
1ª sugestão: ligar os mics do GL na mesa auxiliar e mandar o sinal pra CMC40.

Não seria mais viável ligar a bateria na mesa auxiliar e o resto na mesa principal?

Primeiramente pensei assim, mas ele tá querendo insertar alguns periféricos nos canais da bateria, acho que pode dar uma perda maior na qualidade após o processamento do sinal, ja ligado na mesa principal vai tudo direto pro PA.
 
Dennis,

seu Input List está exagerado. Digo isto de carteirinha, de quem conhece bem Anfiteatros e Maanains, e de quem já exagerou muito, muito, até aprender que quanto mais simples, melhor.

Domingos Martins já reduziu
Carapina já reduziu
Jaburuna já reduziu
Cariacica já reduziu

etc, etc, etc. Aliás, em Carapina temos uma VEGA 48 e estamos usando hoje 40 canais, que é exatamente o que você tem aí.

São 16 mics para cantores e pronto, acabou. Evidente que tem aquele povo que fala "mas antes fazia assim"... mas é povo que NÃO CUIDA DE SOM, porque se cuidasse, iria entender que fazer som assim como você está fazendo é uma tremenda e enorme dificuldade.

Assim, converse com o responsável, e se precisar, a Central de Louvor conversa com ele.

Olhe só:

Vozes Soprano (6 microfones)
Vozes Contralto (6)
Vozes Tenores (5)
Vozes Baixo (5)

São 22 microfones para vozes. Ora, trabalhe com 16 só (4 x 4 x 4x 4, ou do jeito que você quiser - trabalhamos às vezes com 2 nos baixos em Carapina). Sejam 2 mics ou 5 mics para o baixo, a diferença de volume é tirada na mesa de som. Não há justificativa para 22 (aliás, nem para 16, mas acabou padronizando-se assim).

------------------------


Sua bateria está grande também. Um kit profissional de microfones vem com 7 peças, o que este 8º está fazendo aí? E se possível, trabalhe com menos ainda. Sua bateria tem muitos pratos? Se sim, 2 overs. Se não, um over só bem posicionado dá conta.

-----------------------

Sax (2)
Trompete (2)
Trombone (1)
Clarineta (1)
Flauta Transversal (2)

Se forem saxofones diferentes, tudo bem. Se forem flautas diferentes, tudo bem. Se forem trombones diferentes, tudo bem. Mas se forem iguais, porque 2 de cada???? Um só resolve, e muito bem.

--------------------------

Tente reduzir ao máximo, e trabalhe com uma única mesa de som. Já usei muito várias mesas, exatamente porque o pessoal queria mais, mais, mais, e sim, fazíamos funcionar e funcionar bem. Mas com o tempo aprendemos que simplificar é bom para o som e para todo mundo, você verá.

Como você tem 8 subs na mesa, faça:

Subs 1 a 4 - sopranos / contraltos / tenores / baixos
Sub 5 - livre
Sub 6 - Cordas microfonadas
Sub 7 - Metais/sopros microfonados
Sub 8 - bateria

Os canais de teclado/baixo/violão e mics do púlpito vão direto para L/R.

----------------------------
Olhe só... recomendo mesmo reduzir para os 40 canais, mas se não tiver jeito, a única coisa que pode ficar em uma mesa separada é a bateria, e isto se o baterista chegar bem cedo para passar o som.

Bateria porque é uma coisa que você regula uma vez e pronto, raramente necessário regular novamente. E dá pouquíssima microfonia (aliás, só dá se não souber regular). Logo, dá para usar separado.

Vozes, nunca, porque dá muita microfonia e você precisa ter reação rápida, e nunca vai conseguir isto em outra mesa.

-----------------------------------
3-Observe na mesa de 40 canais, os últimos dois canais da mesa são diferentes... qual a utilidade???

Ah uma leitura de manual, heim!!! São canais estéreo, com entrada de LINE IN, apesar do conector ser XLR. Use com instrumentos ligados através de Direct Box, mas deixe o Direct Box sem atenuação (0dB). É o canal ideal para você ligar um teclado estéreo (e sim, precisa de dois Direct Box ou um DI duplo, como o DI20 da Behringer (aliás, ele só serve para este tipo de uso, teclados estéreos).

Também servem exatamente para ligar uma mesa de som na outra....

-----------------------------------
4-Outra coisa, o equalizador tem uma regulagem q ninguém sabe quem configurou e porque configurou.

Ah, que falta que o manual faz!!! Qual controle, e como está regulado? Se você não sabe quem e o porque, também mexer sem saber não vai adiantar nada, correto?

----------------------------------
Vou ligar o efeito da Roland (conforme citei no forum e a maioria achou melhor usar esse do que o Virtualizer) para tentar regular um reverb melhor...

E aí dá para usar Reverb? No meu, a acústica já faz um Reverb tão forte que não dá para usar mais nada.

----------------------------------
6-Os retornos também estão ligados na mesa menor. Vou transferí-los para a mesa maior - auxiliares

Daniel, concentre tudo na mesa grande. É por isto que existem mesas de 32, 40, 48, 56, 64, 72, 96, 144 canais em um único equipamento, para ser operador por uma única pessoa: porque é mais fácil de trabalhar assim que com um monte de mesas.

Acredite. Já fiz evento usando 1x32c + 2x24c + 2x16. Funcionou bem, mas confesso: hoje não aceito mais fazer isto.

-------------------------------------------
Dennis, eu também tenho uma cmc 40 xls na igreja, assim, as pessoas falam que ela é ruim e tal......, eu até concordo ela tem uns vazamentos que as vezes atrapalham, por exemplo: uma vez colocaram um CD no cd player, e do nada com o canal mutado e tudo mais o Cd começou a sair no retorno, (observação o canal estava mutado), mas é claro a musica estava saindo baixo, mas não era para estar saindo

Normal, Ciclotron é assim mesmo. Na VEGA, você abre um canal e vê os outros próximos tudo dando sinal também...

Um abraço,

Fernando
 
Fui fazer minhas contas e olhe só... Carapina:

16 canais para vozes
7 canais para bateria (separamos isto, mas temos usado 5)
5 canais para metais/sopros
5 canais para cordas (2 x 1º violino, 1 x 2º violino, 1 x viola, 1 x cello)
teclado (mono mesmo, falta DI)
baixo
violão

Sobram 4 para os mics do púlpito, que aliás costumamos usar 3.

Total: 40 canais.

Um abraço,

Fernando
 
Porque são 2 músicos com 1º violino, um músico fazendo 2º violino, etc.

E para te falar a verdade, sei lá o porque. Sei que definimos em 5 os canais e pronto, eles que se virem dentro disto. Tem dia que a pessoa coloca 8 violinos, sem cello, mas já sabe que só vai ter 5 microfones mesmo.

Já tivemos caso de 16 mics assim distribuídos: 12 mulheres (sopranos/contraltos), 4 homens (2 x tenores + 2 x baixos). O responsável é que decide. Mas só tem 16 mics mesmo, e acabou.

Levou-se muito tempo para se entender que MENOS É MAIS, mas depois que os próprios Maestros começaram a perceber que é mais fácil gerenciar poucas pessoas que muitas, o negócio melhorou muito. Ora, não há a menor justificativa, em termos de sonoridade, para ter muitas ou poucas vozes. Tem poucos baixos? Dá mais volume nos faders dos baixos, pronto.

Agora, sobre quem canta e a qualidade da voz (afinação), isto é outra história.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
São 16 mics para cantores e pronto, acabou. Evidente que tem aquele povo que fala "mas antes fazia assim"... mas é povo que NÃO CUIDA DE SOM, porque se cuidasse, iria entender que fazer som assim como você está fazendo é uma tremenda e enorme dificuldade.
Vou conversar com o responsável neste final de semana e te falo.


bersan disse:
Sua bateria está grande também. Um kit profissional de microfones vem com 7 peças, o que este 8º está fazendo aí? E se possível, trabalhe com menos ainda. Sua bateria tem muitos pratos? Se sim, 2 overs. Se não, um over só bem posicionado dá conta.
Microfones para: 1-Bumbo; 2-Caixa; 3-Chimbau; 4-Tom I e Tom II; 5-Surdo; 6-Pratos Atack; 7-Prato condução; e 8-Carrilhão;


bersan disse:
Se forem saxofones diferentes, tudo bem. Se forem flautas diferentes, tudo bem. Se forem trombones diferentes, tudo bem. Mas se forem iguais, porque 2 de cada???? Um só resolve, e muito bem.
São 2 sax, um alto e 1 soprano. São 2 flautas, e até o ponto q sei, fazem arranjos diferentes.


bersan disse:
Como você tem 8 subs na mesa, faça:
Compramos um compressor Behringer MDX4600. Como são 4 vias, pretendia ligar em 4 sub-grupos, sendo: Vozes (masc/fem), Bateria, e Púlpito (temos pastores q varia demais a intensidade da voz).
Os sub-grupos ficariam assim:
1º. VOZES;
2º. VIOLÃO, VIOLA E CONTRA-BAIXO;
3º. METAIS;
4º. VIOLINOS;
5º. BATERIA (com compressor/gate/limiter);
6º. BATERIA (peças q não necessitem de compressor/gate/limiter);
7º. TECLADO (poderia ser direto no L/R;
8º. MICROFONES DO PÚLPITO;
O que acha??? Você sugeriu q eu colocasse 4 sub-grupos para as vozes, se eu fizer assim, como poderia aproveitar o compressor para outro local, como a bateria, por exemplo???
Tenho muitas dúvidas com respeito ao que distribuir para os sub-grupos (sei q já percebeu)...


bersan disse:
Ah uma leitura de manual, heim!!!
Agora q estou tendo oportunidade de colocar o que tenho aprendido em prática. Imprimi quase todos os artigos do SomAoVivo, e também, manuais dos equipamentos q temos, tenho lido muito. Tenha um pouquinho de paciência comigo, tem coisas q só entendo na prática.


bersan disse:
Qual controle, e como está regulado? Se você não sabe quem e o porque, também mexer sem saber não vai adiantar nada, correto?
Hoje, coincidentemente, li todo o manual do equalizador e sei q existem melhores formas de utilizar. Ao ler o manual, referente ao botão Bypas, tenho até dúvida se ele está ligado. Rssss


bersan disse:
concentre tudo na mesa grande. É por isto que existem mesas de 32, 40, 48, 56, 64, 72, 96, 144
Concentrar tudo na mesa grande é meu maior desejo.
 
No seu caso eu faria assim:

16 mics pro GL (4/naipe)
Teclado
Baixo
Violão
Viola
2 Sax
2 Trompetes
1 Trombone
1 Clarineta
2 Flautas
7 mics bateria (tiraria o do carrilhão)
1 mic condensador pros violinos
4 mics pastores

No sub-grupo faria assim:

1 Vozes Fem.
2 Vozes Masc.
3 Metais
4 Bateria
5 Cozinha
6 Mics pastores

O compressor eu usaria na caixa, no bumbo, vozes masculinas e vozes femininas.
Sobre os pastores que falam mais alto (dinâmica), você já conhece cada um deles, dá pra trabalhar no controle de ganho.
 
Back
Topo