Tá osso! Haja trabalho.

bersan

Administrator
Moderador
Gente,

acredito que alguns tem sentido minha falta. Pouco tenho postado/respondido no fórum. Acreditem, não é por falta de vontade. Estou com MUITO trabalho mesmo, tanto no meu emprego quanto com sonorização.

Vou postar algumas fotos dos eventos que tenho participado. Na verdade, de uns tempos para cá ando cada vez menos operando, deixando para outros. É velhice mesmo, mas eu uso a desculpa que é para "formar novos talentos".

Vejam só: 26/06, sábado passado, cidade de Muqui, interior do ES.

ff6e44692b677de9abb291c596f6a7d0.jpg


Mesa de som Soundcraft EPM 12, amplificador DBK 1500 (esse de um amigo)

1556b7dfdaa2cc331e3c9beab1d9db28.jpg


E duas caixas (facão mesmo, mas bem feitas) lá na frente. D220Ti + 10PW3.

6acc2faed826384290c3ea03b2bfd77c.jpg


Eu costumo, quando vou em casamento nas igrejas, levar TUDO, TUDO MESMO. Não uso nada da igreja, pois se não conheço, não confio. Cansei de ouvir "ah, pode deixar, tem mic sem fio bom lá na igreja" e depois ouvir "é, tem esse detalhezinho que esqueci de te falar". Logo, não uso nada da igreja!

Eu sei que o melhor seria colocar o som lá nos fundos, via medusa. Eu tenho medusa para isso, mas acabo não fazendo. Coloco a mesa no meio do barulho mesmo, deixo alguém lá (um dos "meninos do Fernando", alguns deles com 40 anos...) e eu fico lá atrás, fazendo papel de monitor, me comunicando lá na frente via rádio.

2d8a528c0b50d24f3ccf7f06ca219efe.jpg


Lindas as flores. Realmente, caixa lá na frente estraga a decoração. Mas fé vem pelo ouvir, não pelo ver, e a caixa vai aparecer em todas as fotos sim.

3bab5d07e8f7b4cca9c8dcfcd089cb8d.jpg


Esse é o som da igreja. Ficou todo encostado em um canto. Mas ANTES de sair, coloquei tudo de volta no lugar e testei, só fui embora depois de deixar tudo certo e conferido por alguém da igreja. Isso é importante para que no outro dia não haja um problema e saiam falando mal de mim.

6dac9c8a5902fd4546b63752e0910361.jpg


Bagunça de cabos... geralmente fica melhor, mas não fui eu que montei, quando eu cheguei já estava montado, o outro rapaz foi na frente e eu depois, com o ônibus.

77db75c68dae4c85fb3b1729c6340213.jpg


Violoncello com Behringer XM1800S. Eu gosto desse mic, acho ele bom/bonito/barato, mas a moça que toca em Anfiteatro grande com microfone grande estranhou o som e reclamou... Também, lá ela usa um AKG D112

ff20e32f767c68b4aaed529891713ea6.jpg


Lindas as flores. Ninguém nem nota o gooseneck ali atrás.

de472dbd207691c60dab6ff02d2a15d9.jpg


7d4d21b1854b5d93fe4e503a5b94d9b2.jpg


Essa última foto é da onde eu monitorei o evento. Ficou bem legal.

Não levei as RCF porque ainda não fiz capas decentes para elas, logo não queria judiar delas na volta com o ônibus.
 
APDS!

Bersan,

Você não que me dar uma ajuda aqui em Bsb, tem 4 casamentos até janeiro!

Você passou as vozes e instrumentos antes? se sua resposta for afirmativa como você fez?
 
Ok, voltamos de Muqui, passei uma semana de arrebentar até a quinta, porque sexta-feira (02/07) era dia de jogo do Brasil (o fatídico dia, aliás), tive folga do emprego, mas não folga do som: de noite, novo casamento.... Pelo menos foi aqui em Vitória mesmo.

Como era mais perto, deu para dar um luxo...

dfb78160e72a77681e7f705156bf7376.jpg


Mackie CFX20... Em cima de um rack onde tinha amps e uma Ciclotron Max 16, que ficou guardadinha...

2438d0888b16fe48fee031283a58e3f1.jpg


Mesmo esquema, com caixas lá na frente, mas agora com RCF... outra coisa...

d59d15a7e9095ba5380f8063f9d5b9f9.jpg


Como a igreja era bem comprida, usei as caixas da própria igreja, mais atrás, para ajudar, fazer um reforço atrás, de forma a evitar muito som na frente e baixo atrás. Decisão acertadíssima: o pastor, muito amigo meu, inventou de falar baixo. Se não fossem esse reforço, eu teria passado aperto. Na verdade eu não, quem sentou perto da RCF é que sofreria.

040237e61b33bff4cbcba67d53f4b197.jpg


Foi o meu "momento tensão" no casamento. Alguém pega o microfone para orar, bem na frente (1m) da RCF. O Beta58 funcionou às maravilhas, sem menor microfonia. Mas enquanto durou a oração eu fiquei clamando no coração para não dar problema.

-----------------------
Sexta acabou, nem tirei as coisas do carro. Sábado eu tinha que passar o som em um ensaio para um casamento dia 17/Julho. Fui lá na igreja...

e610924a98d3c7e419f8fbc79ee22ad6.jpg


O esquema é sempre o mesmo. Caixas lá na frente, grupo com mic de coral Samson C02, mesa de som por ali perto, eu lá atrás com rádio. Acho que já passei dos 100 casamentos, e esse esquema é o que me dá menos trabalho e ainda assim dá ótimo resultado. Funciona muito bem, mas ensaio é fundamental. Coisas interessantes:

Casamento dia 17/07, será 19:30h. Praticamente EXIGI que o grupo estivesse lá 18:00hs para a passagem de som. Expliquei que o sucesso e/ou fracasso do evento tem tudo a ver com a passagem de som: se for feita, dará tudo certo, mas se o pessoal chegar atrasado... não passar o som, pode ter certeza que teremos problemas.

-------------------------
Hoje, domingo, mais trabalho. Um batismo logo às 08:00hs da manhã...

160cbe94224a5363628bb3d3f50da9df.jpg


Seguido de reunião com culto de ceia lá no Anfiteatro...

bd3a054d69d955972e643d3e4c8cedc1.jpg


a12c2e308e98758aeaf0ce7e726509cb.jpg


Como o material ainda estava no carro e a gente montou um esquema um pouco diferente, usei uma RCF para fazer retorno de baixo/violão/teclado. Ainda bem que onde eu estava sentado dava para ver o led da caixa, pois o baixista se empolgou e tocou muito!!!! A luz vermelha do limiter não picou nenhuma vez. Ao final, só elogios para a caixa.

8f6989d56ce58f7d59b909541945e15e.jpg


Gente, esse aí é o LeSon HD-85s, um mic que custa na faixa dos R$ 250,00 e é o primeiro substituto DE VERDADE para um Countryman. Mais cedo, comparamos um com o outro, e o LeSon se mostrou menos frágil (o cabo é mais grosso, sem ser incômodo), e com regulagem muito mais fácil que o Countryman. Muito mais MESMO. Em flat ele já soava bem. Ele aguentou dois pastores pregando, sem problemas de distorção. Aliás, segundo o fabricante ele aguenta 110dB, o que corresponderia a alguém falando MUITO ALTO, MUITO ALTO MESMO. Mas para aquela turma que GRITA ao mic, não dá... Mas por R$ 250,00 contra os R$ 2.200,00 do Countryman, tá bom demais!

d43cac03da036e89762583d11b2c8bf6.jpg


Salada de marcas de mics sem fio. Um AKG WMS com transmissor de bolso, PT40, que ficou com o HD-85s; um receptor Shure UHF para um Beta58, o Audio Technica ATW-702, um Shure SM58 com receptor T4N.

O pessoal que não conhece se enrola todo com o ATW-702, porque o botão liga-desliga dele fica embaixo, na parte traseira do microfone. Esse ficou comigo, as orações diversas eu que fazia (saia correndo pelo Anfiteatro para descobrir quem estava orando e colocava o microfone na frente)...

b0185792e62f644bbbd98da981bde735.jpg


Esse aqui é um rabicho interessante de mostrar. É um multicabo espaguetado da Sparflex, de 6 vias. Acho que são 2,5 metros de cabo. Cada via foi reforçada com tubinho plástico desses de aquário, e os conectores são xing-ling do pior tipo, mas que pelo menos ninguém mexe quando em uso, logo não dá problema.

----------------------------
Para vocês terem ideia do tempo envolvido:

26/06 - viagem para Muqui.
Saímos 14:00hs chegamos 00:30h.

02/07 - casamento em Vitória
saímos 17:00h, retorno às 22:30h

03/07 - ensaio em Vila Velha
saímos 16:30h, retorno às 21:35h

04/07 - batismo e culto de ceia
saí às 06:45h, retorno às 12:35h.

Mas como é bom trabalhar para Deus. De sexta para sábado, carro cheio de equipamento na garagem (não vou subir 4 andares para guardar se vou usar no outro dia), entra ladrão. Roubou CD de outros dois carros, ambos do lado do meu, mas não encostou no meu carro. Graças à Deus.

Mas querem saber como foi minha tarde? Vida de síndico é fogo, discussões intermináveis sobre segurança do prédio. Vai ser uma semana daquelas!!!!

Um abraço,

Fernando
 
Você não que me dar uma ajuda aqui em Bsb, tem 4 casamentos até janeiro!

Claro, manda as passagens... hehehe.

Você passou as vozes e instrumentos antes? se sua resposta for afirmativa como você fez?

Você escreveu antes que eu pudesse completar. Passar o som antes determina o sucesso do evento. Se tiver passagem do som, teremos sucesso, se não tivermos passagem de som, pode ter certeza que virá problemas.

Geralmente, eu faço o seguinte:

Horário do casamento iniciar: 20:00hs (por exemplo). Então:
19:30 tudo pronto, som passado, hora de ir no banheiro, tomar água e então assumir o posto para só levantar quando tudo terminar.
18:30 - início da passagem de som. Cantar todos os louvores, repetir alguns, levar os volumes até a beira da microfonia, estabelecer os limites de volume, resolver pendências possíveis.
17:30 - hora que eu chegaria para montar o som.

Tem o "depois" também:

20:00hs - início do casamento
21:00hs - hora de término (grupo para de tocar)
21:10hs - todo mundo já foi para a festa
21:45 - término da desmontagem, eu, meu ajudante, e um diácono lá na porta reclamando "vamos mais rápido, estou perdendo a festa"
22:00 - hora em que efetivamente você sai da igreja para casa, guardar o material, porque você não vai deixar o equipamento de bobeira no carro
22:45 - quando você termina de guardar tudo, pensa na festa e... vai para cama dormir porque é o melhor que você faz. Amanhã tem mais som para fazer...

Bom é a esposa nisso tudo. Pode ter certeza que lá vem briga.

Um abraço,

Fernando
 
Haja coragem hem.. ha e trabalho.. rsrs

Pedi pra um desoculpado fazer isso ai.. passa o tempo e ele ainda lá..
mas pra quem esta sempre trabalhando.. o serviço nunca acaba, mas mesmo assim ele arruma tempo e faz..

[]'s..
 
Bom pra mim ue sou novo aceitaria na boa esse trabalho,gosto muito mesmo de trabalhar na igreja, quando um amigo me chama pra chefiar algum som que vai cantar musica do mundo até fico meio triste mas fazer o que estou ganhando credito com quem não é crente e aproveitando para dar testemunho a eles.
 
Gabriel,

tudo de graça. Nem gasolina.

Um dos meus meninos, o que foi para Muqui comigo e depois me ajudou no casamento na sexta, até me propôs: "vamos montar uma empresa, vamos cobrar para fazer casamento".

Estive no Anfiteatro conversando com minha equipe até sobre isso. Não tenho menor interesse, pois hoje posso fazer o que eu gosto, do jeito que eu gosto, sem obrigação. Faço para os amigos. O casamento em Muqui foi porque era o meu pastor que fez (caso contrário eu não aceitaria, viajar não é comigo, eu sou muito "caseiro"). O de Itararé (Vitória, o que usei a RCF) eu nem conhecia os noivos, quem me chamou foi um ex-pastor meu, que era meu antigo chefe no Anfiteatro.

O pessoal de Vila Velha (ensaio foi sábado, casamento dia 17/07) são dois ex-alunos meus (do curso de som) que vão se casar. É a igreja da moça, e como eu fiquei orgulhoso: o som de lá é simples (MXS), mas cabos com bons conectores, tudo bem organizado, identificado, me deu o maior orgulho. Ela que comanda o som da igreja, e o pessoal elogia muito, ela que mantém tudo em ordem. Deu gosto!

Anfiteatro é Anfiteatro. Lá, se eu sair, tem 10 querendo entrar no meu lugar. Lá a gente paga para trabalhar (literalmente, pedir para comprar qualquer coisa é muita burocracia, então conectores, cabos, coisa pequena eu mesmo compro), mas é felicidade pura!

Faltou eu falar:

sábado próximo 10/07 tem outro casamento, sou amigo do noivo, e dia 17 o casamento lá em Vila Velha.

Ah, tem uma coisa legal: já que eu "dou o som", não dou presente de casamento. Pelo menos isso!
 
Transportar e montar equipamento (também não confio no equipamento das igrejas), tocar e cantar juntamente com minha esposa... Faço isso sem cobrar um centavo se quer e afirmo: Aliar o gosto pelo audio e a evangelização não tem preço. A sensação ao término de cada celebração ou casamento é maravilhosa. O corpo pede descanso mas a mente......

sds

Toninho
 
O prazer de estar lá, trabalhando com o que gostamos já é o nosso salário, não há nada melhor do que você amar o que faz.

É ter a sensação que de tudo que fizemos/estudamos durante toda a vida valeu a pena.

Ainda mais sabendo que estamos só começando.



Abraço
 
Poxa Fernando passou aqui por aqui e nem deu um alô, para tomarmos um café juntos, brincadeira sei que o tempo é muito corrido, mas se for vir para estas bandas, de uma passada, para batermos um papo, um abraço e parabens, tudo muito organizado como sempre.
 
Depois nos, que fazemos som nas igrejas, somos chamados de loucos, doidos e etc. vejam só:

Damos um duro, "retado", ei baianês, trabalhamos carregando carga pesada, quantas caixas no lombo e no final não cobramos nada!
Fazemos tudo isso pelo gosto de poder operar um som, num culto!

É pura loucura, é coisa de doido mesmo, tudo doido, tudo doido, tudo doido, o trem sô, agora é de mineirinho!

Mas essa loucura tem um cheiro suave e agradavél diante dAquele que é o único digno de receber Glória, Honra e Louvor!

A Deus todo gloria! Parabéns mais uma vez Bersan!
 
hehehehhe...sábado passado...casamento em minha igreja...lá fui eu dar uma faxina no som
até aspirador de casa levei,as potências cheias de poeira,abrí tudo e aspirei até a mesa de som...''em um momento precisei de uma furadeira para furar ,então um irmão da igreja que estava fazendo um serviço de pedreiro foi em sua casa buscar, :lol: enquanto eu fazia o serviço dele que era concreto quebrar''...rsrsrsrs

'' Obra de Deus,que prazer tenho eu em fazer''
 
bersan disse:
acredito que alguns tem sentido minha falta
Que nada, rapá.

Brincadeira, hehehe :mrgreen:



Tb gosto demais de trabalhar com som.
Só me chateia não ter equipamentos; às vezes o pessoal pede uma ajuda, mas o que eu tenho é extremamente limitado em possibilidades e em qualidade, então mesmo que eu faça o som, não fico satisfeito. :evil:
E muitas vezes não posso atender plenamente à necessidade.


De qq modo, o trabalho de Deus é bom demais - quando casa com o que gostamos de fazer, então, fica uma maravilha. Tem hora que cansa, chateia (sim, somos humanos), mas não há nada melhor.


Curiosamente, não ocorrem comumente casamentos em minha igreja. O pessoal não deve gostar da disposição do templo, sei lá. Até dou graças a Deus por isso, pq hoje não temos condições de fazer um casamento decente lá (em termos de equipamentos).
Mas por aí vc já vê, né... experiência zero. :|
 
Back
Topo