Templo Novo, Ajuda com som???

fsoares76

New Member
Paz do Senhor seja com Todos.

È um Pazer!!!!!!!!!!!

Recentemente mudamos para um novo templo e agora e nos deparamos com problema de sonorização (não entendem nada).
Peço a ajuda dos irmãos para melhorar o som de nosso Templo, pois já estamos com os nossos tímpanos “fervendo” e não compreendemos nada quando o pregado está pregando.

Nosso Novo Templo:
Estrutura:
Piso: Ceramica;
Teto: Amianta (acho que é esse nome);
Paredes: tijolos reforçados 20 cm.
Janelas e portas: vidro com esquadrilas
Tamanho
Comprimento: 44 metros
Largura: 12 metros
Altura: 9 metros

Segundo piso:
Largura: 12 metros
Comprimento: 8 metros

Equipamentos:
4 caixa do tipo PASSIVAS;
2 caixa do tipo ATIVA ;
2 retorno alto-falante de 10
1 reverb DR-1000;
1 Amplificado Wattsom DBL-6000;
1 Amplificador GP 1200;
1 Equalizador (não reparei a marca).
3 Microfones
1 Bateria digital
1 Teclado
1 Guitarra
1 Baixo

Pergunto como podemos melhorar este som?
Vou deixar umas fotos para os irmãos entender melhor.

Fotos tiradas em uma Quatas-feira, poucos Irmãos.

Bateria
bateria.JPG

Caixa de som
caixas.JPG

visão do fundo
fondo2.JPG

visão do fundo lado esquerdo
fundo2.jpg

segundo piso: ainda falta terminar.
galeria2.jpg

Altar
puplito.JPG

Som
som.JPG

e o Templo em 3D: Projeto final
templo.jpg
 
rafaellerm disse:
É bem provável que aquelas caixas no fundo, viradas para a frente, estejam atrapalhando mais do que ajudando.

eu tenho certeza!

tem caixa de frete, lado e trás! cancelamento é certo nesse sistema!

Primeira coisa é organizar o posicionamento das caixas de PA!

Eu colocaria 4 no PA e duas para delay... claro que viradas todas de frente para o público...

Que mesa de som é essa!? Pelo que estou vendo é das antigas!

Será que necessário essa processador de reverb nesse cenário acústico?rs

Abs,
 
tonypinheiro disse:
rafaellerm disse:
É bem provável que aquelas caixas no fundo, viradas para a frente, estejam atrapalhando mais do que ajudando.

eu tenho certeza!

tem caixa de frete, lado e trás! cancelamento é certo nesse sistema!

Primeira coisa é organizar o posicionamento das caixas de PA!

Eu colocaria 4 no PA e duas para delay... claro que viradas todas de frente para o público...

Que mesa de som é essa!? Pelo que estou vendo é das antigas!

Será que necessário essa processador de reverb nesse cenário acústico?rs

Abs,

Esqueci de avisa... Perguntei ao musico sobre o equipamento e o mesmo me falou q a mesa é emprestada, a da igreja nao prestava mais. Como estavam em construção do novo templo e não podia ivestir em som no momento, arrumaram uma emprestada. não vi o modelo.

Vou pedir os musico para posicionar duas caixas em cada lado e em seguinda vamos coloca duas no meio do templo (lado) e calcular o dellay e ajudar e ver o que vai acontecer.
vou fica colhendo aqui as dicas dos Irmões e aplicando. Quanto a mesa vou ver com o Pasto.
Qual vc me recomendaria?
 
fsoares76 disse:
Paz do Senhor se já com Todos.

È um Pazer!!!!!!!!!!!

Recentemente mudamos para um novo templo e agora e nos deparamos com problema de sonorização (não entendem nada).
Peço a ajuda dos irmãos para melhorar o som de nosso Templo, pois já estamos com os nossos tímpanos “fervendo” e não compreendemos nada quando o pregado está pregando.

Olá Soares, tudo em paz ?

Olha eu adotei o seguinte conceito, não existe equipamento ruim, existe aquele que satisfaz "determinada" necessidade.
Claro que tem exceções rs, no seu caso não parece estar satisfazendo.

Em relação a mesa, hoje temos uma variedade de produtos a nossa disposição o mercado, nosso baterista comprou uma Behringer 2442 FX
para ensaiar, cheguei utilizá-la na igreja, deu bons resultados, você consegue adquirir uma por até R$900,00, simples de manusear e versátil.
Adquirindo uma mesa como essa, por exemplo, você pode vender seu reverb oliver convertendo em verba para reinvestimento.

2442FX_P0559_TopFront_web.png


Quanto ao equalizador são bem limitados os recursos. Em nosso templo fizemos um esforço e compramos o equalizador FBQ6200 da Behringer,
ele oferece sistema FBQ, em outras palavras, quando houver alguma microfonia, ou algum excesso de frequência, ele indica através dos leds, além
da saída para sub woofer por um circuitinho de passa-baixas. Você consegue um equalizador desse por até R$500,00, vale a pena.

FBQ6200_P0230_Front_web.jpg


Se as condições financeiras não estiver muito favorável, ainda tem o FBQ3104 na faixa de uns R$380,00

FBQ3102_P0166_TopFront_web.jpg


Quantos watts tem suas caixas passivas e ativas ?

Olha eu também estou reformulando o som da igreja onde congrego com base nas nossas necessidades, visando totalmente Custo x Benefício,
dê uma olhadinha lá no meu tópico <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=8841v">viewtopic.php?f=20&t=8841v</a><!-- l --> , quem sabe não surja novas idéias =)

Fica na paz ,

Seja perseverante, pois lidar com ministério musical e sonoro é árduo, porém, compensativo !

Forte abraço
 
fsoares76 disse:
tonypinheiro disse:
rafaellerm disse:
É bem provável que aquelas caixas no fundo, viradas para a frente, estejam atrapalhando mais do que ajudando.

eu tenho certeza!

tem caixa de frete, lado e trás! cancelamento é certo nesse sistema!

Primeira coisa é organizar o posicionamento das caixas de PA!

Eu colocaria 4 no PA e duas para delay... claro que viradas todas de frente para o público...

Que mesa de som é essa!? Pelo que estou vendo é das antigas!

Será que necessário essa processador de reverb nesse cenário acústico?rs

Abs,

Esqueci de avisa... Perguntei ao musico sobre o equipamento e o mesmo me falou q a mesa é emprestada, a da igreja nao prestava mais. Como estavam em construção do novo templo e não podia ivestir em som no momento, arrumaram uma emprestada. não vi o modelo.

Vou pedir os musico para posicionar duas caixas em cada lado e em seguinda vamos coloca duas no meio do templo (lado) e calcular o dellay e ajudar e ver o que vai acontecer.
vou fica colhendo aqui as dicas dos Irmões e aplicando. Quanto a mesa vou ver com o Pasto.
Qual vc me recomendaria?

fsoares76,

Primeiro é bom sabermos quanto (R$) vocês tem pra investir no sistema de som.

Pelo que vi na foto o rack com a mesa e periféricos fica perto da bateria... É importante que invista em um multicabo e colocá-lo do meio pra trás da igreja...

Seria bom também investir em um Power Play para amplificação de fones para retornos...

Abs,
 
Vou dar minha humilde opiniao

Como o Tony disse e importante ele colocar a mesa atras, acho que isso é o primeiro passo em segundo
posicionar as caixas, acredito que o melhor maneira é colocar as caixas em fly penduradas nas tesouras

do telhado, ele precisarei no inicio de 1.000,00 supondo que o muiticabo seria de 20 vias!
Depois dele ter feito isso e sentir a acustica do templo a sim pensar em gastar, com outros
equipamentos!
 
Prezados a Paz do Senhor.

Com certeza o pessoal mais experiente vai dar ótimas sugestões. Mas enquanto isso, colaboro com algumas oponiôes:
1 - Com o pé direito tão alto, seria Ideal um cluster central, mas pra isso seria necessario investimento em novas caixas, com ângulos de coberturas adequados, para que o som não reflita tanto através das paredes.
2 - Enquanto não fôr possível investir em novas caixas, procure reposicionar as que você tem, segundo as sugestões já dadas.
3 - Como vocês ainda não tem mesa, procure investir em um equipamento bom com prés melhores do que os da beringer e já prevendo a quantidade de canais e auxiliares que vocês irão, com certeza, precisar mais a frente. Já tive beringer, e hoje temos na nossa igreja uma yamaha mg 2442. Você só percebe a grande diferença quando tiver trabalhado com as duas. Existem outras opções de boas mesas no site, dê uma pesquisada que tem bastante material.
4 - Talvez esta seria a primeira ação a ser tomada, mas vocês dentro das suas possibilidades vão direciona-las melhor. Se possível, faça contato com um consultor, pois assim vocês poderiam fazer um planejamento para trabalhar tanto o som quanto a acústica da Igreja. Vocês tem um templo grande, possivelmente investiram um bom RRRRRR$$$$$$$$$ nesta obra, não permita que uma acústica ruim e um som mal planejado se torne "o problema da Igreja".
 
Obrigado pela ajuda irmão...

vou passar a lista para o pastor, mas antes disso queria uma opinião (referencia) dos irmaos sobre loja que entrega no brasil.

Local mais proximos aqui é fortaleza, mais de 200 Km. E viaja para compra algo sem orçamento e planejamento e complicado.

Aqui na cidade a mesa custa 1590,00 avista.
 
colega...se puder e tiver condições corra de Behringer,pode parecer barato agora,mas,num curto espaço de tempo os problemas vão começar a pipocar,digo por experiência própia e de amigos também,faça um erforço e pegue uma Soundcraft EFX 1202 além ser BEM superior a Beh ela possui os famosos efeitos Lexicon...

Abraços...

Obs: d´å uma conferida nesse link aqui : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lojadamusica.com.br/ecommerce_site/produto_6362_5909_Mesa-Soundcraft-EFX-1202">http://www.lojadamusica.com.br/ecommerc ... t-EFX-1202</a><!-- m -->
 
Marq Essi disse:
colega...se puder e tiver condições corra de Behringer,pode parecer barato agora,mas,num curto espaço de tempo os problemas vão começar a pipocar,digo por experiência própia e de amigos também,faça um erforço e pegue uma Soundcraft EFX 1202 além ser BEM superior a Beh ela possui os famosos efeitos Lexicon...

Abraços...

Obs: d´å uma conferida nesse link aqui : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.lojadamusica.com.br/ecommerce_site/produto_6362_5909_Mesa-Soundcraft-EFX-1202">http://www.lojadamusica.com.br/ecommerc ... t-EFX-1202</a><!-- m -->


Óima pedida!

ou uma Mackie tbm que tem 2 aux´s...
<!-- m --><a class="postlink" href...os.com.br/site/i ... codigo=562</a><!-- m -->

Se você precisar de mais auxiliares, vai de Yamaha MG2414FX

http://www.shopmusiconline.com.br/P...Som-Mesa-Yamaha-MG-2414FX-versao-135-135.aspx

Abs,
 
Olá gente,

também vou expor minha opinião.

Pelo projeto, vê-se que a ideia é construir (ainda que devagar), um SENHOR templo, que um dia chegará a ser lindo e maravilhoso. Ora, o som desse templo não pode ser ruim, também terá que ser lindo e maravilhoso.

O maior problema deles é o seguinte:

nos deparamos com problema de sonorização (não entendem nada).

Não entendem nada mesmo:

1) Não se coloca caixas do fundo para a frente. São sempre da frente para o fundo

2) Não se coloca mesa de som no palco. Ela tem que ficar lá atrás, onde a pessoa ouça o mesmo som que o público

São dois erros básicos que - infelizmente - acontecem tanto por esse Brasil a fora por puro desconhecimento.

A solução é uma só: ESTUDAR, ESTUDAR, ESTUDAR MUITO. Começar a ler as apostilas do SomAoVivo é um ótimo começo. Depois, invistam em um curso. Como não conheço nada aí nessa terra boa que é o Ceará, indico:

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.estudiocultural.com.br">www.estudiocultural.com.br</a><!-- w --> - do nosso amigo Gérson,
<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.iatec.com.br">www.iatec.com.br</a><!-- w --> - uma das melhores escolas de áudio do país, estão começando a dar cursos via sistema EAD.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.institutosantana.com/">http://www.institutosantana.com/</a><!-- m -->

Isso é URGENTE! Eu faria isso depois de tirar a mesa de som lá da frente e de tirar as caixas do fundo, e ANTES de qualquer troca de equipamento

Junto a esse estudo, acredito que vocês tem aí um bom problema acústico, e ainda um projeto inteiro de sonorização para tocar. Nesse caso, investir em um consultor de áudio (pessoa ou empresa) seria uma excelente ideia. Ele poderá fazer um projeto só, para vocês irem investindo aos poucos, de acordo com a nece$$idade.

Na nossa seção Links você encontra uma lista de consultores. Não precisa sequer ser do Ceará. Se tem os projetos em CAD, então qualquer um pela Internet faz todo o estudo e o projeto.

Atenciosamente,

Fernando
 
Ah sim, quase esqueci...

vocês repararam nessa foto... olhem a mesa de som:

som.JPG


Eles tiraram os potenciômetros deslizantes (faders) e colocaram potenciômetros rotativos no lugar. Jesus Cristo!!!!

Fernando
 
Deus abencoes irmãos.

Como eu estou há alguns meses nessas Cidade tambem na igreja. Não poderia chegar e fica dando “pitaco”, falei com o pastor e com o musico responsável (genrro do pastor) e me receberam com alegria, pois o operador que cuidava do som tinha ido em bora e não tinha niguem que sabia mexer no som.

Autoridade concedida, partimos para a organização das caixas.


Após a organização das caixa, e ajustado o volume. 50% foi baixado no amprificadores (tamanha altura que estava: Máximo), com 6 Caixas, altofalante de 15 potência de 400 W cada altofalante. Eliminamos 2 caixas que não foram necessario.

Falamos sobre a mesa (sem condições) e o Pastor ficou de comprar uma.

Estamos aguardando o Pastor comprar a mesa e 40 mts de multcabo e os conectores para fazer a mesuzar e colocar la atraz.
 
fsoares76 disse:
50% foi baixado no amprificadores (tamanha altura que estava: Máximo)
Leia o artigo estrutura de ganhos. Não é errado o atenuador estar no "máximo".

..............................................................

Cuidado com a compra da mesa, são marcas boas: Allen heath, Mackie, Yamaha, Soundcraft, Midas. Essas mesas já estão a anos no mercado, tem boa durabilidade e ótima qualidade sonora. Ótimo custo x benefício. Compre a que lhe suprir os canais e tiver mais auxiliares possíveis.

São mesas ruins: Oneal, Behringer, Ciclotron, LL, Star...
 
Back
Topo