tenho uma YAMAHA MG32/14FX, COMO UTILIZAR ALGUNS RECURSOS?

G

Guest

Guest
:arrow: OLA PESSOAL TENHO TIDO ALGUMAS DIFICULDADES COM ALGUNS RECURSOS DA MG32/14FX, PRIMEIRO NAO ACHO NENHUM COMTROLE DE VOLUME NA SAIDA REC (RCA), AI FICA IMPOSIVEL DE REGULAR OS VOLUMES PARA AS GRAVAÇOES, SEGUNDO TENHO SEIS AUXILIARES ESTOU PRECISANDO DE MAIS O QUE DEVO USAR OU QUAL EQUIPAMENTO DEVO COMPRAR PARA QUE POSSA REGULAR CADA MUSICO SEPARADAMENTE, TERCEIRO PARA QUE SERVE O RETURN 1 E O RETURN 2 COM QUATRO BOTOES DOS QUATRO AUXILIARES + ST :?:
 
Olá!

Olha sobre esse return, eu imagino que seja o seguinte (ainda nao testei, acabei de adquirir uma Yamaha MG24 para igreja):

Você tem SEND individual de cada auxiliar, certo? AUX 1, 2, 3 e 4 (esquece o 5 e o 6 por enquanto). No Return 1 você tem uma entrada e 5 pots para Aux 1 até 4. Eu acho que nesse Return você vai escolher em qual Aux aquele sinal que está retornando vai ser mixado, entende? Tipo você manda um sinal pelo Send do Aux1 (equalizador, compressor, etc) e retorna com ele pelo Return 1. Nesse Return 1 você pode jogar esse sinal no Aux1 e no Aux2, por exemplo. Acho que é isso.

Se falei besteira me alertem que eu edito tudo aqui, hehehehehe! :wink:
 
Olá Demarchina.

Uau, muitas questões sobre uma excelente mesa de som.

analogicos.jpg


Já olhou o manual? É sempre bom olhar o manual, mas concordo com você, alguns são escritos para quem já sabe mexer muito com som. E pior ainda são os que estão em inglês.

http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/pa/english/mixers/mg32_14fxe.pdf

Quanto às suas perguntas:

PRIMEIRO NAO ACHO NENHUM COMTROLE DE VOLUME NA SAIDA REC (RCA), AI FICA IMPOSIVEL DE REGULAR OS VOLUMES PARA AS GRAVAÇOES

É raro encontrar controle de volume para saída REC OUT em mesas importadas (mas é comum nas Ciclotron). Mackie, Behringer, Yamaha, Alto, das que eu já mexi nenhuma tem. Isso porque a maioria dos gravadores a que se liga a saída REC OUT tem controle de volume de entrada!

Deu para entender? Não há controle de saída porque o fabricante pensou que ele vai existir no recorder (o aparelho que grava) na forma de controle de entrada. O volume da saída REC Out, como você já deve ter percebido, é atrelado ao volume dos master L/R.

TENHO SEIS AUXILIARES ESTOU PRECISANDO DE MAIS

Sério mesmo? Só comprando uma mesa com mais auxiliares. Infelizmente é assim. Em geral mesas grandes (ou mais caras) que tem vários auxiliares. A Staner Veritas, de 32 canais tem 8 aux, mas custa mais que o dobro da MG32/14FX.

QUAL EQUIPAMENTO DEVO COMPRAR PARA QUE POSSA REGULAR CADA MUSICO SEPARADAMENTE

Acredito que você está falando em caso de monitoração, de retorno dos músicos. Certo?

Se sim, você pode começar por aqui:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=92

Depois, no fórum há várias mensagens sobre o mesmo assunto. Veja esta, por exemplo:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=538

PARA QUE SERVE O RETURN 1 E O RETURN 2 COM QUATRO BOTOES DOS QUATRO AUXILIARES + ST

Vejamos o que diz o manual:

Página 15:
RETURN Section
This section adjusts the levels of the input from the RETURN 1 and
RETURN 2 jacks (see page 20). For each RETURN, you can set
independent levels for feeds into the ST bus and AUX buses 1 to 4.

Página 20
RETURN Jacks (1, 2)
These are unbalanced phone input jacks. The signal into each
of these jacks feeds into the ST bus and into AUX buses 1 to 4.
These jacks are typically used to receive a return signal from an
external effector (reverb, delay, etc.).


These jacks can also be used as an auxiliary stereo
input. If you connect to the L (MONO) jack only, the
mixer will recognize the signal as monaural and will
propagate the identical signal from both L and R
jacks.


Sem a mesa nas mãos eu posso me enganar, mas... vamos lá.

A mesa tem efeitos internos muito bons, mas vamos que você quer usar um processador externo Lexicon de efeitos (que custa só o processador o mesmo preço da mesa inteira). O sinal tem que sair, ser processado e então retornar à mesa de som.

sinal sai ----- processador de efeitos --- sinal retorna

No esquema de ligações, fica assim:

Eff SEND ----- processador de sinais --- Return

Existem essas saídas e entradas na sua mesa (e em qualquer outra) confira no painel que você as achará.

Agora, na hora do efeito retornar, você pode endereçar (encaminhar) o efeito para 5 opções: ST (a saída do PA, seria o caminho natural) e/ou para os auxiliares. Isso pode ser muito útil. Entenda só:

- endereçando para a saída ST, o público vai ouvir a voz do cantor (ou o instrumento) da seguinte forma: sinal puro + efeito.
- endereçando para a saída Aux (4 opções), o próprio cantor ou músico vai poder escolher se quer ouvir o sinal mais "seco" (sem efeito) ou "molhado" (com efeito).

Você terá oportunidade de enviar quantidades diferentes de efeitos para situações diferentes. Agora entendeu? Isso foi a explicação do manual para o eu negritei acima.

Na verdade, é o mesmo conceito usado nos processadores internos. Eles também podem ser enviados para os 4 Auxiliares, para o ST (via fader). Os internos podem ser enviados até para subs, mas os externos não.

Assim, se você não utiliza efeitos externos, basicamente nunca irá utilizar essa opção, mas....

Mas o que o manual quer dizer na parte que eu sublinhei? Auxiliary Stereo Input?

Não conte para ninguém, mas são canais "ocultos" na sua mesa de som. Experimente ligar o teclado no conector de Return. Vai funcionar, e você poderá endereçar para o ST ou qualquer dos auxiliares.

Você pode ligar um instrumento musicial como o teclado (ou qualquer outro, mas o interessante é algum que não precise de equalização, já que não há eq. disponível). Mas a entrada pode ser feita também para simplesmente se "emendar" uma mesa com outra, ou CD, ou DVD, ou etc. Entra e você trabalha com os potenciômetros como se eles fossem "volumes", endereçando o sinal para os Aux ou a saída ST.

Mas lembre-se: você só pode fazer isso com equipamentos com sinal de linha (não com microfones).

Qualquer mesa de som (mesmo as nacionais) tem isso, e pode ser feito assim. Tem um artigo sobre isso:

http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=43

Um abraço,

Fernando
 
Oi de novo pessoal.

Gostaria de reiterar que a leitura do manual dos equipamentos é de suma importância para quem vai operar qq aparelho eletrônico.

Bersan disse:
Já olhou o manual? É sempre bom olhar o manual, mas concordo com você, alguns são escritos para quem já sabe mexer muito com som.

Eu penso um pouco diferente, Bersan. Os manuais, principalmente os dos equipamentos de boas marcas como a Yamaha, são bastante didáticos, e se pode aprender muito com eles.

Bersan disse:
E pior ainda são os que estão em inglês.

A lei do consumidor diz que todo importador de equipamentos tem que fornecer o produto com um manual em português. Demarchina, se sua mesa não veio com um, entre em contato com a Yamaha do Brasil e exija o seu.

[]'s
 
David,

gosto dos manuais da Ciclotron e os da Soundcraft. Os da Ciclotron são bem completos, eles vão em minúcias. Só faltam acrescentar esquemas de ligações mais completos, vários exemplos. Os da Soundcraft são muito legais, feitos para o completo leigo.

Mas isso varia de mesa para mesa. Os manuais de mesas menores, mais simples, são mais "be-a-bá". Para mesas maiores, acho que os fabricantes entendem que quem compra já tem boa noção.

A lei do consumidor diz que todo importador de equipamentos tem que fornecer o produto com um manual em português. Demarchina, se sua mesa não veio com um, entre em contato com a Yamaha do Brasil e exija o seu.

Corretíssimo. A Yamaha parece que entrega um arquivo .PDF em português para quem solicita. Mas a grande pergunta: porque não colocar diretamente no site, para dowload? Para um fabricante de 1a. linha, é feio.

Um abraço,

Fernando
 
É, não recebi manual da Yamaha em portugues, no caso da mesa, acho que foi em ingles e frances, ou espanhol, nao lembro, já solicitei no site, mas nao tive nenhum retorno, vou ver se ligo pra lá esses dias, já que eles pedem o número de série do equipamento.
 
:arrow: :idea: outra pergunta na mesa tem a opçao de phanton mas nao individual esta opçao seleciona 8 canais ao mesmo tempo, será que posso ligar um violao ou um mic que nao seja phanton nesta saida :?: :?: :?: :idea: pois tive que selecionar esta opçao para ligar apenas 3 mic phanton+48v, e estou precisando de mais canais e tenho 7 canais livres mas estao ligados em phanton, o que faço :?: :?: :?:

A mesa foi comprada nos USA, só tem manual em ingles!!! E nao fala muita coisa !!!

Um abraço :?:
 
demarchina disse:
:arrow: :idea: outra pergunta na mesa tem a opçao de phanton mas nao individual esta opçao seleciona 8 canais ao mesmo tempo, será que posso ligar um violao ou um mic que nao seja phanton nesta saida :?: :?: :?: :idea: pois tive que selecionar esta opçao para ligar apenas 3 mic phanton+48v, e estou precisando de mais canais e tenho 7 canais livres mas estao ligados em phanton, o que faço :?: :?: :?:

A mesa foi comprada nos USA, só tem manual em ingles!!! E nao fala muita coisa !!!

Um abraço :?:

Você quis dizer entrada né?

Acho que nao tem problema quanto aos violões, já que ele utilizará a entrada de Line que é P10. Se nao me engano a alimentação phantom só vai para o conector XLR. E tem uma questão também sobre mics balanceados, me parece que dá para ligar mics que nao sao condensadores na entrada xlr com phantom ligada, mas tem uma observação importantíssima aí no meio, dá ua lida no artigo que o Fernando postou!
 
Manual

A minha igreja adquiriu a quase um ano uma mesa dessa. Eu tenho o manual em português. Me passe o seu email que lhe envio.
 
Back
Topo