Testes para Aula de Som?

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Oi Estou em Uma Igreja Onde os meninos não tem muito conhecimento de Som (Ensinaram o seguinte: esse Botao Liga e esse Aumenta).
Eu tb não sou nenhum exper (sera q é assim q se escreve?) mas to tentando ajudar ate onde eu sei. Eles me pediram q ajudassem eles na parte de equilização, Grave, Medio, Medio Fren, Agudos. Entao resolvir fazer um teste colocando uma gravação de um culto e um fone de ouvido no sujeito ele de costas para mesa me dizendo se eu estou tirando agudo se estou grave.
Vcs conhecem mais algum teste q possa me ajudar?

Alunos: 2 Jovens, 2 Adolecentes e 1 Intermediario (meu primo)

Obs: Tirei alguns artigos e fiz uma pequena apostila para eles, preferi tira os artigos pq eu gostei mais das linguagem daki do q nas apostilas q achei pela net.

1ª Aula 12/01 - Pré Culto: Falei do Silencio, Reverencia na casa de Deus, de chegar cedo pra montar e testar o som, Oragnização na montagem (eles estavam jogando os cabos de qualquer jeito) e tb falei sobre a mesa de som. (Eles nem sabia pra q servia o PFL).

2ªAula 19/01 - Cabos e Conectores


Abraços!
 
Faça o teste com a voz deles mesmo.

Deixe um falando no microfone. Coloque-o para lera Bíblia. Tente usar o mesmo microfone que os pregadores, fazer como eles fariam.

Tente ficar com os outros rapazes e a mesa de som o mais longe possível de quem estiver falando no microfone. Em um lugar onde dê para ouvir o som das caixas, não o som direto da pessoa.

Regule inicialmente tudo flat, e compare. Eles conhecem a voz do amigo. Então, compare a voz da pessoa com o que está saindo nas caixas. As diferenças existentes na voz que entra e na voz que sai pelas caixas (chamamos isso de "coloração") são causadas pelo microfone, pela própria mesa e pelas caixas. Explique isso.

Agora, "brinque" um pouco. Deixe-os com voz de mulher (muito agudo, tire graves). É para rir mesmo. Depois, deixe-os com voz de homem (muito grave, pouco agudo). Também brinque com os médios. Isso para eles entenderem o que cada regulagem faz, que tipo de frequências que elas afetam.

Agora, volte tudo para flat. Faça-os agora tentar deixar a voz (com as colorações do sistema) o mais parecido com a voz original possível.

Vá revezando os rapazes, um sempre lendo, outro regulando. Repita a operação várias vezes, até eles pegarem as manhãs. Depois, mostre alguns problemas comuns de acontecer:

- falar muito próximo de microfone dá "puf-puf". Tirar grave
- falar muito longe do microfone deixa a voz sem "peso". Colocar grave.
- sibilância (quem fala puxando o "s"): tirar agudo no caso das mulheres, tirar médio no caso dos homens.

Principalmente ensine-os que é melhor "tirar" que "acrescentar". Uma voz está com pouco agudo? Então tire graves! Acrescentar alguma coisa pode causar microfonia, tirar não.

Também ensine-os a fazer tudo devagar, tanto no volume (movimentar o fader) quanto na equalização. Microfonia avisa que está chegando, se formos bem devagar conseguimos sentir e corrigir a tempo.

Um abraço,

Fernando
 
Graça e paz.

>>Aconteceu comigo o mesmo, Irmão Tiago. Comecei a passar alguma coisa do que sei sobre audio a um adolescente que me substituirá no som da igreja. Primeiramente dei para que ele lesse-se o manual da mesa...

>>Resultado...Ele não entendeu nada...

>>Mudei de estratégia...

>>Imprimi um excelente artigo do irmão bersan que se chama: "A fé vem pelo ouvir"...

>>No outro dia ele me encontrou com os olhos brilhando... Disse que agora entendia o que era estar no som da igreja e Etc e tal...

>>Agora introduzi matéria de peso, como a apostila daqui do site: " Sonorização ao vivo para igrejas"....

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Um abraço.B
 
Idelevel,

a apostila foi montada pensando exatamente em um curso de +/- 60h, dividido em 15 aulas de 4 horas cada.

Primeiro, levamos o jovem a entender a importância (a fé vem pelo ouvir), como é organizado o trabalho de som e como deve ser o relacionamento entre os integrantes do louvor. 2h.

Depois, entramos logo na parte prática. Cabos e conectores é um pouco chato, mas é prático e é o que mais dá problema na igreja. 6 horas, incluindo também noções de solda.

Microfones. Tudo de microfones, inclusive testes. 12 horas, para ficar bem entendido. É muito importante, eles precisam ter domínio total.

Mesas de som. Da mais simples até um console cheio de recursos. 12 horas.

Chega-se ao meio do curso. Já se viu os maiores problemas: cabos, mics, mesas de som. Agora é hora da parte prática (que o pessoal gosta) dar um parada e entrar nos fundamentos do áudio.

Noções básicas de teoria de som. Teoria pura, aula chata. 6 horas. Tudo o que demos superficialmente antes agora é mais aprofundado. Mas é necessária para continuarmos com a matéria.

Amps, Eqs, Compressores, caixas acústicas. 6 horas. Acho pouco tempo, mas o meu tipo de público quase não tem acesso a estes equipamentos.

Finalmente, de 4 a 8 horas de colocar em prática tudo o que foi aprendido. Divide-se a turma em grupos e manda eles simularem eventos. Eles tem que saber montar um evento inteiro do começo ao fim, e fazer funcionar.

Se eu tiver espaço, eu até "brinco". Divido o equipamento, divido o espaço e faço um grupo competir com outro. Ver quem monta mais rápido e com menos erros.

Muitos ficam pelo caminho, mas no final sempre sobra alguns para aproveitar no trabalho de som.

Um abraço,

Fernando
 
Graça e paz.

O irmão bersan escreveu:

a apostila foi montada pensando exatamente em um curso de +/- 60h, dividido em 15 aulas de 4 horas cada.

>>Isso se chama: Aperfeiçoamento da fé...ou seja, preparo para a obra.

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Um abraço.B
 
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