Trabalhando com os equalizadores!

Gerson

New Member
Galera, gostaria de uma ajuda de vocês.

Gostaria muito de saber o modo (ou macetes) de como é feita a equalização das vias e do P.A., tenho muitas duvidas, pois de tempo em tempo tenho que equalizar todo o sistema, e nunca fico satisfeito...

Bem, eu aprendi uma técnica de fazer a equalização e gostaria muito de ouvir comentários, um técnico uma vez me mostrou, que colocando um microfone em frente as caixas que serão equalizadas, e aumentado o volume deste mic, aos poucos, percebo que algumas ondas começam a se destacar, daí tenho que atenua-las no meu equalizador. O processo é meio complicado, pois exige do técnico, além de um ouvido bastante sensivel, o conhecimento das ondas, pois se não...

E ai será que poderiam me ajudar?

Abrass

Gerson.
 
Grça e paz a todos!

Lendo um dos últimos tópicos, sobre equips nacionais, custo benefício,etc, me deparei com uma coisa que tb me deu vontade de rir muito: o sorriso no equalizador: é simplesmente ridículo!
Se fosse para usar sorrisos ou bigodes, o equalizador seria um equipamento bem simples e barato: alguns presets de sorriso ou bigode e pronto!
Deixa eu contar algumas experiências:
Depois de visitar um site indicado na seção de downloads aqui do som ao vivo, comecei a entender sobre tons de teste. Os tons de teste do site não casam com as freqüências dos equalizadores, então encontrei na internet um gerador de tons de teste, que gera a freqüência que quisermos.
Feito isto, coloquei par rodar o cd e fui ajustando o equalizador para que cada freq (como é difícil escrever freqüência!) transmitida nas caixas fosse percebida com o mesmo volume pelo meu OUVIDO.
Sabem como ficou????
Até 2.5 Khz, tudo no chão, praticamente, e a partir de 2.5 k subindo, como numa reta, até 16k.

O que isto significa?
O sorriso que os sabidos insistiam em desenhar reforçava os graves, o que resultava no som embolado. depois disto é que comecei a entender por que o Bersan e Cia falam tanto em equalizar diferente ao ar livre e in door, e que cada sala tem eq. diferente.
Como vimos em um artigo sobre acústica, os sons graves tem um tempo de reverberação bem maior, e tem que ser muito controlados in door.
Resultado: menos microfonias e mais INTELIGIBILIDADE.
Fiz o mesmo em uma congregação da nossa igreja há uns meses atrás, revisei a caixa de som e ajustamos o equalizador, eu e o rapaz que cuida do som lá.
Resultado: uma curva diferente, porque as caixas são diferentes, falam diferente em cada freq. e o lugar não tem parede no fundo!

Amo demais todos vocês!

Fernandão, concordo muito com vc qdo diz que há dois anos e pouco todos nós sabíamos bem menos sobre sonorização.

O artigo sobre estrutura de ganhos está absurdamente bom e vc precisa UUUUUrgentemente postar a parte XX!

Abraços!!!!!
 
Feito isto, coloquei par rodar o cd e fui ajustando o equalizador para que cada freq (como é difícil escrever freqüência!) transmitida nas caixas fosse percebida com o mesmo volume pelo meu OUVIDO.

É exatamente o mesmo que é feito com um analisador de espectro (RTA - Real Time Analizer). Você coloca um som chamado "ruído rosa", que é formado por todos os sons de 20Hz a 20KHz, todos no mesmo nível. A equalização é feita então de forma que no RTA todos eles fiquem em volumes parecidos.

De ouvido você deve ter demorado um bom tempo, talvez hora. Com um RTA, é 5 minutos. Só que um RTA custa caro!!!!

O sorriso que os sabidos insistiam em desenhar reforçava os graves

Quando o volume é baixo, o ouvido humano percebe muito mais os médios que os agudos e muito muito mais que os graves. O "sorriso" no eq vem compensar esta deficiência dos nossos ouvidos, aumentando os graves e os agudos, deixando o som melhor.

Entretanto, isso só vale para som baixo. Quanto mais alto o volume, menor é a diferença entre os graves, médios e agudos, e o "sorriso" não mais se aplica. Aí, companheiro, o "sorriso" acaba é virando um "choro", o choro do pessoal que não entende nada, só embolação!!

Gaúcho, dá uma lida neste tópico, você vai gostar:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1752">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1752</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Acho que com o tópico citado pelo Fernando podemos dar este por encerrado, pois está sendo atualizado e com ótimas contribuiçoes!
Espero que o autor tenha aprendido tanto quanto eu nestes dois tópicos!

A paz de Cristo, moçada!
 
Olá a todos!

Pode ter certeza disso, pois ja esperava o redirecionamento para outro tópico. Pois a falta de tempo não me permetiu dar umas "fuçadas" por aqui, eu já presumia que tal assunto fosse debatido aqui.

Muito obrigado.

Gerson
 
Back
Topo