Trigger para bateria

edlopessilva

New Member
Pessoal,

Encontrei no Mercado Livre umas peças chamadas de Trigger, que parecem que são utilizadas para captação das peças de uma bateria acústica.

Como não conheço este sistema, alguém poderia falar melhor sobre eles?
A função é a mesma dos microfones convencionais? Possuem a mesma qualidade? Podem ser usados em apresentações ao vivo (nos cultos)? Na ligação e operação deve-se adotar as mesmas técnicas dos microfones convencionais?

O que interessou foram os preços bem inferiores aos dos mics comuns para bateria, vejam só:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75591406-trigger-externo-bateria-p-tonscaixasurdo-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... asurdo-_JM</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-76680248-trigger-deval-para-caixa-tom-e-surdo-microfonar-bateria-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ateria-_JM</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75597741-trigger-blackbug-para-bateria-bbt-sensor-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sensor-_JM</a><!-- m -->

Agradeço as informações,

Eduardo
 
isso é um tipo de mic?
nunca vi uma coisa dessas, nem sabia que existia..
mas a galera experiente ae com certeza vai te responder direitinho..

[]s,
 
É, eu também não conhecia.

Já vi alguns mics de contato para violinos... parece que é o mesmo princípio. Eles captam a vibração da pele. Mais barato, mas acho que a sonoridade deve ser bem diferente de um conjunto de mics de bateria.

Um abraço,

Fernando
 
E aí pessoal, será que ninguém nunca trabalhou com algo desse tipo?

Pelo valor baixo, acho que vou arriscar a compra de uma peça dessas só para testar.

Abraços,

Eduardo.
 
Ola pessoal,

Qaundo eu era adolescentea ainda (faz pouco tempo), eu tocava em uma banda da minha igreja, e a gente saia bastante, entao, encontrava muita igrejas pequenas, onde o som da bateria ficava muito alto, para resolver a questao, o baterista comprou umas trigger dessas, na verdade nao foi bem essas foram improvisadas por outro material tipo os altofalantes de relogios, ou bonecas. funciona assim:

as Trigges captam o sinal, nao uma captacao com no microfone, elas sao ligadas em um Drum module, na epoca usava-mos o lendario Alessis-D4, na epoca todo locador de som tinha um, usava o mesmo sistema. entao, continuando, pode ser usado com a pele normal da bateria, mas no nosso caso resovemos emudecer a bateria colocando flanela por baixo da pele, o som ficava abafadao, nao saia nada, somente a vibracao da pele disparava o modulo, todos os sons eram configurados no modulos que eh ligado na mesa e controlado o volume normalmente.
bem, este sistema abateria passa a funcionar exatamente como uma bateria eletronica. exatamente, alguns baterista nao gostao, mas eh a solucao para igrejas com problemas de acustica, eu mesmo estou procuramdo um modulo com preco rasoavel para fazer isso aqui na minha igreja.
usamos este sistema por muito tempo, ate em igreja maiores, so que aí mesclava-mos, usava a caixa e os protos normais.

espero ter sido claro, senao, perguntem denovo.

abracos
 
bersan, a sonoridade é a mesma de uma bateria eletronica, usa o mesmo modulo, na verdade qualquer modulo de bateria eletronica serve. a diferenca é que em vez de usar os pads, usa-se a bateria acustica mesmo.
A vantagem é se o modulo for bom, o som sera bom, so que como na bateria eletronica, não tem dinamica.

veja alguns modulos:
staff-drum

alesis dm5

Mas se quiser uma aula mesmo sobre o assunto acesse

aqui...

Ensina ate confeccionar sua bateria toda. Muito interessante.

Voce pode até fazer seu drum module. http://www.megadrum.info/

Esta é uma grade saida para igrejas que tem pouco condicoes finaceiras, e ja possiu uma bateria, mesmo que velhinha. eu mesmo estou juntado umas triggers aqui para colocar na bateria da igreja, já desmontei uma boneca da minha filhinha, e outras consegui em carrinhos velhos.

e da pra brincar legal com isso, pode-se fazer pads artesanais e acrecentar tons à bateria, pode colocar pads pequenos com sons de cobel, etc..etc..etc.. ah.. pode ser usado tambem como percussao, tem som de tumbas, bongos, etc..etc.. depende do modulo.

abracos..
 
stract disse:
A vantagem é se o modulo for bom, o som sera bom, so que como na bateria eletronica, não tem dinamica.

Só um detalhe:
Existe dinâmica sim. Pelo menos o DM5 tem o parâmetro "sensibilidade". Se tocar fraco, sai baixo. Se tocar forte, sai alto.
Inclusive no DM5 vc pode até ajustar a sensibilidade ao seu gosto.
 
Na verdade esse trigger é apenas um "sensor", que por sinal é piezoelétrico (como sirenes de alarmes pequenas, e o "alto-falante" de relógios e tal) que faz o papel que enviar ao módulo de bateria eletronica o sinal para tocar o som programado...


um exemplo: um teclado sem o touch sensitive (não sei como se escreve.. mas é aquela parada de quando vc toca fraco a tecla o som sai baixo, e quando vc toca rápido ela sai alto, dinâmico). Ele funciona como esses teclados...

Agora uma bateria eletrônica seria do mesmo jeito que um teclado com touch sensitive, que da uma impressão mais real ao tocar..

Mas não é conselhavel se usar.. geralmente usado para como já citado, ser instalado em uma bateria acústica para apenas ser mais prático ao baterista que está acustumado com a sua bateria, mas mudar o sinal pra digital, e o som eletrônico.. que vai depender do módulo usado


Valew
Rodrigo
 
sobjak disse:
Mas não é conselhavel se usar..

Não entendi!

Não é aconselhável usar o que? Os triggers?
Eles são muito bem aconselháves de se usar quando forem bem aplicados.
Tudo no áudio (em termos de equipamento) tem uma boa aplicação quando bem utilizado.
 
Claro.. deve ter sua devida aplicação, por que caso não houvesse pq estariam vendendo?? ou por que existiriam?? tudo tem alguma utilidade...
mas pensando no caso igrejas, como é o assunto principal do fórum, acredito que uma bateria eletrônica com pad´s teria muito mais vantagem que triggers...
mas pessoalmente prefiro uma bateria acústica mesmo ;)


Abraços
Rodrigo
 
Ah bom, agora eu entendi. É que vc não explicou direito.
Mas de qq forma, mesmo com uma bateria acústica é possível abafá-la (as peles) completamente e usar os triggers e o módulo sem quase se ouvir nenhum som original da batera.
 
claestudio disse:
stract disse:
A vantagem é se o modulo for bom, o som sera bom, so que como na bateria eletronica, não tem dinamica.

Só um detalhe:
Existe dinâmica sim. Pelo menos o DM5 tem o parâmetro "sensibilidade". Se tocar fraco, sai baixo. Se tocar forte, sai alto.
Inclusive no DM5 vc pode até ajustar a sensibilidade ao seu gosto.

Essa sensibilidade,não seria somente para medir a força nessesária para disparar o trigger?É só uma dúvida!

Abraços!
 
Elinalton disse:
Essa sensibilidade,não seria somente para medir a força nessesária para disparar o trigger?É só uma dúvida!

Abraços!

Não, não!
Pelo menos o DM5 tem dinâmica, sim (e muito boa por sinal). Quanto a outros módulos, aí eu já não saberia te dizer.

É claro que responderá melhor à dinânica quanto melhor for o trigger.

Seque trecho retirado do manual do DM5 para vc confirmar (lembrando que o termo "velocidade" em MIDI refere-se ao volume do som):

" .... VCrv. (Curva de velocidade). Isto representa a curva de velocidade, ou a
sensibilidade da entrada de trigger. Há oito tabelas de curva separadas, 0 a 7. Usando
estas colocações é possível ajustar os triggers do DM5 para acompanhar uma grande
variedade de estilos de tocar, e ajudar a compensar as discrepâncias de sensibilidade
entre diferente marcas de pads de bateria e triggers.
Quanto mais baixo a colocação, menos sensível a curva de velocidade e quanto mais
alto o valor fixado, mais sensível. Por exemplo, um pad que usa uma colocação 7, com
um golpe moderado, alcançará uma velocidade MÍDI 127. Para um pad cuja curva de
velocidade é fixada em 1, só um golpe muito forte geraria tal velocidade... "
 
claestudio,obrigado pela resposta.É que minha igreja está pra comprar um DM5 e triggers staff drum,pra triggar a bateria.Há alguns anos atraz usei um D4 com triggers improvisados e mesmo assim funcionava bem,só que não tinha sensibilidade,podia bater com força ou de leve que o volume era o mesmo.

Abraços!
 
Ai pessoal
Alguem comentou que da pra criar um trigger com alto falante de relógio, ou alguma a ver com boneca?
Foi isso mesmo?
Por favor me dem uma dica de como posso fazer isso, pois estou afim de amplificar o som da batera da minha igreja e achei interessante esse comentário.
Quem postou esse comentario por favor me responda.
 
Bem como já falaram aqui o Trigger nada mais é que um aparato que você prende nos aros, ele tem sensores do tipo PIEZO que disparam sinais para um módulo, que por sua vez reproduz o som...

Ou seja, a base da BATERIA ELETRÔNICA.
Muito batera fera usa, pra aplicações em músicas que tenham grooves eletronicos, ao invez de usar samples, gostam deles mesmos tocarem.
Outros usam em shows, um trio da minha regição triga o bumbo, porque consegue um som melhor e mais definido, uma vez que o mesmo é disparado de um módulo, e para o batera, muitos nem percebem...

Então é isso, trigger não amplifica, não é microfone, ele apenas transmite sinais de vibrações para um módulo que por sua vez dispara o som programado no canal.

Para quem deseja usar, os trggers da staff drum são muito bons, ja usei tem uma sensibilidade show!

=P
 
Eliabe e outros bateras,

Se tiverem esta experiência, poderiam descrever como seria um bom processo para abafar as peças de uma bateria acústica e trigá-la, com indicação de módulo?

Tipo assim, modelos de triggers, formas de instalação, material dos abafadores, onde e como colocá-los, melhor comprar pronto ou fazer de material caseiro, como ligar o módulo, etc.

Desculpe se dará trabalho, mas pode ser uma alternativa aos aquários ou bateria eletrônica completa.

Abraços e aguardando,

Eduardo.
 
Bem pra começar você não precisa NECESSARIAMENTE abafar...
Use uma pele MUDA, isso mesmo, pele muda hehehe :lol:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bateraclube.com.br/loja/product_info.php?cPath=50_53&products_id=531">http://www.bateraclube.com.br/loja/prod ... cts_id=531</a><!-- m -->

O módo de prender os triggers é facil...
Eles ja vem prontos para serem presos nos aros...
No caso do bumbo tem um própio tbm!
psb_small.jpg
psc_small.jpg


A forma de ligar nos módulos também é facil, o trigger tem uma saida XRL
trigger_mais_fotos.jpg

Ai você usa um cabo XRL - J10.
Então sai XRL do trigger, entra J10 no módulo e do módulo sai ReL para mesa, simples assim! :D

único cabo diferente será o da caixa, o trigger da caixa tem 2 senssores piezo, 1 pra pele, outro para casco (que pega o som do aro), ai o cabo tem que ser soldado como STEREO, mais não sei a sequencia de soldagem :S mais o professor GOOGLE deve te ensinar isso.
 
Puxa, legal.

Peles mudas seriam aquelas peles de estudo? Que parecem uma rede?

Quanto custa um kit Trigger da Staff? Depois que os cabos saem dos sensores vão para um módulo que mistura tudo e manda um sinal só para a mesa? Ele tem alguns presets de sons de baterias, caixas piccolo, tons de 6", etc?

Acho que seria uma boa solução lá pra igreja para diminuir o volume de palco. Estou no serviço tem que pedir pra o pessoal liberar o Google.

Abç,

Marcelo
 
Back
Topo