Uma experiencia não muito boa

rafaelrb

Active Member
Graça e Paz a Todos.
Vou contar o que aconteceu em uma das igrejas que tem no meu bairro, não é a minha denominação, mas serve para todos.

Os lideres resolveram colocar ar-condicionado no templo, um tempo grande, pé direito alto, muitos bancos (não sei exatamente a quantidade de lugares). Pois bem, fizeram aquela famosa vaquinha e compraram 6 aparelhos de 60.000 btus, pechincharam preço, orçamentos, etc.

Até aí tudo normal, como é feito em qualquer lugar. Porém, houve um grande erro na hora da instalação. Uma igreja antiga, estrutura elétrica não suportaria essa carga toda, porém pra economizar, tem um membro que é eletricista, ai sabem como é...

Instalou tudo, puxou cabos novos pra não ter problema, bitola suficiente, só que ele se esqueceu de um pequeno detalhe, procurar saber se a rede elétrica externa suportaria, quando ligou (não sei se funcionou algum tempo ou se foi na hora) só queimou tudo dentro da igreja e algumas coisas na vizinhança. Quando ligaram para a fornecedora foram informados que deveria ser solicitado a revisão da rede elétrica interna e externa.

Resumindo, se tivessem contratado uma empresa especializada, ela tem todos os caminhos e experiência pra resolver tudo. Economizariam muito mais, ou melhor deixariam de gastar desnecessariamente.
Não sei se os ar condicionados vão ser trocados, mas tem alguns vizinhos querendo receber geladeira, televisão, microondas, etc. que queimou.

Portando, às vezes (quase sempre), o barato sai muuuito caro.

Abraços.
 
Interessante a história. Em áudio não é muito diferente. Compra-se um equipamento pensando-se em uma coisa e depois descobre-se que aquilo é superdimensionado ou subdimensionado para o uso, ou mesmo inútil. Aí, vamos para nova compra...

E se antes fizeram uma "vaquinha", agora vão ter que fazer uma boiada inteira...

Um abraço,

Fernando
 
Bom,na minha igreja instalamos o ar-condicionado à mais ou menos uns 3 meses,mas não foram ligados por motivo de que a rede elétrica não suporta,sendo assim estamos aguardando a resposta da fornecedora de energia CEMIG que quando veio ao local notou que o medidor havia sido violado pela quebra do selo do próprio...só nos resta aguardar,pois o pessoal da Cemig fará uma vistoria na igreja pra ver se o consumo é realmente aquele que gastamos ou se o medidor foi adulterado...bom, adulterado tenho acerteza que não...

Agora é aguardar a boa vontade deles...E confiarmos em Deus para que tudo se resolva .
 
Bom, se houve problemas com os outros consumidores, a princípio a responsabilidade é da Concessionária de energia, que deve ter uma proteção para evitar que problemas em um consumidor interfiram nos demais, inclusive este proteção, que é um disjuntor, deve ser dimensionado pela Concessionária para o limite de carga solicitado pelo cliente. Agora, se esse "eletricista" da igreja trocou este disjuntor por um maior, ou fez uma ligação antes dele, aí sim a igreja deve ser responsabilizada.

Abraços,

Eduardo
 
No link posto pelo Marcelo aí em cima foi no caso de minha igreja, pois estamos para instalar aparelhos de ar condicionado.

quanto a questão elétrica, foi uma das primeiras preocupações nossa e estamos calculando o consumo geral para a solicitação de aumento de carga junto à Light. com certeza se instalássemos hoje teríamos o mesmo problema. Estamos aguardando uma visita técnica para ficarmos cientes de tudo quanto devemos fazer com relação à instalação dos aparelhos.

inclusive, hoje, por aqui, fez um calor daqueles.
 
Back
Topo