Upgrade de som Igreja

Olá Marcelo, Obrigado pela ajuda.

com relação ao pé direito, realmente é muito baixo pra esse sistema da Attack (era essa linha mesmo, versa).
Já temos dois subs da Antera que falam bem, minha dúvida era em relação ao pa mesmo. Com relação à posição? Acha que onde estão as atuais está bom ou abriria mais (colocaria nas paredes)??? Já li bastante coisa mais ainda fico confuso.....

Minha principal preocupação é com o volume (novidade)... As pessoas que estão mais próximas do púlpito as vezes reclamam um pouco do som. A questão é o posicionamento das caixas e o templo. Se levanto muito o ângulo (deixo mais reta) tem um paredão enorme (como uma galeria - na foto que estou no púlpito dá pra ver), se inclino um pouco mais o povo reclama dependendo do culto....

Só corrigindo, as caixas que temos hoje são duas anteras ts700a. Dois monitores attack de 12" (ou15" não lembro) pro retorno do pastor (minisito principal) que é o principal problema, é muito alto!.. reduzo pra monitores de 10"?

Quais marcas sugerem? Pro PA e retorno. Pensei nas Alto ou JBL...Confesso que gostei muito das Alto.

Abração
 
Dr_Uil, tudo bem?

Então, o problema de pé direito é meio crônico, conheço bem as Anteras TS 700, temos duas lá na Igreja paradas, foram substituídas recentemente.

Lá na Igreja coloquei RCF até pela facilidade de compra (preço) e antes de concluir a instalação as caixas que hoje são retornos ficaram no PA, minha Igreja tem 300 pessoas, aos domingos até a garagem fica lotada e mesmo com as duas caixas de 10" fizeram a cobertura total. Coisa que as TS 700 não fazia.

Qualidade é tudo. A JBL, PRX e EON são linhas boas, mas não fazem muito o meu tipo, questão de gosto pessoal mesmo. Prefiro Electro Voice, Yamaha, RCF, Mackie, isso falando de coisas possíveis de serem compradas, hehe...

Mas troque os PA's e os retornos por caixas de qualidade, com drives de Titanium de verdade, você vai entender o que eu estou falando... Eu colocaria duas de 12" no PA e duas de 10" nos retornos, já têm dois subs...

Abç,
 
Marcelo muito obrigado!!!

Vamos tentar fazer exatamente isso. Quanto às posições? Acha que está boa?
Fizemos um ajuste nas caixas e ficou um pouco melhor, mas perdemos um pouco do médio-agudo...

Abração
 
Pessoal, me deem uma ajuda por favor!

Ontem um rapaz da igreja levou um "representante" da Attack que trabalha montando Line dessa empresa. Segundo ele, um conjunto de 4 caixas por lado seria excelente para o nosso ambiente.
Só que eu na minha humilde opinião acho um enorme exagero, exatamente pelo nosso espaço....

Me ajudem por favor!
 
meu amigo o cara ta querendo é ganhar o dele logico.

2 torres com 4 caixas cada separadas dentro de DOZE metros de largura para atender apenas 21m TOTAIS de comprimento, é cara no mínimo a primeira venda dele ou achou q ganharia dinheiro fácil com vcs.

ele pelo menos lançou os valores no Excel da PRÓPRIA empresa, para fazer os cálculos ? ou foi logo falando da cabeça dele ?? ele assistiu a pelo menos um evento no local para dar essa opinião ?

Em minha concepção não teria como ele sugerir isso sem ter feito NO MÍNIMO esses dois passos, sem falar em medir novamente o espaço em que as caixas iriam atuar.

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dr_uil disse:
Pessoal, me deem uma ajuda por favor!

Ontem um rapaz da igreja levou um "representante" da Attack que trabalha montando Line dessa empresa. Segundo ele, um conjunto de 4 caixas por lado seria excelente para o nosso ambiente.
Só que eu na minha humilde opinião acho um enorme exagero, exatamente pelo nosso espaço....

Me ajudem por favor!

sou da mesma opinião do Lucas.
 
dr_uil:

Já passei por isso também.
Quando estava pensando em trocar as caixas da igreja, chamamos um logista e ele trouxo um "especialista" da Harman.
Eu queria somente trocar as caixas por outras melhores, mas ele de toda a forma dizia que a solução era um cluster central de line com 4 caixas da JBL.
Trocar as caixas iria sair por uns 10 mil, mas colocar um Line JBL sairia por uns 50 mil.
Ficou evidente que ele queria empurrar o produto dele.
Eu sabia que o sistema estava super dimensionado para o local, mas ele argumentou que para fazer o papel de line era necessário um acoplamento minimo de caixas, por isso aquela quantidade.
Moral da história, desistimos de comprar com aquele logista, que até aquele momento era de nossa confiança e já tínhamos feito várias compras com ele.
Alguns meses depois, na Expo, vi as caixas da Studio R (eram lançamento na época) e posteriormente adquirimos elas.
 
dr_uil

Também existe a possibilidade de você trabalhar com line, se realmente for este o seu desejo.
Neste caso trabalhar com duas colunas (uma de cada lado) não é aconselhável, pela dimensão da igreja (devido a grande dispersão horizontal de um line) e também para evitar o cancelamento de fase, uma vez que os dois lines ficariam muito proximos.

Seria a melhor solução uma coluna central.
Se for esta a solução escolhida, verifique outras marcas, para não ocorrer o superdimensionamento, pois serão necessárias quatro caixas para que o line tenha as propriedades reais de um line-array. Menos caixas que isso, levariam as caixas trabalhariam como caixas normais (ai não compensa o custo mais caro).
Escolha marcas cujas quatro caixas em conjunto te dariam a potencia necessária para cobrir a área da igreja, neste caso seriam necessárias quatro caixas de pequenas dimensões.

A vantagem do Line seria que você poderia trabalhar com potencias e equalizações diferentes em cada caixa. Dando um volume maior para a caixa de cima que iria cobrir o fundo da igreja e um volume menor para aquela que iria cobrir as primeiras fileiras.

Você teria neste caso um sistema mais flexível com relação a cobertura, mas não creio que tenha mais qualidade que as caixas "normais".

A maior vantagem de uma coluna de line seria evitar os cancelamentos de fase, pois com para cobrir toda sua igreja com caixas "normais" seriam necessárias duas na frente (da forma que você já posicionou) e mais duas (ou somente uma) para fazer o delay.
 
LucasAlvarenga disse:
meu amigo o cara ta querendo é ganhar o dele logico.

2 torres com 4 caixas cada separadas dentro de DOZE metros de largura para atender apenas 21m TOTAIS de comprimento, é cara no mínimo a primeira venda dele ou achou q ganharia dinheiro fácil com vcs.

ele pelo menos lançou os valores no Excel da PRÓPRIA empresa, para fazer os cálculos ? ou foi logo falando da cabeça dele ?? ele assistiu a pelo menos um evento no local para dar essa opinião ?

Em minha concepção não teria como ele sugerir isso sem ter feito NO MÍNIMO esses dois passos, sem falar em medir novamente o espaço em que as caixas iriam atuar.

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Olá Lucas,
de fato ele nem ouviu nada do som e nunca viu um evento. Muito menos lançou valor no excel.

Eu insistia que era muita coisa pro lugar e ele dizendo: "é o ideal, o som vai ficar pancada!"..... Voltei a falar, "o problema é que a gente não quer pancada, a gente quer qualidade porque quem vai ficar ouvindo as reclamações de som alto somos nós!".....
 
Fabio_Portella disse:
dr_uil

Também existe a possibilidade de você trabalhar com line, se realmente for este o seu desejo.
Neste caso trabalhar com duas colunas (uma de cada lado) não é aconselhável, pela dimensão da igreja (devido a grande dispersão horizontal de um line) e também para evitar o cancelamento de fase, uma vez que os dois lines ficariam muito proximos.

Seria a melhor solução uma coluna central.
Se for esta a solução escolhida, verifique outras marcas, para não ocorrer o superdimensionamento, pois serão necessárias quatro caixas para que o line tenha as propriedades reais de um line-array. Menos caixas que isso, levariam as caixas trabalhariam como caixas normais (ai não compensa o custo mais caro).
Escolha marcas cujas quatro caixas em conjunto te dariam a potencia necessária para cobrir a área da igreja, neste caso seriam necessárias quatro caixas de pequenas dimensões.

A vantagem do Line seria que você poderia trabalhar com potencias e equalizações diferentes em cada caixa. Dando um volume maior para a caixa de cima que iria cobrir o fundo da igreja e um volume menor para aquela que iria cobrir as primeiras fileiras.

Você teria neste caso um sistema mais flexível com relação a cobertura, mas não creio que tenha mais qualidade que as caixas "normais".

A maior vantagem de uma coluna de line seria evitar os cancelamentos de fase, pois com para cobrir toda sua igreja com caixas "normais" seriam necessárias duas na frente (da forma que você já posicionou) e mais duas (ou somente uma) para fazer o delay.


Obrigado pela dica Fabio!!!

A nossa ideia passa por essas duas soluções. Um line central ou duas caixas ativas de 12" e mais uma de 10"/12" mais para trás da igreja.
A minha dúvida seria a seguinte: se fossemos colocar um line central, essas caixas precisam de algum outro periférico para ajustar a eq e volume? Outra dúvida, temos dois Subs da antera, poderíamos deixar na mesma posição?
No caso de Line com 4 caixas qual vocês sugerem?

Abração
 
dr_uil disse:
Eu insistia que era muita coisa pro lugar e ele dizendo: "é o ideal, o som vai ficar pancada!"..... Voltei a falar, "o problema é que a gente não quer pancada, a gente quer qualidade porque quem vai ficar ouvindo as reclamações de som alto somos nós!".....

É essa questão que um PROFISSIONAL iria resolver, e não pensar no próprio "bolso", se o cara fosse pelo menos um BOM vendedor, ele iria de ouvir e depois sugerir algo dentro do que vc falou, não ficar te contradizendo e falando o oposto do que vc esta pensando, pq assim ele n ganha NADA no lugar de alguma coisa rsss.

Simplesmente lamentável esse tipo de profissional seja de qual área for.

O bom q vc não caiu na ladainha dele, te aconselho a procurar alguém da nossa área para ir ai e fazer um PROJETO correto de sonorização em cima das reais necessidades.

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Fábio,

Voce falou que tinha adquirido no lançamento as Studios, e aproveitando que o Marcelo falou da qualidades das RCF que com poucas caixas resolveu o problema para 300 pessoas, então gostaria não de um comparativo, mas as tuas considerações tais como quantas caixas usam ou usaram, se atende bem, sonoridade, etc.etc...mais uma vez e serve para todos, não é comparativo com outras marcas, mas sim suas considerações no âmbito do ambiente.
 
Heriberto:

Trabalhava com quatro caixas passivas (Leac´s - Falante Oversound 15 pol - não sei a marca dos drivers), tocadas por uma potencia classe AB de 3000w da Cicloton /Watson.

Trocamos as caixas no final de dez/2013 por quatro SKY 600 da Studio R.

A sonoridade melhorou bastantes.
Algumas frequências que antes não ouvia, começaram a aparecer. O som da bateria (caixa principalmente) estão bem melhores e das vozes também.
A região média melhorou muito. Antes ficava bem embolada nas Leac's, agora estão bem nítidas.

Com as caixas antigas necessitava de cortar bastante nos médios graves e forçar nos agudos (mas mesmo assim o som dos pratos não ficavam legais
e as vozes em alguns momentos ficavam estridentes).
Agora o equalizador está totalmente flat. Não cheguei a comparar as SKY com outras caixas quando compramos, mas estou muito satisfeito com o som.

O volume das caixas estão em 50% e a mesa de som está em 80 (20 abaixo do 0dB), então está com bastante sobra.
Acredito que duas caixas dariam conta do recado, mas ficariam bem perto do limite.
Trabalhando com 4 consigo fazer uma melhor distribuição.
A igreja tem 15 mts de largura por 25 mts de fundo. pé direito do pulpito 7 mts com inclinação até o fundo com pe direito de uns 6 mts, com uma galeria no fundo.
Cabem 320 pessoas sentadas + 80 sentadas na galeria.

Quanto a sonoridade das SKY, posso dizer que me surpreendeu. Já ouvi outras marcas consideradas top e acho que elas estão no mesmo nivel.
Achei o processamento das Studio R muito bom. Já forcei bastante o som e não percebi nenhuma distorção.

Acho que isso é tudo.
 
Mas um detalhe. trabalhamos com Sub e as SKY fazem de 100 Hz para cima no PA

Temos ainda duas SKY 700 nos retornos (trabalhamos também com fones individuais)
Optamos pelas SKY 700 (15 pol), porque, quando temos algum evento levamos elas.
Como retorno elas trabalham com atenuação nos graves.

Se alguém tiver algum questionamento sobre as caixas, estou a disposição.
 
Obrigado pela ajuda pessoal!!!!!

Graças a Deus conseguimos a aprovação de uma verba para investir no som. Ainda não vai suprir todas as nossas necessidades mas estamos caminhando.
Queremos começar com o sistema de retorno para os backs e instrumentistas. Atualmente, nosso som de palco é muito alto devido a um planejamento anterior.

A mesa que temos hoje, tem apenas 4 auxiliares (6 no total mas 1 está sendo usado para controle do sub e o outro efeitos), ou seja, livre livre nós temos 4. Que atualmente é dividido em:
1- ministro principal
2- backs
3- baterista.

Estamos pensando em colocar fones pra galera. Só não sei o melhor sistema, Powerplay ou Powerclick? Gostaria que cada pessoa pudesse regular a altura do próprio instrumento/voz. A princípio, a divisão dos aux continuaria parecida:
1- ministro principal
2- backs
3- instrumentistas
4- instrumentistas

Somos: Guitarra, Baixo, Bateria (microfonada), teclado, Percussão e violão e voz(prinipal) além de 4 backs e um sax de vez em quando.

Precisava dessa ajuda urgente, pois queremos aplicar esse sistema ainda nesta semana (até sábado)....

Fico muito agradecido e conto com a ajuda de todos.
Abraços
 
dr_uil,

Possível é com certeza. agora se vc vai ter conhecimento para implantar ate sexta só vc pode dizer.

O mais indicado para a sua situação neste caso é o power click de 4 canais, onde vc pode mandar 3 vias para cada power click e ir "jumpeando" um no outro, só tem um unico MEGA PROBLEMA, gastasse muitos metros de cabos, e INÚMEROS conectores P10, para o seu sistema que é grande vai gastar mais com cabos e conectores do que com os próprios power clicks,m ias vai ficar fino o sistema, desde que fique fixo, se não for nem compensa mexer com eles, pq de cada power entra 4 cabos e sai 4 então só ai ja se gasta 8 conectores por pessoa(lembrando que de 1 canal é o próprio instrumento, e os outros 3 pode se mandar um "geral" de cada grupo via auxiliar da mesa.

amplificador-de-headphone-power-click-mx-4x1-stereo-c-fonte-13430-MLB20077241438_042014-O.jpg

amplificador-de-headphone-power-click-mx-4x1-stereo-c-fonte-13452-MLB20077241445_042014-F.jpg


E é isso, some os gastos que vcs terão, com cabos+conectores+power click 4x1+ instalação eletrica e vc verás se compensa fazer o sistema, ou se compensa compra uma mesa com mais auxi e compra o power play.

utilizamos as duas situações, claro em locais diferentes, mais ambas são casos bem distintos.

boa escolha.

8) 8)
 
Olá Lucas, Obrigado pela resposta.

De fato não terei como preparar esse sistema até sábado, muitos cabos e conexões pra preparar (ainda estou com a mão engessada....rsrrs).

Para os backs não teria necessidade de ir muitos canais pra cada um, poderia ser todo um auxiliar para todos.

Os únicos canais que devem receber sinal individual são: ministro principal e bateria.
 
Fábio, obrigado, muito boa as suas considerações e creio que a maioria de nossas igrejas se enquadram no perfil da tua, a nossa por exemplo é 14x28x4,15(ALTURA).
Creio que um cluster central com 3 caixas iria resolver de sobra.rs.rs.rs.rs.rs
 
LucasAlvarenga disse:
dr_uil,

Possível é com certeza. agora se vc vai ter conhecimento para implantar ate sexta só vc pode dizer.

O mais indicado para a sua situação neste caso é o power click de 4 canais, onde vc pode mandar 3 vias para cada power click e ir "jumpeando" um no outro, só tem um unico MEGA PROBLEMA, gastasse muitos metros de cabos, e INÚMEROS conectores P10, para o seu sistema que é grande vai gastar mais com cabos e conectores do que com os próprios power clicks,m ias vai ficar fino o sistema, desde que fique fixo, se não for nem compensa mexer com eles, pq de cada power entra 4 cabos e sai 4 então só ai ja se gasta 8 conectores por pessoa(lembrando que de 1 canal é o próprio instrumento, e os outros 3 pode se mandar um "geral" de cada grupo via auxiliar da mesa.

amplificador-de-headphone-power-click-mx-4x1-stereo-c-fonte-13430-MLB20077241438_042014-O.jpg

amplificador-de-headphone-power-click-mx-4x1-stereo-c-fonte-13452-MLB20077241445_042014-F.jpg


E é isso, some os gastos que vcs terão, com cabos+conectores+power click 4x1+ instalação eletrica e vc verás se compensa fazer o sistema, ou se compensa compra uma mesa com mais auxi e compra o power play.

utilizamos as duas situações, claro em locais diferentes, mais ambas são casos bem distintos.

boa escolha.

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Olá Lucas e pessoal..rs

pensei no seguinte tbm.
1 DI Box DI 800 behringer, ligo os mics e instrumentos nele, out xlr vai pra medusa (mesa), o link out vai para Powerplay pro xl HA700, e neste último entra um sinal do aux da mesa ou a mix geral e o fone vai pra pessoa. Neste caso teria o controle individual (volume) do instrumento/mic e um som da mix geral ou um aux com alguns instrumentos.

Pro ministro principal que é o pastor, pensamos em um sistema sem fio.

Vamos fazer a adaptação inicialmente com o back, bateria e ministro principal. Caso a experiência seja positiva, todos os instrumentistas farão um teste.....

O que acham???
 
Boa tarde galera!!!...

Ressuscitando a dúvida....

Só tenho a agradecer ao pessoal do SAV pelas ajudas e por sempre estar à disposição para tirar dúvidas e compartilhar conhecimento. Isso é top!

Bom, com relação aos retornos, consegui colocar os Backs, o Ministro principal e o baterista com retornos por fone. Está funcionando bem apesar de ter algumas limitações por causa da mesa que me oferece poucos aux (4 pré faders 2 pós).

Estamos usando as mesmas caixas que antes eram de retorno para o ministro principal e colocamos uma para os músicos (baixo, percussão e guitarra) e a outra para o ministro principal que às vezes tira o fone.

A nossa dúvida agora é com relação às caixas de PA. Um tempo atrás queria montar dois flys com 2 Versas 206A da Attack em cada lado. Não sei se seria a melhor escolha. Tenho medo de perder os graves dessa forma.
Além disso, não temos um orçamento muito folgado não....rsrsrs E pelo que o pessoal já falou, não seria a melhor escolha, já quer teria que comprar o bumper, um gerenciador (é preciso?) e isso iria encarecer muito.

Atualmente temos duas Anteras TS700a como falei, mas já estão bem cansadas e os auto-falantes já foram "consertados" além dos drivers já terem sido trocados tbm....


Quais vocês me indicariam? Tem um irmão que já deu uma (no valor de até 1500, 2000). Só que ele gostaria que fossem "esteticamente bonitas, de preferência branca"...eheheheheheheheheh

VAleu galera, um grande abraço
 
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