Urgente:Posicionamento Correto Das caixas acústicas

G

Guest

Guest
Bom meu problema é o seguinte:

igreja (ainda trabalho) está obrigada a se mudar para a igreja (nova - uma casa ainda reformando), e queria umas orientações para posicionamento das caixas acústicas ( e tb quantidade), e tb o local + apropriado pra a mesa de som ficar.

Estou precisando da solução urgente, tenho a planta (tenho como postar no forum?, caso não tiver é so pedir q mando por e-mail).
 
Olha em <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128</a><!-- m -->
Posta aí, pq sem foto fica difícil ajudar. Se não der, descreve como sua igreja é.

Abçs :!:
 
vlw Rafael

<!-- m --><a class="postlink" href="http://i155.photobucket.com/albums/s295/jefeicm/Pim0017-1.jpg">http://i155.photobucket.com/albums/s295 ... 0017-1.jpg</a><!-- m -->


esse é o link da planta da igreja (casa)
 
as cotas da planta estão difíceis de ler... poste uma imagem maior se for possível.... e o pé direito (altura do teto) também é necessário... 8)
 
olha mateus essa foi a planta baixa q eu conssegui
a altura do teto tem aproximadamente 2,5m me passa seu email q te mando o arquivo
 
eu andei mexando nas configurações do album online e agora sim está com qualidade boa.

segue o link <!-- m --><a class="postlink" href="http://i155.photobucket.com/albums/s295/jefeicm/Pim0017-1.jpg">http://i155.photobucket.com/albums/s295 ... 0017-1.jpg</a><!-- m -->
agora da pra visualizar legal
 
Jeferson,

você precisa dizer qual o tipo de microfone será utilizado no púlpito e nos cantores.

Se for lapela ominidirecional, as caixas vão ficar de um jeito. Se for cardóide, podem ser de outro jeito.

Você também não disse onde é que vai ficar a aparelhagem de som e operador. E também precisa dizer quais os equipamentos e caixas disponíveis, ou o que você pretende comprar.

Por último, cuidado com o pé direito. 2,5 metros é muito baixo.

E seu desenho está certo? Tem uma coluna no meio do corredor principal! Caramba!!!

Um abraço,

Fernando
 
Refiz o desenho no AutoCAD, esqueci as colunas e omiti outras informaçoes menos relevantes. Vejam e comentem:


<!-- m --><a class="postlink" href="http://img104.imageshack.us/img104/7173/planta1modelmy0.jpg">http://img104.imageshack.us/img104/7173 ... delmy0.jpg</a><!-- m -->


<!-- m --><a class="postlink" href="http://img410.imageshack.us/img410/1339/planta3modelqn7.jpg">http://img410.imageshack.us/img410/1339 ... delqn7.jpg</a><!-- m -->


Vc disse que ainda estao reformando, os comodos exitentes permanecem ou serao demolidos?

Eu trabalho com projetos de engenharia industrial e entendo alguma coisa de predial... Se nao forem usar aqueles comodos o ideal seria mudar a direçao do pulpito e deixar o "fundo" da igreja no lado da escada e a direçao do pulpito do lado contrario a ela... isso evita os desvios de atençao de quem chega ou sai...

Vou esperar as sugestoes dos mais experientes para dar as minhas...

qualquer duvida meu msn: <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->

abraços

(desculpem pelos acentos, o teclado estah com problemas)
 
bersan
é o seguinte o microfone utilizado é um lapela como earset (ominidirecional) no pulpito, microfones nós ainda não temos para os cantores + vamos compra um kit com 3 microfones da behringer Xm 1800 (mas isso não é definitivo, estou esperando resposta c vão compra msm)

o local do operador é um dos pontos onde eu queria a sugestão.

os equipamentos disponíveis hoje são mesa MSX 6, amp DBS 720 ambos wattson/cilotron, caixas
1 retorno e 2 reta ambas work (kit basico). Mas vai vim outro kit, espero pelo menos um AMBW , melhor c fosse CSM né ... :D

o pé direito da 3m ou um pouquinho a mais (estive la hoje meio q correndo)

pois é e a coluna não pode sair de lá
 
mateus
é o seguinte isso é provisorio pelo menos para alguns anos!!!!! :cry:

eu espero q não, espero q quebrem tudo e contruam a igreja de verdade o + rapido possível
 
Jeferson,
Nesse caso te aconselho a pedir a ajuda de alguém por perto, que entenda do assunto, que possa ir aí e tomar a decisão mais cabível.
Peça ajuda de irmãos da(s) maior(es) igreja(s) da área, geralmente eles sabem mais e não negarão serviço.

Alguns raríssimos vendedores também poderão ajudar :!:

Junte todas as dicas daqui e dali...
E Mão na Massa!

Abçs!
:D
 
Jeferson disse:
bersan
é o seguinte o microfone utilizado é um lapela como earset (ominidirecional) no pulpito, microfones nós ainda não temos para os cantores + vamos compra um kit com 3 microfones da behringer Xm 1800 (mas isso não é definitivo, estou esperando resposta c vão compra msm)

o local do operador é um dos pontos onde eu queria a sugestão.

os equipamentos disponíveis hoje são mesa MSX 6, amp DBS 720 ambos wattson/cilotron, caixas
1 retorno e 2 reta ambas work (kit basico). Mas vai vim outro kit, espero pelo menos um AMBW , melhor c fosse CSM né ... :D

o pé direito da 3m ou um pouquinho a mais (estive la hoje meio q correndo)

pois é e a coluna não pode sair de lá


Com base nas informações sobre os equipamentos disponíveis e o desenho da planta do Templo, minha sugestão seria esta:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img148.imageshack.us/img148/9638/plantanovamodelnu0.jpg">http://img148.imageshack.us/img148/9638 ... delnu0.jpg</a><!-- m -->

O local para o operador eu achei um pouco ruim, mas tem o aspecto positivo dele ficar perto dos instrumentistas, o que certamente dispensará a aquisição de cabos ou confecção de um multicabo e melhorará a interface entre o operador e os músicos...

Para as caixas você pode comprar um pedestal ou usar aqueles suportes de parede tipo mão francesa (lá na igreja usamos eles e ficou bom), é só prestar atenção à inclinação da caixa e a distância dela para a parede...

O retorno do Púlpito é outra sugestão que não me agradou, mas como ele é móvel, você poderá mudar a posição para uma que melhor se adapte... Acredito que os instrumentistas não precisarão de retorno pq estarão tocando de frente para as caixas...

Abraços e qualquer coisa pergunte
 
Rafael
vc mora perto i pertence a uma igreja grande :D
c vc estiver disponível amanhã ( vc q é de Stª inês não é?)
 
Olá a todos,

a idéia do Mateus de colocar as caixas lá na frente é legal. Mas com microfone ominidirecional no púlpito e MXS (argh!) como mesa, vai dar microfonia direto.

Ou se muda o lapela para um outro cardióide pelo menos (gooseneck, headset?) ou então tem que afastar as caixas. Melhor mudar o microfone.

Outra sugestão (mas acho a do Mateus melhor): que tal 3 caixas de som, presas na linha das colunas? Uma junto da parede que divide templo/varanda, virada para atender a fileira maior de bancos. Outra na coluna no meio do corredor, virada para atender à fileira menor de bancos e a terceira na coluna próximo aos músicos, virada para os músicos. Esta também seria o retorno do grupo, vai ficar bem próxima a eles.

Problemas dessa sugestão: primeiros bancos não terão som (crianças e obreiros) e a caixa virada para o grupo vai ter logo depois uma parede. Teria que ser instalada bem alto, virada o máximo possível para baixo.

Os microfones usados para o grupo de louvor teriam que ser supercardióides (o XM1800 é) para evitar microfonias.

A posição do som é crítica nesse lugar. Tem que ser em um lugar onde é possível ouvir perfeitamente o som de pelo menos uma dessas caixas, e também não estar no meio de nenhuma passagem. Junto aos músicos está bom, mas não na passagem.

Nada como igrejas adaptadas..... o pessoal gosta mesmo do operador de som....

Fernando
 
Jeferson,
Sou de Stª Inês sim...
Amanhã eu não posso, tenho um casamento para fazer.
Se vc puder, domingo eu estarei disponível. Mas a propósito, vc é de que igreja? (se preferir, pode me responder em msg privada).

Abçs :!:


 
pois é bersan o pessoal não gosta nada mesmo do operador de som eles gostam msm q nos fiquemos la na frente ao lado do pulpitu, eles amam aquele microfone de lapela, e amam + ainda lapela + caixa de retono p/ o pregador = muitas microfonias, para ajudar ainda + com uma MXS.

a questão de mudar o microfone é um pouco difícil seria + facil eu comprar por minha conta, eu até q queria colocar um gooseneck, colocar pelo menos uma behringer simplesinha :D .


em relação as caixa eu imaginei uma caixa acima no meio da janela proxima ao púpito uma virada para fileira de + bancos(pegando as crianças), uma segunda na coluna no meio do corredor virada para a fileira do meio Grupo/jovens, uma terceira na coluna perto dos instrumentos, pois ai o operador estará "vendo" uma caixa, e uma quarta caixa na ultima coluna na parede/varanda virado para o final da igreja.

aonde nós estamos reunindo hoje a acústica é ainda piór , muita reverberação, graves do microfone pregador na mesa fica em -12dB, na "nova" "igreja" vai ser melhor a acustica, em relação à de hoje :D

aceito + sugestões

com respeito ao microfone, ele é um earset com uma capsula ominidirecional, a mesma do lapela, com uma pequena melhora q a capsula fica de 3 a 8cm de distancia da boca, q consequentemente precisa de menos volume na mesa.

quanto ao numero de caixas la na frente com somente duas não acho q ficaria legal, pq pela acustica do local, som alto vai ser som sem inteligibilidade, é + preferível usar + caixas espalhadas pelo "templo" com um volume menor.

e tb se ao invés de bancos colocarem cadeiras para os musicos ficaria bem mehor, espaço + organizado.
 
Jef,

eu até q queria colocar um gooseneck, colocar pelo menos uma behringer simplesinha

A melhor idéia até aqui.

uma caixa acima no meio da janela proxima ao púpito virada para fileira de + bancos(pegando as crianças), uma segunda na coluna no meio do corredor virada para a fileira do meio Grupo/jovens

Eu prefiro que você coloque ambas as caixas exatamente na mesma linha. Se você fizer diferente, uma mais atrás e outra mais a frente, você estará colocando elas "fora de fase".

Imagine uma pessoa sentada do meio para trás da igreja. Ela vai ouvir a caixa presa na coluna, mas vai ouvir também a caixa na parede divisória templo/varanda. Ainda que cada caixa esteja angulada para uma fileira de bancos, uma parte do seu som irá abranger também a outra fileira, principalmente lá atrás.

Para esse ouvinte, o som recebido da caixa na coluna será X, enquanto o som recebido da caixa na parede divisória será X+Y milissegundos. Como as distâncias serão diferentes (pouco mais de 2 metros), a percepção dos sons também será (distâncias diferentes = tempos diferentes), e parecerá ao ouvinte como reverberação. Se as caixas estiverem alinhadas, esse problema não existirá (ou existirá muito pouco, desprezível).

Já a caixa na coluna na frente dos músicos não influenciará os ouvintes da igreja, já que estará virada para outro lugar.

quanto ao numero de caixas la na frente com somente duas não acho q ficaria legal, pq pela acustica do local, som alto vai ser som sem inteligibilidade, é + preferível usar + caixas espalhadas pelo "templo" com um volume menor.

Sua igreja é uma casa adaptada, com teto baixo e liso, e com paredes que vão reverberar. O som vai ficar "preso" lá dentro, e acredito que só duas caixas vão dar para atender e ainda sobrar. Quer uma sugestão? Instale somente as lá da frente. Após algum tempo de uso (pelo menos 30 dias), se você sentir que precisa mais, instale uma outra na coluna na parede divisória, entre o 7o. e 8o. bancos da fileira maior.

Um abraço,

Fernando
 
vlw bersan eu até pensei na questao do atraso e tambem em colocar as caixas atras viradas para frente no caso de só ter duas caixas. Como não tenho certeza se ira vir um novo kit, tenhu q ja ir me preparando com u q eu tenhu. o q vc acha da ideia de colocar as caixas viradas do fundo da igreja pra frente?
elas ficarão longe do pregador


 
NÃO MESMO!!!!!
:eek:
Isso nãoi se faz em sonorização ao vivo, a não ser que vc queira montar um sistema 5.1 ou parecido... rsrs

Vamos a um lógica bem básica:
Áudio e "vídeo" deve sempre andar junto, seria estranho uma pessoa lá trás falando com o som vindo da frente. A visão do público do pulpito deve conferir sempre com o áudio, jamais ao contrário.

Pense bem, dicas boas não faltam.
Bersan disse:
A melhor idéia até aqui.
Procure o TSI MMF 302, vai te atender muito bem.

Abçs :!:
 
E ai como ficou a posição das caixas da igreja? Alguém tem notícias? Novidades? Estou curioso para saber, trocarão o microfone? Colocarão a idéia do Mateus em prática?
 
Back
Topo