Urgente:Posicionamento Correto Das caixas acústicas

deculpem o tempo sem postar

fiquei sabendo q vai vir um outro kit com + duas caixas para igreja
e uma de retorno.

no momento estamos na igreja vizinha enquanto teminam de pintar a igreja nova

o microfone será o mesmo um lapela adaptado para earset, + breve sera com uma capsula cardioide.

rezumindo teremos

DBK 720
MXS 6 ( a qualidade é .....o pessoal ja conhece né.... :roll: )
4 caixas Work de 4Ω para igreja
2 caixas Work de 8Ω retorno
microfone earset ominidirecional
um kit de cabos p10

qual seria melhor alternativa
2 caixas na frente como disse o mateus porem na linha das colunas no teto
pegando a maior fileira e a do meio ou
4 3 nas linhas das colunas pegando as tres fileiras de bancos e
1 no fundo na ultima coluna pegando o fundo da igreja
uma caixa de retorno deve ficar guardada :!:
 
segue o link

<!-- m --><a class="postlink" href="http://i155.photobucket.com/albums/s295/jefeicm/Pim0017-1.jpg">http://i155.photobucket.com/albums/s295 ... 0017-1.jpg</a><!-- m -->

 
Jefferson,

você tem muita caixa para pouco amplificador (1 x DBK 720). Tem que ter muito cuidado na hora de ligar, para ter a impedância mínima que o amplificador pode receber, que é 4 Ohms por canal.

Eu faria o seguinte:

- na coluna da frente, no meio do corredor, duas caixas de som, ligadas em série (4 Ohms + 4Ohms = 8 Ohms). Elas estarão em ângulo, uma cobrindo uma fileira de bancos, outra cobrindo outra fileira de bancos. Estas duas caixas estarão ligadas a um canal do amplificador.

- na coluna que fica entre a varanda e o templo, eu colocaria mais duas caixas, também ligadas em série (8 Ohms). Uma virada para dentro (para atender do meio para trás da fileira de bancos) e outra do lado de fora, mais recuada (mais próximo do púlpito). Eu nunca as ligaria, mas quando a igreja estivesse muito cheia mesmo, com gente do lado de fora, aí eu usaria essas caixas. Estariam ligadas no mesmo canal do amplificador que as outras duas caixas.

- eu colocaria uma caixa de retorno ( 8 Ohms) pendurada no teto, na coluna, virada para os músicos e cantores (conhecendo sua denominação, sei que é a caixa de retorno é melhor que as outras, logo, não compensa deixá-la parada). Essa seria ligada em outro canal do amplificador.

- finalmente, a outra caixa de retorno seria ligada no chão, na posição que os músicos preferirem, e ligada direto no amplificador, no mesmo canal que a outra caixa de retorno (a que estiver pendurada).

No canal A do amplificador, você terá:

- 8 Ohms resultado da ligação em série de duas caixas
- 8 Ohms resultado da ligação em série de duas caixas
Total: 4 Ohms (internamente o amplificador liga as entradas em paralelo).

No canal B do amplificador, você terá:

- 8 Ohms da caixa de retorno
- 8 Ohms da outra caixa de retorno
Total: 4 Ohms.

Resultado disso:

a) você terá em um canal do amplificador o volume da nave e no outro canal um volume para os músicos e cantores.

b) Você terá controle das caixas ligadas na nave principal através de conexão ou não de caixas. Em cultos com menos gente, duas caixas dão conta. Em cultos com mais gente, 3 caixas dentro e uma do lado de fora.

Isso para quem tem um único amplificador. Não dá para fazer milagre com isso. Recomendo enfaticamente:

- microfone melhor
- mesinha Behringer
- mais um amplificador.

Um abraço,

Fernando.
 
Bersan
eu estou brigando com o responsavel da igreja para conseguir um outro amplificador e mais ainda pra ele conseguir uma CSM pode ser a mais simples possivel

hoje o pessoal do prebiterio colocou as caixas e eu ja estou querendo reposiciona-las

ficou assim:

uma caixa um pouco antes da primeira coluna varanda/igreja proxima ao pulpito
outra na outra extremidade
2 : ambas viradas para a igreja

1 outra um pouco a frente virada para os musicos
1 outra um pouco antes da coluna de traz pra a fundo da igreja


com certeza vou reposicionar as caixas

e tenho de colocar umas caixa na varanda (o responsavel pediu)

sua ideia é boa de colocar uma caixa de retorna no teto para os musicos e outra no chão

ficou assim
2 em serie 9,1 Ω
2 em serie 9,4 Ω
total 4,62 Ω em paralelo aproximadamente

vou tentar postar a imagem da planta novamente para mostrar melhor onde está as caixa exatamente
 
Jeferson,

No DBK 720, por canal, você pode ligar 4 Ohms. Isso quer dizer:

- duas caixas de 8 Ohms em paralelo. Você pode ligar ambas diretamente ao canal, pois internamente o aparelho faz a ligação em paralelo.

- quatro caixas de 4 Ohms ligadas em série, duas a duas. Cada conjunto (2 caixas) serão ligadas em uma das entradas, em paralelo.

Respeite isso e você se dará bem. Impedâncias erradas causam inúmeros problemas nos amplificadores.

Fernando
 
segue o link da planta da igreja tentei simular como foram ligadas as caixas acusticas.
as duas das esquerda em serie e as duas da direita em serie 9,1 +9,4 Ω dando 4,63 Ω em paralelo.

tb tem + duas caixa de retorno que são as melhores q possuimos ainda não tem posição definida (uma q ficará no chão a outra vo fikar com a sugestão do Bersan

eu colocaria uma caixa de retorno ( 8 Ω ) pendurada no teto, na coluna, virada para os músicos e cantores



lembrando pé direito de 2,93m


o com q o responsável da igreja quer uma caixa do lado de fora. O q me dá a chance de reposicionar a caixas esqueci de informar a mesa ficou no piór lugar possivel em fente ao banco de obreiros ao lado direito ao púlpito/altar

<!-- m --><a class="postlink" href="http://i155.photobucket.com/albums/s295/jefeicm/CpiadePim0017_b.jpg">http://i155.photobucket.com/albums/s295 ... 0017_b.jpg</a><!-- m -->

OBS: as caixas são os quadrados/retangulos pretos (4 ao total). e todas as caidas penduradas no teto.


foto da igreja onde da para ver como estão as caixas , tirado do fundo para frente

<!-- m --><a class="postlink" href="http://i155.photobucket.com/albums/s295/jefeicm/igreja.jpg">http://i155.photobucket.com/albums/s295 ... igreja.jpg</a><!-- m -->

e da frente para o fundo

<!-- m --><a class="postlink" href="http://i155.photobucket.com/albums/s295/jefeicm/igreja2.jpg">http://i155.photobucket.com/albums/s295 ... greja2.jpg</a><!-- m -->

 
mesmo problema

sou novo por aqui e gostaria de pedir sugestão dos amigos do áudio para o nosso pensamento. estou juntamente com o pessoal da minha igreja orçando uma melhora no som. nós temos um templo em forma de retangulo com 34 metros de comprimento, 12 de largura e 6 de pé altura. nao temos tratamento acustico e a reverberação é o nosso maior problema pois embola muito, principalmente nas baixas frequencias. outro problema é nao conseguimos ter um som homegeneo ou proximo disso no salao principalmente na parte do pulpito onde nao temos side no alto, mas só retornos no chao. o templo tem várias janelas e em cima do pulpito temos uma laje de 2x12, isto é, de fora a fora. no nosso orçamento está uma mesa csm 32.4, 4 equalizadores, 2 compressores, 2 potencias machine 3.0 para PA, 1 potencia machine 2.8 para o side, um ciclotron 4.0 para o sub e soundtech 1004 de 4 canais que nó temos para os monitores. pesquisando descobri que o sistema de cluster central seria o ideal mas no nosso caso esbarramos no conservadorismo estetico das liderancas, mas estamos evoluindo onde já nos foi permitido tratar pelo menos as paredes do fundo e frente, GLÓRIA A DEUS!. entao estamos buscando alternativas de posição das caixas e gostariamos da colaboracao vossa.
lembrando que temos um espaco para 700 pessoas sentadas chegando até mil com os de pé, um coral de 40 vozes, orquestra. emfim, muito barulho. todos os tipos de ritmo.
obrigado!
 
Olá jopereira.

Pq vcs querem colocar um side? O barulho já não é suficiente? O side não vai ajudar em nada, muito pelo contrário. Pq vcs não adquirem um sistemas de monitoração por fones?

Outra coisa... o sistema de vcs parece ser meio complexo para ajustar... pq não contratam uma consultoria? Ela é mais barata dos que vcs imaginam... e com certeza vão gastar menos dinheiro no final. Se vcs quiserem, conheço bons profissionais aí no Rio que posso indicar.

[]'s
 
David Fernandes,
primeiramente agradeço a gentileza.
a nossa intençao de colocar um side é porque o som nao é homogeneo no pulpito e o que acontece é que no pulpito sobra frequencias graves que vem do PA e do cubo do baixo por serem omnis, mas ficamos precisando de uma abrangencia de frequencias medias agudas que é exatamente as que se encontram a regiao da voz e o PA nao vai manda-las. temos um templo em sao paulo com as mesmas especificacoes e colocamos side e deu certo só que há controversias entre a equipe sobre o posicionamento das caixas de side. um diz que é melhor elas viradas 45°, outro diz que é melhor elas com a parte de traz encostada na parede virada de lado.
eu tambem sou baixista e parei de tocar o baixo no cubo porcausa da abrangencia dos graves e passei a tocar via direct box na mesa.

quanto à consultoria eu ficaria grato se puderes dar indicacoes.
 
Olá jopereira.

A menos que o palco seja muito largo, eu não usaria side... na minha visão, só serve para aumentar a confusão e o nível de pressão sonora.

Pensem na alternativa dos fones... fica bem legal e o nível de barulho diminui muito... a igreja agradece... rssss...

Com relação à consultoria, aí no Rio tem o Joel Brito, que é muito meu amigo... ele não é evangélico, mas compreende bem as necessidades de sonorização de um templo. Vc pode contactá-lo por meio do e-mail [email protected] ou do telefone (21) 2421-1082, no horário comercial. Atualmente ele está em negociação para fazer o alinhamento do novo sistema da Comunidade Internacional da Zona Sul. Pode procurá-lo e dizer que fui eu quem indicou.

[]'s
 
Oi povo!

David disse:
Pensem na alternativa dos fones... fica bem legal e o nível de barulho diminui muito... a igreja agradece... rssss...
A monitoração por fones realmente é excelente! Melhor coisa que fizemos até hoje.

David disse:
pq não contratam uma consultoria? Ela é mais barata dos que vcs imaginam... e com certeza vão gastar menos dinheiro no final.
David, realmente nunca pesquisei, mas tenho muita curiosidade. Quanto está saindo uma consultoria sua, por exemplo?(Uma média só para ter noção de quantas $$$ estamos falando).

Abçs!
:mrgreen:
 
Rafael disse:
David, realmente nunca pesquisei, mas tenho muita curiosidade. Quanto está saindo uma consultoria sua, por exemplo?(Uma média só para ter noção de quantas $$$ estamos falando).

Rafael, é difícil dizer pq depende muito da complexidade do trabalho. Pode ficar entre R$ 500,00 e R$ 3.000,00. E há outros fatores que influenciam tb como o tamanho da igreja, se é uma igreja com poucos recursos ou com muitos... eu já fiz consultoria de graça pq a igreja não podia pagar... em suma... depende muito.

[]'s
 
Aliás,

Pode ficar entre R$ 500,00 e R$ 3.000,00.

3.000,00 ainda pode ser considerado "de graça", comparado com umas "aberrações" que vemos por aí.

Esses dias eu soube de uma denominação que gastou R$ 16.000,00 para fazer algo que uma medição RTA e um bom ajuste de equalizador faria igualzinho.

Isso sem contar as inúmeras igrejas que vivem trocando equipamento de som para ver se resolve o problema, enquanto o que precisam mesmo é de um bom pedreiro com marreta. Tem uma aqui perto de casa (toda vez que volto do serviço e salto do ônibus eu dou uma olhada, é na frente do ponto) que só em 2007 já comprou/trocou/reposicionou de caixas de som 3 vezes.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
3.000,00 ainda pode ser considerado "de graça", comparado com umas "aberrações" que vemos por aí.

Isso é preço de consultoria... ver o que é necessário, verificar estado do equipamento atual, realizar um estudo acústico e coisas do gênero. Normalmente o preço do projeto é a parte.

Agora, este preço é o meu preço, adequado à realidade do Estado do Espírito Santo. Em outros centros, o preço sobe um pouco.

Bersan disse:
Isso sem contar as inúmeras igrejas que vivem trocando equipamento de som para ver se resolve o problema...

Fazem isso por falta de informações... se vc levar em consideração a contratação de um consultor, vai gastar muito menos. Imagina quanto não se gastou nestas trocas... muito mais do que com minha consultoria mais cara.

[]'s
 
Vlw David,

Era só para ter noção mesmo, pq já recomendei consultoria para algumas igrejas, mas qdo me perguntavam a faixa do preço eu ficava meio perdido.
:wink:

Abçs!
 
Back
Topo