USANDO OS MONITORES ( OUT ) DA MESA

BRUNAO

New Member
BOM PESSOAL, SOU NOVATO POR AQUI, MAS SEMPRE FIZ CONSULTAS E PESQUISAS NOS TOPICOS POSTADOS POR VOCES E GRACAS A ISSO APRENDI BASTANTE.
NAO SOU TECNICO NEM ENGENHEIRO DE SOM , MAS TENHO SOB A MINHA RESPONSABILIDADE O EQUIPAMENTO DE SOM DA IGREJA QUE SOU MEMBRO.

MINHA PERGUNTA HOJE É:

TEMOS UMA MESA DE SOM COM 24 CANAIS E DOIS MONITORES + MONITOR DE EFFEITOS.
EXISTE OU É POSSIVEL EU ESTAR UTILIZANDO ESTE TERCEIRO MONITOR ( EFF ) COMO MAIS UM PONTO DE AUDIO OU SEJA : DESCARTO OS EFFEITOS E LIGO MAIS UMA OU DUAS VIAS DE MONITOR?

AJUDEM AI ...

BRUNAO.
 
Fala cara... Seja bem-vindo ao fórum.

Sim, é possível usar esse terceiro auxiliar como retorno.
Porém, é um auxiliar "post-fader", ou seja, além do knob (botão rotativo), seu volume também será afetado pelo fader (botão deslizante) do canal.
Mas dá pra usar tranquilamente.

A ligação é exatamente igual às dos outros retornos.
Aux3 Out -> Equalizador -> Amplificador -> Caixa

Se não tiver algum desses, ou tiver outro além, não importa, a coerência é a mesma.
 
SO MAIS UMA, ESTE ( MON OUT ) PODERIA SER A MINHA TRECEIRA OPCAO DE RETORNO, CERTO ? ENTAO EU PODERIA CONTINUAR UTILIZANDO OS DOIS QUE JA TENHO LIGADOS AS CAIXAS E USAR ESTE TERCEIRO LIGADO A UMA LINHA DE POWER CLICK PARA OS INSTRUMENTISTAS?

SERIA MAIS OU MESNO ISSO QUE EU ESTAVA PENSANDO.

..??
 
e aew BRUNAO
BRUNAO disse:
( MON OUT ) PODERIA SER A MINHA TRECEIRA OPCAO DE RETORNO, CERTO ?
Cara MON OUT quer dizer saída mono. É um endereçamento dos faders (deslizantes), sendo que não passa pelo PAN.
Se vc optar por utilizar.... até dá....mas se alterar volume, vai alterar tbm a mixagem do PA.
 
Oi, Bruno.
A paz.
Seja bem vindo.

O uso preciso (ou impreciso) da terminologia técnica, em muitos casos, faz bastante diferença. Formulando sua pergunta, você fez referência a um determinado "monitor de efeitos". Se entendi bem, a sua segunda indagação também tratou da mesma questão, apenas mais detalhadamente em suas pretensões; mas neste caso, você usou a abreviação "mon out" para referir à mesma saída. E aqui, só um cuidado para não trocarmos uma coisa pela outra, pois realmente é parecido com "mono out".

Acredito que a sua citação foi em função do que (talvez) esteja escrito em sua mesa de som, isto é, "mon out". Estive olhando algumas mesas para confirmar, e as que eu vi, realmente aplicavam a terminologia "mon out" para uma saída auxiliar (mas pré fader). E não abreviavam a outra saída mono, isto é, usavam o texto "mono out". Então, nessas mesas, as duas ocorrências, "mon out" e "mono out", coexistem mas designam funções diferentes. Assim, o seu emprego dos termos, pode estar correto. Mas vale o cuidado, ok.

Sobre o emprego de uma mandada pós fader como mandada de retorno de palco para os músicos (usando fones ou não), ainda que possível, na maioria das circunstâncias, é desaconselhado. Veja.

Significa conjugar o PA e o retorno. Ou seja, suponhamos que o retorno esteja bom, mas durante o louvor, o PA precise ser corrigido por algum motivo. Pronto... o que for modificado no o PA (movimento de fader) vai também modificar o retorno. Imediatamente, olhares reprobatórios dos músicos vão imprimir constrangimento público aos seus ombros por "estragar" o retorno deles, que estava bom. E nem sempre será possível rearranjar o auxiliar (pós) de tal forma, e com a presteza necessária, a compensar o que foi feito no PA.

Muitas vezes, após o ensaio, a banda fica satisfeita com o retorno elaborado mas deixa um recado: "se ficar assim, vai ser lindo". Uma forma educada de dizer para não modificar nada. E isso ganha um peso diferente se você estiver começando na área. Isto é, como se o motivo do som sair bem naquele domingo, for justamente o fato e a atitude do operador em não tocar em nada. Um contra senso para um técnico de som.

O certo é que, nessas circunstancias, não vai dar para ficar explicando muito que a questão é um tal auxiliar pós fader que coliga o PA e o retorno e que a igreja talvez precise de outra mesa. Apenas vai parecer que o operador do som é ruim. É só um exemplo.

Por essas e por outras, procura-se evitar um auxiliar pós fader fixo, como mandada de retorno. Mais que uma questão de relacionamento, uma questão de resultados técnicos e uso racional do equipamento, o que também vai favorecer bons relacionamentos.
 
Olá também,

Brunão, evite escrever tudo em maiúsculas. É bem mais difícil de ler que em minúsculas.

NAO SOU TECNICO NEM ENGENHEIRO DE SOM , MAS TENHO SOB A MINHA RESPONSABILIDADE O EQUIPAMENTO DE SOM DA IGREJA QUE SOU MEMBRO.

Não se preocupe com isto. 90% do pessoal aqui é assim também, iguais a você. Talvez um pouco mais experientes.

O uso preciso (ou impreciso) da terminologia técnica, em muitos casos, faz bastante diferença.

O Gérson levantou uma questão muito importante. Áudio é uma ciência como qualquer outra (Direito, Medicina, Engenharia) então tem o seu próprio linguajar. Sempre cobro dos "meus meninos" (pessoal que trabalha comigo) que eles se comportem como profissionais, ou seja, FALANDO OS TERMOS CORRETOS. Mesmo para quem esá começando.

Para tanto, Brunão, baixe as diversas apostilas gratuitas disponíveis na nossa seção "Downloads". Dá para aprender muito por ali.

Sobre o emprego de uma mandada pós fader como mandada de retorno de palco para os músicos (usando fones ou não), ainda que possível, na maioria das circunstâncias, é desaconselhado.

Outra que o Gérson falou muito bem. Possível sim, no esquema que o Gabriel explicou. Desaconselhável, pelo que o Gérson explicou. Mas... na falta de mais auxiliares e impossibilidade de se trocar de mesa (troca de mesa = solução, usar Eff como monitor = gambiarra), pelo menos use algum instrumento que sempre esteja ligado, ou seja, que nunca seja desligado. Sugiro o teclado.

Um abraço,

Fernando
 
Boa noite a todos! Também tenho alguns problemas para ligar meus retornos de chão e power click para os músicos. Só tenho uma saída de Monitor na mesa (mesa antiga), e atualmente uso para os retornos de chão. Porém como faço para ligar os power click sendo que só tenho uma saída de monitor? Posso utilizar o SEND do amplificador dos retornos de chão para ligar os power click?

Desde já agradeço a ajuda!
 
Davi disse:
Boa noite a todos! Também tenho alguns problemas para ligar meus retornos de chão e power click para os músicos. Só tenho uma saída de Monitor na mesa (mesa antiga), e atualmente uso para os retornos de chão. Porém como faço para ligar os power click sendo que só tenho uma saída de monitor? Posso utilizar o SEND do amplificador dos retornos de chão para ligar os power click?

Desde já agradeço a ajuda!
A princípio sim, mas talvez seja mais viável ligar na própria mesa, pelo auxiliar de efeito, caso não utilizado. Qual o modelo?

[]'s
 
olá Pedro, o modelo é Wattsom Ciclotron, mas vou utilizar o aux de efeito para câmara de eco.
Então o melhor caminho é mesmo o SEND do amplificador?

Abraço
 
Davi disse:
olá Pedro, o modelo é Wattsom Ciclotron, mas vou utilizar o aux de efeito para câmara de eco.
Então o melhor caminho é mesmo o SEND do amplificador?

Abraço

Sim, você apenas não terá um controle independente, mas não há problemas na ligação do send do amplificador (que é na verdade paralelo à entrada, ou seja, será o mesmo que ligar junto ao "mon out" da mesa).

[]'s
 
Oi, gente boa.

Novo por aqui.
Tenho a Beringher Eurodesh 24 canais e 2 auxiliares.

Os dois auxiliares são usados para quatro monitores de palco. Ativo e passivo.

Minha dúvida:
Preciso de mais um monitor de Palco. Posso usar o FX send para o retorno? Se há essa possibilidade, como fazer?

Outra coisa, posso usar um cubo de baixo amplificado para ser esse retorno?

Obrigado
 
Oi, gente boa.

Novo por aqui.
Tenho a Beringher Eurodesh 24 canais e 2 auxiliares.

Os dois auxiliares são usados para quatro monitores de palco. Ativo e passivo.

Minha dúvida:
Preciso de mais um monitor de Palco. Posso usar o FX send para o retorno? Se há essa possibilidade, como fazer?

Outra coisa, posso usar um cubo de baixo amplificado para ser esse retorno?

Obrigado

Pode sim, só tirar o sinal pela saída FX 1 out ou FX 2 out da sua mesa. Não esquece de aumentar os FXs sends também(fica no canto direito da sua mesa, na parte de efeitos).
 
Back
Topo