Usando softwares

G

Guest

Guest
Ola pessoal !
Gostaria de fazer o seguinte

Na minha igreja tem so a mesa de som, a potencia e as caixas de som

Estou querendo usar meu computador com o software nuendo 3.0

o som da mesa passa no computador e depois vai pra mesa denovo e sai nas caixas, fazendo assim consigo os efeitos q quero como reverb, delay, compressor, até o equalizador entre outros atraves de software o unico problema é o seguinte

O som sai com 1 segundo de atraso, ou seja eu falo no microfone e depois de 1 seg sai nas caixas

Sai certinho com os efeitos que escolhi, apenas esse sincronizo, não sei oq fazer, alguem tem ideia, alguem ja passou por isso

Meu micro é

Pentiun 3.2
2 GB de memoria
2 HDs de 160 GB
Placa de som SoundBlaster 5.1
Placa de video AGP 256 MB de memoria para o video
uso o Nuendo 3.0 ou o Adobe Audition ou entao o Sond Forge 8.0

Mas com todos da atraso, oq da menos é o Nuendo
 
Olá SergioJuniorMaximos, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Realmente, a questão de delay (atrasos) envolvendo processamento é complicadíssima. Obviamente não é a configuração do computador, já que é bem potente. Mas acredito que o problema esteja na placa de som da SoundBlaster, ou pelo menos nos drivers dela.

A SoundBlaster não é feita para esse tipo de trabalho, para sonorização ao vivo. Ela é uma placa de som de computador, para você jogar, ver filmes, escutar música, etc.

Por isso, o fabricante pode não ter se preocupado com usos em que as entradas e saídas seriam utilizadas ao mesmo tempo, e é a causa desse delay. Sugiro que você procure alguns drivers de terceiros (não um driver Creative, mas algum feito por entusiastas). Alguns podem ter resolvido esse problema.

Só para exemplificar como um driver de terceiro é interessante, anos atrás eu usava uma placa de vídeo S3 Savage, com um driver de terceiro eu conseguia 30% mais desempenho nos jogos, com a mesma placa.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Sergio,

Troque a placa de som. Não é possível trabalhar com áudio em tempo real com uma placa desta.

Processar áudio em tempo real exige um engenharia que não é trivial, logo, somente placas devidamente projetadas apresentam um atraso, latência, extremamente reduzidas, coisa que o ouvido nunca vai detectar. Para se trabalhar com áudio existem placas específicas. Gosto muito das placas M-Audio.

Jà usei o nuendo em eventos ao vivo. Todavia a placa era uma M-Audio 1010LT. Em um dos canais de saída da interface eu jogava o "bit" no ouvido do baterista e em outro canal eu jogava o sampler da banda, ambos os canais entrava diretamente na mesa, logo deveriam ser entendidos como instrumentos somados a banda, atrasos consideráveis eram destrutivos.

Uma dúvida: Como vc faz para segurar o nível de saída do main em 0 dB? Pergunto isto pq o 0 dB em digital é nível máximo, passar disto é perigoso, pode até mesmo queimar o conversor.

Ou será que vc processa canais separados tirando do Insert ou Direct out e retornando em outro canal? Existe uma diferença que deve ser levada em conta: No main, a cada movimento do fader vc altera o nível, podendo facilmente passar de 0dB, o que é comum e acontece no mundo prático, já quando se tira do Insert ou Direct out, o sinal não passa pelo fader do canal em questão.

Coloquei este ponto pq conheço gente que já queimou placas por descuidar de ler os níveis de entrada. Em 0 db o digital te diz que a garrafa esta quase entornando.

Abraços,
 
com certeza essa placa de som nao é a mais indicada pra este trampo, porem esse atrazo ai não é so culpa dela nao, eu nao conheco esse software ai mas ele nao deve usar o processador da placa de som, eu acho que todo o processo dele é via software mesmo, ai vai ocorrer atrazos mesmo, eu tenho uma sound blaster live e consigo usar efeito aovivo sem atrazo nenhum, mas eu uso um software da propria creative, a diferenca é essa, processamento via software nao tem como usar em tempo real...
 
efeitos q quero como reverb, delay, compressor

se quer efeitos, te aconselho a comprar uma camara de efeitos, nao tera problemas com delay, e se quiser comprimir compre um compresor, você pode usar o seu pc e todos esses softwares para outras coisas como uma gravação, você pode gravar um culto e depois editar o som em casa, ate fazer um CD, como nos fizemos na nossa igreja (nos so gravamos o som, nao fizemos CD).

abraços, lucas.
 
o ideal mesmo é comprar compressor e efeito, se for pra usar em aplicacao aovivo realmente vale a pena, mais do que comprar uma placa de som, uma placa de som boa mesmo voce vai acabar pagando quase a mesma coisa... a vantangem da placa é se voce for usar pra gravacao tb, ai ja ajuda...
 
Spurgeon disse:
Olá Sergio,

Troque a placa de som. Não é possível trabalhar com áudio em tempo real com uma placa desta.

Processar áudio em tempo real exige um engenharia que não é trivial, logo, somente placas devidamente projetadas apresentam um atraso, latência, extremamente reduzidas, coisa que o ouvido nunca vai detectar. Para se trabalhar com áudio existem placas específicas. Gosto muito das placas M-Audio.

Jà usei o nuendo em eventos ao vivo. Todavia a placa era uma M-Audio 1010LT. Em um dos canais de saída da interface eu jogava o "bit" no ouvido do baterista e em outro canal eu jogava o sampler da banda, ambos os canais entrava diretamente na mesa, logo deveriam ser entendidos como instrumentos somados a banda, atrasos consideráveis eram destrutivos.

Uma dúvida: Como vc faz para segurar o nível de saída do main em 0 dB? Pergunto isto pq o 0 dB em digital é nível máximo, passar disto é perigoso, pode até mesmo queimar o conversor.

Ou será que vc processa canais separados tirando do Insert ou Direct out e retornando em outro canal? Existe uma diferença que deve ser levada em conta: No main, a cada movimento do fader vc altera o nível, podendo facilmente passar de 0dB, o que é comum e acontece no mundo prático, já quando se tira do Insert ou Direct out, o sinal não passa pelo fader do canal em questão.

Coloquei este ponto pq conheço gente que já queimou placas por descuidar de ler os níveis de entrada. Em 0 db o digital te diz que a garrafa esta quase entornando.

Abraços,
Olá amigo vc poderia me dar alguma explicação ????

<!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->
 
Olá galera, utilizar osoftwares em eventos ao vivo já é bem comum nos dias de hoje.
No caso do Nuendo é bom verificar além da placa, os drives ASIO. o problema do atraso pode ser latência e tem como ser ajustada.
Voce pode utilizar o pré da sua mesapegar o sinal via insert out, enviar para o Nuendo e voltar insert in do próprio canal.
- pode utilizar só os barramentos de auxiliar e montar um rack de efx no Nuendo e voltar em alguns canais da mesa.
-Para manter o nível use um L2 ou L3, insertado na mesa que são pau pra toda obra.
 
Olá Ricardo. Vc tem experiências em utilização do Nuendo em shows ao vivo para insertar efeitos por canal da mesa? Estava pensando em fazer isso:

Comprar uma placa PR10 da PreSonus e utilizar o Nuendo para mixar e colocar os efeitos em tempo real, oq vc me diz?

Obrigado.
Diego Fabian
 
sergiojuniormaximos

Como ja foi dito aqui antes, a placa não ajuda nada nada...
O que você pode tentar fazer é usar um outro software chamado ASIO4ALL

Esse software trata-se de um "emulador" de interface compatível com o padrão ASIO, isso significa que interfaces não-ASIO, como a maioria dos modelos on-board, tem uma grande chance de funcionarem com SWs que utilizam drivers ASIO.
Na prática, você consegue latências menores e melhor controle sobre gravações, monitorações em tempo real, mixagens e performances MIDI, entre outros.

Ja usei a asio com sucesso em notes bem inferiores a configuração do seu micro, emulando o EZdrummer em uma StaffDrum.


Tenta ae e ve no que da :)
Abraços!



Obsss!

Depois de instalar o ASIO ele não vai magicamente funcionar no nuendo hehehehe, você deve habilitá-lo dentro do NUENDO como drive ativo.
Não sei de cabeça os menus que você deve seguir, e estou no serviço n tenho como verificar agora, se não achar da um grito que tento postar pra você como ativar no nuendo.

Outra OBS, o ASIo tem diferentes opções de BUFFER, cuidado na hora de configura-lo pois você pode distorcer o som, então vá na tentativa e erro, onde ficar melhor você deixa.
 
Galera, já fazia tempo que estava procurando esse assunto, eu pensei que eu fosse o único doido a querer fazer esse tipo de coisa, mas vejo que já é uma coisa bem comum :) Atualmente tenho uma M-Áudio Fast Track, mas estou para adquirir uma Tascam US- 800, como essa <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=320871791356">http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dl ... 0871791356</a><!-- m -->, queria saber se é possível eu usar a interface nos inserts dos canais, assim teria um efeito para cada Canal, exemplo, Canal 1 da mesa no canal 1 da interface, ai coloco um Reverb, e assim por diante. agradeço a todos!!
 
Guest disse:
Ola pessoal !
Gostaria de fazer o seguinte

Na minha igreja tem so a mesa de som, a potencia e as caixas de som

Estou querendo usar meu computador com o software nuendo 3.0

o som da mesa passa no computador e depois vai pra mesa denovo e sai nas caixas, fazendo assim consigo os efeitos q quero como reverb, delay, compressor, até o equalizador entre outros atraves de software o unico problema é o seguinte

O som sai com 1 segundo de atraso, ou seja eu falo no microfone e depois de 1 seg sai nas caixas

Sai certinho com os efeitos que escolhi, apenas esse sincronizo, não sei oq fazer, alguem tem ideia, alguem ja passou por isso

Meu micro é

Pentiun 3.2
2 GB de memoria
2 HDs de 160 GB
Placa de som SoundBlaster 5.1
Placa de video AGP 256 MB de memoria para o video
uso o Nuendo 3.0 ou o Adobe Audition ou entao o Sond Forge 8.0

Mas com todos da atraso, oq da menos é o Nuendo


amigo se vc usar um m-audio 2626 nao vai acontecer isso, e bom que pode usar 24 canais dela com os ada8000, o som va sair em tempo real, vc entra tudo na placa primeiro e depois sai para a mesa de som.


amigo se vc usar um m-audio 2626 nao vai acontecer isso, e bom que pode usar 24 canais dela com os ada8000, o som va sair em tempo real, vc entra tudo na placa primeiro e depois sai para a mesa de som.
 
Back
Topo