Usar meu cubo de baixo como subwofer.será q dá certo?

Antonio Feitosa

New Member
Olá,amigos do forum.
O forum tem sido canal de benção pra mim e acredito q muitos com eu já pode tirar muitas duvidas com vcs.continuem assim sempre...
Acabei de trocar as caixas de p.a da minha igreja faz um mês,mas tenho sentido falta de graves,pois as caixas q eu tinha anteriormente,tinha falantes de 15 polgadas,com uma boa resposta nos graves e agora como as novas tem 12 polegadas,tem resposta nas regioes dos medio e agudos. mas falta graves. Estou pensando em usar o cubo do baixo para fazer um teste,usando ele como subwoofer (ampeg ba 115).alguem já fez algo assim ou teve essa experiencia ? e como faço a ligação? é claro q o proximo passo é comprar um subwoofer assim q pagar-mos as caixas.O pessoal do louvor gosta muito de rock pop,black,mas tocam de tudo.

A configuração dos meus equipamentos são?

P.A
02 caixas c 300 mackie passivas
01 potencia crown power tech
01 eq. ultra curve8024
01 mesa digital 01v yamara (prata)
01 condicionador de energia furman
MONITOR
02 retornos sond tech (para pastor)
01 potencia f 3500 yamaha
01 eq .onel oge 1320
01 pawerplay pro 8000 behringer (músicos e backs vocal)
04 fones porta pro-koss (musicos)
04 fones arcano porta pro (backs)
06 mics jts nx 8
01 shure sem fio sm 58
01 cubo ampeg ba 115

Medidas da nave da igreja

largura 11 metro
altura 5 metros
comprimentos 22metro

obs;uso as caixas p.a em fly...
 
Olá Antonio.

Funciona sim. Usei uma configuração semelhante por mais de um ano. O cubo que eu usei era um Meteoro. Se com o Meteoro funcionou, imagina com um Ampeg.

Vc pode enviar o sinal para a caixa pela saída de monitor da mesa ou por um dos auxiliares. Eu prefiro usar um dos auxiliares pq vc pode fazer os cortes para o "cubo de subgrave" no EQ paramétrico do auxiliar e enviar para o cubo apenas o que vc quiser, como p. ex. o baixo, bumbo da bateria e teclado (se for o caso). Apenas não esqueça de posicionar o "cubo de subgrave" na mesma linha das caixas do PA para que haja alinhamento no tempo. E lembre-se que esta é uma situação temporária.

[]'s
 
Olá David,é um enorme prazer poder ter uma resposta sua.
Tenho uma dúvida ;posso ter um outro meio sem ser os Aux da mesa,pois a mesa não tem slot;por isso eu não tenho mais aux,por enquanto...penso q até o prox.semestre adquirir um slot para a mesa e um ada e aí terei +4 aux.
mas por enquanto eu preciso de outra forma de ligar o sub,a minha mesa é como postei aí,uma 01 v,primeira versão(prata).
A configuração dos auxilires;
aux 1= monitor pastor
aux 2= backs
aux 3= músicos
aux4= batera
 
Há, no painel traseiro, conectores do tipo TRS (P10 estéreo) chamados MONITOR OUT. Vc pode tirar o sinal para o "cubo de subgraves" pelo Left. Só que desta maneira, acho que não há como fazer cortes pq, se não me engano, estas saídas não têm equalização dedicada. Vc precisaria de um dispositivo externo para fazer os cortes (ou um crossover ou um EQ), mas acho que não compensa, uma vez que a solução é provisória.

[]'s
 
Em eventos externos eu uso esta opção de fazer do cubo um sub, porem como minha mesa nao tem recursos nenhum eu uso a saida para sub existente no meu equalizador berigela.
 
Olá gente,

um cuidado necessário: RESPEITE OS LIMITES DO CUBO. É possível fazer isto sim, funciona bem, mas um rapaz aqui do site gostou tanto que exagerou na dose, e estourou o cubo!

Cubos raramente tem proteções (limitadores, Temp) que subwoofers ativos tem, então tomem cuidado e manerem.

Um abraço,

Fernando
 
opa.. tudo bom cara??
então cara.. muito cuidado com isso.. uma experiencia não muito agradavel que tive, foi qunado estava usando um cubo fender de baixo, ligado na mono out da mesa, com filtro low-pass ativado. Escutando algumas musicas de cd, não durou alguns minutos e começou uma chiareida, parecendo o cabo com mal contato. Tirei o cabo e a chiadeira continuou...
Resultado: Capacitor de entrada queimado. R$120,00 para trocar...

entãoo. atenção no que vai fazer...

um abraço
 
Back
Topo