André_alvespb,
<<< Pessoal, desculpe-me pelo tamanho do Post, mas não consegui resumir mais >>>
Segue aí abaixo algumas dicas. O pessoal aí acima já elucidou suas dúvidas.
Não sou expert em áudio, mas segue a minha singela contribuição.
1.
Você não disse que mesa está usando nem quais recursos elas possui. Então fica difícil arrumar uma solução específica para a sua necessidade.
2.
Você também não menciona quem/quantos serão servidos pelos fones de ouvidos. A questão é que o HA4700 só tem 4 canais, com possibilidade de conectar 3 fones em cada canal, totalizando 12 músicos. Só que eles terão apenas 6 fontes de mixagens (4 pelos Aux In e 2 pelos Máster do HA4700). Assim, não espere servir cada instrumentista com seus instrumentos e cada vocalista com suas respectivas vozes... não vai rolar. A não ser que você tenha uma mesa com mais Auxiliares e use o HA8000 que são 8 canais.
3. Você disse que não vai usar Direct Box, então as saídas LINK estão desconsideradas.
4. Você disse querer usar os INSERTs da mesa, então presume-se que sua mesa não tem Direct Outs. Como você não disse que mesa está usando, não dá para saber quantos Aux Send e Sub Out ela possui. É possível usar o INSERT no primeiro estágio do plug para envio do sinal do canal. Isso é comum, para gravações, para enviar o sinal do canal, quando a mesa não tem Direct Outs. Mas como já disseram aí acima, é melhor fazer a coisa certa. Se precisa de saídas, compre uma mesa que já tenha Auxs, Direct Out e Sub Outputs suficientes para atender às suas necessidades. Se sua mesa não tem saídas suficientes, como diria minha avó,
não adianta procurar chifre em cabeça de cavalo.
5. Você ainda fala em multicabo splitado:
para que?? Não precisa disso. Você precisa de um que tenha vias suficientes, ou seja, se sua mesa for de 24 canais, é conveniente que seu multicabo seja de 32, 36 ou mais vias. Pois sempre é necessário retornar o sinal para a plataforma, seja para alimentar os amps de PAs, side fill e retornos de chão. E no seu caso, para alimentar o HA4700. O Split servirá se você for usar uma mesa exclusiva para monitoração de plataforma. Assim, um cabo vai para o PA e outro para o Monitor.
6. Você ainda fala sobre o musico ouvir de um lado o seu instrumento e de outro os demais instrumentos e vocais. Não gosto dessa divisão de sinais. Isso confunde o cérebro, pois ele recebe o som de forma estereofônica e processa como se fosse um único sinal, gerando a ambiência. Com o sinal divido torna-se cansativo demais durante a ministração, pois o cérebro tem que processar dois sinais diferentes. Imagina, você tentando fazer um solo no teclado, ouvindo do lado esquerdo e a irmãzinha do vocal gritando do lado direito!!! s
MÃOS À OBRA
De uma maneira bem simples, como ligar a coisa toda?
A orientação abaixo pode não ser a melhor opção, mas resolve. Se alguém puder melhorar, sinta-se a vontade...
Primeiro é necessário saber qual mesa você tem e quais recursos ela possui.
Partindo da informação que sua mesa não possui Direct Outs, supondo que você use uma mesa simples, contendo 2 Aux Sends e 4 Subs, como a SX2442FX, da Behringer e diga-se de passagem, é uma mesa bastante limitada em saídas auxiliares, por isso, usaremos os Sub Outputs (mesmo que o uso dos subs não seja para isso) para compor os 4 canais in + 1 Master do HA4700. Como eu disse antes, você pode usar o outro Master para uma segunda mixagem, mas isso não serviria para o HA4700. Já com o HA8000 funcionaria.
Além disso, vamos supor que você tenha um multicabos de 24 canais.
1. Conecte as entradas no multicabo e deste para a mesa, supondo-se:
Ch1. Bumbo
Ch2. Caixa
Ch3. Tom L
Ch4. Tom R
Ch5. Surdo
Ch6. Over L
Ch7. Over R
Ch8. Baixo (Line In ou Cubo microfonado) *
Ch9. Violão (Line In ou Cubo microfonado) *
Ch10. Guitarra (Line In ou Cubo microfonado) *
Ch11. Teclado
Ch12. Mic Púlpito Sem fio
Ch13. Líder Vocal
Ch14. BV 1
Ch15. BV 2
Ch16. BV 3
* ligar esses instrumentos diretamente na mesa sem DI pode danificar o canal, mesmo que no LINE In (baixo principalmente).
2. Retorne pelo multicabo as vias para o Amp de PA pelas vias 23 e 24.
Conectando o HA4700
3. Conecte a via 17 do multicabo na entrada Master In L do HA4700, lembrando de pressionar o botão ST./2CH no painel frontal do HA4700 para que o sinal do Master L seja direcionado para ambos os lados do fone de ouvido.
4. Conecte a via 18 na saída Aux Send 1, a via 19 na Aux Send 2, a via 20 no Subgroup Out 1, a via 21 no Subgroup Out 2 e a via 22 no Subgroup Out 3.
5. Na saída do multicabo (medusa), conecte a via 18 no Aux In 1 do HA4700, a via 19 no Aux In 2, a via 20 no Aux In 3 e a via 21 no Aux In 4.
Endereçando os canais genericamente.
Lembrando que eu mencionei lá em cima. O
HA4700 só tem 4 canais. Assim é bastante limitado se a equipe for grande demais (mais de 6 integrantes, 2 terão que compartilhar sinais).
6.
Começando pelo Master. A via 21 conectada no Subgroup Out 3 levará o sinal da mesa para o Main In L do HA4700. Nessa via você agrupará os instrumentos base (bateria, violão, baixo e teclado). Assim, todos os músicos (instrumentistas e vocalistas) terão retorno dos instrumentos base. Para isso, selecione os canais que irão para o Sub 3, pressionando o respectivo botão 3-4 (ao lado dos respectivos faders) e girando o PAN do canal totalmente para a esquerda.
Canal 1 do HA4700: vamos reservar esse canal para o Líder Vocal.
7. Na mesa de som, abra o knob Aux 1, do canal 13 (sugestão de ligações no item 1 acima). Isso direcionará o sinal para a saída Aux Send 1, onde está conectada a via 18 do multicabo e desta, conectada no Aux In 1 do HA4700. Isso fará que a voz do líder seja ouvida nos fones que estiverem conectados no Phone Out 1 do HA4700, mixado com o sinal da base entrando pelo Master L.
Canal 2 do HA4700: Vamos reservar esse sinal para o Baterista
8. Na mesa de som, abra os knobs do Aux 2, dos canais 1 a 7 da mesa (sugestão de ligações no item 1 acima), ajustando a intensidade de cana Aux de acordo com o gosto do baterista (ex. Mais pegada do bumbo, mais hits do chimball e assim por diante). Isso fará com que o som da bateria chegue pelo canal 2 do HA4700, juntando-se com a base do Master L. Como referência vocal, abra um pouco o Aux 1 da mesa de som, para que a voz do líder vocal seja enviada para os fones do baterista, para ele ter referência de ministração.
Canal 3 do HA4700: Reservar para o teclado e/ou violão
9. Na mesa de som, pressione o botão 1-2 (ao lado do respectivo fader) do Canal 9 e/ou 11. Gire o PAN totalmente para a esquerda e mova o fader SUB OUTPUT 1. Isso fará o sinal do canal 9 e/ou 11 ser direcionado para a saída Sub output 1 e dali para o Aux 3 do HA4700.
10. Se for servir a ambos instrumentos, conecte outro fone na parte traseira do HA4700. Como para o baterista, é importante que a voz do lider vocal seja enviada para esses fones, para referência do músico.
Canal 4 do HA4700: Genérico para backing vocals
11.
Aqui não tem jeito. Os backings terão que se ouvir todos juntos. Pressione o botão 1-2 dos canais 14, 15 e 16. Gire o PAN todo para a DIREITA e mova o fader SUB OUTPUT 2. Isso fará o sinal do canal 14, 15 e 16 serem direcionados para a saída Sub output 2 e dali para o Aux 4 do HA4700.
12. Conecte um fone no painel frontal e os outros dois na parte traseira do HA4700. É importante que a voz do lider seja enviada para esses fones, em menor intensidade apenas para referência dos vocais.
OUTRAS INFORMAÇÕES
É possível aplicar efeito nos retornos. Use um cabo P10-P10 ligando o FX Send 1 ao FX Return 1 (se não me engano, corrijam-me se necessário). Gire o knob FX1 do respectivo canal para adionar o Efeito selecionado no painel de efeitos interno da mesa.
CONCLUINDO
Em síntese é assim que funciona a ligação do HA4700. O amplificador deve ficar sobre a plataforma, o mais próximo possível dos músicos. Não foram incluídos retornos para o baixo e guitarra, pois normalmente esses equipamentos são microfonados no cubo e assim, já tem seu retorno pessoal.
A conexão do fone de ouvido deve ser feita com cabos extensores, já que a maioria dos fones tem cabos de 1,2m a 1,5m. Nas lojas de áudio vendem cabo extensor P2 de até 5 metros a R$ 5,00. Se for necessário, conecte até dois deles, totalizando 10metros. Não mais que isso para não haver degradação do sinal.
Os fones mais usados são os KOSS Porta Pro, mas cuidado com as falsificações. O legal do Porta Pro é que ele não veda totalmente o ouvido, sendo possível ouvir o som ambiente. O grave dele é muito bom. Para ministrações, uso o Koss The Plug, que intra-auricular. Fica mais discreto.
Um fone muito bom que usei e acabei comprando é o AKG 414P. Diferente do Porta Pro, ele tem ótima vedação a ruídos externos, com almofadas super confortáveis que vedam os ouvidos, sem envovê-los integralmente. Mais recomendado para estúdio de gravação.
Por fim, o
HA8000 é uma ótima opção para quem tem muitos músicos na plataforma. Com o 8000 é possível endereçar até 8 mix diferentes, uma para cada canal, DESDE QUE a mesa ofereça 8 saídas auxiliares (não estou falando de Direct Outs). A ligação não difere muito do HA4700. A única diferença é que os Master (chamados de Main Input) são 2 no HA8000 com 1 Direct Input por canal. Se as entradas Main Input estiverem sendo utilizadas, inutiliza-se os Direct Inputs e vice-e-versa. Então, o sinal tem que ser mixado nas saídas auxiliares e endereçados, canal por canal, para cada entrada do HA8000.
Particularmente eu prefiro o HA8000 pela maior quantidade de canais. O HA4700 é mais flexivel e possui ajustes de equalização, por isso é mais vendido, mas só possui 4 canais. Assim, numa configuração maior, você precisa "cascatear" os HA4700, usando a saida de um ligada na entrada de outro e assim pelos Main In / Out sucessivamente, para que eles tenham o sinal da base (mencionada no item 6 acima).
Usei essa configuração há alguns anos na igreja, com uma mesa Behringer SL2442FX (8 direct, 3 Aux Send e 4 Sub outputs) + HA4700. A mesa que estou usando agora, que acabamos de comprar é uma Yamaha Digital 01V96 VCM, por enquanto, vou usar o HA8000 com ADA8000 para envio de 6 auxiliares (reservando 2 Auxs para os efeitos internos). Assim, o setup ficará inicialmente com 6 canais de retorno.
Qualquer duvida ou esclarecimento, estou à disposição.