Utilizando 2 mesas de som

ecdiacov

New Member
Boa tarde pessoal, tudo bem? Preciso novamente da ajuda de vcs! Posso "linkar" um mesa de som qualquer nos direct out de cada canal da mesa principal (PA), para fazer gravações ao vivo? Ou como seria uma maneira boa e barata para isto? Eu não encontrei em nosso forum, nada a respeito, se puderem me ajudar!!? Abraço a todos!
 
Olá Ediacov,

a idéia por trás do Direct Out são duas. Tente imaginar as seguintes situações:

1) Mesa de Palco, Mesa de PA lá atrás.

Todos os canais do palco entram na mesa de palco. Do Direct Out dela (sinal pré-fader, pré-eq, pré-tudo, mas isso varia de mesa para mesa, é necessário consultar o manual), parte uma medusa em direção à mesa de PA, lá atrás.

Hoje é comum encontrarmos medusas duplicadas (de cada canal saem dois cabos, um para a mesa de palco e outra para a de PA, mas originalmente a função do Direct Out era esta.

2) Mesa pequena com direct out servindo para gravação. A mesa faz o retorno dos músicos e do Direct Out liga-se na placa de áudio para se gravar no computador. Incontáveis Home-Studio fazem assim.

Se for só para gravação, nem precisa da mesa ter Direct Out. Uma saída Insert já resolve. Veja este post:

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=487

Acho que isso vai te ajudar.

Um abraço,

Fernando
 
Ecdiacov e Bersan.

O direct out da maioria das mesas de hoje, senão de todas, são pós-fader. Dificulta um pouco a gravação se vc tb estiver fazendo som ao vivo simultaneamente.

[]'s
 
Então, a minha idéia, era de através dos direct out (ou como vc disse, bersan, dos inserts) da mesa principal onde estará sendo usada para o culto ao vivo, mandar para as entradas mic de outra mesa (esta que iria ser para gravação) e utilizaria a saída REC para o compudator, já que não possuo placa de som adequada para esta finalidade, apenas a placa som padrão de pc!
 
Olá Ediacov,

já que não possuo placa de som adequada para esta finalidade, apenas a placa som padrão de pc!

Nesse caso, você só tem dois canais de entrada, L e R. Porque você não simplifica tudo e pega o som das saídas REC Out da mesa de som principal mesmo? Vai dar bem menos trabalho.

A não ser que você só queira gravar canais específicos, por exemplo, quiser gravar 4 ou 5 canais de 16. Aí sim esse seu planejamento estará correto. Você tira os sons que quer pelo Direct Out (ou pelo Insert), mixa novamente na segunda mesa e desta faz a gravação.

Um abraço,

Fernando
 
Realmente é mais ou menos isso mesmo! A idéia é essa! Atualmente faço pequenas gravações pelo REC da mesa principal direto para o PC, só que gravo apenas as mensagens do Pastor! Agora eu queria acrescentar o Louvor também, só que se eu usar o mesmo esquema, corro o risco de prejudicar a apresentação ao vivo para "beneficiar" a gravação ou o contrário. Valeu muito a ajuda de vocês! Vou tentar começar por este caminho e depois na medida do possível a gente vai aperfeiçoando.
 
Ecdiacov.

Se vc tiver um auxiliar sobrando, de preferência pré-fader, vc pode usá-lo para a gravação. Neste caso vc vai ter os controles de níveis independentes... agora ganho e EQ serão os mesmos.

[]'s
 
Back
Topo