vidro de 15mm isola quantos db's?

jonatasbatera30

New Member
ola estou pesquisando para montar um aquario para a bateria da igreja onde toco, e procurei, procurei e procurei aki e não achei, enfim a pergunta que não quer calar.....


o vidro de 15mm isola quantos db's ? qual a atenuação?
 
Jonatas boa noite.

Neste caso vc nao conseguirá obter um valor ideal de atenuacao, porque nao é feito este tipo de teste pelo IMetro

no caso posso de passar vidro insulado vidro 4mm x 9mm(camara) x 4mm(vidro)

ou (vidro) 6mm x 12mm (camara) x 5mm (vidro)

outro laudo que tenho é aquele vidro quadrado pequeno que possui atenuacao de 30db

abracos
 
Na verdade o vidro ele não ISOLA e sim ATENUA o som....

O que quer dizer isso? A Transmissão é a propriedade sonora que permite que o som passe de um lado para outro de uma superfície, continuando sua propagação. Fisicamente, o fenômeno tem as seguintes características: a onda sonora ao atingir uma superfície faz com que ela vibre, transformando-a em uma fonte sonora. Assim, a superfície vibrante passa a gerar som em sua outra face. Portanto, quanto mais rígida e densa (pesada) for à superfície menor será a ATENUAÇÃO e a energia transmitida.

De acordo com o manual de acústica de estúdio o vidro de espessura entre 40 e 50mm atenua somente 28dB

Porque eu disse só 28dB? porque uma bateria acústica pode gerar até 90dB!!
 
denesgomes disse:
Na verdade o vidro ele não ISOLA e sim ATENUA o som....

O que quer dizer isso? A Transmissão é a propriedade sonora que permite que o som passe de um lado para outro de uma superfície, continuando sua propagação. Fisicamente, o fenômeno tem as seguintes características: a onda sonora ao atingir uma superfície faz com que ela vibre, transformando-a em uma fonte sonora. Assim, a superfície vibrante passa a gerar som em sua outra face. Portanto, quanto mais rígida e densa (pesada) for à superfície menor será a ATENUAÇÃO e a energia transmitida.

De acordo com o manual de acústica de estúdio o vidro de espessura entre 40 e 50mm atenua somente 28dB

Porque eu disse só 28dB? porque uma bateria acústica pode gerar até 90dB!!


peso do vidro 15mm por m2 = 40kg isso não é rigido e denso? umas cantoneiras de silicone não evitariam que o vidro vibre?
 
A PAZ


Porque eu disse só 28dB? porque uma bateria acústica pode gerar até 90dB!!

Denes fiquei curioso, gera apenas 90, pois acreditava que gerava mais.
Muitas vezes na igreja estava um som muito alto e a bateria cobria tudo
 
sim com certeza... a bateria dentro de ambiente fechado e com as reflexões e reforço das paredes dá até mais...
Eu usei esse valor pra dar uma idéia ao nosso amigo batera de que o só o vidro diminui MUITO pouco o som da batera
niveis_intensidade.jpg
 
Oi, Jonatas.
Paz.

Diferentemente de muita gente, não sou muito favorável a "aquários" para isolar o baterista em situações de som ao vivo, apesar de ser uma prática comum em nossas igrejas. Prefiro soluções um pouco mais musicais, ou pelo menos menos radicais. Mas certamente há vantagens e desvantagens em ambos os modelos. Mas esse é um outro capítulo.

Mas sou favorável ao controle do SPL de todos os elementos participantes da música ao vivo. Inclusive a bateria.

Conceitualmente, o uso de vidros é comum em visores de estúdio, por exmplo. Mas quase sempre são duplos ou triplos, e com um bom espassamento entre eles. Essa camada de ar tem grande efeito no resultado final, quanto maior melhor. Se você realmente for construir uma sala isolada, usando também vidros, pense nisso.

E o resto do material? Você pensa usar madeira, gesso ou alvenaria?

Não se esqueça dos cuidados com a porta de acesso e da ventilação forçada.

Depois do tratamento acústico interno.

Lembre-se de que as dimensões da sala não devem ser aleatórias. Esse parâmetro determinará os modos do ambiente, isto é, a ocorrência de ondas estacionárias. Isso terá relação direta com o som final da batera no local. Se não feito com critério, poderá degradar muito o timbre do instrumento quando tocado ali.

Como vê, é uma ciência. É quase como construir um estúdio para um único instrumento. Tenha cuidado. Não é preciso dizer que Brasil a fora, esses aquários são apenas salas descompromissadas com os resultados finais. Nem sempre atenuam significativamente, e quando o fazem, comprometem o som. É isso o que você quer?

Esteja munido de uma orientação adequada para o projeto, pois certo ou errado, você (ou sua igreja) gastará uma boa grana nisso. Certifique-se então, de fazer a coisa certa.
 
Gerson Araújo disse:
E o resto do material? Você pensa usar madeira, gesso ou alvenaria?

o resto do material é duas paredes em forma de L com tijolo de ceramica com 8 furos mas preenchidos com areia, fazendo com que o som ao vibrar as paredes não repassem a vibração por conta da areia, depois de pronto vou postar o projeto aki, mas preciso de ajuda para conclui lo, ok?
 
Eu, como o Gerson, tb não gosto de aquários para som ao vivo. A prática, na verdade, foi invertida. O uso inicial no som ao vivo tinha como finalidade evitar o vazamento do som de outros instrumentos nos mics da batera e não o contrário. O Gerson está coberto de razão. Para se construir um aquário eficiente, tem-se de gastar uma boa quantia de dinheiro. Como já postei em outros tópicos, ainda não vi nenhuma igreja com bateria em aquário que tenha um som decente, mesmo usando compressores e gates.

Uma bateria com peças menores (tambores e pratos), com pele hidráulica, baquetas do tipo rods e um baterista educado é uma solução melhor. A bateria eletrônica (de qualidade) é outra solução, em muitas situações, mais barata que a montagem de um aquário eficiente.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Eu, como o Gerson, tb não gosto de aquários para som ao vivo. A prática, na verdade, foi invertida. O uso inicial no som ao vivo tinha como finalidade evitar o vazamento do som de outros instrumentos nos mics da batera e não o contrário. O Gerson está coberto de razão. Para se construir um aquário eficiente, tem-se de gastar uma boa quantia de dinheiro. Como já postei em outros tópicos, ainda não vi nenhuma igreja com bateria em aquário que tenha um som decente, mesmo usando compressores e gates.

Uma bateria com peças menores (tambores e pratos), com pele hidráulica, baquetas do tipo rods e um baterista educado é uma solução melhor. A bateria eletrônica (de qualidade) é outra solução, em muitas situações, mais barata que a montagem de um aquário eficiente.

[]'s

pois é david, tentamos usar batera eletronica (roland td-4) mas ninguem gostou, acharam muito artificial mesmo sendo uma roland, quanto a batera é uma rmv copaiba com tons de 10"12"14" bumbo 22" caixa 14" a batera é top tem um som de qualidade, mas o nosso problema são os vizinhos ficam muito perto da igreja e como a igreja ainda esta em obras todo o telhado é de telhas ecologicas inclusive a parede do fundo tbm é dessas telhas pois ainda não foi concluida a obra o nosso desafio é fazer com que o som não fique muito alto dentro e principalmente fora daq igreja ate que o templo fique pronto de vez e possa mos fazer um projeto acustico, ontem uma rapaz mediu pra a gente a autura do som e dentro da igreja estava em 96 a 102 db e fora entre 82 e 98 db, por favor me ajudem.
 
Jonatas.

Uma bateria eletrônica, para soar legal, precisa de um bom sistema de caixas, incluindo uma caixa de subgrave. Se vc não tiver isso, esqueça a bateria eletrônica. Isolando a bateria numa sala, vc vai resolver um problema e criar outro: o som vai ficar ruim do mesmo jeito, pq para que a microfonação da batera tenha um resultado legal, vc tb vai precisar de um bom sistema de caixas. Acho que a solução mais imediata é aliviar na pegada... pense com carinho numa bateria menor.

[]'s
 
como ninguem aki respondeu minha pergunta :twisted: fui pesquisar e encontrei essa tabela:

3fee3fd14f351aed916c7ce4a3596b0b.png


espero que possa ajudar a outros que tinham a mesma duvida...

admin pode encerrar o topico.
 
Jonatas.

A questão não envolve apenas a atenuação... há outras coisas que vão influenciar o desempenho de todo o sistema, mas se somente a atenuação importa prá vc, tudo bem. Qual é a fonte desta tabela?

[]'s
 
David Fernandes disse:
Jonatas.

A questão não envolve apenas a atenuação... há outras coisas que vão influenciar o desempenho de todo o sistema, mas se somente a atenuação importa prá vc, tudo bem. Qual é a fonte desta tabela?


david se não se pode isolar com o vidro 15mm o que me resta é a atenuação dos db's gerados pela batera, quanto a fonte digitei no google vidro 15mm como isolante sonoro e apareceu entre outros este link:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.andiv.com.br/downloads/rep-esp/ovidroplano_434_fev09-conforto-acustico.pdf">http://www.andiv.com.br/downloads/rep-e ... ustico.pdf</a><!-- m -->


obs: é logico que as partes onde serão parede, alem do isopor levará algumas coisinhas para tratar o som de acordo com a nescessidade.
 
jonatasbatera30 disse:
obs: é logico que as partes onde serão parede, alem do isopor levará algumas coisinhas para tratar o som de acordo com a nescessidade.

Obrigado pela referência, Jonatas... só mais uma coisa... isopor não tem função acústica.

[]'s
 
David Fernandes disse:
jonatasbatera30 disse:
obs: é logico que as partes onde serão parede, alem do isopor levará algumas coisinhas para tratar o som de acordo com a nescessidade.

Obrigado pela referência, Jonatas... só mais uma coisa... isopor não tem função acústica.

[]'s


sim mas acredito que por sua funcão isolante termica tbm funcionara como isolante acustico, e isso casado com E.V.A, espuma perfilada, e uma boa cortina ajudam muito no tratamento, não?
 
Não. Se vc levar em consideração a aplicação de isopor para controle térmico, tudo bem, mas não vai influenciar nada na acústica, pq é um material com baixíssima densidade. Talvez haja alguma influência nas frequencias mais agudas, mas não creio que seja significativa.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Não. Se vc levar em consideração a aplicação de isopor para controle térmico, tudo bem, mas não vai influenciar nada na acústica, pq é um material com baixíssima densidade. Talvez haja alguma influência nas frequencias mais agudas, mas não creio que seja significativa.

[]'s

muito bom david, o que vc me indicaria pra colocar nas paredes e teto? lembrando que o vidro ira robotar muuuuuito o as frequencias geradas pela batera e o material isolante/absorverdor ira absorver e isolar isso.
 
David, você tem algum texto mostrando que isopor não é bom isolante acústico? Caso não tenha, estava pensando em dar um pulo na faculdade e fazer alguns testes...
 
Back
Topo