vidro de 15mm isola quantos db's?

Kadú.

Já procurei diversos textos sobre isso, inclusive com os coeficientes de absorção acústica, e não encontrei qualquer referência ao assunto. No entanto, julgando o material pelo princípio de que para se obter um isolamento eficiente é necessário que o material possua massa, o isopor não se encaixa. Creio que ele seja quase transparente para a onda sonora. Outro aspecto é que, na prática, nunca vi um resultado sequer razoável quando o isopor foi usado com objetivo de tratar acusticamente um local. Acho que os testes seriam muito bem-vindos.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Kadú.

Já procurei diversos textos sobre isso, inclusive com os coeficientes de absorção acústica, e não encontrei qualquer referência ao assunto. No entanto, julgando o material pelo princípio de que para se obter um isolamento eficiente é necessário que o material possua massa, o isopor não se encaixa. Creio que ele seja quase transparente para a onda sonora. Outro aspecto é que, na prática, nunca vi um resultado sequer razoável quando o isopor foi usado com objetivo de tratar acusticamente um local. Acho que os testes seriam muito bem-vindos.

[]'s

david cheguei a essa conclusão de que o isopor isola quando peguei minhas caixinhas de som (essas de pc da jbl) e as coloquei dentro de uma pequena caixa de isopor (essa que minha mãe coloca salgadinhos da cantina da igreja) e simplismente não as ouvi. experiencia pessoal....
 
Tem uns casos aqui em Brasília muito interessante sobre isopor.

Um cliente me liga e explica que tinha acabado de gastar x milhares de reais para isolar sua churrascaria. A empresa que ele contratou utilizou isopor em torno da churrascaria, entre paredes, e que não tinha resolvido!
Antes de tudo, nunca deixo passar batido o comentário térmico. "-Bom, mas pelo menos ficou fresquinho do outro lado né?" O cara começa a rir e diz que o vizinho elogiou esse aspecto, mas, que o barulho continuava.

Outro caso recente em um shopping.
O cinema fica em cima do escritório (sala do dono) de uma das lojas ancoras. Avaliamos o local e vimos que existia um problema estrutural relativo a construção. A estrutura tinha sido desligada por borrachas que já tinham colado, ou seja, perderam sua eficiência. A estrutura do cinema estava colada na estrutura do prédio. O grave vibrava dentro da sala. Fizemos um proposta para desligar estruturalmente a sala.
Bom, enquanto isso aparece um cocorrete (não merece ser escrito direito). Propõe encher tudo com espuma expansível (isopor), que fica por 20% do valor que tinha proposto. O dono me questiona sobre esse tipo de solução. Falo que não vai funcionar. Ele contrata o cara. Claro né, mas barato.
Me liga um mês depois, dizendo que estava igual antes!!!

Não sei por que as pessoas tem fixação por isopor!?

E antes que me questionem. Também não conheço nenhum aquário (inclusive o da igreja que estou freqüentando agora), que a bateria soe pelo menos igual a um TD4 da Roland! A questão, como o David explicou, é relativo ao P.A. Se for bom, a bateria vai soar bem.
Sim, o batera tem que se adaptar, mas, melhor ele do que a igreja inteira ao som dele. E olha que sou baterista também!

Um aquário bom seria uma sala paralela ao palco, com uns 18m2 e um bom tratamento acústico! :p

Abs
 
jonatasbatera30 disse:
david cheguei a essa conclusão de que o isopor isola quando peguei minhas caixinhas de som (essas de pc da jbl) e as coloquei dentro de uma pequena caixa de isopor (essa que minha mãe coloca salgadinhos da cantina da igreja) e simplismente não as ouvi. experiencia pessoal....

Jonatas,

Conheço muitos tecidos que farão a mesma coisa. Ou até melhor!

Agora faça isso com uma fonte a 110 dB que reproduza freqüências abaixo de 120hz.

Sem um pressuposto, qualquer coisa faz qualquer coisa!
Muita coisa né!?

Abs,
 
Depois dessa explicação do Aldo ainda resta alguma dúvida sobre a eficiência do isopor?

Creio que não.

Parabéns pela clareza na explicação!
 
Ok, então vou fazer testes. Colocar ruído rosa, medir o SPL, colocar a fonte dentro de uma caixa de isopor e medir novamente. Com várias distâncias, e caixas diferentes.

Ah sim, alguma norma específica a ser seguida? Só conheço a NBR 10151, ISO 3382 e 18233.
 
carlosecg disse:
Ok, então vou fazer testes. Colocar ruído rosa, medir o SPL, colocar a fonte dentro de uma caixa de isopor e medir novamente. Com várias distâncias, e caixas diferentes.
Ah sim, alguma norma específica a ser seguida? Só conheço a NBR 10151, ISO 3382 e 18233.

Considere os seguintes aspectos iniciais:

1 - Impact Insulation Class (IIC)-A single number rating for ceiling-floor construction that represents the ability of the construction to isolate impact noise, where measurement procedure is based on ASTM E492-73T and as defined in UBC Standard No. 35-2.

2 - Sound Transmission Class (STC)-A single figure rating for floor-ceiling and interior wall partition construction that represents the ability of the construction to isolate airborne noise, where measurement procedure is based on ASTM E90-70 or ASTM E366-71 and as defined in UBC Standard No. 35-1.

E mais a relação de uma parte das normas.
ASTM Standards
C634 Terminology Relating to Building and Environmental Acoustics
E90 Test Method for Laboratory Measurement of Airborne Sound Transmission Loss of Building Partitions and Elements
E413 Classification for Rating Sound Insulation
E492 Test Method for Laboratory Measurement of Impact Sound Transmission Through Floor-Ceiling Assemblies Using the Tapping Machine
E966 Guide for Field Measurements of Airborne Sound Attenuation of Building Facades and Facade Elements
E1007 Test Method for Field Measurement of Tapping Machine Impact Sound Transmission Through Floor-Ceiling Assemblies and Associated Support Structures
E1414 Test Method for Airborne Sound Attenuation Between Rooms Sharing a Common Ceiling Plenum
E2235 Test Method for Determination of Decay Rates for Use in Sound Insulation Test Methods
E336 - 10 Standard Test Method for Measurement of Airborne Sound Attenuation between Rooms in Buildings


Mas, quando entramos no processo industrial, ainda teremos que adotar outros procedimentos, relativos ao processo em si.
Por isso que uma boa parte da indústria não especifica o rendimento de seu material.
O que falta na verdade é P&D nas empresas!

Fizemos o projeto e executamos, parte da obra, de uma casa de shows aqui em Brasília. O David conheceu.
Quando chegamos na parte da avaliação da telha, ninguém (fábrica) tinha dados pra nos fornecer.
Montamos um laboratório, com apoio da construtora, e ensaiamos dezenas de modelos de telhas.
Depois fizemos algumas propostas de soluções para algumas fábricas, que nos enviaram os moldes.
Testamos mais uma dezena de opções até a nossa definição.
Depois encomendamos o modelo definido para três fabricantes. Testamos o seu rendimento com diferentes lotes.
Fechamos em um modelo e seguiu-se a obra.
Mais um causo nosso, hehe

Não é fácil, nem barato fazer isso de forma séria.
E não da pra fazer em casa, pelo menos, se sua casa e suas posses forem da média!
Abs,
 
Aldo, quanta coisa para estudar... sonho com o dia em que chego no "fim" da bibliografia, onde me remeterão a artigos que já li :D

A minha idéia não seria medir qual o índice de atenuação do material, apenas fazer um teste simples para ver se o isopor pode ser considerado isolante acústico ou não. Se a redução for insignificante, acho que estaria provado que não. Seria um teste válido?
 
carlosecg disse:
A minha idéia não seria medir qual o índice de atenuação do material, apenas fazer um teste simples para ver se o isopor pode ser considerado isolante acústico ou não. Se a redução for insignificante, acho que estaria provado que não. Seria um teste válido?

Por tudo que listei para você acima, não!

Você não tem como fazer um simples definição dessa forma!

O Isopor, assim como o tecido e outros materiais, terão algum tipo de rendimento acústico. A questão é de mensurarão! O quanto ele isola (utilizando o termo mais amplo possível), desliga estruturalmente e absorve as freqüências!

No fim das contas, depois de mensurado, você verá que é muito pouco para lidar com os níveis de volume (e espectro de freqüência) que temos que lidar no dia a dia!

É como o vidro comum. É possível lidar com isolamento maior e utilizar vidro? Sim, mas, com variados tipos de montagem, formas e tipos.
E com o Isopor? Sim, se for para isolar 60 dB do sonzinho do meu computador (jonatasbatera30, desculpe a semelhança da analogia) no meu quarto para minha família não escutar.
Agora, para uma utilização mais séria, não!

Se você voltar lá no começo verá o David falando da questão da massa! E explicando dessa forma, massa, verá que o tipo de massa, do ispor, te limita a um nível de rendimento, que, para utilização "séria" é pífio.


Masssss, para um isolamento térmico é um beleza!!!! Pode utilizar que eu no garanto, hehe

Abs
 
colocamos em nossa igreja la de vidro e placas de gesso, melhorou o vazamento para o vizinho(ele parou de reclamar) agora queremos por vidro o que voces aconcelham
OgAAAMeCh9msxM76OQhiWvNqFD8oeHbRqEn5RTG6RLRcsg9IGNIvkuDNmE7llnGkM9pRGHFy45lBB10tzGOeiqOhdWUAm1T1UGLGcHAYbIzVkDvvCjP0cMBvDodb.jpg

esta é a foto
 
Back
Topo